You are on page 1of 16

JOGADORES DE FUTEBOL BRASILEIRO, UM DOS NOSSOS MELHORES PRODUTOS PARA EXPORTAO.

Andresa Fernanda1 Mayara Suellen2


Resumo O objetivo maior desse trabalho mostrar que o tamanho da arte do futebol reflete tambm em crescimento na economia e aponta com um ndice alto de destaque nas exportaes nacionais, pois ultrapassa produtos smbolos do pas. Que haja tambm um conhecimento de que futebol no s arte, mas que ele tambm influncia parte da economia nacional em relao as exportaes desde a dcada de 30, que aumentaram a cada ano. Em que parte do mundo no exista algum que possa responder com preciso quem Pel ou Ronaldo? Hoje o futebol no mais tratado como um simples esporte, mas sim como parte de uma identidade cultural do povo brasileiro, por alguns, uma chance de mudana de vida econmica, que vem desde o bero. Enfim, este artigo analisa a evoluo do futebol brasileiro, suas singularidades e as crescentes transferncias de seus jogadores para o mercado internacional sejam para pases do primeiro mundo ou pases de baixo desenvolvimento humano. Palavras-chave: Futebol Brasileiro; Exportao; Transfrencias Internacionais.

Abstract The main objective of this work is to show that the size of football art also reflects growth in the economy and points with a high rate of prominence in national exports, which goes beyond product symbols of the country. That there is also an understanding that football is not only art, but he also influence part of the national economy for exports since the 30s, which have increased every year. Where in the world there is someone who can answer precisely who is Pele or Ronaldo? Today football is no longer treated as a simple sport, but as part of a cultural identity of the Brazilian people, for some, a chance of changing economic life, which comes from the cradle. Anyway, this article analyzes the evolution of Brazilian football, its uniqueness and the growing shipments of his players for the international market is to first world countries or countries of low human development. Keywords: Brazilian Soccer; Exports; International Transfers.

Estudante da Universidade de Pernambuco do curso de graduao de Administrao com nfase em Marketing de Moda. Email: andresafernanda89@yahoo.com.br
2

Estudante da Universidade de Pernambuco do curso de graduao de Administrao com nfase em Marketing de Moda. Email: mayarasuellen39@hotmail.com

1. INTRODUO O futebol referencia universal, que mexe com a mdia quebrando recordes do evento mais assistido do planeta a cada Copa do Mundo. E o Brasil aparece como um dos principais pases que domina esse campo futebolstico. Essa hegemonia valoriza jogadores nacionais para o mercado exterior, abrindo ento o fluxo migratrio, especialmente para Europa; A negociao internacional de jogadores de futebol brasileiro tem crescido cada vez mais nas ltimas dcadas e movimentado milhes de unidades monetrias. Segundo Magge e Sugden (2002, p.421). a globalizao do futebol e o seu trabalho migrante podem somente ser considerados como partes de um processo multifacetado e multidirecional. A invaso estrangeira no futebol europeu significativa, tal invaso vem em razo dos altos salrios no futebol do velho mundo, que impulsiona o interesse de jogadores de todos os lugares, principalmente da Amrica do Sul. Cuja juventude e profissionais sonham com a estabilidade financeira, reconhecimento e uma maior possibilidade de ser convocado para a seleo de seu pas. Outro fator que impulsionara as transferncias foi o fim do sistema de cota para jogadores estrangeiros nos pases da Europa, o famoso caso Bosman. E no Brasil, pode-se destacar a Lei Pel o fim do passe. Diversos so os continentes que recebem jogadores do Brasil, como tambm vrios so os que se despedem. Por isso, torna-se interessante explorar as transferncias ocorridas no mercado futebolstico. Destacando grandes valores que so envolvidos em tais exportaes. Mas antes, procurase apresentar um breve histrico do futebol brasileiro, contribuindo para um melhor estudo. O presente trabalho segue distribudo da seguinte forma: a presente introduo; o breve histrico do futebol brasileiro; o corpo do artigo mostrando as exportaes de antigamente e sua evoluo; e finaliza com a concluso.

