You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE TIRADENTES REA DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE HISTRIA DISCIPLINA: BRASIL IMPERIAL PROF.: MSC.

PEDRO ABELARDO ALUNO: JORGE LAERTE PINTO DOS SANTOS

RESUMOS DOS TEXTOS

Aspectos da formao do Estado brasileiro


A CORTE NO EXLIO

O fato que precipitou a formao do Estado brasileiro foi a guerra estabelecida na Europa sob o comando de Napoleo. Em um extremo da luta estava a Frana, com seu avano sobre o continente, e no outro a Inglaterra, a grande potncia da poca. Oprimido entre ambas estava Portugal que ora se mostrava a favor de uma, ora da outra e o resultado dessa imparcialidade culminou na vinda da corte portuguesa para sua principal colnia, o Brasil. Com a instalao da realeza em terras tupiniquins era necessrio elevar a condio da colnia, e para isso foi preciso erguer um Estado imagem e semelhana do Estado portugus juntando a nobreza migrada com a elite local, medidas estas que viriam a desencadear o processo de independncia.

H quem afirme que retirada da corte portuguesa foi um ato de covardia, porm h quem assegure que foi um ato sbio. Essa ou aquela, o fato que com o rei vieram ao Brasil os importantes da corte e toda a mquina administrativa, garantido a legitimidade do reino de Portugal e a coroa sobre a cabea do reis. Outras dvidas cercam o carter de D. Joo e levantam questes se a empresa da sada da corte partiu dele ou foi influenciada por agentes externos. Covarde ou herico, fujo ou poltico o que importa so os fatos e seus desdobramentos. A multido de 15 mil pessoas que vieram de Portugal transformou radicalmente a vida na colnia, pois era necessrio instalar a nobreza e para isso nada melhor do que as casas e comodidades dos brasileiros. O prncipe usou o melhor artifcio para conquistar a amizade dos colonos, a distribuio de ttulos de honra, D. Joo utilizou fartamente esse dispositivo e atravs do poder real concedeu honras e privilgios por meios de graas e mercs. D. Joo criou a nobreza

brasileira erguendo em si a figura e a autoridade de um pater famlias e conseguiu, ainda que com os poucos recursos que tinha sua disposio, viver e morrer como rei, enquanto a maioria das cabeas coroadas da Europa sucumbiu sob Napoleo.

A monarquia lusa tinha o carter que qualquer outra monarquia absolutista possua. Os prncipes eram tidos como seres iluminados e legitimado pelo poder divino sendo responsveis por preservar os pilares que garantiam a integridade e a independncia do reino. Com a larga distribuio de mercs as ordenaes, antes to restritas, proporcionaram a criao de uma nova caracterstica da monarquia lusa, a liberalidade. D. Joo criou, em oito anos, mais condes, viscondes, bares e marqueses do que o que foi criado no reino de Portugal desde sua independncia at o fim do terceiro quartel do sculo XVIII. A nobreza portuguesa era muito diferente da elite brasileira, a primeira era composta de nobres decadentes e burgueses recentemente ascendidos ao poder j a segunda era composta por uma aristocracia rural e negociantes de grosso trato. E foram os homens de grosso trato o suporte da coroa portuguesa no Brasil e que no ficaram de fora da estruturao do Estado brasileiro, recebendo seu quinho em ttulos e cargos, conforme seu prestgio e seu lugar em relao ao prncipe.

A formao do Estado brasileiro se deu, principalmente, com a elite econmica fluminense subsidiando monetariamente a instalao da corte, recebendo com isso ttulos de nobreza, e com o deslocamento do eixo do poder, de Portugal para o Brasil, com a presena do rei fez despertar sentimentos de emancipao na populao local. A elevao a reino unido a Portugal e Algarves, a abertura dos portos, o enraizamento daqueles que vieram junto com a corte, o retorno do rei a Portugal, o fortalecimento dos princpios liberais tudo isso contribuiu para a formao do estado Brasileiro.

