You are on page 1of 7

Condies Desumanas e Superlotao: O caos do sistema penitencirio Brasileiro

Csar Lopes CRUZ1 Srgio Tibiri AMARAL RESUMO: Neste artigo abordamos a atual situao dos presdios brasileiros, mostrando primeiramente dois exemplos, ambos do estado do Esprito Santo, uma delegacia transformada em presdio, no meio do municpio de Vila Velha, na qual tem capacidade para 36 presos e contava com 300 homens, violando os direitos humanos. O outro exemplo de atentado dignidade do ser humano so as temidas prises containers, usadas no municpio de Serra-ES, superlotadas e imundas. Os dois exemplos foram retirados do documentrio exibido pela rede Record de televiso com o nome de Presdios: longe da dignidade, que ganham os jornais impressos. Fizemos uma viso geral das condies das prises brasileiras, mostrando que precisa melhorar muito, pois existem muitas prises em que presidirios esto em condies inimaginveis. Por fim tentamos dar algumas solues, que exigem muitos esforos, contudo totalmente possveis e que pelo menos iria desafogando aos poucos esse sistema j falido. Palavras-chave: Sistema penitencirio. Superlotao. Direitos Humanos. Dignidade da Pessoa Humana. Pssimas condies.

1 INTRODUO

Logo depois do documentrio produzido pela Rede Record de Televiso exibido no dia 08\03\2010, com titulo: Presdios, longe da dignidade, buscou-se fazer uma abordagem sobre as condies dos presdios dentro dos direitos humanos. O documento mostrou que a situao das penitenciarias capixabas cruel e atentatria dignidade da pessoa humana, o que trouxe motivao para a busca do artigo acadmico. H uma dificuldade sobre a produo, os dados coletados so oriundos na reflexo sobre o tema como tambm dos relatos televisivos, pesquisou-se nos livros de direitos penal, direito penitencirio e da legislao. Percebeu-se que a falncia do sistema penitencirio no exclusividade do Esprito Santo, todos os relatos so graves. O problema existe em todo o Brasil, com graves violaes.

Discente do 1 ano do curso de direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente.

Procurou-se dar um panorama das condies de algumas prises e discutir as formas de resolver ou pelos menos amenizar os problemas, respeitando as condies mnimas estabelecidas pelos direitos humanos. E com toda certeza, esse artigo ir mostrar explicitamente que muitas situaes poderiam ser evitadas, como a maior rebelio j vista no estado de So Paulo, na qual o PCC uniu 29 presdios quase simultaneamente. Bastaria apenas nossas autoridades mostrarem mais preocupao com nosso sistema penitencirio.

2 DESENVOLVIMENTO INSTALAES PRECRIAS Busca-se fornecer um relato sobre o contedo do programa televisivo, que denunciou s violaes dos direitos humanos dos presos. Como fica patente, os locais so amontoados de presos, que no cumprem a funo de recuperar ou mesmo de oferecer as mnimas condies na busca de ressocializao. Do jeito que eles tratam nis aqui, humilhando nis, como eles querem que a gente saia bom daqui? Nis sai daqui pior, porque aqui nis somos tratado igual cachorro, a alguns querem descontar na sociedade. Essa a fala de um presidirio do presdio de Vila Velha, Esprito Santo, quando indagado pela jornalista do programa de TV Reprter Record sobre as condies que vivia. O programa jornalstico mostra mais. A delegacia de Vila Velha, que foi transformada em presdio, com capacidade para 36 presos, atualmente conta com 300 homens e apenas um banheiro funcionando. A cela esta to lotada que acaba sendo impossvel os presos se mexerem, muitas vezes as necessidades fisiolgicas dos que esto longe do banheiro so feitas nas embalagens que vem o almoo. necessrio revezamento para dormirem, pois eles no conseguem ficar todos deitados ao mesmo tempo. Uma soluo encontrada por eles foi fazer na parte superior um amontoado de redes para dormir. No existem janelas, o sol nunca visto; a nica ventilao um ventilador fixado na parede do corredor, que diga-se de passagem estava imundo. Higiene pessoal no existe, banho muito menos, furnculo comum entre eles (inclusive com grande incidncia nos rgos genitais), porm muitos se