2. BREVE HISTRICO DO FUTEBOL NO BRASIL

Futebol uma palavra mgica no mundo inteiro. Este jogo de bola, que surgiu na Inglaterra h mais de cem anos, hoje o esporte mais popular do planeta. Football, para os ingleses e os franceses; ftbol, para os espanhis; soccer, para os norte-americanos e japoneses; clcio, para italianos. No importa onde esteja, o futebol tem seu espao garantido em qualquer lugar. Fcil de praticar, fcil de gostar. Assim, no difcil entender por que chamado de esporte das multides. Cem anos atrs, pouca gente no Brasil sabia o que era futebol. Um sculo depois, o Brasil virou o pas das chuteiras e transformou-se em referncia mundial. A histria do futebol em nosso pas pode ser dividida em fases:

A primeira fase (1894-1904) marcada com a chegada de Charles Miller, quem trouxe o futebol para o Brasil. Paulistano, filho de imigrantes ingleses, Miller desembarcou no porto de Santos em 1894, aps morar e estudar durante dez anos na Inglaterra. Na bagagem, trouxe duas bolas e um livro de regras. Como ningum sabia do que se tratava, tudo aquilo causou curiosidade. Ele se filiou com o So Paulo Railway Athletic Club, organizando assim as primeiras prticas futebolsticas. Nesta fase, o futebol no tinha nada de popular, s gente com dinheiro jogava, porque o material era importado e custava caro. O primeiro jogo aconteceu em abril do mesmo ano, entre as equipes do So Paulo Railway e do Gas Company. Jogo vencido pelo Railway por 4 a 2.

A segunda fase (1905-1933) caracterizada pelo o amadorismo, elitismo na platia e na composio dos times no qual eram proibidos negros na seleo brasileira e outros times de elite e ampla divulgao da imprensa. Este perodo aparece o futebol nas fbricas, usado como mecanismo de diverso e de disciplina para os jogadores. E esta fase se conclui com o processo de internacionalizao do futebol, 1930 xodo de jogadores brasileiros para o exterior antes da profissionalizao no Brasil.

A terceira fase (1933-1950) o incio do profissionalismo regulamentao do futebol como profissional pela legislao social e trabalhista do governo Vargas. onde o futebol torna-se um espetculo

de massa. Em 1941, surge a primeira lei regulamentadora do esporte brasileiro (Lei n 3.199/41), que comeou estruturar os principais organismos oficiais do futebol, com a criao de confederaes, federaes e associaes.

A quarta fase (1950-1970), fase do reconhecimento. Onde o Brasil consolida o futebol arte e constri sua identidade nacional, tendo como artistas negros e mulatos. Fase caracterizada tambm, pela crescente comercializao do futebol.

A quinta fase (Ps-1970), fase da modernizao. Marcada por recursos financeiros, transmisses das partidas, salrios dos jogadores em nvel alto e xodo, principalmente para o futebol europeu.

O amplo movimento de transformaes no futebol brasileiro marcado pela criao do Clube dos Treze, Lei Zico (Lei n 8.672/93) e Lei Pel (Lei n 9.615/98).

2.1 CLUBE DOS TREZE

Unio dos Grandes Clubes Brasileiros3 um movimento criando em julho de 1987, questionando o campeonato nacional do ano anterior que tinha como objetivo favorecer um grande clube do Rio de Janeiro. O movimento necessitava a modernizao da estrutura organizacional do futebol brasileiro, tendo como modelo as ligas europias de futebol.

2.2 A LEI ZICO

Membros fundadores: Atltico Mineiro (MG), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Grmio (RS), Internacional (RS), Palmeiras (SP), Santos (SP), So Paulo (SP), Vasco da Gama (RJ).

A Lei Zico (Lei n 8.672/93) tinha por objetivo modificar a organizao do futebol nacional, promovendo: O fim do passe, proporcionando autonomia os jogadores em forma de liberdade de contrato. A ruptura com o modelo intervencionista do Estado nos clubes e federaes. O surgimento do futebol-empresa Alteraes no sistema eleitoral da Confederao Brasileira de Futebol. Depois de muitas discusses e reaes dos dirigentes dos clubes e das federaes, o projeto foi aprovado com algumas mudanas. Entre elas a retirada do ponto que se falava o fim da Lei do passe e a obrigao de transformar clubes em empresas.