MALERBA, Jurandir. A corte no exlio: civilizao e poder no Brasil s vsperas da independncia (1808 - 1821), So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

INDEPEDNCIA E INDEPENDNCIAS

O processo de independncia do Brasil foi desencadeado pela vinda da famlia real portuguesa e sua corte para a sua colnia na Amrica. As transformaes na

sociedade e no sistema colonial foram enormes. Foi preciso, para pagar o apoio ingls, abrir os portos do Brasil para seus produtos dando-lhes, ainda, benefcios alfandegrios que dariam fim ao pacto colonial. O que foi de extremo prejuzo para a metrpole, foi de efeito contrrio para a economia do Brasil e por essas razes, se costuma afirmar que nossa independncia teria ocorrido em 1808 e que 1822 teria representado apenas sua consolidao. A Revoluo do Porto forou o retorno do rei para Portugal que, por sua vez, deixou D. Pedro I como prncipe regente do Brasil junto com pessoas de segmentos importantes que vieram com ele de Lisboa.

Em 21 de setembro de 1821 a metrpole exigia o retorno do prncipe a Portugal, para evitar que o Rio de Janeiro voltasse condio de sede do Imprio depois que D. Joo VI morresse. D. Pedro I nega-se a retornar e faz pblica sua vontade de permanecer no Brasil em 9 de janeiro de 1822. Como retaliao a metrpole portuguesa rebaixa o Rio de Janeiro s mesmas condies das demais provncias desencadeando a ira do regente, que ordena a expulso das tropas portuguesas e no dia 7 de setembro de 1822 rompe definitivamente com Portugal. Contudo, nem s do herosmo de D. Pedro I viveu o processo de independncia, existe outro aspecto que deve ser considerado, ele conviveu com outros projetos alternativos e alguns desses projetos foram a Inconfidncia Mineira e a Revoluo Pernambucana. Esses projetos alternativos aconteceram no seio das elites regionais que no resolviam sobre qual projeto deveriam seguir, se o de D. Pedro I e da elite carioca ou, se entregar ao carter liberal da Revoluo do Porto que por ter a participao de representantes coloniais que ofereciam medidas de controle s elites regionais superando dessa maneira a antiga condio colonial. Portanto, era grande a possibilidade da adeso dessas elites ao governo portugus se, no houvesse aparecido Jos Bonifcio com seu movimento constitucionalista brasileiro. Mas, o comportamento de D. Pedro I fez com que surgissem discordncias entre as elites regionais, pois dizia: a constituio deve ser digna do meu poder. O veneno absolutista ainda corria nas veias do Imperador, tanto que um ano aps convocar a assemblia ele a dissolveu e outorgou outra constituio que lha dava poderes parecidos com os dos reis absolutistas. Alm dos desmandos de D. Pedro I as divises entre as tropas fiis corte portuguesa e as fiis elite carioca acabaram acarretando em seguidas guerras dentro das provncias.

Descontentes com a poltica do imperador as elites provinciais voltam seus olhos para os ideais liberais buscando a independncia local e a proclamao da repblica. Ocorreram movimentos como a Confederao do Equador que contou com o apoio de fazendeiros, homens simples e, at religiosos. Movimentos desse tipo foraram D. Pedro I a recuar e convocar a primeira assemblia legislativa em 1826 afastando assim o fantasma do federalismo. Entre 1825 e 1828, enfrenta o imperador outro movimento separatista na provncia da Cisplatina, e perde, dando origem ao Uruguai. Os gastos dessa guerra abrem um rombo nos cofres pblicos, sendo uma das causas da falncia do Banco do Brasil. Assim, aumentava a impopularidade do imperador e o conflito entre as diversas camadas sociais. No incio da dcada de 1830, o clima era de guerra civil enquanto isso, em Portugal, D. Miguel arquitetava um golpe de Estado obrigando D. Pedro I a renunciar o trono brasileiro em favor de seu filho D. Pedro II.

