You are on page 1of 54

http://www.tagnet.org/autores/monografas/mono.

htm

Seminrio Adventista Latino-americano de Teologia Instituto Adventista de Ensino do Nordeste

ROUBO LITERRIO OU RECURSO DA INSPIRAO?

Uma Monografia Apresentada em Cumprimento Parcial s Exigncias de classe da Disciplina Doutrina de Orientao Proftica

Por: Francisco Luis Gomes Pedro Antonio da Paz Neto Vamberto Marinho de A. Junior Novembro de 2001

SUMRIO

INTRODUO ............................................................................................................ 3 Captulo I. CONSIDERAES AO PLGIO ............................................................................ 5 Possveis Plgios ........................................................................................................ 5 Literatura Secular ..................................................................................................... 10 Ellen White e o Plgio ............................................................................................. 11 Aspecto Legal do Plgio .......................................................................................... 13 II. ANALISE DAS ACUSAES ............................................................................. 20 Dudbey M. Canright ................................................................................................ 20 Walter Rea ............................................................................................................... 24 Historicidade das Acusaes.................................................................................... 25 III. REVELAO E INSPIRAO .......................................................................... 36 Crise nos Conceitos.................................................................................................. 36 Revelao e Inspirao............................................................................................. 40 Adventistas e Problemas com Inspirao ................................................................ 42 Por que Ellen White Usou Fontes ? ......................................................................... 44 CONCLUSO.............................................................................................................49 BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................51

INTRODUO

Entre as acusaes levantadas pelos crticos de Ellen G. White, a mais recente refere-se ao seu emprstimo literrio no preparo e escrita de seus livros. A acusao no nova, j levantada nos dias de vida da escritora Ellen G. White, porm em 1980, Walter Rea entrou para o grupo dos crticos, aps pesquisar, identificar livros usados e levantar dados sobre a dependncia literria de Ellen G. White. Cometeu Ellen White, plgio? Quais foram os maiores crticos dela? Como se d o processo de pesquisa de um profeta? Qual a natureza do processo de revelao/inspirao? Nesta breve pesquisa tentaremos, conduzir o leitor s entrelinhas da acusao de plagiadora, identificando assim, o ponto focal da acusao. No captulo I, apresentado exemplos de emprstimos literrios usados por escritores cannicos e extra-bblicos, que segundo uma tica ocidentalizada do sculo XXI, pode consistir em possvel plgio. Nesta mesma seo apresentada uma defesa quanto a legalidade dos emprstimos literrios de Ellen White de acordos com os direitos autorais vigentes em sua poca e hoje. A anlise do captulo II, dada a histria parcial das acusaes; conhecer um pouco sobre os dois principais acusadores, D. Canright e Walter Rea. E explicando cada evento ocorrido durante estes anos turbulentos.

Tentaremos no ltimo capitulo, chegar uma concluso referente a coerente compreenso do processo de revelao/inspirao na Igreja Adventista.

CAPITULO I CONSIDERAES AO PLGIO

Antes de tudo importante que o leitor tenha em mente o conceito de plgio bem definido. Plgio, o ato ou efeito de imitar, de apresentar, como sua obra de outra pessoa.1 Interessante uma frase emprestada por Roger, que enfatiza a necessidade que as pessoas sentem umas das outras nos diversos aspectos da vida: Nenhum homem uma ilha, nenhum homem se ergue sozinho.2

Possveis Plgios Os escritores da Bblia, dependeram muitas vezes de recursos diversos para transmitir a mensagem recebida, podendo fazer uso de documentos anteriores ou muitas vezes de relatos orais.3 Do latim plagium, derivado do grego plgion. Ver: Antnio Geraldo Cunha, Dicionrio Etimolgico, 2 ed (Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira,1989), 611. Roger utiliza as palavras de Donne John e as prafrasea: Nenhum homem uma ilha, para demonstrar sua gratido por auxlios de outras pessoas na escrita e reviso de sua obra. Roger W. Coon, Um Dom de Luz (So Paulo: Editora Universitria Adventista, 1991), 7. Herbert E. Douglas, Mensageira do Senhor (Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001), 378.
3 2 1

Considerado autor de Gnesis, Moiss provavelmente registrou narrativas de seus pais e ancios de Israel, que ele havia ouvido.1 No preparo das leis, Moiss incluiu na lei civil judaica pelo menos dois preceitos do Cdigo de Hamurabi, da Babilnia: o que pune com morte o raptor, e a pena do Talio, o olho por olho, dente por dente(Ex 21:16 e Dt 19:21).2 Os livros de Reis3 tido como uma compilao de material reunido por um redator, e no uma produo original de um s autor.4 O autor de Crnicas antes um compilador. E em seu trabalho de pesquisa lanou mo de diversos outros escritos.5 Moiss no precisou de vises para descrever a histria do seu nascimento nem para contar as narrativas histricas do Gnesis. Histrias que haviam sido preservadas praticamente sem alterao desde os dias de Abrao. Ver: W. F. Albright, The Biblical Period From Abraham the Ezra (New York: Harper and Row, 1963), 5,7. Citado em Roger W. Coon, Assuntos Contemporneos em Orientao Proftica Antologia de Artigos e Monografias (ACOP) (So Paulo: Dept Grfico do Instituto Adventista de Ensino, 1988), 201. Conferir o cdigo babilnico, itens 14, 196 e 200. Ver: Arnaldo B. Christianini, Os Plagirios, Revista Adventista, Fevereiro de 1984, 13. Os livros de Reis foram originalmente um s. Na Bblia hebraica, Reis ficou sem dividir at a edio impressa de Daniel Bomberg, 1516-17. Ver: Francis D. Nichol, eds, Seventhday Adventist Bible Commentary (SDAC), vol 2 (Washington: Review and Herald Publishing Association, 1954), 715. O compilador destes livros tinha um profundo motivo religioso e uma meta muito prtica. SDAC, 2:715,717. Segundo Stanley, o compilador alm de usar o Pentateuco, os livros de Samuel e Reis, fez referncia a aproximadamente doze outros documentos existentes naquela poca: 1 Cr 9:1; 29:29; 2 Cr 9:29; 12:15; 13:22; 20:34; 26:22; 27:7; 32:32 e 33:19. Stanley A. Ellisen, Conhea Melhor o Antigo Testamento, 7 ed (So Paulo: Editora Vida, 1999), 116.
5 4 3 2 1