2.3 A LEI PEL

um projeto de lei, encaminhado por Edson Arantes do Nascimento Pel - em setembro de 1997, que pretendia restaurar o controle do estado sobre as entidades esportivas. Tinha tambm como pretenso a retiradas das protees que a legislao garantia aos clubes, Lei do passe, e aos atletas, 15% na transferncia e limite de trs anos na durao do contrato. Grandes clubes brasileiros se manifestaram com o fim da Lei do passe, alegando que o passe era uma forma de repor o investimento que o clube teve no processo de formao do atleta. Mas em defesa veio explicao de que o projeto de Lei colocaria o futebol brasileiro na modernidade. A Lei Pel (n 9.615/98) decretou a extino gradual do passe. De acordo com a lei, quando o contrato do jogador encerrado, ele pode se transferir para outro clube sem ter a necessidade de comunicar seu clube atual.

Caso ocorra a transferncia antes do contrato acabar, o jogador de futebol ter que pagar ao clube uma multa, referente 200 vezes seu salrio anual.

3. JOGADORES DE FUTEBOL BRASILEIRO, UM DOS NOSSOS MELHORES PRODUTOS PARA EXPORTAO.

O futebol referencia universal e tem um enorme impacto sobre a mdia, quebrando recordes e recordes do evento mais assistido do mundo a cada Copa realizada. Tal hegemonia faz com que promova uma circulao mundial de pessoas e dinheiro, onde o Brasil aparece como um dos principais protagonistas, pelo domnio que exerce no campo futebolstico, resultando na valorizao dos jogadores no mercado exterior e conseqentemente no fluxo migratrio constante. Ver jogadores deixando o Brasil quase todos os dias virou rotina j a partir da dcada de 90, em especial aps a abertura do mercado europeu. Mas o Brasil j exportava jogadores h muito mais tempo. A primeira leva de emigrao ocorreu na dcada de 30, logo aps a Copa do Mundo realizada no Uruguai, que teve como destino principal a Itlia, que se beneficiou da lei que permitia a importao de oriundi indivduos descendentes de italianos. Pases vizinhos, como a Argentina, tambm usufruram da exportao, onde o legendrio zagueiro Domingos da Guia atuou, em 1940, no Boca Juniors. Fausto, Jaguar e Fil, so grandes exemplos de exportao. No qual os dois primeiros se transferiram para Espanha e o outro, para Itlia. Tudo isso ocorrendo na dcada de 30. Anfilgino Guarisi, o Fil, no s se transferiu para Itlia, como aproveitou da ascendncia italiana para conseguir sua cidadania e participar da conquista da Copa de 1934, tornando-se o primeiro brasileiro campeo do mundo. Mas quem foi o primeiro brasileiro a jogar no exterior? Essa uma pergunta difcil de responder, pois no havia arquivos no inicio do sculo XX e as transferncias eram feitas informalmente. Porm o radialista Luiz Mendes

tem uma verso interessante ele diz, em sua opinio, que o primeiro brasileiro a jogar no exterior foi o paulista Charles Miller, o mesmo que trouxe o esporte para o pas. Com o fechamento do mercado italiano, onde a presena brasileira ocasionou crise no futebol local por estarem tomando o lugar de jogadores da regio cujos clubes eram de maior poder aquisitivo no mundo, ajudou a frear as transferncias. Mas, a maioria dos dolos brasileiros no se interessavam muito em deixar o pas, pois acarretava rancor nos dirigentes, no pblico e na mdia. E afetava tambm, as no convocaes para seleo brasileira. At em meados de 1980, jogar no Brasil no era um mau negcio, pois as desigualdades financeiras e estruturais em relao a equipes europias ainda no se mostravam to marcantes. Mas pouco se podia fazer com a fragilidade da economia brasileira e a evoluo comercial futebolstica no Velho Mundo, que teve como resultado uma injeo de recursos no esporte a partir dos anos 90. Qual o motivo de perdermos nossos craques para o exterior? A resposta simples: o dinheiro, estabilidade financeira. 76% dos jogadores que atuam no Brasil ganham apenas at dois salrios mnimos por ms; 21% ganham entre dois a vinte salrios; e somente 3% recebem acima de vinte salrios so os superconsagrados. O futebol tornou-se um comrcio lucrativo, tanto para o jogador quanto para o clube que possui o seu contrato. Grande parte dos clubes no pensa mais em ganhar campeonatos, o que eles querem que algum se destaque para poder ganhar dinheiro numa futura negociao. O futebol nada mais virou que uma vitrine espera de negcios. Futebol, hoje, puro negcio e os jogadores so as mercadorias. As principais mudanas do futebol brasileiro ocorreram devido globalizao, que comeou a influenciar o futebol na dcada de 90 com a Lei Bosman4.

