You are on page 1of 7

Violncia sexual e mulheres

EXUAL VIOLNCIA SEXUAL:

DESVELANDO A REALIDADE QUE ACOMETE AS MULHERES SEXUAL VIOLENCE:


REVEALING WOMEN REALITY

Lilian Conceio Guimares de Almeida* Normlia Maria Freire Diniz**

RESUMO: A violncia sexual e suas repercusses na sade da mulher so discutidas ressaltando-se as questes de gnero arroladas por esse processo. Ao fazer reviso da bibliografia, foi possvel analisar a situao vivida pela mulher violentada e perceber que existem fatores que favorecem a ocorrncia de atos de violncia entre os casais. A questo cultural da supremacia do homem sobre a mulher desestrutura a convivncia e leva construo de relaes desiguais de gnero. Como reflexo da subalternidade do feminino ao masculino, surgem inmeros agravos sade da mulher, como a vulnerabilidade a outras formas de violncia, doenas transmitidas sexualmente e a sndrome do trauma ps-violao. Afim de restabelecer a sade dessas vtimas, polticas pblicas tm sido implementadas e servios especializados tm surgido. O apoio profissional no atendimento s vtimas de violncia sexual se faz de grande valia para sua recuperao. Palavras-chave: Gnero; mulher; sade; violncia sexual. ABSTRACT: ABSTRACT: Sexual violence and its repercussions on women health are discussed, emphasizing gender related questions enrolled to this process. When reviewing the official literature, it has been possible to analyze the troubles of sexual violated women and to perceive that there are factors that favor violent acts between couples. The cultural supremacy of men upon women can turn the relationship between man and woman unstable, leading to the construction of unfair gender relations. The occurrence of female submission to male may cause several disturbances in women health, as vulnerability to other forms of violence, Sexually Transmitted Diseases and the Syndrome of After-Raped Trauma. To restore victims health, public policies have been implemented and specialized services have appeared. Professional support to victims of sexual violence is very important to their recovery. Keywords: Gender; woman; health; sexual violence.

I NTRODUO
lher tem sido uma tnica nos ltimos anos pois durante muito tempo a verdade com relao a este assunto permaneceu obscura. Poderamos considerar o movimento feminista como um dos precursores dessa discusso, quando as mulheres, constrangidas pela situao desfavorvel em que estavam vivendo, ao compreender as relaes desiguais de gnero e a conseqente violncia que sofriam, se uniram para protestar. O mundo androcntrico, onde o homem o sujeito dos privilgios construdos pela sociedade e as mulheres so impedidas de ascender a valores como o conhecimento e a cultura, foi altamente
p.88 R Enferm UERJ 2004; 12:88-94.

Discutir a temtica violncia contra a mu-

contestado pelo grupo de mulheres. Se o universo composto por homens e mulheres, no deveria haver tantas contradies e desigualdades entre os sexos. A subordinao social da mulher tem sido uma questo que requer medidas emergenciais de resoluo, pois acabar com a condio de submisso considerado um passo na direo da eqidade e modernizao das relaes entre homens e mulheres1. So essas relaes desiguais de gnero que favorecem o surgimento da violncia na sociedade; sendo assim, este texto tem a inteno de discutir a violncia sexual e suas repercusses na

Almeida LCG, Diniz NMF

sade da mulher, ressaltando as questes de gnero que esto arroladas por esse processo.