Os Salmos so produes de vrios autores, sendo que toda a coleo foi reunida em sua forma final por Esdras, Neemias ou um outro escriba.1 feita aluso de outros autores em alguns dos Salmos,2 porm estes autores so incertos, podendo consistir em pseudonmia.3 A unidade do livro de Osias imprecisa, devido a impossvel reconstruo da relao entre os orculos pronunciados por Osias e a forma escrita do livro.4 Rosngela Rocha, trad. Livros Poticos (So Paulo: Dept de Artes Grficas do Instituto Adventista de Ensino, 1983), 33. A Davi so atribudos 73 salmos, outros so atribudos a autores contemporneos ou que pertenciam a um perodo um pouco depois e/ ou anterior de Davi: o salmo 90 atribudo a Moiss, o de nmero 127 a Salomo, outros doze salmos a Asafe, dez aos descendentes de Cor, um a Hem o ezrata. Ver: Gleason L. Archer, Merece Confiana o Antigo Testamento?, 3 ed. (So Paulo: Editora Vida Nova, 2000), 397. Segundo Garcia Martinez, as indicaes ou ttulos colocados no incio de cada salmo so dados que pertencem tradio, no so originais: palavras como Salmo de Davi, de Asafe ou filhos de Cor, podem significar que estes salmos pertenceram a uma ou a outra coleo antiga, e no foram escritos por uma destas pessoas. Martinez afirma que tais usos so tradio: dizer que Davi comps os salmos, assim como se diz que Salomo comps a maior parte dos livros sapienciais. Isto fruto do recurso chamado pseudonmia, o que significa a atribuio de uma obra ao nome de uma pessoa famosa Ver: Jos Maria G. Martinez, Os Salmos (So Paulo: Edies Paulinas, 1998), 18. Em seu livro, Hubbard, afirma que de modo geral, parece que o livro, tal como o temos, veio de Osias ou do grupo de seus seguidores imediatos, podendo conter passagens salvficas que foram acrescidas em uma outra poca. Tais passagens so atribudas a escribas de Jud, que teriam copiado, editado e talvez alterado as palavras originais de Osias. Ver: David A. Hubbard, Osias introduo e comentrio (So Paulo: Editora Vida Nova, 1993), 36.
4 3 2 1

Partindo para o Novo Testamento, h muitos exemplos de emprstimos literrios de fontes bblicas1 e extra bblicas2 , como exemplo temos: o evangelho de Lucas tirado quase por inteiro de outras fontes (Lc 1:1-4).3 Passagens mais freqentemente referidas so as seguintes4 : (1) Mt 1:23, citando IS 7:14; (2) Mt 2:15, citando Os 11:1; (3) Mt 2:18, citando Jr 31:15; (4) Mt 2:23, citando os profetas; (5) as vrias citaes do Novo Testamento de Sl 22 (Mt 27:35,36; Jo 19:24,37; etc); (6) At 2:25-33, citando Sl 16:8-11; (7) 1 Co 9:8-10, citando Dt 25:4; (8) referncia de Jesus ao sinal de Joo (Mt 12:40 referindo-se a Jo 1:17); (9) referncia de Paulo a Cristo como o filho de Abrao em Gl 3:16 (citando Gn 22:17,18); e (10) alegoria de Paulo dos dois mandamentos em Gl 4 (citando Gn 21:10). Outros exemplos de supostas distores do Antigo Testamento, incluem passagens como: (1) citaes de Paulo a Hc 2:4 em Rm 1:21; (2) sua cota de Lc 18:5 e Dt 30:12-14 em Rm 10:5-8; (3) a citao de Sl 40:6-8 em Hb 10:5-10; e (4) a citao de Sl 95:11 em Hb 3-4 Um exemplo neotestamentrio tpico, a inscrio sobre a cruz que aparece nos quatro evangelhos (Mt 27:37; Mc 15:26; Lc 23:38 e Jo 19:19). Para Thompson, as diferenas so essenciais na transmisso da mensagem que o escritor inspirado que compartilhar, sendo uma contribuio positiva do ponto de vista de cada escritor, pois buscam atender as necessidades espirituais do povo. Alden Thompson, Inspiration: hard questions, honest answers (Hagertown: Review and Herald Publisihng Association, 1991), 187,192.
2 1

Herbert, 379.

Neste artigo, ao citar este exemplo, Warren Johns, argumenta indagando se pelo fato de Lucas haver feito cpias dos outros evangelhos, ele menos inspirado que Mateus, Marcos ou Joo? Ver: ACOP, 97. Richard M. Davidson, New Testament Use of the Old Testament, Journal Adventist Theological Society, vol 5, number 1, Spring 1994, 16.
4

Paulo na escrita de suas cartas, utilizou-se de matrias extra-bblicos em sua pesquisa, incorporando trs poetas pagos: Arato, Menandro e Epimnides, em At 17:28, 1Co 15:33 e Tt 1:12.1 At 17:28 ...pois dele tambm somos gerao...2 1 Co 15:33 ...as ms conversaes corrompem os bons costumes..3 Aqui Paulo extraiu de um outro poeta pago, Menandro.4 Tt 1:12 ...Cretenses, sempre mentirosos, feras terrveis, ventre preguiosos... 5
1

Arnaldo B. Chritianini, Os Plagirios Revista Adventista, Fevereiro de

1984, 14. A linha citada foi extrada do poema didtico entitulado Fenmenos. Paulo cita de Arato, poeta originrio de Soli, uma cidade pertencente prpria provncia de Cilcia, onde o apstolo nasceu, e da qual Tarso era igualmente uma importante cidade. Arato viveu em cerca de 300 a.C. Este poema foi composto a fim de relatar os fatos principais da cincia astronmica e metereolgica, conforme conhecida naquela poca. Ver: R. N. Champlin, Ph.D, O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo (NTIVV), vol 3, 9 reimpreso (So Paulo: Editora Candeia, 1995), 377. A expresso completa um provrbio, encontrado, por exemplo em Menandro, e talvez antigo como Eurpedes. Leon Martins, I Corntios introduo e comentrio, 3 ed (So Paulo: Editora Vida Nova, 1986), 177. Essa citao foi extrada da comdia de Menandro Thais (300 a.C). Menandro foi um autor pago que expressou rica sabedoria prtica; e no de se estranhar que Paulo tivesse conhecimento. Ver: NTIVV, 4: 258. Est em foco a pessoa de Epimnides de Cnossos. Foi um sbio grego, do sculo VI a.C, que alguns consideravam um poeta, e outros um profeta. Tambm havia quem o reputasse um reformador religioso. De acordo com o parecer de alguns, ele foi um dos sete homens mais sbios da cultura grega. Mais informaes sobre o contexto do versculo, Ver: NTIVV, 5: 422.
5 4 3 2

10

No caso do livro de Apocalipse, o autor alm de fazer uso sem citar diretamente o Antigo Testamento1 , ele usa obras pseudepgrafes, sendo algumas extradas dos livros de Testamento de Levi, I Enoque e Assuno de Moiss, livros do Novo Testamento.2 Literatura Secular Na literatura secular vrios so as semelhanas de pensamento e texto entre autores. Cames em Os Lusadas imitou os moldes estruturais de Eneida, de Virglio. Outro exemplo: Virglio, no livro VIII apresenta quatro versos que falam da ao de Enias, Leucato e Augusto nas chamadas Guerra Actias. E em Os Lusadas, II, 53 Cames praticamente repete esses quatro versos da Eneida.3 Shakespeare, segundo crtico ingls, Malone, em seu livro Literary Curiosities afirma: de 6.043 versos, 1.777 so na ntegra de autores precedentes, 2.373 modificados, restando 1.899 do prprio punho de Shakespeare.4 Um outro exemplo de emprstimo literrio bem prximo de nossa realidade, o nosso Hino Nacional. A cano do Exlio, escrita em 1843, em Coimbra pelo Em um total de 404 versculos, 278 encerram alguma forma de referncia ao Antigo Testamento. Muito mais que todos os demais livros do Novo Testamento. J. M. Bentes e R. N . Camplim, Pn. D, Enciclopdia de Bblia Teologia e Filosofia, vol 1 (So Paulo: Editora Candeia), 217.
2 1

Ver exemplos, Ibid., 217.