Criada pela Unio Europia alterou a lei do passe. Em 1995, o atleta Jean-Marc Bosman entrou na justia contra sua equipe por no poder se transferir para outra. E a deciso favorvel ao atleta influiu na estrutura do futebol. Esta lei, juntamente com a Lei Pel, tirou o poder dos clubes sobre os jogadores e transferiu para os empresrios futebolsticos.

Estima-se que a exportao dos jogadores brasileiros rendeu ao Brasil mais de US$ 1 bilho desde 1993, ano que o Banco Central comeou a contabilizar os valores das transferncias. E sabe-se que tais transferncias rederam ao Brasil mais dlares do que vendas de algumas frutas tradicionais 5 e outros produtos que fazem parte da ramo da exportao. Para se ter idia, em 2005, o Banco Central verificou que o pas ganhou US$ 159,2 milhes com as negociaes dos atletas, enquanto a exportao de banana rendeu um pouco mais que US$ 33 milhes. Observem na tabela a seguir os nmeros de exportaes que ocorreram no pas naquele ano.

Tabela 1 Vendas de atletas x produtos (em milhes)

Exportaes Atletas Banana Mamo Melo Uva Equipamento mdico Pimenta em gro Ma Lagosta congelada Trigo em gros
Elaborao das autoras

2005 US$ 159,2 US$ 33,027 US$ 30,637 US$ 91,478 US$ 107,276 US$ 104,146 US$ 46,384 US$ 45,770 US$ 77,738 US$ 14,628

Fonte: Banco Central e Ministrio do Desenvolvimento

O Brasil um dos maiores exportadores de jogadores de futebol, calcula-se que entre 1992 e 2005, houve um aumento impressionante de 392%
5

Banana, mamo, melo e uva.

de atletas atuando no exterior. E cada ano que venha a ser passar, esse expressivo nmero s aumente.

Figura 1 Nmero de transferncias de jogadores brasileiros para o exterior.


10 00 80 0 60 0 40 0 20 0 0 19 19 19 19 19 19 19 19 19 20 20 20 20 20 20 91 92 93 94 95 96 97 98 99 00 01 02 03 04 05

Fonte elaborao das autoras

Observando a figura 1, pode-se notar um crescimento expressivo em 1992 comparado com o ano anterior. Neste perodo de um ano foi registrado um aumento de cerca de 50%. E no ano seguinte, 1993, revela-se mais ainda um aumento significativo, chegando a quase 60% nas transferncias. Aps tais crescimentos acentuados, a demanda de jogadores registrou uma queda considervel. Em 94, foi um momento que o futebol brasileiro estava passando por uma crise de valores, gerando escassez de grandes craques. Mas a veio a conquista da Copa do Mundo, ento se tornou inevitvel o retorno da credibilidade, voltando assim o crescimento de transferncias de jogadores brasileiros para o mercado futebolstico internacional. Com a perda da Copa de 98, o crescimento tornou algo duvidoso. Mas pases com menor tradio futebolstica comearam a adquirir as habilidades brasileiras, como o Japo, Eslovquia, Malsia, Vietn, entre outros.

Os perodos de 2003 a 2008, alm da continuidade da exportao para pases com pouca tradio, destacaram-se pases da Unio Europia, como Portugal, Itlia e Alemanha. Fatores determinantes para as sadas de jogadores brasileiros so imperceptivelmente pelos elevados salrios pagos pelos clubes estrangeiros e melhores condies de trabalho.

Tabela 2 Pases que mais importam jogadores brasileiros (2003 a 2008)

Pases Portugal Japo Itlia Alemanha Espanha Grcia


Elaborao das autoras Fonte: CBF

N de transferncias 989 261 229 228 176 142

Em 2007, a CBF registrou a exportao de jogadores superior a 1000 jogadores, crescendo ainda mais em 2008. Essas transferncias internacionais, no s ocorreram para campeonatos milionrios que lhes proporcionavam salrios nunca imaginados, ocorriam tambm para realidades totalmente diferentes. Por exemplo, Moambique, Angola e Haiti cujos IDH 6 so inferiores a mdia mundial. A tabela a seguir destaca a expressiva liderana do mercado europeu, seguido pelo mercado da sia e da Amrica do Sul.

