You are on page 1of 3

Revoluo Francesa

A Frana do Antigo Regime era um grande edifcio construdo por cinquenta geraes, por mais de quinhentos anos. As suas fundaes mais antigas e mais profundas eram obras da Igreja, estabelecidas durante mil e duzentos anos. A sociedade francesa do sculo XVIII mantinha a diviso em trs Ordens ou Estamentos tpica do Antigo Regime Clero ou Primeiro Estado, Nobreza ou Segundo Estado, e Povo ou Terceiro Estado cada qual regendo-se por leis prprias (privilgios), com um Rei absoluto (ou seja, um Rei que detinha um poder supremo independente) no topo da hierarquia dos Estados. O Rei fora antes de tudo o obreiro da unidade nacional atravs do seu poder independente das Ordens, significando que era ele quem tinha a ltima palavra sobre a justia, aeconomia, a diplomacia, a paz e a guerra, e quem se lhe opusesse teria como destino a priso da Bastilha. A Frana sofrera uma evoluo assinalvel nos ltimos anos: no havia censura, a tortura fora proibida em 1788, e a representao do Terceiro Estado nos Estados Gerais acabava de ser duplicada para contrariar a Nobreza e o Clero que no queriam uma reforma dos impostos. Em 14 de Julho de 1789, quando a Bastilha foi tomada pelos revolucionrios, albergava sete prisioneiros.

Com a exceo da nobreza rural, a riqueza das restantes classes sociais emFrana tinha crescido imensamente nas ltimas dcadas. O crescimento da indstria era notvel. No Norte e no Centro, havia uma metalurgia moderna (Le Cresot data de 1781); em Lyon havia sedas; em Rouen e em Mulhouse havia algodo; na Lorraine havia o ferro e o sal; havia lanifcios em Castres, Sedan, Abbeville e Elbeuf; em Marselha havia sabo; em Paris havia mobilirio, tanoaria e as indstrias de luxo, etc.. Existia uma Bolsa de Valores, vrios bancos, e uma Caixa de Desconto com um capital de cem milhes que emitia notas. Segundo Jacques Necker, a Frana detinha, antes da Revoluo, metade do numerrio existente na Europa. Nobres e burgueses misturavam muitos capitais em investimentos. Antes da Revoluo, o maior problema da indstria francesa era a falta de mo de obra. Desde a morte do rei Lus XIV, o comrcio com o exterior tinha mais do que quadruplicado. Em 1788, eram 1.061 milhes de livres, um valor que s se voltar a verificar depois de 1848. Os grandes portos, como Marselha, Bordus, Nantes, floresciam como grandes centros cosmopolitas. O comrcio interior seguia uma ascenso paralela. Sabendo-se que existia uma burguesia to enriquecida, muitos historiadores colocaram a hiptese de haver uma massa enorme de camponeses famintos. Em Frana, o imposto rural por excelncia era a taille, um imposto recolhido com base nos sinais exteriores de riqueza, por colectores escolhidos pelos prprios camponeses. A servido dos campos, que ainda se mantinha em quase todos os pases da Europa, persistia apenas em zonas recnditas da Frana, e sob forma muito mitigada, no Jura

e no Bourbonnais. Em 1779, o Rei tinha apagado os ltimos traos de servido nos seus domnios, tendo sido imitado por muitos senhores.
Ao longo da Histria, a misria tem provocado muitos motins, mas em regra no provoca revolues. A situao da Frana, antes da Revoluo, era a de um Estado pobre num pas rico.
Fonte: http://www.vocesabia.net

Ler mais: http://www.descobrindomais.com/historia/ Crie o seu website grtis: http://www.webnode.com.pt

You might also like