O infante no tinha idade suficiente para assumir a coroa, dessa forma o governo brasileiro foi entregue s regncias, primeiro regncia trina e em seguida na forma de um nico regente. Esse modo de governar transferiu o poder para as elites regionais, que buscavam o benefcio prprio e no o do Estado, essa descentralizao causou o aumento das correntes separatistas. Ocorreu a Sabinada, a Balaiada, a Farroupilha e at foram descobertos planos de uma espcie de jihad, a guerra santa islmica, que seria praticada na Bahia e nesse contexto o risco de os pobres e escravos assumirem o controle do poder, reproduzindo em grande escala o ocorrido no Haiti em fins do sculo XVIII, que se articula entre 1837 e 1840 o retorno dos mecanismos centralizadores do Primeiro Imprio. Sendo assim, foi com o grito do Ipiranga e com os gritos de revolta da populao, elitista ou no, que aconteceu a Independncia e as Independncias do Brasil.

DEL PRIORE, Mary; VENNCIO, Renato P. Independncia e independncias. IN: O Livro de ouro da Histria do Brasil, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

DA MONARQUIA REPBLICA

Apesar de terem sido influenciados pelos princpios liberais os movimentos que determinaram a independncia e, posteriormente, a proclamao da repblica do Brasil no possuam as mesmas caractersticas dos movimentos europeus. O Brasil no

possua uma burguesia, dessa forma seus ideais liberais eram regidos pela mentalidade de sua aristocracia rural e de uma elite revolucionria. O grande entrave do liberalismo no Brasil era a escravido. O medo de uma revolta dos negros impedia que os princpios de igualdade de direitos fossem aplicados, at mesmo dentro dos movimentos, como a Conjurao Baiana havia a preocupao de uma insurreio dos escravos que reproduzisse no Brasil o ocorrido no Haiti. Outro fator que diferenciou o liberalismo no Brasil do europeu foi a participao da igreja, era freqente a atuao de padres insatisfeitos com a submisso da igreja coroa nesses movimentos, um grande exemplo foi o Frei Caneca.

Como a maioria dos movimentos revolucionrios de independncia tinha a caracterstica de serem regionais, tornavam muito difcil a implantao da idia de unidade nacional e de nacionalismo no Brasil. As relaes entre os branquinhos do Reino e os mestios era caracterizada por um antiportuguesismo e por

hostilidades entre os grupos. A populao nativa e mestia enxergava nesses movimentos a possibilidade de conseguirem derrubar os bloqueios que existiam e os afastavam de cargos, das universidades e do clero, ou seja, enquanto na Europa a liberalismo era uma luta da burguesia contra a monarquia absolutista, no Brasil, a grande massa de escravos e mestios encarava a Independncia e sua liberalidade como uma luta contra os brancos e seus privilgios.

As bases sociais das revolues eram das mais diversificadas, entre os inconfidentes, por exemplo, estavam desde grandes proprietrios e altos funcionrios at os que ocupavam funes menores, como Tiradentes, e alguns escravos e mulatos livres. Na Revoluo Pernambucana o processo foi liderado pela elite local, porm quando a revolta foi contida negaram a sua participao. Para a elite dominante a independncia representava o rompimento com a metrpole e manuteno de seus privilgios, enquanto a classe menos favorecida sonhava com o rompimento das barreiras sociais, ento na prtica no se pretendia reformar a estrutura social e econmica, somente liquidar os laos coloniais.

Se no fosse a transferncia da Corte portuguesa para o Brasil o processo desencadeado pelas revolues liberais tardaria a surtir efeito. O rompimento do monoplio colonial e a abertura dos portos foram os golpes mais duros aplicados na

metrpole. O portugus metropolitano descontente, com a situao que se encontrava, apontava como a causa da crise que atravessava o fato da famlia real continuar instalada no Brasil e atravs da Revoluo do Porto exigiu a promulgao de uma constituio aos moldes da espanhola e o retorno imediato do rei e da corte. Ningum se entendia, por um lado os portugueses condenavam a extino do pacto colonial por julgarem ser prejudicial economia luso-brasileira, por outro o nativo do Brasil se mostrava a favor da manuteno do fim desse acordo enaltecendo as vantagens do livre comrcio e o fim dos limites impostos pela metrpole, como resultado aumentavam os conflitos entre os branquinhos do reino e os mestios e acentuavam-se os ideais de independncia.