Tabela 3 Relaes continentais de transferncias para o exterior


6

ndice de Desenvolvimento Humano. Mdia mundial: 0,624. IDH de Moambique: 0,284. IDH da Angola: 0,403. IDH do Haiti: 0,404. Dados retirados da PNUD do ranking de 2010.

Continente

200 3

200 4 14 30 41 103 219 417 01 32

200 4 09 23 35 98 201 403 03 32

200 6 21 20 25 81 195 460 04 45

200 7 16 24 23 74 268 625 10 45

200 8 14 34 34 106 220 706 10 52

TOTAL

frica Amrica Central Amrica do Norte Amrica do Sul sia Europa Oceania

12 27 30 130 193 430 03 33

89 158 188 592 1296 3041 31 239

Transcontinentais7

Elaborao das autoras Fonte: CBF

Se na dcada de 80, os clubes exportadores de atletas eram os mais tradicionais como Flamengo, Vasco, So Paulo, Cruzeiro, entre outros, atualmente alguns clubes pequenos antigos e clubes novos que surgiram no formato de empresa se destacam no mercado internacional. Como por exemplo, o Grmio Esportivo Anpolis S/A, do estado de Gois, que em 2007 mandou 17 atletas para o exterior, superando o Cruzeiro-MG (15 atletas), o Internacional-RS (15 atletas), Palmeiras (13 atletas), Corinthians (13 atletas) e o So Paulo (12 atletas) do estado de So Paulo. Outros clubes pequenos que se destacaram foi o Sport Club Corinthians Alagoano de Alagoas, a Sociedade Esportiva Matsubara no Paran e o Villa Rio Esporte Clube no Rio de Janeiro, exportando, respectivamente, 13, 12 e 11 atletas. Com tantos fatores que influenciam as transferncias - como a administrao amadora e patrimonial dos clubes; a extino do passe pela Lei
7

Uma nao transcontinental um Estado nacional que pertence a mais de um continente. As definies usadas podem variar de acordo com o critrio utilizado: geogrfico, poltico, econmico ou cultural.

Pel; a ao de empresrios e do Agente da FIFA o negcio do futebol passou a ter impacto significativo sobre o valor das exportaes brasileiras, conseqentemente, sobre a economia. A tabela 4 mostra um registro de receitas no valor de US$ 9,3 milhes em 1993. Desde ento, as receitas cresceram significativamente, oscilando com algumas quedas, mas chegando a registrar US$ 235,1 milhes no balano de servios da economia brasileira.

Tabela 4 Exportao de atletas (receita)

Ano

Valores (US$)

1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008
Elaborada pelas autoras

9,3 milhes 14,2 milhes 14,5 milhes 38,1 milhes 109,8 milhes 81,8 milhes 93,6 milhes 129,8 milhes 126,9 milhes 66,6 milhes 72,8 milhes 102,1 milhes 159,2 milhes 131 milhes 219,4 milhes 235,1 milhes

Fonte: Banco Central do Brasil

Pode-se notar que o jogador brasileiro tem sido cada vez mais valorizado devido que a receita apresenta uma tendncia positiva. Mostrando que o pas arrecada valores significativos com as transferncias, superando muitos produtos de pauta da exportao brasileira. Com isso, pode-se observar que os beneficiados no so s os atletas, mas tambm os clubes e a economia nacional. Pois no perodo de 1993 at 2008, as transferncias de jogadores movimentaram cerca de 1,6 bilhes de dlares, sendo assim uma atividade econmica lucrativa para o pas. Em contrapartida, existem muitos jogadores brasileiros que retornam ao Brasil, seja para finalizar sua carreira profissional ou por outros motivos no se adaptarem, outras propostas financeiras, novos mercados. A tabela a seguir mostra a diferena entre a sada e o retorno dos jogadores brasileiros.