Poder Violncia Gnero, Poder e Violncia


difcil discutirmos a violncia nas relaes entre homens e mulheres sem passarmos pelas questes de gnero. Gnero uma forma primeira de significar as relaes de poder, ou melhor, um campo primeiro no seio do qual ou por meio do qual o poder articulado [...] um elemento constitutivo de relaes sociais baseado nas diferenas percebidas entre os sexos[...] a forma primeira de significar as relaes de poder2:188. Para Len3, falar e escrever sobre o gnero um discurso social emergente. De certa forma poderamos diagnosticar que a discriminao de gnero (do feminino quase sempre) um problema social da moda. Gnero uma desigualdade social que atraiu para si o interesse dos estudiosos como uma convergncia de numerosas e diversas polticas sociais. O que ocorre nas sociedades so relaes desiguais entre homens e mulheres, nas quais os plos opostos de poder e subordinao, forte e fraco se confrontam de maneira desmedida. No obstante, importante destacar que nem todo homem reconhecido como sujeito desta supremacia, mas h um coletivo que estabelece um modelo de masculinidade viril e que aparece inter-relacionado com o exerccio do poder hegemnico4. Geralmente, os espaos de convivncia so de domnio masculino e mesmo quando os homens no detm o poder econmico eles impem sua fora para prevalecerem e serem respeitados. Contudo, muitas vezes, na ausncia da figura masculina, a mulher, ao ocupar um papel social tpico dos homens, assume como comportamento o esteretipo masculino. Isso nos leva a perceber que a construo da identidade masculina e feminina se d no processo de socializao do homem e da mulher, uma vez que a criana se apropria dos papis masculinos e femininos delimitados pela sociedade na qual est inserida5. relevante percebermos que a formao destas identidades tm sofrido incisivas modificaes, talvez ocasionadas pelas contradies sociais vivenciadas pelas populaes. De tal modo que caractersticas, antes consideradas como terminantemente masculinas, hoje podem ser

identificadas nos grupos de mulheres. Sendo assim, fazendo parte desse contexto de construo social que a violncia vai permear as identidades dos homens e das mulheres. neste cenrio de poder que esto inseridas as relaes violentas que so aprendidas e reproduzidas. Segundo Fontana e Santos6, a violncia contra a mulher encontra justificativa em normas sociais baseadas nas relaes de gnero, ou seja, em regras que reforam uma valorizao diferenciada para os papis masculinos e femininos. Contudo, vale salientar que perceber a violncia contra a mulher no apenas colocar o homem como o violento, culpado por sua atrocidade, e a mulher como submissa e vtima; a violncia aprendida na sociedade e se estabelece nas relaes assimtricas de poder. Castellanos1:24 declara que poder circula entre todos ns, dominadores e dominados, estes ltimos compartilham e repetem os dizeres e ordens que justificam sua dominao. Numa nova perspectiva sobre as relaes de poder, as vtimas tradicionais deixam de parecer to sofridas e inocentes, pois se comea a descobrir sua participao no apoio aos agressores. As mulheres tm multiplicado o poder no em favor prprio, mas para a continuidade da sua subalternidade. Essa postura feminina faz parte da socializao das mulheres, o que constitui relaes assimtricas que sero definidoras da violncia de gnero. Aquino7 afirma que a violncia de gnero se caracteriza pela recorrncia e pela naturalizao, de tal forma que a prpria vtima dificilmente denuncia seu agressor. Durante algum tempo, a violncia de gnero foi naturalizada, silenciada e considerada como inerente mulher. Os movimentos de mulheres contriburam para ampliar as discusses sobre o assunto, com a instituio de debates para atribuir o verdadeiro significado violncia praticada contra a mulher. Paulatinamente, situaes crticas foram surgindo diante do novo comportamento de denncia das mulheres, e para acolher as vtimas de violncia era preciso uma sociedade organizada e capacitada, com autoridades competentes para saber como proceder em situaes de deflorao, entre outros aspectos. No entanto, alguns desajustes na organizao desse processo de acolhimento tm corroborado a situao de descredito vivenciada pela mulher.
R Enferm UERJ 2004; 12:88-94. p.89