As Cortes portuguesas fizeram prevalecer suas medidas de interveno no Brasil, retirando das terras brasileiras todos os rgos administrativos instalados por D. Joo VI. Os brasileiros encararam como uma declarao de guerra as decises da Corte. O nmero de adeptos independncia crescia cada vez mais, mas o receio de instalar no Brasil uma forma de governo popular e da ocorrncia de uma revolta de escravos afastava ainda mais a possibilidade de instituio de uma repblica democrtica. A soluo para conseguir dar autonomia ao Brasil e manter a estrutura social e econmica, da forma que estava, foi realizar a independncia do Brasil pelas mos de D. Pedro I que tinha sido deixado como prncipe regente.

Antes de proclamar a independncia, definitiva do Brasil, a idia de manter as duas coroas unidas por uma monarquia dual era fortemente defendida pelos deputados brasileiros junto a Corte portuguesa. Quando essa mesma corte ordenou o retorno de D. Pedro I a Portugal, este em 9 de janeiro de 1822, o dia do fico, no obedeceu. Mais tarde, D. Pedro I, convocou uma assemblia constituinte, mas no era ainda uma proclamao formal da independncia, no entanto representava uma grande afronta Corte de Portugal. Nesse contexto, Jos Bonifcio, o articulador do projeto da independncia, buscava o apoio das potncias europias para consolidar o Brasil como independente de Portugal.

Sabendo desses fatos a Corte, nos ultimo dias de agosto de 1822, aplicaram medidas intervencionistas que implicaram na reduo dos poderes do prncipe, na reduo do Rio de Janeiro mesma condio das demais provncias e no envio de

tropas ao Brasil. O Andrada escreveu ao prncipe: o dardo est lanado e de Portugal no temos a esperar seno a escravido e horrores. Venha V. A. quanto antes e decidase porque irresolues e medida dgua morna vista desse contrrio que no nos poupa para nada servem e um momento perdido uma desgraa. Tomando conhecimento das notcias, D. Pedro I, proclamou oficialmente em 7 de setembro, s margens do rio Ipiranga, a Independncia do Brasil.

Um grupo especfico o responsvel pela independncia do Brasil: a elite. Todos os nomes, alm dos dois j citados, que mereceram destaque e ficaram com o governo da nao eram oriundos da poderosa elite brasileira formada por fazendeiros, comerciantes e pessoas que ocupavam altos cargos na administrao e no governo. Foram eles que sustentaram o projeto de independncia de D. Pedro I e Jos Bonifcio, angariando para si mais privilgios e a garantia de manter a estrutura social e econmica sob seu controle. Fato que, diferente dos outros Estados independentes da America e da Revoluo Francesa, a independncia do Brasil no foi feita com a participao das camadas populares, mas de cima para baixo pela classe dominante.

COSTA, Emlia Viotti da. Da Monarquia Repblica: momentos decisivos, 9 ed, So Paulo: Editora UNESP, 2010.

CONSTRUO DA NAO E ESCRAVIDO NO PENSAMENTO DE JOS BONIFCIO

Jos Bonifcio mereceu grande destaque no processo de independncia do Brasil. Contudo, para realizar o projeto que eliminaria o vnculo colonial com Portugal, foi preciso que ele adequasse seus ideais situao socioeconmica vigente no Brasil do sculo XIX. Nesse texto trataremos da influncia do ndio e da escravido para a formao do Estado brasileiro e consolidao do territrio nacional, segundo o pensamento andradino.

O sentimento nacionalista coincidiu com a emergncia do romantismo e a populao indgena serviu como imagem para a formao de uma conscincia nacional. Essa corrente romancista tornava o ndio o smbolo nacional, mas para J.B era preciso torn-lo civilizado. O ndio selvagem representava um obstculo para a consolidao

do territrio brasileiro e havia um grande debate sobre a forma de tratar a questo do indgena. Para os colonos a soluo mais eficaz era o extermnio, j para os estadistas, como Bonifcio, civiliz-los e integr-los sociedade como mo-de-obra era a alternativa mais sensata.