queixavam de no terem recebido medicao. No existe separao dos presos, condenados dividem o espao j limitado com homens ainda aguardando julgamento. Em Vila Velha os presos reinam; os policias civis, que fizeram concurso publico e se especializaram em investigar crimes, passam o dia inteiro cuidando de presidirios. No possuem controle nenhum sobre eles, dentro das celas impera a vontade dos presos. visvel marcas de tiros nas paredes, os policiais argumentam que a nica maneira de afastar os presos quando necessitam entrar na cela. No municpio de Serra, ainda no Esprito Santo, existe o complexo de Novo Horizonte, outro exemplo de enorme desrespeito a pessoa humana. Para tentar resolver o problema da superlotao o governo do Esprito Santo, construiu em carter provisrio prises containers. O problema que esse carter provisrio durou muito tempo, assim, aconteceu o previsvel, eles tambm se encheram! Impossvel de se imaginar como viver nessas celas metlicas no vero, quando temperaturas atingem facilmente 35C. As paredes literalmente queimavam, chegava a ser impossvel encostar nas paredes. Era apenas um banheiro para cada 20 homens, o esgoto dos presidirios era deixado a cu aberto, o lixo que eles produziam raramente era recolhido, assim ficava se acumulando entorno do container. A quantidade de ratos era incrvel, muitos mesmo! O cheiro era intragvel, uma mistura de urina com fezes humana, como era descrito pelos presos, impossvel de definir. Esse presdio s foi desativado no final de 2009, 4 meses aps sua interdio. Os dois exemplos citados acima foram retirados do documentrio citado na bibliografia. GRAVES VIOLAES DOS DIREITOS HUMANOS Infelizmente essas duas cadeias no Esprito Santo no so exceo no Brasil, muito pelo contrrio; pois bem essa a realidade. Para mostrar outro exemplo, quem no se lembra da obra Estao Carandiru, do mdico Drazio Varella, que posteriormente foi adaptado em filme e livro. L a situao no era muito diferente da descrita acima. Quando isto acontece, esto sendo afrontados: Artigo 5 da CF, incisos:III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

No de hoje que o sistema prisional do nosso pas est nessa situao, temos problemas desde nossa origem. Quando ainda ramos colnia, em quem prises ficavam no trreo das cmaras municipais j tnhamos problemas, como as pssimas condies oferecidas. Passamos pelo imprio na mesma situao, entramos na era da republica, passamos 15 anos em um regime ditatorial e ainda um grande perodo sob o regime militar. Contudo, nenhum deles conseguiu uma alternativa para pelo menos amenizar todas as falhas existentes nas prises do Brasil. A pena privativa de liberdade teve sua origem na revoluo industrial e que seu objetivo foi e eminentemente utilitrio, ainda que o discurso ideolgico tenha sido humanitrio. Para isso, se faz indispensvel o respeito norma com rigidez em nome do princpio da legalidade. J estamos no sculo XXI, temos uma constituio que proporciona amplos direitos para os presidirios: artigo 5 inciso XLIX assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; no inciso XLIII: diz que a pena deve ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. E ainda como exemplo a lei 7210/84 que no seu artigo 84 diz que presos condenados devem ser separados de provisrios. Basta lembrar dos exemplos das penitenciarias citadas acima, fica explicito que essas leis so completamente violadas. A verdade que nossas penitencirias no esto recuperando ningum. Pelo contrrio, esto fazendo com que pessoas que passam um tempo nessa situao, quando entram em liberdade, acabam voltando para a vida do crime. Esses presdios ou cadeias so verdadeiros depsitos humanos, na qual a quantidade s aumenta. Em um local na qual pessoas no conseguem dormir tranquilamente, passam grande parte do tempo sem fazer nada em um ambiente sem ventilao alguma, sem a luz natural; nessas condies a pessoa levada ao definhamento fsico e mental. O sistema penitencirio conta com; como por exemplo as prises de segurana mxima, na qual so destinadas a presos de altssima periculosidade; no so superlotadas e conseguem cumprir seu papel. O restante das prises esta em estado de calamidade. O chavo de que a cadeia uma legtima universidade