Acusado injustamente de plagirio, ningum deixar de ler e admirar Cames por causa dessa semelhana, pois tal procedimento foi lcito. Arnaldo B. Christianini, Os Plagirios, Revista Adventista, Fevereiro de 1984, 13.
4

Arnaldo B. Christianini, Revista Adventista, Fevereiro de 1984, 13.

11

poeta Antnio Gonalves Dias, relata: Nossas vrzeas tm mais flores; Nossos bosques tm mais vida; Nossa vida mais amores. Osrio Duque Estrada, em 1906 inseriu estes versos na letra do Hino Nacional1 : Teus risonhos lindos campos, tm mais flores; Nossos bosques tm mais vida; Nossa vida em teu seio mais amores.

Ellen White e o Plgio A acusao de plagiadora, que alguns crticos fazem com referncia a Ellen White, no nova.2 interessante que aproximadamente 50 anos se passaram entre as primeiras acusaes de plgio feitas por Canright e as de Ballenger, e agora outros 50 desde os ataques de Ballenger justamente o tempo suficiente para morrer uma gerao e se levantar outra.3 Walter Rea, o mais recente crtico de Ellen White, referente ao seu uso de fontes, no apenas acusou-a de plgio4 , ele aprofundou-se na tarefa de identificar as diferentes fontes das quais ele se serviu. 5
1

Arnaldo B. Christianini, Revista Adventista, Fevereiro de 1984, 14.

Acusaes de plgio tiveram breve emerso em 1907 ligadas a apostasioa de Kellog, ressurgindo na dcada de 1930 por E.S Ballenger. Ver: Newsweek, 19 de Janeiro de 1981. ACOP, 112. Referindo-se acusao levantada por Walter Rea em 1980. Warren H. Johns, Ladra Literrias ou Mensageira de Deus, ACOP, 111. Segundo Rea, Ellen White plagiou at 80% de seus escritos, e parecia que ela fazia parte de uma conspirao para enganar os leitores quanto a verdadeira fonte de seus escritos. Kenneth L. Woodward e Janet Huck, A False Prophets?, Newsweek, vol XCVII, n 3, 19 de Janeiro de 1980, 72; e carta de Walter Rea para Ingmar Linden, 2 de Julho de 1980, citado em ACOP, 19 Esse estudo demonstrou que Ellen White havia utilizado outras fontes em maior proporo do que se supunha anteriormente. Ellen G. White e o Uso de Fontes, Revista Adventista, Junho de 1982, 6.
5 4 3

12

Tal acusao caiu como um a bomba no meio adventista contemporneo, por no haverem sido tomadas devidas precaues pelos lideres da Igreja Adventista do Stimo Dia, quando o problema veio tona no Conclio de Professores de Bblia em 19191 , ao evitar uma discusso clara e lgica da maneira de como funciona o processo revelao/inspirao.2 Quando no se deixa claro para as geraes que os profetas realmente mudam com o crescimento pessoal, que os profetas fazem uso outras fontes para imprimir preciso e fora s suas mensagens, as mentes rgidas experimentam um despertar assustador quando a verdade manifesta.3 Antes de partirmos para a defesa legal, necessrio esclarecermos um dos aspectos da vida de Ellen White. Quanto ao seu hbito de leitura, afirma Ron Graybill: A Sra. White obviamente lia muito mais do que comumente imaginvamos. Quando muitas mulheres do sculo XIX posavam para fotografia, seguravam um livro na mo com o dedo marcando a pgina que estavam lendo. As fotos mais comuns da Sra. White a mostram com a pena na mo uma produtora...4 Em 1934 W. C. White, escrevendo para L. E . Froom, fez a seguinte declarao: Ellen White era uma leitora veloz, e tinha uma memria retentiva.5 Neste Conclio o que se questionava no era se Ellen White tinha autoridade, mas o fato da ocorrncia de fontes contemporneas adicionando fora literria aos seus escritos. Herbert E. Douglas, 460.
2 1

Ver: captulo III desta pesquisa acadmica. Herbert E. Douglas, 461. Ron Graybill, Ellen White como Leitora e Escritora, ACOP, 19-25.

Carta de W. C. White a L. E. Froom, 13 de Dezembro de 1934, citado em: Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol 3, 2ed. (Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1999), 462.

13

Warren H. Johns afirma que: a extenso em que Ellen White lia pode ser julgada pelo tamanho de sua biblioteca pessoal e profissional 1 Quanto ao tempo de sua morte, totalizava mais de 800 volumes.2 Aspecto Legal do Plgio No sculo XIX, o plgio era claramente condenado, mas usava-se amplamente a parfrase,3 e de fato existiam leis sobre direitos autorais e a famlia White, bem como os adventistas em geral estavam cientes dessas leis.4 No era raro que escritores de sculos passados, religiosos ou seculares, fizessem emprstimos literrios sem fazer meno do autor, estando tica e legalmente corretos.5 Na dcada de 1830, Noah Webster reclamou amargamente de que outros escritores haviam copiado, com algumas alteraes, pginas inteiras de seus livros de texto para crianas, com o propsito de destruir o uso das prprias obras de Webster.6 Warren H. Johns, Ellen White: Profeta ou Plagiadora? Parte I Janelas Fechadas ou Portas Abertas?, ACOP, 94-110. Ver: Libraries, a Bibliography of Ellen G. Whites Private and Office Libraries (por ocasio de sua morte em 1915). Este Documento est disponvel em qualquer um dos Centros de Pesquisa White. Citado por Herbert E. Douglas, 78.
3 2 1

Ron Graybill, A Verdade Acerca da Mentira White, ACOP, 137-188.

Leis Sobre Direitos Autorais e Plgio no Sculo Passado, Robert W. Olson, 101 Respostas a Perguntas do Dr. Ford (101 RPDF) (So Paulo: Centro de Pesquisa Ellen G. White) 85-87.
5

Por que Foram Omitidas as Aspas, (101 RPDF), 87-90.

