You are on page 1of 13

Universidade Anhanguera Uniderp Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Engenharia de Segurana do Trabalho Projeto de Pesquisa do Higiene do Trabalho Agentes

s Qumicos Marisa Incio da Silva

EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL: ESTUDO DE CASO ABASTECEDOR DE POSTOS DE COMBUSTVEIS (FRENTISTA), CAMPO GRANDE-MS

Campo Grande MS 2011 Marisa Incio da Silva

R.A. 2220478334

EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL: ESTUDO DE CASO ABASTECEDOR DE POSTOS DE COMBUSTVEIS (FRENTISTA), CAMPO GRANDE-MS
Projeto de Pesquisa apresentado como exigncia para concluso do Modulo Higiene do Trabalho Agentes Qumicos do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Engenharia de Segurana no Trabalho, oferecido pela Universidade Anhanguera Uniderp sob a orientao da Prof. Dra. Rosemary Matias.

Campo Grande MS 2011

RESUMO
O artigo trata de verificar os riscos qumicos os quais os abastecedores de postos de combustveis ou frentistas esto expostos. Os combustveis so misturas de hidrocarbonetos que so origem da quebra do petrleo possvel encontrar resduos no corpo humano quando exposto e evitar exposies excessivas. Palavras-chave: Segurana do trabalhador; Risco qumico; Composio qumica

SUMRIO 1. INTRODUO.....................................................................4 2. JUSTIFICATIVA................................................................ 6 3. OBJETIVOS........................................................................7 3.1 OBJETIVOS ESPECFICOS.............................................7 4. MATERIAL E MTODOS....................................................8 5. CRONOGRAMA................................................................10 6. REFERNCIA....................................................................11

1. INTRODUO
O combustvel tornou-se essencial para a sociedade desde a inveno do carro e ainda com o aumento da frota, o consumo de combustvel tem nmeros recordes em todo o mundo. Outras formas de combustveis esto sendo estudadas e implementadas e existem muitos interesses envolvidos no mercado do petrleo. Mas enquanto no existe um combustvel to eficiente quanto os derivados de petrleo, as redes de abastecimento aumentam cada vez mais e de acordo com a lei da oferta e da procura a venda de combustveis um empreendimento lucrativo. Com isso, o nmero de empregos gerados no ramo significativo, uma vez que o comrcio um dos mais encontrados na maior parte das cidades do mundo. O abastecedor de postos de combustveis ou frentista, como popularmente conhecido esta frequentemente exposto aos gases de combustveis, alm de leos de motor, gua e sabo. um cargo de trabalho que estava relacionado ao sexo masculino, uma vez que conhecimentos sobre automveis, preconceituosamente pensados pela sociedade, so inerentes a sexo feminino. Embora o frentista seja a pessoa que mais se expe aos gases de combustveis, no apenas a funo de abastecimento que realiza. Ainda faz a limpeza de vidros, o abastecimento dos reservatrios de gua e de leo e em alguns casos, at a troca de leo. E alm dos agentes qumicos, ainda so expostos a p, rudo, fumaa e ambiente de trfego de carros que podem causar doenas alrgicas, irritaes, problemas respiratrios e etc. Devido a esses riscos, medidas devem ser adotadas para tentar minimizar os danos que podem ser causados a sade com o uso de Equipamentos de Proteo Individual, os EPIs. Esses equipamentos de proteo devem ser disponibilizados pelos empresrios do ramo, de acordo com a norma regulamentadora NR 06 do Ministrio do Trabalho, alm do treinamento necessrio para a educao e conscientizao do funcionrio. Alm da NR 06, os postos de combustveis devem atender a Norma Regulamentadora 07, sobre o Programa de controle mdico de sade ocupacional, Norma Regulamentadora 15 sobre Atividades e Operaes Insalubres, Norma Regulamentadora 16 sobre Atividades e Operaes

perigosas, Norma Regulamentadora 20 sobre Lquidos e combustveis inflamveis e Norma Regulamentadora 23 sobre Proteo contra incndios.

2. JUSTIFICATIVA
Considerando o grande nmero de postos de combustveis e so o comrcio mais comum em cidades, sabe-se que nenhum equipamento de proteo utilizado de forma individual pelos funcionrios. E as atividades expe o trabalhador a variados riscos qumicos e fsicos. Substancias estes que podem colocar em risco a sade e a segurana do trabalhador como substancias qumicas e gases. Logo, o esse estudo justificado pelos riscos que a profisso oferece. Com isso, espera-se encontrar solues para a atividade que possam contribuir para o desenvolvimento da funo de modo que a segurana e sade do trabalhador sejam garantidas.

3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL
Determinar os riscos qumicos ocupacionais a que os colaboradores de postos de combustveis em geral esto expostos e sugerir solues que possam minimizar os riscos e melhor a segurana do trabalhador e do ambiente.

3.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS


a) Levantar o perfil dos trabalhadores que executam as atividades de frentista; b) Levantar os produtos qumicos utilizados nos trabalhos; c) Verificar as caractersticas fsicas e qumicas das substncias descritas na literatura; e) Levantar os equipamentos de proteo utilizados em cada setor dos postos; f) Verificar se os equipamentos utilizados esto adequados segundo NR6 e as atividades desenvolvidas nos reparos; g) Estabelecer os equipamentos apropriados para cada atividade; h) Propor estratgias que possam que possam minimizar e estimular a segurana do trabalhador e do ambiente.