do crime totalmente verdadeira, pois elas no esto oferecendo nem o mnimo de condies de vida para o encarcerado. A falta de estrutura fsica facilmente perceptvel, temos um dficit de vagas crescente. Muitas vezes faltam casas para cumprimento do regime semiaberto, falta vagas em colnias agrcolas. Assim ocorre que todos esses presos acabam direcionados para penitenciarias, s inflando ainda mais um sistema que j est falido. fcil entender em parte a atitude dos presidirios quando se conhece um pouco do sistema. Uma pessoa que por problemas sociais, falta de condies de sobrevivncia, ou algum outro motivo comete um crime, que o condena pena privativa de liberdade. Chega penitenciaria saudvel, depois de um tempo essa pessoa estar dilacerada, pois vivera em um ambiente propcio para contgio de doenas, isso unido a m alimentao, descaso a higiene pessoal, sedentarismo, violncia, perigo de ser violentado sexualmente a todo momento, caso no conte com a proteo de algum dos chefes. No vejo como ser possvel caracterizar o psicolgico dessa pessoa nessas condies, fora que fisicamente com certeza essa pessoa estar aniquilada.

3 CONCLUSO

Lembrem-se dos presos como se vocs estivessem na priso com eles. Palavras do apstolo Paulo de Tarso, na carta aos Hebreus. Falo com total tranquilidade que estamos longe disso. Dados de 2008 dizem que temos aproximadamente 440 mil pessoas presas em todo o Pas, contudo temos um dficit de quase 200 mil vagas, ou seja, estamos trabalhando com quase o dobro de nossa capacidade.O jus puniendi do Estado deve ser exercido dentro do respeito aos direitos humanos.

fundamental a construo de novos presdios, pois alm da demanda s aumentar, a forma consolidada de se punir modernamente. No se pode pensar que pode haver recuperao se no h condies mnimas de higiene. A pena privativa de liberdade a mais empregada, mas h necessidade de humanizar os presdios. Por isso precisamos de investimentos macios no sistema penitencirio. Uma alternativa para curto prazo deixar a pena privativa de liberdade para os realmente perigosos. Para delitos mais leves, colocarse em pratica as penas alternativas, que por ventura j existem, s precisam ser usadas com mais ateno e freqncia. Alm de melhorar os locais, a sociedade precisa discutir a necessidade de deixar em um presdio um ru primrio com pena no seja superior a oito anos e que no delito no houve grave ameaa a pessoa. Pode-se tranquilamente aplicar a liberdade assistida, multa, prestaes de servios comunidade. Para os que realmente necessitam a privativa de liberdade, devemos oferecer s mninas condies de instalao fsica. Alm disso, deve haver assistncia jurdica eficiente, estudo obrigatrio e possibilidade de trabalho, o que deve facilitar na ressocializao. A alimentao deve ser adequada, atualmente at j se discute o direito de voto para cerca de 200 mil presos. Para que essas condies se concretizem necessrio dinheiro, mas tambm uma poltica carcerria que respeite os direitos humanos e no viole a dignidade do ser humano. O crcere no deve ser um depsito de presos, mas um local para punio e reabilitao; que permita o cumprimento da pena com dignidade e com chances do indivduo retornar ao convcio social. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988. CARVALHO, Luis Francisco. A Priso. So Paulo Publifolha, 2002. VARELA, Druzio. Estao Carandiru. So Paulo. Companhia das Letras.1999.

DOTTI, Ren Ariel.Violncia e Criminalidade. Propostas de soluo. (organizador: Damsio Evangelista de Jesus) Rio de Janeiro: 1980. ALBERGARIA, Jason. Manual de Direito Penitencirio, So Paulo, Ed. Aide. 1998. BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e Das Penas. So Paulo: RT, 1999. BLIBIA SAGRADA. Carta ao Hebreus:13,3 PRESDIOS: LONGE DA DIGNIDADE, [registro vdeo via internet], realizao: programa Reprter Record, da emissora Record, 2010

You might also like