You are on page 1of 4

Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.

com

Notas sobre Exu: o deus ps-moderno


Por Alexandre de Oliveira Fernandes Mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz Brasil Professor de Lngua Portuguesa e Literaturas do Centro Federal de Educao Tecnolgica da Bahia CEFET Brasil E-mail: alexandre.pro@gmail.com

Quem no de Oloboj No usa laguidib Tira o colar do pescoo seu moo Que pra no se machucar Nei Lopes

Desde que o Mestrado em Letras: Linguagens e Representaes d a Universidade Estadual de Santa Cruz UESC , acolheu-me para uma reflexo acerca de Exu, textos de diversos pesquisadores me foram apresentados, entrevistei sacerdotes do Candombl e da Umbanda, filhos de Exu, iniciados ou no, colhendo farto material sobre esta divindade nag. Em contraponto histria de um Brasil, gregrio de um discurso de demonizao da cultura negra e deificao da mitologia europia, segundo a qual, os deuses tinham
Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

pele branca, os diabos, pele negra, e era dever dos deuses subjugar os diabos (FORD, 1999, p.35), a caminhada at aqui me leva a apontar Exu como um deus que muito bem se acomoda chamada ps -modernidade i. Tricksterii, brincalho, possui capacidade imensa de agregar valores sobre sua identidade. Exu no tem uma identidade, transmuta-se com extrema rapidez. No dicotmico, paradoxal, controverso, Exu o e -tambm ps-moderno (HUTCHEON, 1991, p.36). Orix, humano e divino, amigo e inimigo invisvel dos orixs, que pode matar a pessoa que se recusa a oferecer o sacrifcio iii. Pode tambm amaldio-la ou priv-la de suas propriedades (DOPAMU, 1990, p.41). E tambm, assiste aqueles que lhe oferecem o eb muito mais vezes que pune aqueles que faltam ou que ri destes quando encontram a desgraa (BASCOM, 1980, p.41).

Yangi, o Senhor da Laterita Verme lha; Agba, o Senhor Ancenstral; Igba Keta, o Senhor da Terceira Cabaa; Odara, o Bondoso; LOnan, o Senhor dos Caminhos; Eleb, o Carregador do Eb; como Osije, o Mensageiro Divino. Energia polilgica, polifnica, multifacetada e ambgua, o executor di vino que promove a ao dos deuses. Astuto, malicioso, sagaz, joga nos dois times interessados na vitria , sem o menor constrangimento. No aposta nem em um, nem em outro. Joga com eles apenas. Segundo Idowu citado por Dopamu (1990, p.21),

temido tambm por ser malicioso e promotor de desordem, integralmente capaz de causar confuso, criando situaes complicadas ou promovendo maldade entre as pessoas. Por sua malcia cria inimizade entre amigos muito chegados, rixas entre marido e mulher, antagonismo entre pai e filho.

Contudo, para o sacerdote nigeriano, Sikiru Salami (1999, p. 103), Exu temido e evitado no por ser malvolo e sim por ser extraordinariamente poderoso. Neste sentido, Exu no o mal, mas, no tolera a passividade e a desordem, promovendo constante desarranjo necessrio evoluo humana.

Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

Um mito coletado por Verger (2002, p.31) diz que Exu teria encontrado dois antigos amigos. Exu passou por entre eles com um bon, sendo que, de um lado via -se a cor vermelha e do outro, a cor b ranca. Um dos rapazes disse ao outro que viu um homem usando um bon vermelho. O outro logo se apressou em dizer que o bon era branco. Estava posta a demanda. Os amigos se agrediram, cada qual defendendo o seu ponto de vista. Acabaram se matando. Sacerdotes do Culto aos Orixs em So Paulo, Antnio de Xang e Marta Moema de Oxum, contrariam uma leitura cartesiana de Exu e da simbologia presente em seu mito. Estes zeladores apresentam Exu como aquele que provoca o caos para dinamizar e movimentar as coi sas do mundo. Assim, no foi Exu quem provocou a morte dos amigos. Eles foram intolerantes e agressivos. No perceberam que ambos estavam certos. Necessitam, pois, da energia de Exu para desenvolverem a tolerncia e a sabedoria. Um homem usando um bon, que no era nem vermelho, nem branco, mas branco e vermelho ao mesmo tempo, havia por ali passado. H algo de mais psmoderno? Diversas entrevistas iv com iniciados em Exu aponta ram-no como aquele que tolerante, que me trouxe pacincia, que me d seg urana, que me harmoniza. H ainda quem diga que ele um grande am igo, mensageiro dos deuses , senhor de alta magia. Noves fora, o meu pitaco e a minha orao, Exu Deus ps-moderno, que com seu poder mgico manipula os seres. Manipule a outro e no a mim. At porque, Quem no de Oloboj / No usa laguidib. Mojub!

Ilustraes: Pedro Rafael. Disponvel em: A Cor da Cultura. Acesso em: 26 nov. 2008.

Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

REFERNCIAS

BASCOM, William Russel. Sixteen Cowries: Yoruba Dinivation from frica to the New World. Indana University Press, 1980. BAUMAN, Z. O mal-estar da ps-modernidade. RJ. Jorge Zahar Editor, 1998. CANCLINI, Nstor Garca. Culturas Hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: EDUSP, 1997. CAPONE, Stefania. A busca da frica no Candombl : tradio e poder no Brasil. Rio de Janeiro, Pallas, 2004. DOPAMU, Ade. Exu: o inimigo invisvel do homem. Oduduwa, So Paulo, 1990. FEATHERSTONE, Mike. Para uma sociologia da cultura ps -moderna. In: Cultura de consumo e ps-modernismo. So Paulo: Studio Nobel, 1995. FORD, Clyde W. O heri com rosto africano : mitos da frica. So Paulo: Summus, 1999. LYOTARD, Jean Franois. A condio ps-moderna. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2006. HUTCHEON, Linda. A potica do ps- modernismo. R.J. imago. 1991. SALAMI, Sikiru. Poemas de If e valores de conduta social entre os Yorub da Nigria . Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. Departamento de Sociologia. So Paulo, 1999. VERGER, Pierre Fatumbi. Orixs: deuses iorubs na frica e no Novo Mundo. Salvador: Corrupio, 2002.
A ps-modernidade j foi estudada por diversos pensadores. De Featherstone (1995) a Canclini (1997), de Bauman (1998) a Lyotard (2006), todos concordam que a ps -modernidade o tempo dos paradoxos, em que tudo temporrio e relativo, flexvel, descontnuo. Linda Hutcheon (1991, p.36) define -a como o tempo do e-tambm, a unio dos contrrios, negando uma identidade fixa e esttica do mundo.
ii

Capone citando Ricketts (2004, p. 53) define trickster como O criador da Terra e/ou (...) aquele que transforma o catico mundo mtico na criao ordenada dos tempos atuais. (...) tambm um travesso insultuosamente ertico, insaciavelmente faminto, exageramente vaidoso (...).
iii

Importante destacar que o sacrifcio no uma cobrana de Exu. restituio e promoo do ax. Particularmente no que tange a Exu, uma forma de agradecer aquele que provocou o caos, viabilizando o movimento e a harmonia futura.
iv

Interessante que no momento registro mais de 50 horas de entrevistas com diversos cultuadores de Orix. E, chama a ateno, a enorme diversidade de imagens com a qual Exu representado pelos entrevistados.

Revista frica e Africanidades - Ano I - n. 4 Fev. 2009 - ISSN 1983-2354 www.africaeafricanidades.com

You might also like