4. MATERIAIS E MTODOS
4.1 Coletas de dados e amostragem
Trs artigos foram escolhidos para discusso do assunto. De acordo com a pesquisa de GRENDELE, 2009, com 30 funcionrios frentistas de 10 postos de combustveis diferentes, foram coletados amostras das urinas aps a exposio de quatro horas trabalhadas. O objetivo da pesquisa foi encontrar creatinina e cido hiprico que um marcador de exposio ocupacional para o tolueno, segundo GRANDELE, 2009. Das trinta amostras coletadas, apenas de um funcionrio acusou a presena de cido hiprico acima do recomendado pela NR-7, como mostra o grfico da pequisa.

Figura 1 - Dosagem de cido Hiprico dos trabalhadores entrevistados e que se submeteram ao estudo de dosagem de cido hiprico em postos de combustveis localizados na cidade de Concrdia (GRENDELE, 2009).

Dentre os problemas encontrados na pesquisa, est a as horas extras de trabalho, que ultrapassam o tempo de exposio que o funcionrio pode permanecer. A pesquisa aponta que o nico EPI utilizado pelos funcionrios a bota. E nenhuma informao sobre os riscos envolvidos na funo so repassados para

10

os funcionrios, assim como nenhuma campanha de educao para utilizao dos EPIs ou de segurana foi feita nos 10 postos de combustveis pesquisados. Questionados sobre a utilizao dos EPIs, os funcionrios disseram que no gostam de usar devido ao desconforto que causado. A pesquisa feita por SOUZA, 2007 sobre a qualidade de vida no trabalho dos frentistas da cidade de Natal no Rio Grande do Norte e abrangeu 866 dos 101 postos de combustveis da cidade. Mais uma vez lembrada a questo da falta de equipamento de proteo e com ela a falta que treinamento nas questes de segurana e sade do trabalhador. Muitos trabalhadores relataram que no tem nenhum equipamento de proteo individual. O autor relata que so nfimos os registros de aquisio de doena ocupacional ou afastamentos do trabalho por problemas de sade. Segundo SOUZA, 2007, quando os frentistas foram questionados sobre a frenquencia com que sentiam dor de cabea, cansao intenso, dores nas costas, irritao ou mau humor, desnimo ou falta de entusiasmo, tristeza sem motivo aparente e insnia ou excesso de sono, os informantes, em geral, registraram que raramente ou nunca so acometidos por tais sintomas. A pesquisa de FERREIRA, 2001 tem enfoque aos estresses produzidos pelo postos de trabalho e podem ser analisados pelo olhar de segurana do trabalhado. Fora relatado que os frentistas no sentiram incomodo com o trabalho com combustveis, e no se importavam com o cheiro produzido, como raramente sentiam o cheiro, pois utilizavam de bombas automticas, o que permite que no necessitem ficar perto do bico durante o abastecimento. Tambm relataram que com o tempo se acostumaram com o cheiro que sentiam algumas vezes, quando combustvel acidentalmente era derramado. O ambiente aberto e ventilado garante que os gases de combustveis no se concentrem no ambiente de trabalho. A pesquisa de HERZER, 2009 foi sobre rudos em que frentistas esto sujeitos. Foram feitas 15 amostras por dia, em trs dias, em um posto de combustvel da cidade de Irati no Paran. A pesquisa apontou de o nvel de rudos est acima do estabelecido pela NBR 7731 (Norma Brasileira 7731). Em todas as pesquisas, sugestes como Programa de controle mdico, Programa de avaliao ambiental, Proteo individual e programas de educao so necessrios para adequao dos posto de trabalho e ajuda a segurana do

11

trabalhador. A idade do trabalhador estava em mdia entre 20 e 34 anos, muitos no utilizam de bebidas alcolicas, 34% e a maioria no fuma 75%. A rotatividade de funcionrios mostrou ser um fator que impede o desenvolvimento de doenas ocupacionais do trabalho, uma vez que o funcionrio fica pouco tempo no cargo para desenvolver alguma doena relacionada ao trabalho.

12

5. CONCLUSES
De fato, difcil verificar em postos de combustveis o uso de EPIs pelos trabalhadores. Na realidade os riscos que esto sujeitos no so conhecidos pelos prprios trabalhadores, que ao menos no podem receber EPIs para tomar o devido cuidado. Normas brasileiras de postos de combustveis (NBR 13783, NBR 13784, NBR 13787, NBR 14722 e NBR 15138) normatizam o ambiente de trabalho prximo a 1 metro da bomba como zona 2, onde existe gases de combustveis, em proporo insuficiente para gerar exploso, mas nociva a sade. Essa norma no est de acordo com a atividade de frentista, que deveria obrigar o trabalhador a utilizar de mscara e proteo para a pele.

13

6. REFERNCIAS
SOUZA, W. JOS; MEDEIROS, J. P. Diagnstico da qualidade de vida no trabalho (qvt) de frentistas de postos de combustveis e suas interfaces com a qualidade dos servios prestados. Revista SUS SP, So Paulo - SP, v14, n.3, p.15, 2007. FERREIRA, M. C.; FREIRE, O. N. Carga de trabalho e rotatividade na funo de frentista. Revista de administrao contempornea, Curitiba PR, v.5, n.2, 2001. GRENDEL, G. L.; TEIXEIRA, M. L. Avaliao de cido hiprico como biomarcador de exposio ocupacional em trabalhadores de postos de combustveis. Revista Sade e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 319-324, 2009. HERZER, F. E. A.; BROETTO, A. D. B.; CONTO J. Controle De Rudos Em Postos De Combustveis Estudo De Caso. Tecno-lgica. Santa Cruz do Sul SC, v. 13, n. 2, p. 93-96, 2009.

You might also like