You are on page 1of 3

1

JESUS E O ENREDO DA MORTE Glatas 1.3-5 O enredo, ou trama, ou intriga, , podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que d sustentao histria, ou seja, o desenrolar dos acontecimentos (Wikipedia). Para a composio do enredo da morte era necessrio algum que Se entregasse voluntariamente, que Se entregasse com uma finalidade e, que Se entregasse como sinal de obedincia. Para compor a trama, ou a histria ou a sucesso de episdios, no se achou na histria algum que fosse capaz de ser protagonista. Foi preciso que Deus enviasse o protagonista; entra na histria da humanidade o Filho, o nico capaz de cumprir as exigncias do enredo da morte.

I JESUS E A SUA ENTREGA VOLUNTRIA

1. O qual se entregou a si mesmo (v.4). A entrega pessoal foi uma afirmao de Jesus: (Veio) para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20.28). 2. Mas Jesus deixa claro que a sua entrega no por fora de qualquer agente externo: no por fora de Pilatos ou por fora dos judeus. Na sua morte Jesus foi conduzido por fatores internos, isto , a sua prpria deciso (Jo 10.17,18). 3. Jesus disse, para desespero dos seus ouvintes: O po que eu darei pela vida do mundo a minha carne (Jo 6.51). Jesus falava tambm, de modo muito claro, a respeito da sua morte. 4. Jesus foi capaz de entregar a vida no s pelos amigos, mas tambm pelos inimigos (Jo 15.13). Pode ser que por um amigo a gente ouse

morrer, e isso em um momento de estresse, mas voluntariamente, substitutivamente, acho meio difcil (Meus amigos que me perdoem!). 5. Paulo tempos depois vai nos dizer como Deus trabalhou o resgate dos pecadores, daqueles que se colocaram em posio de Seus inimigos (Rm 5.6-11). 6. No enredo da morte, Jesus aparece como Aquele que se entregou voluntariamente.

II JESUS E A SUA ENTREGA COM FINALIDADE DEFINIDA 1. Pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso (v.4). A entrega de Jesus foi mediante um fim; Ele morreu para nos resgatar e resolver a questo do nosso pecado. 2. Temos grande dificuldade em resolver as questes do pecado; sempre foi assim e ser. Embora Cristo tenha morrido pelos nossos pecados, continuamos sem saber o que fazer com os novos pecados. Parece um absurdo falar novos, mas hoje cometemos os pecados que ainda no cometemos amanh (Desculpem a divagao!). Tambm no conheo algum que pea perdo pelos pecados futuros. No foi isso que Joo disse em 1 Jo 2.1. 3. Desarraigar deste mundo perverso (v.4). Arrancar pela raiz no um trabalho fcil; mas foi justamente isso que Jesus fez por ns com a sua morte. Aquele que no sai do mundo pela raiz continua recebendo a sua influncia. O crente deve deixar-se arrancar do mundo pela raiz. 4. O mundo perverso como o cncer, no adianta tratar na superfcie, no adianta tratar paliativamente, mas sim, agressivamente. 5. Jesus sabia muito bem a razo da sua morte: a vida eterna para os que crem. Na sua morte Jesus nos libertou do imprio das trevas, nos arrancou do mundo pela raiz.

III JESUS E A SUA ENTREGA OBEDIENTE

1. Segundo a vontade de nosso Deus e Pai (v.4). Obedincia no o nosso forte; sempre ficamos devendo no quesito obedincia. Mas Jesus prope a si mesmo que a obedincia ao Pai era a razo da sua vinda e vida. 2. A obedincia de Jesus ao Pai se demonstrava pelo cumprimento da tarefa que lhe fora atribuda. Jesus diz a respeito disso: Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer (Jo 17.4). 3. Jesus no adotou uma obedincia circunstanciada, do tipo, se voc der uma contrapartida eu fao. Os filhos costumam obedecer se dissermos que damos algo em troca. No caso de Jesus, a obedincia teve como fim a cruz. 4. Mesmo sendo obediente at o fim, Jesus no deixou de colocar para Deus a sua vontade. No Getsmani (Lc 22.42) Jesus expressa a sua vontade, mas submeteu-se ao que o Pai havia determinado (...que deu seu Filho Unignito). 5. Paulo nos diz que Jesus foi obediente at o fim: A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente at morte e morte de cruz (Fp 2.8). Para que se efetivasse a nossa vida, Jesus precisava assumir a sua morte. 6. Para que se conclusse o drama da paixo, para que chegasse ao fim o enredo, o Cordeiro de Deus foi obediente at o fim. Graas a Deus por to excelente disposio que houve em Jesus. Amm.

Pr. Eli da Rocha Silva 06/11/2011 Igreja Batista em Jd Helena Jos Bonifcio S. Paulo - SP

You might also like