Os modos de catequizao jesutas eram vistos como os mais adequados para civilizar o ndio, no entanto, o objetivo desse era despertar o conceito de propriedade privada no indgena tornando-o sedentrio. Dessa forma, seria possvel consolidar o territrio brasileiro e inserir o ndio na sociedade como mo-de-obra e consumidor. Em 1823 Bonifcio elaborou sua Representao sobre a escravatura onde tentava inserir nas discusses da Assemblia Constituinte a necessidade de cessar a escravatura, mas naquele momento os princpios liberais do texto chocavam-se com o modo de produo da aristocracia escravocrata. O nacionalismo andradino esbarrava na escravido.

Na sua tentativa de convencer os donos de escravos, o Andrada, valeu-se de argumentos morais, religiosos, econmicos e nacionalistas. Para ele a escravizao do negro representava um pecado contra a humanidade, sustentado por aqueles que tentavam compatibilizar cristianismo e escravido. Fundar um estado liberal e manter a escravido tinha um carter antagnico e o primeiro passo era acabar com o trfico negreiro.

Havia o temor de que no Brasil acontecesse o mesmo que em So Domingos e o fim do trfico representaria interromper o fluxo de escravos reduzindo o risco de uma revolta dos negros cativos e libertos. Alm disso, a escravido impedia o surgimento de uma populao homognea, fsica e civilmente, e a formao de um exrcito nacional. Sem essas duas instituies a manuteno do territrio nacional estava ameaada.

Outro grande fato que ameaava a consolidao do Estado brasileiro era que, mantendo a escravido, o Brasil corria o risco de no ter sua independncia reconhecida pelas outras naes independentes. A maior presso para o fim da escravido vinha da Inglaterra. O acar ingls, produzido por homens livres, era mais caro que o brasileiro, produzido por escravos, enfrentando uma concorrncia desleal. A tarefa de Jos

Bonifcio era convencer os donos de escravos de que era necessrio por um fim ao trfico e ao mesmo tempo provar aos ingleses que o Brasil caminhava rumo abolio.

Para o Andrada a escravido ainda dificultava o desenvolvimento da indstria, afinal com o trabalho escravo no havia possibilidade ou interesse de aprimorar as tcnicas de cultivo e produo. A escravido alimentava a indolncia do brasileiro. Outra questo era que a escravido estava diretamente ligada ao latifndio que limitava a ocupao de outras reas do pas, dificultando a consolidao do territrio brasileiro.

Conclui-se que antes de se preocupar com ndios e escravos, Jos Bonifcio, estava mais interessado em garantir a independncia e a integridade do territrio. Na lgica Andradina acabar imediatamente com a escravido era invivel, por isso sugeriu que processo gradativo. Torno a dizer, porm que eu no desejo ver abolida de repente a escravido; tal acontecimento traria consigo grandes males, disse. Os negros livres e ndios continuariam fora da poltica e integrados sociedade apenas como mo-de-obra e consumidores. No tabuleiro emancipacionista de Bonifcio, o ndio e o negro livre at passariam a ser vistos como homens, mas no como cidados.

SILVA, Ana R. C. A fase nacional. IN: Construo da nao e escravido no pensamento de Jos Bonifcio, 1783-1823. Campinas: Editora UNICAMP, 1999.

O FIADOR DOS BRASILEIROS: CIDADANIA, ESCRAVIDO E DIREITO

Aps a independncia do Brasil surgiu, entre outras, a questo da necessidade de criar uma Guarda Nacional. Uma unidade militar que trataria das questes internas e externas que ameaassem a ordem e a integridade nacional. No entanto, junto com essa questo outra acabaria ganhando destaque nas discusses da Assemblia Legislativa: Quem eram os cidados brasileiros?

O deputado baiano Antonio Pereira Rebouas que defendia a formao da Guarda Nacional viu seus argumentos esbarrarem no impedimento de nomear oficiais para a Guarda aqueles que no fossem reconhecidos como eleitores. "Eleitores eram aqueles cidados que brasileiros maiores de vinte e cinco anos, que tendo renda lquida anual superior a duzentos mil ris em bens de raiz, indstria, comrcio ou emprego, no

fossem criados de servir, nem primeiros caixeiros das casas de comrcio, nem criados da Casa Imperial, nem administradores de fazendas rurais e fbricas, nem filhos famlias que estivessem na companhia de seus pais, nem religiosos enclausurados, criminosos ou libertos. O tratamento dado a esses ultimos era o que mais decepcionada o deputado Rebouas. era injusta, incendiria, impoltica, e

Para

Rebouas

emenda

inconstitucional. Era injusta porque os libertos lutaram na guerra de independncia como todos os outros, era incendiria, pois incitava a revolta ao negar direitos de cidadania a um segmento social que j o possua, impoltica quando negava o status antes j conquistado e inconstitucional porque a constituio somente excetuou os cidados brasileiros que nasceram ingnuos de serem eleitor.