Noah Webster, A Brief View... A Few Plagiarisms (n.p. 183?), 24. Cpias na sala de livros raros da Biblioteca do Congresso Americano. ACOP, 19-25.

14

James Edson White, que havia se tornado um editor por conta prpria, advertiu seu irmo Willie em 1878, ser muito cuidadoso para no infringir os direitos autorais. O mundo logo passar a comandar tudo o que puder contra ns, e o que eles permitissem que fosse feito hoje poder no futuro causar-nos grande dano.1 Em 1864, Urias Smith advertiu leitores para que se fizesse justia, ao fazer devida meno do autor ou da obra.2 A mesma revista atravs de seu editor, em 1895 definiu o termo plagiador, em protesto a alguns dos colaboradores do peridico.3 Para analisar o aspecto legal da acusao de plgio levantada por Rea, foi contratado o jurista Vincent L. Ramik do escritrio de Advocacia de Diller, Ramik e Wight, em Washington4 no sentido de esclarecer os aspectos e implicaes legais do caso.5 Carta de James Edson White a W. C. White, 24 de Maio de 1878, citada em 101 RPDF, 86. Referiu-se a um poema que havia sido publicado com o devido cabealho: Para a Crise do Mundo, sendo assinado por Luthera B. Wheaver, mas que na verdade havia sido escrito por Annie R. Smith e publicado na Review, vol 2, de 9 de Dezembro de 1851, pela primeira vez. Review and Herald, 06 de Setembro de 1864, 120. Citado em 101 RPDF, 85. Desta vez referiu-se a artigos que o peridico estava recebendo como se fossem originais, mas que posteriormente investigados, verificou-se terem sido copiados na integra de outros escritos. Ele exortou para que fossem dados os devidos crditos aos autores. Youths Instructor, 02 de Maio de 1895.101 RPDF, 86.
4 3 2 1

Herbert E. Douglas, 458.

Entrevista com o Dr. Warren L. Johns, chefe do Departamento Jurdico da Associao Geral da IASD, A Histria por Trs Desta Investigao, Revista Adventista, Junho de 1982, 10.

15

Em seu relatrio de 14 de Agosto de 1981, aps passar mais de 300 horas pesquisando mais de 1.000 casos relevantes da histria legal norte-americana,1 lendo evidncias escritursticas, ele responde a seis questes.2 1 Havia legislao federal sobre Direitos Autorais entre os anos de 1850 e 1915? Diferia substancialmente das leis vigentes em 1981? 2 O pagamento de Direitos Autorais, por parte dos editores, era uma prtica comercial e legal daquela poca? 3 Os acordos de permisso para uso da propriedade literria eram prtica comercial corrente? 4 Havia alguma norma literria que regulamentava o uso de aspas, notas de rodap e citaes bibliogrficas em obras que utilizavam material literrio de outros autores? 5 Teria existido alguma lei, entre 1850 e 1915, que pudesse indicar o grau de proteo de um escritor contra a pirataria literria? 6 H alguma coisa nas obras de Ellen G. White, que pudesse sugerir pirataria literria (inflao das leis de Direitos Autorais), de acordo com as normas existentes entre 1850 e 1915?
1

Herbert E. Douglas, 458. Ellen White e o Uso de Fontes, Revista Adventista, Junho de 1982, 6-7.

16

Depois de haver investigado, Ramik e seus associados chegaram a uma concluso inequvoca sobre o uso que Ellen White faz de outras fontes1 : Ellen G. White no foi uma plagiadora, nem constituiu sua obra infrao de direitos autorais.2 Dr. Ramik, em seu relatrio de 27 pginas, deixa relevante que a definio legal de plgio consiste em cinco itens essenciais3 : 1 Motivo havia alguma inteno de enganar? 2 Extenso ou Escopo o autor dependeu muito de uma nica fonte? 3 Estilo o autor fez apenas alteraes simuladas? 4 Contedo o autor apossou-se de um tema, estrutura ou construo de uma obra anterior? 5 Infrao os lucros resultantes da venda do livro mais antigo foram diminudas pela venda do novo? A acusao de plgio no pode ser levantada tomando-se apenas um destes cinco itens isoladamente, e no caso de Ellen White, no descobri da parte dela qualquer tentativa de enganar ou encobrir.4
1

Warren L. Johns, Ladra Literria ou Mensageira de Deus?, ACOP, 111Adventist Review,17 de Setembro de 1981. Citado em ACOP,111.

120.
2

Esta foi a constatao final de Warren, aps sua prpria anlise do relatrio de Ramik. ACOP, 111. Concluso chegada depois de cuidadoso exame de dezenas de documentos relevantes publicados e no publicados. Ele lista 05 itens que revelam-na como uma escritora eticamente correta. ACOP, 114-120.
4

17

H pelo menos quatro respostas ao por que de Ellen White ter utilizado-se de emprstimo literrios.1 Sentido de ajud-la a expressar bem o que ela havia visto e ouvido em viso; extraiu detalhes histricos, geogrficos, e de outros tipos, no revelados em viso. O Senhor a guiava descoberta e uso de lindas gemas da verdade na obras de outros autores; utilizou-se de alguns dos escritos doutrinrios de seus companheiros de labuta, uma vez que eles haviam desenvolvido seus conceitos doutrinrios atravs de estudo conjunto. Ellen White usou fontes literrias para ampliar ou declarar mais energicamente seus prprios temas transcendentes.2 Segundo Ramik, Ellen White estava eticamente correta ao usar material de outros, sem declarar publicamente de onde os havia retirado.3 Ramik declara: Ellen White usou os escritos de outros, mas a maneira como os usou tornou-os singularmente seus, tanto do ponto de vista tico quanto legal, permanecendo dentro dos limites legais do uso legal.4 E procedendo unicamente com as melhores
1

101 RPDF, 94-98.

Suas fontes literrias enriqueceram todas as fases de sua escrita, inclusive os pormenores histricos e geogrficos, conceitos teolgicos e mesmo percepes em matrias extra - bblicas como as atividades de Deus, de Satans e dos anjos. Herbert E. Douglas, 461. Prtica normal da poca, a troca de emprstimos e parfrases, sem mencionar autor primrio. 101 RPDF, 87. The Simply Is No Case, Adventist Review, 17 de Setembro de 1981. Citado como nota de rodap em Herbert E. Douglas, 463.
4 3

18

intenes e motivos, A Sra. White modificou, exaltou e aperfeioou 1 de maneira tica e legal, boa parte daquilo que outros haviam escrito. O que h de pior nas acusaes de seus crticos a inteno de pretender avaliar as cpias textuais de outros tempos pelos parmetros das leis de Direitos Autorais hoje vigentes.2 Em seu parecer jurdico, Ramik concluiu: Considerando todos os fatos necessrios para encontrar uma justa concluso sobre o tema, declaramos que os escritos de Ellen G. White, definitivamente, no se constituram em plgio.3 Herbert em seu livro, cita os ttulos com as mais altas porcentagens de emprstimo conhecido.4 Antes de serem abordados os crticos, importante esclarecer que o ponto focal, atravs do qual so tecidas as diversas acusaes quanto ao ministrio e
1

Ellen G. White e o Uso de Fontes, Revista Adventista, Junho de 1982, 6-

7. Arnaldo B. Christianini Os Plagirios, Revista Adventista, Fevereiro de 1984, 13-14.


3 2

Ellen G. White e o Uso de Fontes, Revista Adventista, Junho de 1982, 7.