Violncia sexual e mulheres

A Delegacia da Mulher foi o espao criado para que elas pudessem expor sem constrangimento a situao sofrida. Atende um grande contingente de mulheres vtimas de violncia sendo a porta de entrada para formalizao da denncia de violncia. No Brasil, as primeiras delegacias da mulher surgiram na dcada de 80. Em Salvador, a Delegacia Especializada de Atendimento Mulher (DEAM) foi inaugurada em 1986; no obstante, ainda funciona aqum das expectativas geradas pela sua criao, que seria a resposta legal para os agressores das mulheres. Essa instituio, ao invs de oferecer acolhimento e segurana, tem sido um local de constrangimento e humilhao, pois as vtimas de violncia se deparam com inmeras dificuldades ao denunciar as coaes que experimentam8. As vtimas de violncia sexual sofrem com o preconceito. Idias estereotipadas so concebidas e construdos mitos a seu respeito. Claramunt9 resume alguns: os policiais no acreditam na veracidade das histrias das vtimas, no acreditam na veracidade dos sentimentos de impotncia e as manifestaes emocionais apresentadas so entendidas como sintomas de patologias. Acrescente-se a isso o mito de que s as mulheres promscuas so violadas e, dessa forma, a violncia encontra justificativa na conduta imoral dessas mulheres.
As representaes sociais a respeito da violncia masculina contra a mulher construram verdadeiro mito, segundo o qual os homens violentos pertencem s classes subalternas e/ou so monstros anormais ou esto sob o efeito de forte emoo, portanto, sem domnio de si prprios e das foras que so capazes de liberar10:163.

isso atribudo s propores significativas que ela tem assumido na comunidade, pois no deve ser tema de apenas uma ou duas reas, mas sim fazer parte da atuao de profissionais de vrias reas.
Talvez a partir da necessidade de entender a situao que aflige nossa conscincia social, vrios temas como a violncia brasileira, a violncia urbana e rural, a criminalidade e a tortura tm sido objeto de uma busca compreensiva a partir de vrios ngulos disciplinares11:8.

As situaes crticas vivenciadas, so verdadeiros empecilhos para o enfrentamento do problema e permeiam a realidade das mulheres em situao de violncia. O respaldo encontrado pelas vtimas escasso e nfimo diante da magnitude do problema e do apoio que requerem as pessoas submetidas a atos violentos. Vale destacar que neste momento as aes da Delegacia precisam ser repensadas em seus princpios: no dependem apenas da estrutura em si, mas de toda a lgica de segurana pblica e justia, no que se refere Constituio Brasileira. As questes referentes violncia, alm de serem examinadas sob o aspecto policial e jurdico, vm ganhando destaque na rea da sade, e

Precisamos ter a conscincia de que nem sempre a delegacia a porta de entrada para o atendimento mulher violentada. O posto de sade pode ser o servio eleito para essa primeira consulta. Todavia, imprescindvel para o profissional que assiste a vtima saber que a agresso nem sempre deixa marca corporal ou pode ser identificada por terceiros, o que pode dificultar o processo de denncia do agressor. Sendo assim, h uma grande subnotificao dos casos, com os indivduos nem sempre informando a coao sofrida; segundo o Ministrio da Sade12, menos de 10% dos casos de violncia sexual chegam delegacia. Estudo realizado por Diniz et al.13 no pronto atendimento de um hospital de emergncia, em Salvador, com 150 mulheres que apresentavam leses corporais, mostrou que 67,0% delas tiveram vivncia de violncia fsica. Entre estas, 45,0% declararam que a violncia domstica foi a causa da leso que levou internao, o que, entretanto, no foi notificado. H uma grande incidncia de casos de violncia contra a mulher e vrias so as maneiras como essa violncia de gnero pode ser expressa, entre as quais as de forma fsica, psicolgica ou sexual. Destaco a violncia sexual por esta ser acompanhada pelas formas fsica ou psicolgica ou ambas.

Sexual Violncia Sexual e suas Repercusses na Sade


A violncia sexual pode ser considerada como a realizao de sexo sem autorizao, usando tentativas de intimidao fsica ou psicolgica. Estudos sobre a violncia, no Brasil, a partir das delegacias da mulher, mostram os parceiros representando 85,5% dos agressores14. O Servio de Ateno s Vtimas de Violncia Sexual de Salvador, o VIVER, registrou o atendimento de 1294 casos de agresso no perodo

p.90

R Enferm UERJ 2004; 12:88-94.