Tabela 4 Diferena entre sada e retorno de jogadores brasileiros

2005 Sada Retorno Saldo

2006 804 491 313

2007 851 311 540

2008 1085 489 596

2009 1176 659 517 1017 707 310

Elaborada pelas autoras Fonte: CBF

Recentemente, pode-se destacar o retorno do fenmeno Ronaldo ao Brasil, onde ele chamou a ateno do mundo logo aos 17 anos. Sendo artilheiro do campeonato mineiro com 21 gols em 1994. Com uma incrvel marca de 57 gols em 59 partidas, deixou o cruzeiro um pouco antes de ser convocado para seleo brasileira da Copa de 94. Foi contratado pelo PSV para ser substituto de Romrio. O time holands desembolsou US$ 6 milhes para contrat-lo. Em 1996 foi para o Barcelona, onde se tornou o Fenmeno. E a partir de ento veio todo seu reconhecimento, que dura at os dias atuais. Na ltima vez que Ronaldo foi comprado, o Milan pagou cerca de R$ 20 milhes para tir-lo do Real Madrid. Ronaldo, que atualmente joga no Corinthians, ganha um salrio de R$ 400 mil mensais, e ainda ganha 80% do valor que o time conseguir com patrocinadores. Segundo Rosenberg, o diretor de marketing do clube, se o atacante for embora e o patrocinador tambm desejar sair por no poder mais utilizar a imagem do craque, a empresa tambm ser obrigada a pagar uma multa.

4. CONCLUSO O artigo abordou o surgimento, as fases e as mais importantes modificaes legislativas pelas quais o futebol brasileiro passou ao longo dos anos, toda sua influencia scio cultural, e principalmente econmica. Com nfase nas exportaes de jogadores e o que isso muda nas suas carreiras, aos respectivos clubes importadores e exportadores, e o que representa em um todo na receita dos clubes, e na economia nacional, j que aparece como maior produto de exportao nos ltimos anos. Conclumos tambm que ao longo da historia futebolstica h uma tendncia de que nossos craques hoje em dia do preferncia ao exterior por simplesmente obterem maior reconhecimento, salrio e maior estabilidade. Por outro lado essa tendncia aumentou porque o Brasil foi cada vez mais se

firmando como pas do futebol, por causa de todas suas conquista, onde encontramos uma ambigidade de pensamentos. Nossas principais constataes foram de que: enfatizou a exportao no Brasil aps a dcada de 70, conquistas das copas tornaram-se fator decisivo para o aumento ou diminuio das exportaes. Maiores partes das transaes so para grandes clubes europeus que compram por um valor baixo e os revendem por valores bem mais altos, alguns clubes compram jogadores que ainda no so profissionalizados, muitos jogadores retornam a clubes nacionais, seja para encerrar a carreira ou at mesmo porque no se adaptaram nos clubes estrangeiros.

REFERNCIAS JOCOBS, Claudia Silva; DUARTE Fernando. Futebol Exportao. Editora: Senac Rio. RIAL, Carmen. Rodar: a circulao dos jogadores de futebol brasileiros no exterior. Revista Horizontes Antropolgicos, vol. 14, n.30, pp. 21-65, 2009.

PINTO, Rafael Faco. Antes futebol, hoje comrcio. Disponvel em: <http://www.universidadedofutebol.com.br/Jornal/Noticias/Detalhe.aspx? id=11022>. Acesso em: 26 ago. 2010. FAVERO, Paulo. Exportao de jogador de futebol j rende mais ao pas que as bananas ou cacau. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas10/1805201026n.htm>. Acesso em: 26 ago. 2010. MAIA, Mnica. Exportao de jogadores brasileiros motiva Ps-Doutorado na Esccia. Disponvel em: <http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml? obj_id=3689>. Acesso em: 26 ago. 2010. ANTUNES, Fernando. Futebol exportao: do Brasil para Holanda. Disponvel em: < http://kigol.com.br/blog/view/post/futebol-exportacao-do-brasilpara-holanda>. Acesso em 26 ago. 2010. FAVERO, Paulo. Futebol Exportao. Disponvel em: < http://www.efdeportes.com/efd85/brasil.htm>. Acesso em: 26 ago. 2010. SILVA, Felipe. Jogador brasileiro: produto tipo exportao. Disponvel em: < http://ondeacorujadorme.blogspot.com/2007/01/jogador-brasileiro-produtotipo.html>. Acesso em 26 ago. 2010. FAVARO, Thomaz. Craque de exportao Desconhecidos no Brasil, jogadores vendidos em incio de carreira fazem sucesso no exterior. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/180707/p_076.shtml>. Acesso em 27 ago. 2010.

You might also like