Desde 1983, o Patrimnio Literrio White tem mantido um projeto constante para documentar trechos nos escritos de Ellen White conhecidos por serem verbalmente dependentes de uma fonte prvia no oriunda de Ellen White nem da Bblia. Ver Herbert E. Douglas, 463.

19

autoridade do Dom proftico em Ellen White, o processo revelao/inspirao,1 que pode ser traduzido nesta pergunta fundamental: Qual a natureza da inspirao?2 Este foi a base do debate No Conclio de Professores de Bblia em 1919. Congresso Bblico em 1919, cap. 38, Herbert Douglas, 434-441. M. E. Kern foi o autor desta pergunta, no Conclio Bblico, atingindo assim o mago da questo debatida por ambos os lados, os que defendiam a inspirao verbal, conservadores e os que defendiam a inspirao do pensamento, chamados de liberais. Ibid., 436, 439.
2 1

CAPITULO II

ANALISE DAS ACUSAES

Dois ministros adventistas deixaram ser levados pelas dvidas, e causaram grandes transtornos na f de muitos. Ao acusarem Ellen White de plgio afetaram toda uma igreja na sua crena. Sabemos, portanto, que defendendo Ellen White das acusaes de plgio no a coloca como profetisa mas, assim permanecendo fica por terra a integridade daquela que consideramos como a mensageira do Senhor. Por isto analisaremos a vida destes dois principais acusadores de plgio a Ellen White para, verificarmos quem tem integridade moral, crist.

Dudbey M. Canright Analisando a histria do movimento adventista infelizmente nos deparamos com vrios ministros que renunciaram esta causa, tornando-se crticos professos da sua antiga crena.1 Entre estes encontra-se Dudbley M. Canright. Conhecido por suas rpidas mudanas de pensamento, era alegre, franco, dedicado, possuidor de considervel habilidade; desejo de ser bem sucedido.2 Nasceu no dia 22 de setembro de 1840, em Coldwater, Michigam. Cf. Seis marcas dos apostatados em: Nichol, Reason for Our Faith (Takoma Park, Washinton; CD: Review and Herald Publishing, 1947) 427-433. Arthur L. White, A Histria de Dois Homens: D. M. Canright e A.G. Daniells Revista O Ministrio Adventista, 1978, 5.
2 1

20

21

Em 1859, depois de assistir uma srie de reunies conduzidas por Tiago White, uniu-se Igreja Adventista do Stimo Dia. Era ento um jovem cheio de energia, vibrao e fervor. Dois anos mais tarde, dirigindo-se a Battle Creek, consultou o pastor White sobre as possibilidades de se tornar um ministro.1 Tiago White ento lhe ps a prova, entregou-lhe o material para ele agir no campo missionrio, uma Bblia e alguns diagramas profticos. Contudo o jovem Canright saiu-se muito bem, ento no dia 29 de Maio de 1865, foi ordenado ao ministrio Adventista aos 24 anos de idade, pelos pastores White e Loughbough e, foi trabalhar com J N Andrews.2 Comeou a participar de debates, e mostrava-se bem persuasivo nas suas idias, era convincente no que cria, no entanto no era estvel nas suas crenas. Em 1869, participou de um debate que com sutileza saiu como vencedor porm, um forte desejo de abandonar a Bblia e seguir o agnosticismo o tomou e, o pastor Butler presidente da Associao, que estava acompanhando-o, passou a noite reforando a sua f, pela manh j se sentia melhor.3 Ele morou por um tempo com os White, deve ser por isto que posteriormente ele os acusou de t-los visto comer presunto na prpria casa deles, contudo: Em fins da dcada de 1850, os White ainda comiam carne suna. No foi seno depois da viso de Otsego, em junho de 1863 que eles deixaram de Enoch de Oliveira, A Mo de Deus ao Leme (Santo Andr; SP: Casa Publicadora Brasileira, 1985), 181.
2 1

Ver Arthur White,05. Oliveira, 182.

22

com-la. Entre 1859 e 1863 Canright teria tido muitas oportunidades de ver os White comendo carne de porco.1 Saiu da casa de Tiago White em 1873 e foi, para Califrnia deixando o ministrio por achar severa a viso de Ellen White, relatado em Testemonies, vol. O3. Na viso que me foi dada, foi-me mostrada sua vida passada. Vi que desde sua infncia o irmo tem sido cheio de confiana prpria, voluntarioso, obstinado, e sempre agiu por sua prpria cabea... O irmo aceitou a verdade, amou-a e esta lhe foi de grande ajuda; contudo, no operou transformao necessria para alcanar o perfeito carter cristo.2 Depois de vrios apelos dos irmos, voltou ao ministrio em 1874. Em 1877 escreveu arquivos na Review and Herald, em defesa do Espirito de Profecia. Em 1878, foi eleito presidente da associao de Ohio. Sofrendo problemas nas cordas vocais freqentou a Escola de oratria Homil, em Chicago.3 Na Igreja de West Side pregou para 3.000 pessoas, posteriormente afirmou que poderia ser um grande homem, se no fosse a mensagem adventista to impopular.4 Foi ento que Ellen White testemunhou em 15 de Outubro de 1880: Sempre tiveste o desejo do poder da popularidade, e isto uma das razes de vossa presente situao... Quisestes ser muita coisa, e fizeste uma
1

Hebert E. Douglas, 314. Citado em Oliveira, 183. Conf. Arthur White, 5-6.

Canright disse isto para D. W. Reavis professor do Colgio de Battle Creek, que ento replicou: Dudbley a mensagem fez de voc o que e no dia em que a deixar, voltar ao mesmo lugar onde ela o encontrou. Ver Oliveira, 184.