Almeida LCG, Diniz NMF

de 21/12/2001 a 31/01/2003. Desses casos, 72,0% foram praticados por indivduos conhecidos das pessoas atendidas. Segundo o Ministrio da Sade 15, a violncia sexual afeta em especial as mulheres e ocorre principalmente nos espaos domsticos. Esses dados ratificam o fato de que alguns homens querem impor s mulheres a manuteno das prticas sexuais. Ainda hoje, para alguns dos homens, manter relao sexual obrigao da boa esposa e, quando ela no se sujeita ao ato, coagida a isso. Esse conhecimento jurdico do dever sexual compete s mulheres e por elas assim compreendido. Desse modo, o status jurdico da mulher pode influenciar na deturpao dos fatos. Desde 1961, o casamento foi regido por um Cdigo Civil que privilegiou o homem. No artigo 231 do Cdigo16 que vigorou at o dia 10/01/2003, consta que so deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos. Dado que o sexo est inserido no inciso II, portanto dever do homem e da mulher durante o matrimnio o dbito conjugal16. O novo Cdigo Civil17 no traz um captulo especfico dos deveres e direitos, mas contm um artigo (1566) que repete os incisos anteriores e acrescenta, no quinto, o respeito e a considerao mtuos. As legislaes no qualificam a violncia sexual dentro das relaes maritais como um delito tpico, apenas o reconhecendo em alguns momentos como injria grave, ou seja, um crime contra a honra e o fsico18. Contudo, atualmente, a jurisprudncia predominante do Supremo Tribunal Federal no sentido de considerar a conjuno carnal praticada com violncia pelo marido contra a esposa como um estupro. Isso pode ser considerado um grande avano no combate ao crime, pois demonstra o reconhecimento da mulher ter poder sobre o prprio corpo. A violncia sexual conceituada como:
A ao que obriga uma pessoa a manter contato sexual, fsico ou verbal ou a participar de outras relaes sexuais com o uso da fora, intimidao, coero, chantagem, suborno, manipulao, ameaa ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violncia sexual tambm o fato de o agressor obrigar a vtima a realizar alguns desses atos com terceiros19:98-99.

Segundo o Cdigo Penal Brasileiro19, esta coao pode ser expressa sob formas de estupro, tentativa de estupro, seduo, atentado violento ao pudor e ato obsceno. Para Teles e Melo20, o estupro ocorre dentro de um contexto violento e no de paixo ou com o objetivo de encontrar a satisfao sexual; pode muitas vezes ser mascarado por um contexto de desejo, e no como realmente de violncia e agressividade. uma prtica comum associar a violncia ao uso de drogas. Warshaw 21 realizou um estudo com 150 mulheres estudantes universitrias que tinham sido vtimas de estupro: 84,0% delas afirmaram que conheciam o agressor e 73,0% afirmaram que ele estava sob a influncia de drogas ou de lcool. Muitas vezes essa ligao feita pela prpria mulher que tenta justificar, para si mesma, o comportamento agressivo do companheiro. Contudo, independente da violncia ser cometida sob o efeito de drogas ou do autor ser conhecido, sabe-se que inmeras so as seqelas que acometem as vtimas de violncia sexual Este um crime contra o fsico, o moral e o espiritual. As conseqncias nas esferas moral e espiritual no so presumveis, pois as pessoas so nicas e reagem de forma distinta em situaes similares. Entretanto, no que se refere aos aspectos fsicos e agravos sade, depreende-se que as vtimas apresentaro uma maior vulnerabilidade a outras formas de violncia, a distrbios psicolgicos, a afeces ginecolgicas e do trato geniturinrio, a dilaceraes, a infeces sexualmente transmissveis, a gravidez e traumatismos, entre outros agravos12,22. Reis et al.23 realizaram um estudo com vtimas de violncia sexual e identificaram que, dos 358 casos de violncia, 43,0% das vtimas apresentaram pelo menos uma doena sexualmente transmissvel. No que tange aos aspectos psicolgicos das vtimas, os estudos tm se intensificado no intuito de ampliar os conhecimentos a esse respeito. A pesquisa realizada por Radn et al.24 exalta detalhes interessantes sobre as condutas das mulheres diante da violncia. Respostas como paralisia, grito, choros, sudorese, tremores, alteraes dos sentidos da viso, audio e tato podem estar presentes nesse momento. Ainda segundo estes autores, aps o ataque, a mulher ir passar por um processo de recuperao e reorganizao da vida,