Grande era o medo de armar libertos e escravos temendo que essas classes promovessem uma revolta. Por isso a elegibilidade de cidado era tratada como questo de segurana pblica, para uns, e de qualificar a cidadania, para outros. Na ocasio era difcil imaginar quais seriam as aes de escravos e libertos, porm em um sistema de governo liberal parecia impensvel tornar a situao deles pior do que estavam em um regime desptico.

Outro ponto era que havia habitantes no Brasil que, por no serem parte da sociedade, no eram considerados cidados e ainda, aqueles que no podiam ser, pois eram propriedade de algum. A dualidade no tratamento dos direitos do escravo girava em torno de dois eixos, no primeiro eles tinham o direito equivalente ao de qualquer propriedade, ou seja, nenhum direito civil, mas no segundo eram submetidos s mesmas penas pelos crimes que cometessem como qualquer outro cidado.

Dentro da Assemblia Constituinte a discusso sobre a extenso da cidadania aos libertos estabelecia um claro limite. Aos libertos seriam dados direitos civis, mas negando-lhes os direitos polticos. Essa prtica era comum inclusive nos pases modelos, na Frana, o bero do liberalismo, mulheres e negros no exerciam direito de voto apenas os franceses brancos maiores de trinta anos, com domiclio e que pagassem 300 francos por ms de impostos diretos, na Inglaterra somente poderia votar quem

possusse renda ou propriedade e nos Estados Unidos excluam-se negros, mulheres, menores e despossudos.

No sculo XIX, apesar da luta dos que defendiam a extenso da cidadania a todos ou a maioria, alguns brasileiros sofriam com as restries impostas ao acesso aos seus direitos de cidados. Ser cidado era uma distino almejada, mesmo que ela no trouxesse consigo direitos polticos, e que, na prtica, ela no significasse a garantia de direitos bsico.

GRINBERG, Keila. A qualidade do cidado brasileiro. IN: O fiador dos brasileiros: cidadania, escravido e direito... Rio de Janeiro: C. Brasileira, 2002.

NAO E CIVILIZAO NOS TRPICOS: O INSTITUTO HISTRICO E GEOGRFICO E O PROJETO DE UMA HISTRIA NACIONAL

A consolidao do Estado Nacional foi desde a independncia uma das prioridades da Monarquia do Brasil por isso, em 1838, foi criado o instrumento que ajudaria a definir a Nao brasileira atravs da produo historiogrfica. O IHGB, Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, nasceu dentro da SAIN, Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional, com a proposta de dar conta de uma gnese da Nao brasileira, inserindo-a, contudo, numa tradio de civilizao e progresso, idias to caras ao iluminismo.

Diferente da Europa onde a produo historiogrfica era feita dentro das universidades por aqueles que se especializavam nas reas da histria, no Brasil o espao da historiografia era o de uma academia de elitistas escolhidos a partir de relaes sociais, os quais eram, responsveis por produzir a histria do Brasil e seus heris. O desenvolvimento do trabalho do IHGB girava em torno de duas diretrizes: a coleta e publicao de documentos importantes para a histria do Brasil e o ensino pblico, de estudos de natureza histrica.

Ficou claro que, alm de produzir a historiografia do Brasil, o IHGB buscaria contribuir para a consolidao da Nao quando, em 1 de dezembro de 1838, ele foi colocado sob a proteo do imperador D. Pedro II. Ainda que o instituto no fosse

encarado como uma instituio oficial por seus membros, a contradio surgia quando esses mesmos desempenhavam funes no Estado. O Estado era decisivo para a sustentao do instituto e este, por sua vez, seria fundamental aos interesses do Estado. Escrever a histria brasileira enquanto palco de um Estado iluminado, esclarecido e civilizador, eis o empenho para o qual se concentram os esforos do Instituto Histrico.