23

ostentao e um rudo no mundo, e em resultado disso, vosso sol certamente se por em obscuridade.1 Em 1882, Canright deixou o ministrio e foi trabalhar na agricultura, em Otsego, Michigam.2 Voltou novamente em 1884, desculpou-se a Ellen G. White perante mil pessoas3 (aproximadamente). E em novembro do mesmo ano, declarou na Review and Herald que jamais retrocederei outro vez... Se recuar novamente estarei perdido4 At 1886 D. Canright reconquistou seu espao, escreveu arquivos e evangelizou. Mas os distrbios espirituais voltaram a aparecer, sendo advertido por Ellen White no final de 1886. Em 1887, deixou de vez o ministrio Adventista, prometendo no acusar o seus amigos adventistas. Logo no dia 8 de Outubro do mesmo ano, fez a primeira acusao pblica de plgio a Ellen White.5 E Escreveu um livro contra os Adventistas, Seventh-day Adventism Renouced (Adventismo Renunciado).
1

Ellen G. White, Mensagens Escolhidas vol. 2, 163.

Em carta dirigida a um amigo afirmou que jamais retornaria s fileiras do ministrio. Com clareza sublinhou que tal atitude se inspirava em uma firme convico de que as vises da Sra. White eram fabricadas em sua mente e, como tal no procediam de Deus. Oliveira, 185. Tal acontecimento deu-se em uma reunio campal, realizada em Jackson, Michigan, em resposta a vrios convites que lhe foram dirigidos. Oliveira, 185.
4 3

Citado em Arthur White, 6. Warren H. Jones, Ladra Literria ou Mensageira de Deus? ACOP, 111.

24

Uniu-se aos batistas, mas no era feliz naquele ministrio. No ano de 1890 atuou como pastor batista na igreja de Grand Rapids, por dois anos e meio. Em 1903 visitou um concilio ministerial e declarou querer voltar mas, j era tarde. Contudo continuou com suas criticas, terminando de escrever um livro contra Ellen G. White.1 Sofreu um acidente em Janeiro de 1916, na igreja batista e, teve que amputar a perna. Concluiu o livro em 1918, que foi publicado em 1919, ano da sua morte. Em 12 de maio sendo sepultado em Moutain Home, Otsego.2

Walter Rea Walter Rea nasceu em 1922, tornou-se um ministro adventista atuando como pastor na Igreja de Long Beach ao sul da Califrnia.3 Mas vacilou a sua f e dedicou-se a atacar a escritora Ellen White acusandoa, de ser uma plagiadora. Em 1865 ainda como pastor, pronunciava declaraes defendendo E. White: Ellen White estava familiarizada com os autores contemporneos nas reas de seu interesse... Ela usou algumas das idias deles e de fato usou muitas vezes sem mencionar o autor original algumas de suas prprias palavras. Uma vez que o mesmo pode der dito a respeito de quase todo escritor a ela, esta apenas a aceitao lgica das proposies que j apresentamos, isto , que a inspirao no necessariamente original, nem verbal.4
1

Arthur White, 6. Padeceu na solido sem amigos at os batistas lhe faltaram. Ibid., 6-7. Oliveira, 139. Ron Graybill, Ellen White como leitora e escritora ACOP, 19.

25

Comeou a falar em, entrevistas, palestras, usando os meios possveis, para dar a impresso de que Ellen G. White queria enganar seus leitores sobre as fontes dos seus escritos, por isto teve aps trinta e seis anos de atividade pastorais as credencias anuladas por um voto tomado pela Comisso Administrao da Associao do Sul da Califrnia.1 Mas j estava decidido escrever um livro intitulado White Lie (Mentira White), Onde apresenta as mesmas acusaes de Canright, foi publicado em 1982, oito meses aps a sua demisso.

Historicidade das Acusaes Desejamos agora analisar a progresso dos acontecimentos, opinamos ser esta uma tima forma de mostrar de maneira homognea todo o desfecho das acusaes. O plgio j era conhecido nos tempos de Ellen White.2 No ano de 1864 Urias Simith escreveu um editorial na Review and Herald sobre plgio, como j foi visto. Em 1867 Ellen White faz algumas declaraes importantes sobre seus escritos alguns dentro do conceito de sade, que acabariam sendo usadas por seus acusadores fora do verdadeiro contexto.
1

Oliveira, 140. Ver capitulo I desta pesquisa.

26

Eis algumas delas: Escrevi meus pontos de vista independentemente de livros ou opinies de outros.1 Quando se coloca essa declarao no seu devido contexto... Descobre-se que estava falando de seus primeiros escritos sobre sade. Aps seus escrito inicial sobre sade, diz-nos, no mesmo artigo, que leu os livros de vrios reformadores e resolveu publicar partes escolhidas dos mesmos na Health: or How to Live. Por que? Ela disse que o fez para demonstrar como o que se lhe havia mostrado em viso tambm havia sido publicado por outros autores capacitados no assunto.2 _Embora dependo do Esprito do Senhor, tanto para escrever meus pontos de vista como para receb-los, as palavras que emprego para descrever o que vi so minhas.3 Desta feita Ellen White, estar referindo-se a sua descrio ao cumprimento do vestido que ela contemplou em viso.4
1

Ellen White, Review and Herald, 30 (8 de outubro de 1867), 260. Ron Graybill ed., A Verdade Acerca da Mentira White ACOP, 146. White, Review and Herald, 30 (8 de outubro de 1867), 260.

A senhora White no estava afirmando originalidade mas sim responsabilidade. A questo a que ela estava respondendo tinha que ver com supostos conflitos entre suas descries quanto ao cumprimento do Vestido Reformado que ela tinha visto em viso. Em resposta, ela observou que nunca lhe foi dado o cumprimento do vestido em centmetros nem qualquer outro termo que ela tivesse usado para descrever isso. Foi-lhe mostrado o vestido mas foi deixado para descrever seu cumprimento nas palavras que ela prpria escolhesse. Foi isto que ela quis dizer com "So as minhas prprias palavras. Elder Willian Fagal, Ellen G. White: Prophet Or Plagiarist?, pesquisa realizada na internet, no site http://www.biblicalperpectives.com dia 15 de Novembro de 2001.

27

_No escrevo um artigo no peridico expressando meramente minhas prprias idias. o que Deus tem posto diante de mim em viso dos preciosos raios de luz iluminando desde o trono.1 Esta declarao foi feita em um longo artigos o qual a uma acusao que Battle Creek lhe fazia, dizendo que sua repreenses Igreja eram meramente suas prprias opinies baseadas que havia ouvido. A Sra. White rechaou esta acusao honesta e decididamente. Afirmou sua profunda convico de que as mensagens que ela apresentava eram mensagens do cu. Isto no descartava o fato de que ocasionalmente poderiam conter conceitos ou palavras tomadas de suas leituras, mas contudo neste casos, o Espirito Santo era quem a convencia da verdade e valor do que ela lia.2 _No tenho o hbito de ler nenhum artigo doutrinal no dirio para que minha mente no sofra influencia das idias e pontos de vistas de nenhuma outra pessoa.3 Referia-se a um estudo especifico, a lei em Glatas, onde ela no queria ser influenciada pelos artigos das revistas da poca.4
1

Ellen White, Testemunho for the Church, vol. 5, p.67. Citado em ACOP, Ron Graybill ed., A Verdade Acerca da Mentira White ACOP, 147.