R Enferm UERJ 2004; 12:88-94.

p.91

Violncia sexual e mulheres

durante o qual ela retoma a conscincia do ocorrido e parte para seguir em frente. Contudo, todos os caminhos que conduzem a essa reordenao da vida no so to simples. Sentimentos de culpa, medo, nojo, falta de controle, vergonha iro permear a fase inicial vivida por essa mulher. Alteraes no comportamento, pesadelo, insnia, falta de apetite podem estar presentes25.
As mulheres vtimas de violncia sexual sofrem uma gama de transtornos mentais, entre eles esto o estresse ps-traumtico, a depresso, a ansiedade, os distrbios alimentares e de sono, a falta de concentrao, os distrbios de personalidade e de carter obsessivo compulsivo, assim como sentimentos de ira, humilhao e auto-acusao26:8 (traduo nossa).

Vale ressaltar que, para Levine e Fredericck28, os sintomas traumticos no so causados pelo acontecimento desencadeador, mas do resduo congelado de energia que foi resolvido e descarregado; esse resduo fica preso e provoca danos ao corpo. No congelamento o ser humano retm energia e no a descarrega, essa energia residual que capaz de provocar inmeros sintomas. Talvez seja da que possa surgir a explicao porque pessoas passam por episdios semelhantes como o estupro, mas nem todas que o vivenciam ficam traumatizadas. O trauma no ir depender do episdio traumtico em si, ou seja, do estupro, mas da desorganizao provocada por ele no sistema fisiolgico.

De acordo com Finkelhorn27, alguns sinais mrbidos, conhecidos como a Sndrome do Trauma Ps-Violao so comuns nas vtimas de violncia sexual. Holmstrom e Burgess apud Carpenito25 afirmam que, no caso das vtimas de violncia sexual, essa sndrome traumtica se desenvolve a partir do ataque ou tentativa de ataque e inclui uma fase aguda de desorganizao no estilo de vida da vtima e da sua famlia e um processo prolongado de reorganizao comportamental. Segundo Finkelhorn27, essa sndrome pode ser dividida em trs fases. A primeira o trauma propriamente dito: esta a fase aguda, podendo durar vrias semanas ou anos. caracterizada por alterar a rotina de vida da pessoa violada. A vtima ter medo de estar s, medo dos homens, problemas sexuais, depresso, desconfiana, problemas fsicos, sintomas de culpa, dor, vergonha e ansiedade. A conduta das pessoas que estabelecerem contato com a mulher nessa fase ser primordial para o sucesso da sua recuperao. Questes como a qualidade da agresso e do agressor (conhecido ou no) e a resposta dos profissionais, familiares e amigos devem ser enfatizadas. Essa fase considerada por muitos estudiosos como a mais propcia para uma pessoa de fora intervir, pois a mulher se acha extremamente vulnervel e aberta s condutas. A segunda fase a da negao, quando a vtima no quer falar da experincia, deseja esquecer, negar as conseqncias, tem tentativas repetidas para deixar a experincia no passado. A terceira fase a da deciso, perodo em que se afrontam os sentimentos e os pensamentos associados ao trauma; retomar o sentido de controle sobre a prpria vida ao esperada nessa fase.

CONSIDERAES FINAIS
iante do que foi exposto, pode ser evidenciada a relevncia que a assistncia dos vrios profissionais assume para recuperao da vtima de violncia, visto que o restabelecimento da pessoa portadora de Trauma Ps-Violao depende de algumas condutas, como apoio, estabelecimento de relaes de confiana, saber identificar a preocupao que aflige a vtima, contextualizar a situao vivida, inform-la dos servios disponveis para tratar e preservar-lhe a vida e a sade. preciso destacar que nem sempre a vtima ir relatar a agresso sofrida, logo os profissionais devem ter habilidade para identificar esse sofrimento e acolh-la, devendo, posteriormente, encaminhla para a rede de atendimento especializado. Polticas pblicas tm sido adotadas no intuito de restabelecer a sade das pessoas violentadas. Alguns pases, como Brasil, Chile e Estados Unidos, j demonstram preocupao com os agravos e as repercusses da violncia na sade das mulheres. Podemos considerar as polticas pblicas (delegacias, servios de sade e atendimento especializado, entre outros) como um largo passo para combater a violncia. Sem dvida o reconhecimento das autoridades um fator fortalecedor para continuidade dessa luta. Contudo, muitas iniciativas ainda podem ser adotadas, entre elas a insero da temtica violncia nas instituies de ensino, o que poder permitir a ampliao das discusses sobre o fenmeno e a mudana na conduta dos futuros profissionais que podero prestar atendimento vtima.