A relao do IHGB com o Estado ficou mais estreita quando os novos estatutos definiram o imperador como seu protetor, funo antes desempenhada pelo SAIN. Alm da coleta de documentos o imperador passou a incentivar a produo histrica, pois o conhecimento histrico legitimaria e garantiria as decises polticas. A Revista do IHGB abriu espao para as biografias que serviriam como exemplos para as futuras geraes contribuindo desta forma, tambm, para a construo da galeria de heris nacionais.

A partir da sua sede no Rio de Janeiro outras instituies seriam criadas nas demais provncias para concentrarem os conhecimentos sobre o Brasil e enviarem todos os documentos publicados capital do imprio. A ligao poltica entre o IHGB e o Estado era muito clara. O imperador financiava expedies pelo interior do Brasil com a funo de coletar dados que pudessem ser usados para escrever a histria da nao, principalmente material que fornecesse informaes sobre os indgenas. Contudo, outra funo era desempenhada por essas expedies a de identificar o Brasil integrando novas reas para a agricultura, descobrindo riquezas minerais, reconhecendo as fronteiras, ou seja, promovendo a interiorizao da civilizao. Entretanto, a produo de um saber sobre o Brasil era mais importante do que fatos de natureza poltica.

A revista trimestral do instituto foi de fundamental importncia para as ambies da instituio, pois alm do registro das atividades do IHGB e de divulgar cerimnias e atos comemorativos, ela abriu espao para a publicao de fontes primrias como artigos, biografias e resenhas de obras. Os trs temas de maior abordagem no peridico do instituto eram: a problemtica do indgena, as expedies e viagens cientficas e o debate da histria regional. O ndio ocupava o maior destaque na revista, pois buscava-

se nele um smbolo que representasse a nacionalidade brasileira a fim de propagar nas demais provncias um forte conceito de nao.

A viabilidade de a nacionalidade brasileira ser representada pelo indgena era um tema de forte discusso no IHGB. As ameaas soberania do Estado estavam identificadas pelos outros (ndios e negros) e pelas repblicas vizinhas. Nesse contexto a soluo para os problemas estava exatamente em um deles, o ndio. Dessa forma era funo do Estado civilizar o ndio j que assegurar o controle sobre as populaes indgenas fronteirias significava garantir o poder do Estado Nacional sobre esse espao. Outro tema discutido era a questo do trabalho no Brasil, nas discusses culpava-se a escravido como responsvel pelo atraso na civilizao e apontava como soluo para esse problema, mais uma vez, o ndio que, depois de civilizado, poderia substituir a mo de obra escrava. Em relao s expedies, como j foi dito, por atender tanto aos interesses histricos quanto polticos mereciam destaque nas publicaes da revista.

O grande interesse na histria regional estava atrelado ao problema das fronteiras, pois apesar de definir todas as regies como igualmente importantes, as publicaes enfatizavam regies como a colnia de Sacramento, a fronteira com a Guiana Francesa e a fronteira do Mato Grosso devido necessidade de integr-las ao poder Nacional de forma mais contundente.

Percebe-se que o IHGB foi um instrumento de fundamental importncia para a construo de um projeto nacional, suas publicaes serviam tanto para o registro da histria do Brasil, quanto para fomentar o crescimento do nacionalismo. Mas, o mais importante perceber que a nossa histria foi produzida pela mesma elite que hoje mantm uma educao pblica de m qualidade, e a fica fcil de identificar o porqu de no ensino bsico e fundamental se ensinar uma histria que ou esconde ou no revela a totalidade dos fatos nos dando heris como um Duque de Caxias que quase acabou com a populao do Paraguai, ou um D. Pedro I que de defensor perptuo do Brasil s tinha o nome. preciso incentivar o trabalho dos novos historiadores e promover uma reforma na historiografia brasileira.

GUIMARES, Manoel Luiz Salgado. Nao e civilizao nos trpicos: o Instituto

Histrico e Geogrfico e o projeto de uma histria nacional. Estudos Histricos, n 1, 1988.

You might also like