147.
2

Ellen G. White, Mensagens Escolhidas vol. 3 (Tatu; SP: Casa Publicadora Brasileira, 1987), 63. O contexto desta declarao uma carta endereada a E. J. Waggoner e A. T. Jones na qual ela declara que no queria ser influenciada pelas opinies de qualquer pessoa sobre o significado da lei em Glatas. Portanto, ela est dizendo que estava consistente evitando artigos doutrinrios na revista sobre assuntos particular. Warren Johns Ladra Literria ou Mensageira de Deus?, ACOP, 120.
4

28

Em 1870 surgem as primeiras acusaes aos escritos de Ellen G. W. da sua coluna de sade Health Reformes, ao descrever esta coluna semanal ela selecionava ao publico material, dando referncias e recomendando a leitura de outros autores. Em 1878, no dia 21 de maio Edson White escreveu para seu irmo W. C. White advertindo quanto a autoria dos hinos. O mundo logo usar tudo que puder dirigir contra ns, e o que agora podem deixar passar pode no futuro prejudicar-nos muito. 1 Em 1882 Ellen White fez recomendao de um livro para presente de natal na Review, ela disse: forneam alguma coisa para se ler durante estas longas noites de inverno... Para os que podem obt-lo, a Histria da Reforma de DAubign ser tanto interessante quanto til.2 Em 22 de fevereiro de 1883 ela recomendou o volume de Conybeare e Howson, livro sobre a vida de Paulo e, no mesmo ano escreveu o livro Atos dos Apstolos. Onde utilizou muito emprstimo de material do livro de Conybeare e Howson. Em 1884 foi publicado O Grande Conflito, onde Ellen White fez uso liberal do livro The Great Controversy Between God and Man de H. L. Hastings (1858). Carta de James Edson White para W. C. White, 21 de maio de 1878.Citado em Graybill Ellen White como Leitora e Escritora ACOP, 20. Ellen G. White, Holiday Gifts, Review and Herald, vol. 59, n 50 (26 de dezembro de 1882), 789. Citado em Graybill Ellen White como Leitora e Escritora ACOP, 22.
2 1

29

Contudo, tambm houve uma recomendao desta obra, por parte de Tiago White na Review and Herald de 28 de abril de 1859.1 No parece provvel que a Sra. White promovesse estes livros se ela estava ao mesmo tempo extraindo deles e achando que isso era errado. Conquanto a Sra. White extrasse material de vrios livros que hoje nos so bastante desconhecidos, os esforos para reconstruir a biblioteca dela revelaram que muitos destes livros eram bastante populares no tempo dela.2 Em novembro de 1886 Canright deixou o ministrio Adventista. Em agosto 1887 Ellen White voltou da Europa para os Estados Unidos, no dia 8 de outubro, pela primeira vez acusada publicamente de plgio pelas palavras de D. Canright no prelo do Michigan Christian Advocate: Ela muitas vezes copia sem mencionar as fontes ou usar aspas, frases ou mesmo pargrafos inteiros, quase palavra por palavra, de outros autores. Isto ela faz numa pgina aps outra. DAubign tambm era inspirado?3 O ano de 1889 tendia a ser bem conturbado. Canright publicou uma srie de panfletos Breve Refutao ao Adventismo, em que fazia acusaes bem desenvolvidas de plgio: uma grande parte de seu ltimo livro, O Grande Conflito, ela copiou de outros autores sem fazer qualquer meno de referncia ou dar qualquer informao de onde obteve aquelas informaes de outro autor.4 Por que ele anunciaria o livro...se sua esposa havia baseado a obra The Great Controversy Bettween Chist and His Angels, and Satan And His Angels nele? Novamente, um cuidadoso exame dos dois volumes indica que diferem grandemente em escopo, propsito e contedo. Johns, ParteII, Ladra Literria ou Mensageira de Deus? ACOP,113.
2 1

Graybill Ellen White como Leitora e Escritora ACOP, 22.

Francis D. Nichol, Ellen White and Her Critics (Takoma Park, Washington, D.C: Review and Herald Publishing Association, 1951), 417.
4

Johns Parte II, Ladra Literria ou Mensageira de Deus?, ACOP, 111.

30

Depois Canright foi convidado para participar de uma conferncia para debater contra os adventistas e Ellen White que ocorreu em Michigan. Nestas conferncias, Canright acusou Ellen White de plagiria, ao que os pastores adventistas Willian Healey e J. N. Loughbororgh responderam, mostrando aonde Canright havia exagerado. Ao fim do debate, os pastores opositores publicaram sua posio no peridico local acusando Ellen White de plagiria.1 Posteriormente ele, Canright publicou um livro contra os adventistas, Seventy-day Adventism Renounced: After an Experience of Twenty-eight Years by a Prominent Minister of that Faith. No dia 2 de dezembro de 1889 saiu nas pginas do Gings of the Times a, alegao de que o livro Caminho para Cristo foi baseado inteiramente na obra Then Chistians Secret of a happy life de Hannah Whitall Smith. Warren Johns nos revela que: Um cuidadosos exame mostra muito pouca similaridade exata entre as duas obras; o assunto s vezes o mesmo, mas cada uma das autoras trata dele diferentemente.2 O mesmo pode-se dizer do livro de Ellen White Desejado de Todas as Naes que paralelo ao The Life and Times of Jesus the Messias de Edersheim s que o contedo do livro totalmente diferente.3 O tema geral de Ellen White o
1

Graybill ed. A Verdade Acerca da Mentira White, ACOP, 141. Johns Parte II, Ladra Literria ou Mensageira de Deus?, Ibid.,113.

Ellen White no tirou sua narrativa de Edersheim (e talvez de outros escritores do sculo XX sabre a vida de Cristo), seu tema diferente a vida de Cristo luz do grande conflito entre as foras do bem e do mal. Edersheim e outros esto mais interessados em dar um relato histrico da existncia terrestre de Cristo. Ibid., 114.