p.92

R Enferm UERJ 2004; 12:88-94.

Almeida LCG, Diniz NMF

A violncia sexual est entre tantos outros atos de agresso que vo de encontro s normas, regras e padres de comportamento definidos pela sociedade contempornea, mas que sabidamente permeiam as relaes desiguais de gnero. O intuito, ao se trabalhar com o tema violncia, despertar os sujeitos para perceberem a agresso e no mais a permitirem; o interesse libertar o homem e a mulher para que no fomentem mais a manuteno de plos opostos como o bem e o mal. relevante identificar a mulher como sujeito de uma histria que lhe pertence, e atentar que as condutas mantidas pelos profissionais diante dela sero de extrema importncia para modificar os rumos do seu futuro. A participao dos profissionais que esto inseridos no atendimento se faz de grande valia para oferecer o cuidado e apoio que requerem as vtimas, pois sua boa atuao excepcionalmente importante para a recuperao da sade das pessoas violentadas.

REFERNCIAS
1. Castellanos G. Gnero, poder y postmodernidad: hacia um feminismo de la solidariedad. In: LUNA, L et al. Desde las orillas de la politica. Gnero e poder na Amrica Latina. Barcelona (Esp): Universidad de Barcelona; 1996. p.21-48. 2. Scott J. Gnero uma categoria til de anlise histrica. Traduo Cristiane Rufino Dobat e Maria Betnia vila. Recife (Pe): S.O.S. Corpo; 1991. 3. Len MAG. Trece claves para un debate sobre el gnero. In: lites discriminadas: sobre el poder de las mujeres. Barcelona (Esp): Anthropos; 1994. p. 21-72. 4. Moreno A. El arqutipo viril protagonista de la historia. Ejerccios de lectura no androcntrica. Cuardenos Inacabados. Barcelona (Esp): La Sal; 1987. 5. Gomes NP Violncia conjugal: identidade de homens . [dissertao de mestrado]. Salvador (Ba): Universidade Federal da Bahia; 2002. 6. Fontana M, Santos SF. Violncia contra a mulher. In: Sade da mulher e direitos reprodutivos: dossis. So Paulo: Rede Nacional Feminista de Sade e Direitos Reprodutivos; 2001. p. 101-128. 7. Aquino EML. Sade das mulheres no Brasil: subsdios para o debate sobre gnero e eqidade. In: Seminrio Equidade entre os sexos uma agenda para a virada do sculo. So Paulo, 1995. p.35. 8. Amaral CCG do et al. Dores visveis: violncia em delegacias da mulher no Nordeste. Fortaleza (Ce): Edies REDOR/NEGIF/UFC; 2001.

