You are on page 1of 6

A escrita crtica de Walter Benjamin: uma perspectiva alegrica

Por Jander de Melo Marques Arajo (mestrando em Teoria Literria na UFRJ)

As alegorias so, no reino dos pensamentos, o que as runas so no reino das coisas. (BENJAMIN, 1984:28).

A reflexo sobre a alegoria acompanhou o escritor Walter Benjamin (1892-1940) em seu exerccio de retomada da crtica como forma (gnero). Suas ideias sobre a teoria do alegrico esto presentes, sobretudo, no importante livro chamado Origem do Drama Barroco Alemo, finalizado em 1925, porm, recusado como tese de livre-docncia na Universidade de Frankfurt. Neste estudo - publicado em 1928 - o autor alemo identifica a alegoria como elemento principal na representao de mundo do Barroco, procurando valorizar esse conceito e contrapondo-o ao de smbolo. Examinando a alegoria em funo do drama barroco, Walter Benjamin enfatiza a diferena deste em relao tragdia clssica. O diferencial desta obra est em colocar a alegoria como atingindo a prpria natureza da obra literria. E a partir do drama barroco alemo que nosso autor trabalha esta ideia. Gostaria de mostrar como a forma alegrica - e no a simblica - indica-nos uma perspectiva atravs da qual Walter Benjamin desenvolve tanto as suas crticas, quanto as prprias reflexes sobre o prprio papel (procedimento) do crtico. A perspectiva alegrica, portanto, a opo para me aproximar da escrita crtica de Benjamin. Os romnticos foram os ltimos que de fato valorizaram a crtica como arte. Neste aspecto, Benjamin se identifica com alguns pensadores deste movimento, como Friedrich Schlegel e Novalis. Porm, espacial e temporalmente, a crtica no podia ser a mesma. Benjamin reinscrevia o mtodo de reflexo crtica numa modernidade que matava o sujeito

clssico e reinterpretava as obras de arte. A crtica benjaminiana, neste contexto, no tem como caminho de interpretao o smbolo. A palavra smbolo a juno de sym (conjunto) com ballain (lanar, colocar). tida como uma forma que busca a imediaticidade interpretativa. Transpondo isto para a obra crtica, a forma simblica busca uma eternidade e totalidade de sentido no objeto artstico criticado. Ao contrrio do smbolo, a alegoria, como forma interpretativa, aprofunda-se quando da leitura crtica da obra de arte, porque est sempre tentando construir imagens renovadas das obras artsticas. Imagens nunca acabadas, mas sim sempre abertas e passveis de novas interpretaes. Creio que Benjamin se movimenta criticamente para este sentido. O smbolo, com a sua viso totalizadora do real, no se mantm na era capitalista moderna, em que a existncia de uma obra de arte no se enquadra na harmonia e na universalidade clssica. "Se o smbolo lembra a harmonia de uma natureza redimida, ele resplandece s durante o tempo de um relmpago [...]. Duplo fulgor no tempo, mas tambm na compreenso: o smbolo ilumina como um raio". (GAGNEBIN, 2007: 35). H uma segurana ilusria na expresso simblica. Uma pressuposio do smbolo de poder se expressar num movimento ascensional que contrrio s condies da modernidade, nas quais se realiza, de fato, um movimento de desagregao e declnio (KONDER, 1989:28). O smbolo, assim, d lugar alegoria. Porm, apesar desta questo do tempo histrico, o qual Benjamin criticava, penso que o mtodo crtico dele transcende o temporal, embora responda tambm ao tempo no qual nosso autor viveu. A sua maneira de criticar no era apenas devido ao momento em que vivia, mas percepo de que as camadas de sentido de uma determinada obra s continuariam a existir se nos dispusssemos a trocar a imediaticidade do sentido da obra, vista pelos clssicos como uma totalidade simblica, por um "dizer o outro" em que cada coisa e cada relao poderiam significar outra. "Dizendo o 'outro', potenciando seu momento 'alegrico' que a literatura se tornava mais artstica, mais verdadeira. A alegoria no era, portanto, para Benjamin, uma figura ocasional da Retrica, mas a essncia mesma do literrio." (KOTHE, 1976: 95). A reafirmao ou reabilitao da forma alegrica como "modelo crtico" respondia a esta essncia que o smbolo no conseguia abranger.

A alegoria no busca o aparente. Esta sua grande crtica ao smbolo. Sua reduo simples relao entre aparncia e essncia. Do que as coisas significam e o que de fato elas so. Sendo alos, outro, e agorein, falar, em grego, a viso alegrica no evidncia e no pretende a totalidade. H na alegoria uma desvalorizao proposital do mundo aparente. Desta maneira, Walter Benjamin diz com sua crtica alegrica que a desintegrao contnua inerente realidade impossibilita a visibilidade das camadas de sentido em uma obra artstica, caso se parta de uma viso unvoca, de totalidade, ou seja, de uma interpretao simblica da obra. No h um juzo nico na obra de arte. Existem mltiplos sentidos que poderiam, por exemplo, partir de uma primeira leitura do crtico, para depois se ressignificar numa segunda leitura desta crtica pelo leitor. O crtico alegrico quer tornar aberta a obra, da qual tomou partido, at para aquele que ler sua crtica. No seu modo de criticar as obras de arte, Benjamin "abre a sua prpria leitura, isto , no se apresenta como uma palavra final, como um juzo fechado, mas sim como um anagrama, aberto para ser lido e completado por cada leitor (reproduzindo assim o seu ato de interpretao e inserindo-o em um processo de potenciao, como que abrindo o 'trabalho de leitura' num movimento de desdobramento- 'des-obramento'- infinito." (SELIGMANN-SILVA, 1999: 214). Walter Benjamin um crtico com uma viso alegrica porque, alm da questo bsica do emprego de imagens em suas crticas, ele arranca determinados temas da obra analisada a fim de interpret-los alegoricamente. Utilizando a alegoria como parbola explicativa, ou seja, pensando alegoricamente de modo que um certo conjunto de elementos evoque outra realidade, nosso Autor transcende as anlises das obras de arte, em vigor at ento, fazendo com que as camadas de sentido destas se abram diante da evocao de outras realidades. Abertura contnua para construo de outras relaes possveis nas obras de arte. Algumas destas caractersticas, por exemplo, podemos observar num trecho de seu ensaio sobre Marcel Proust, de 1929. Observemos como as imagens-alegorias em Walter Benjamin surgem de forma envolvente e original.