9. Claramunt MC. Abuso sexual en mujeres adolescentes. Costa Rica: OPAS; 2000. 10. Saffioti HIB. Violncia de gnero no Brasil contemporneo. In: Saffioti HIB, Vargas MM, organizadores. Mulher brasileira assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; 1994. p. 151-185. 11. Minayo MCS. Violncia e sade na produo intelectual brasileira. In: Seminrio sobre metodologia da pesquisa em violncia e sade na Amrica Latina. Santiago- Chile, 10-13, dez. 1990. Rio de Janeiro: Claves; 1990. 12. Ministrio da Sade (Br). Preveno e tratamento dos agravos resultantes da violncia sexual contra mulheres e adolescentes. Braslia (DF): Secretaria de Polticas de Sade; 1999. 13. Diniz NMF et al. Violncia domstica: assistncia mulher com leses corporais. Salvador (Ba): PIBIC/CNPq/ UFBA/GEM; 2001. 14. Diniz SG. A violncia de gnero como questo de sade. Jornal da Rede Sade 1997; (14): 7-8. 15. Ministrio da Sade (Br). Preveno e tratamento dos agravos resultantes da violncia sexual contra mulheres e adolescentes.Braslia (DF): Secretaria de Polticas de Sade; 2002. 16. Senado Federal (Br). Cdigo civil. 6 ed. So Paulo: Saraiva; 1991. 17. Senado Federal (Br). Novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Escala; 2003. 18. Senado Federal (Br). Cdigo penal. 6 ed. So Paulo: Saraiva; 1991. 19. Senado Federal (Br). Cdigo penal. 14. ed. So Paulo: Saraiva; 1999. 20. Teles MAA, Melo M. O que violncia contra a mulher. So Paulo: Brasiliense; 2002. 21. Warshaw R. Eu nem imaginava que era estupro. Traduo Britta Lemos de Freitas. Rio de Janeiro: Records, Rosa dos Tempos; 1996. 22. Ministrio da Sade (Br). Programa brasileiro de doenas sexualmente transmissveis e AIDS. Situao da Epidemia no Brasil. Braslia (DF): Coordenao Nacional das DST/AIDS; 2000. 23. Reis JN et al. Violncia sexual, vulnerabilidade e doenas sexualmente transmissveis. J Bras DST 2001;13 (4): 40-5. 24. Radn A et al. Procesos de ajuste psicolgico de la vctima de violacin. Revista Mujer (San Jos) [sd] 5:133-150. 25. Carpenito LJ. Diagnstico de enfermagem: aplicao prtica clnica. Trad: Ana Thorell. 8 ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2002. 26. Prez MEC. Violncia e agravos a sade. Educacin popular en salud. Chile: Servicio Nacional de la Mujer; 2000. 27. Finkelhorn D et al. The traumatic impact of child sexual abuse: a conceptualization. Amer J Ortho Psyqu 1985; 55: 79-94. 28. Levine PA, Frederick A. O despertar do tigre: curando o trauma. Traduo Snia Augusto. So Paulo: Summus; 1999.

R Enferm UERJ 2004; 12:88-94.

p.93

Violncia sexual e mulheres

VIOLENCIA SEXUAL: DESVELANDO LA REALIDAD QUE ACOMETE LAS MUJERES


RESUMEN: La violencia sexual y su repercusin en la salud de la mujer son discutidas resaltndose las cuestiones de gnero que estn envueltas en ese proceso. Haciendo la revisin de la bibliografa, fue posible analizar la situacin vivida por la mujer violada y percibir que existen factores que favorecen la ocurrencia de actos de violencia entre las parejas. La cuestin cultural de la supremaca del hombre sobre la mujer estremece la convivencia y lleva a la construccin de relaciones desiguales de gnero. Como reflejo de la subalternidad del femenino al masculino, surgen muchos agravios en la salud de la mujer, como vulnerabilidad a otras formas de violencia, enfermedades transmitidas sexualmente y la sndrome del trauma posviolacin. Para restablecer la salud de esas vctimas, polticas pblicas han sido implementadas y servicios especializados han surgido. El apoyo de los profesionales durante el atendimiento es de gran vala para recuperacin de las vctimas. Palabras clave: Gnero; mujer; salud; violencia sexual.

Recebido em: 13.08.2003 Aprovado em: 18.02.2004

Notas
*

Enfermeira, mestranda em enfermagem com rea de concentrao em Ateno Sade da Mulher da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Grupo de Estudos Sobre Sade da Mulher (GEM). lilian.enfermagem@bol.com.br ** Profa. Doutora Adjunta do Departamento de Enfermagem Comunitria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora do GEM, coordenadora da sublinha de pesquisa mulher, sade e violncia.

p.94

R Enferm UERJ 2004; 12:88-94.

You might also like