[...] se quisermos captar com pleno conhecimento de causa a vibrao mais ntima dessa literatura [a de Proust], temos que mergulhar numa camada especial, a mais profunda, dessa memria involuntria, na qual os momentos da reminiscncia, no mais isoladamente, com imagens, mas informes, no-visuais, indefinidos e densos, anunciam-nos um todo, como um peso da rede anuncia sua presa ao pescador. O odor o sentido do peso, para quem lana sua rede no oceano do temps perdu. E suas frases so o jogo muscular do corpo inteligvel, contm todo o esforo, indizvel, para erguer o que foi capturado. (BENJAMIN, 1996: 49).

E, ainda, em seu estudo sobre Franz Kafka, de 1934, definindo imageticamente as personagens tambm alegricas do autor tcheco.

Nenhuma de suas criaturas tem um lugar fixo, um contorno fixo e prprio, no h nenhuma que no esteja ou subindo ou descendo, nenhuma que no seja intercambivel com um vizinho ou inimigo, nenhuma que no tenha consumido o tempo sua disposio, permanecendo imatura, nenhuma que no esteja profundamente esgotada, e ao mesmo tempo no incio de uma longa jornada. (idem, ibidem: 143)

Walter Benjamin assim um alegorista. Segundo Rouanet, "o que a tentativa de Benjamin tem de temerrio que no consiste em usar a imagem para dissolver o pensamento na imediaticidade do pr-conceitual [...], mas em pensar por imagens, como o alegorista, chegando ao mais abstrato atravs do mais concreto. [...] Assim, atravs das imagens, Benjamin no pretende substituir o pensamento relacional, mas abrir ao pensamento a possibilidade de entrar em novas relaes". (ROUANET, 1987: 114). Por sua vez, se Benjamin por um lado compe e destaca imagens do interior da obra de arte, por outro, tambm o faz em sua autorreflexo como crtico. Eis uma delas num texto do final dos anos vinte chamado Programa da crtica literria:
Uma imagem do que crtica : transpor plantas do jardim da arte na terra estranha do saber para compreender atentamente as mudanas de cor e as modificaes da forma que vm luz nelas neste local. O mais importante o pegar delicado, o cuidado que levanta a obra com as suas razes e que ento eleva o terreno do saber. O restante vem naturalmente, pois os mritos esto na prpria obra. (BENJAMIN apud SELIGMANN-SILVA, 1999: 197).

E outra interessante imagem do fundamental ensaio Afinidades Eletivas de Goethe (1922), que, alegoricamente, nos conduz ao conceito de crtica de arte do escritor alemo.

Se se comparar a obra crescente a uma fogueira em chamas, ento o comentador est frente a ela como o qumico, o crtico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas permanecem os nicos objetos de sua anlise, para este a chama mesma guarda um enigma: o do vivo. Assim, o crtico pergunta pela verdade cuja chama continua queimando por cima das achas pesadas daquilo que foi e das cinzas leves do vivido. (BENJAMIN apud GAGNEBIN, 2007: 45).

Haja vista as consideraes, conclumos que o pensador Walter Benjamin, como crtico-alegorista, para poder se expressar, recorre constantemente alegoria. Diz uma coisa sabendo que ela tambm pode ser remetida a outros nveis de significao. H, por isso, uma potencialidade na interpretao alegrica em poder traar analogias entre elementos das obras e elementos externos a elas. Uma possibilidade de desvendar outro discurso, subjacente quele julgado mais superficial. Em suma, como diz to bem Sergio Paulo Rouanet, "o alegorista arranca o objeto de seu contexto. Mata-o. E o obriga a significar. Esvaziado de todo brilho prprio, incapaz de irradiar qualquer sentido, ele est pronto para funcionar como alegoria. Nas mos do alegorista, a coisa se converte em algo diferente, transformando-se em chave para um saber oculto". (ROUANET, 1984: 40).

_________________ Referncias:

BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Srgio Paulo Rouanet (trad.); Jeanne Marie Gagnebin (pref.). 7. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. [10 reimpr., 1996] BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemo. Srgio Paulo Rouanet (traduo, apresentao e notas). So Paulo: Brasiliense, 1984. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Alegoria, Morte, Modernidade. In: Histria e narrao em Walter Benjamin. So Paulo: Perspectiva, 2007. [2 reimpr. da 2. ed. de 1999] KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Campos, 1989. KOTHE, Flvio R. Para ler Benjamin. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976. ROUANET, Sergio Paulo. Benjamin, o falso irracionalista. In: As Razes do Iluminismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. --------------------------------. Apresentao. In: BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemo. Srgio Paulo Rouanet (traduo, apresentao e notas). So Paulo: Brasiliense, 1984. SELIGMANN-SILVA, Mrcio. Ler o livro do mundo: Walter Benjamin: Romantismo e Crtica Potica. So Paulo: Iluminuras, 1999.

You might also like