31

Grande Conflito entre Cristo e o Mal, o que ocorre so maus olhos empregados a uma simples semelhana.1 Em 1890 uma das editoras de Conybeare e Howson, a T. Y. Crowell Co. enviou uma carta a Review and Herald para averiguaes das compras de Sketches from the of Paul ( Apanhados da Vida de Paulo), pela Review para servir de brindes aos assinantes de Signs of the Times, no consistindo em uma carta de contedo acusativo. Em 2 de maio de 1895 o editor de Youths Instrutor reclamou dos plgio dos seus colaboradores. Em 1907, veio a crise pantesta com J. Kellogg e as acusaes de plgio misturaram-se marcando um dos perodos mais difceis para a IASD. Outro que se uniu a Kellogg nas acusaes a Ellen White foi Charles B. Stewart. Em 1910 fez-se nova montagem nos tipos de imprensa e foi includo aspas e referncias em alguns casos, na reeditorao de 1888 do livro Grande Conflito onde, Ellen W. foi acusada de no ter citado os autores de alguns dados histricos. Vinte de junho do mesmo ano W. C. White escreveu para A.G. Daniells: Quando apresentamos a mame a questo sobre o que deveramos fazer no que diz respeito das citaes de historiadores e referncias aos Um exemplo disto a semelhana entre o livro Patriarcas e Profetas de Ellen White em estrutura com livro Old Testament Biblie History (Histria Bblica do Velho Testamento) de Alfred Edersheim. Onde 73 ttulos de captulos em Patriarcas e Profetas, s nove so idnticos a esses no livro de Edersheim, ou s difere pela incluso ou supresso do artigo o, a. alm disso, estes nove incluem tais ttulos comuns como A criao, A Inundao, A Destruio de Sodoma, o Matrimnio de Isaque, A morte de Saul. Cf. Staff White Estate, The Thut About The White Lie, pesquisa realizada na internet, no site: http://www.egwestate.andrews.edu, no dia 26 de outubro de 2001.
1

32

mesmos, ela foi pronta e segura em sua opinio de que deveramos fazer as devidas menes onde quer que fosse possvel. 1 Estes e outros casos analisados demonstram que Ellen White no tinha inteno de esconder seus emprstimos literrios. Em 1915 W. W. Prescott em carta no dia 6 de abril, acusa W. C. White de reter informaes sobre os livro de sua me Ellen White. As suas dvidas era na definio de inspirao, questo analisada na conferncia de 1919.2 No mesmo, D. Canright escreveu um livro contra Ellen White, Life of Mrs. E. G. White. Em 1920 retorna o caso de Conybeare, a sua editora que, respondem a pergunta se eles haviam acusado a Ellen White de plgio: Publicamos Life and Epitles of the Apostle Paul, mas este no um livro com ttulo de propriedade literria e no temos em que nos fundamentar legalmente para proceder contra o livros dos senhores, e no cremos que tenhamos feito alguma vez objees ou tenhamos reclamado, tal como os senhores nos dizem. 3 Em 1930 outro acusao de plgio, depois de 50 anos por, E. S. Ballenger4 , denunciou os escritos de E. White no seu jornal The Gathering Call (O Chamado para Unir)5 . Carta de W. C. White a A. G. Daniells, 20 de Junho de 1910. Citado em Olson, 101 Questes do Santurio e de Ellen White (101QSEW) (Instituto Adventista de Ensino, CPEGW), 88.
2 1

Realizado de 01 a 19 Julho. Ver Capitulo 38, Herbert E. Douglas, 434-442. Graybill ed. A Verdade Acerca da Mentira White, ACOP, 142.

Ex-pastor advenista que tinha jornal publicado bimestralmente. Irmo de A. F. Ballenger, mentor da crise do santurio de 1905. Herbert E. Douglas, 441. Em 1932 e 1933, um membro da White Estate, D. E. Robinson, gastou um total de quatro a cinco horas comparando a obra de Conybeare e Howson com os
5

33

Em 1976 Donald L. Numbers1 reacendeu as acusaes com o livro, Prophetess of Health: A Study of Ellen G. White (Profetisa da Sade: Um Estudo de Ellen G. White).2 A dcada de 1980. Em 23 de novembro aconteceu a primeira declarao de Walter Rea no jornal da Califrnia. Dias depois, falou a tribuna de Chicago: White uma historiadora... escreveu ela em 1867: Embora eu seja to dependente do Espirito do Senhor para escrever minhas vises como receb-las, todavia as palavras que emprego so minhas, a menos que sejam ditas por um anjo Cita-se ento as palavras de Walter Rea Deparamo-nos ento com a escolha de viver a verdade amarga em vez de a doce mentira... Por que ela mentiu? Eu no sei?.3 Como j vimos ele utilizava textos fora do seu verdadeiro contexto, no s ela como todos os anteriores pois, Walter Rea no apresentou nada de novo do que Canright havia citado (plagiador). Em 23 de outubro de 1980, o Los Angeles Times cita as palavras acusadoras de Desmond Ford: Foi Rea que primeiro mencionou os paralelos para mim. No Sketches from Life of Paul de Ellen White. Ele deixou mais de 1.100 outros livros sem tocar em sua pesquisa. Johns, Profeta ou Plagiadora? parte 1- Janela Fechadas ou Portas Abertas? ACOP, 102. Isso nos mostra a dificuldade nas pesquisas pelo motivo da dificuldade de se encontrar os paralelos. Ex-professor de histria da medicina na Universidade de Loma Linda, EUA, e atual professor de histria de cincia e da medicina na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Documento Centro White, SALT-IAENE. Refutado em: Resposta s Criticas de A Profetisa da Sade (So Paulo: Centro de Pesquisa E. G. White, 1981). Cf. Ibidem.
3 2 1

101 QSEW, 89.

34

apenas estava sentena aps sentena copiada ou parafraseada, como tambm suas fontes continham erros que ela repetiu.1 Em 4 de junho de 1981, na Adventist Review, uma explicao do uso de fontes por parte de Ellen White: Foi-lhe dito que na literatura de livros e revistas e revistas religiosas ela encontraria preciosas gemas de verdade expressas em linguagem aceitvel, e que lhe seria dada ajuda do Cu para reconhec-las e separlas do entulho do erro com o qual s vezes estas estariam associadas.2 A igreja, atravs de Warren Johns, contratou o advogado catlico3 Vicent L. Ramik, para investigar os escritos de Ellen White. Ao final da sua pesquisa concedeu uma entrevista a Adventist Review no dia 17 de setembro de 1981, aonde inocentou a Sra. White.4
1

101 QSEW, 97.

W. C. White e D. E. Robinson, Brief Statements Regarding The Writings of Ellen G. White, 1933, p. 5. Publicado como suplemento na Adventist Review, 4 de junho de 1981. Citado em Johns, Ladra Literria ou Mensageira de Deus?, ACOP, 115. Dois fatos devem ser considerados: 1) Ramik tinha sido criado um catlico romano (entretanto no um " catlico praticante ") e um dos livros que ele examinou foi, O Grande Conflito livro que no lisonjeia exatamente quela Igreja ou o Papa. 2) Ramik admitiu depois em uma entrevista que, ele tinha sido parcial contra Ellen White quando ele entrou no projeto, porque ele tinha lido o trabalho de muitos dos crticos dela como D.M. Canright e at corrigiu o manuscrito da pr-publicao de White Lie. Pesquisa na internet, no site http://www.ellen-white.com, no dia 26 de outubro de 2001. Veja a analogia que Ramik usou para esclarecer a situao: A situao algo como o construtor que deseja construir uma casa. H certas unidades bsicas, essenciais de materiais de edifcio que esto disponvel a ele--janelas, portas, tijolos, e assim por diante. H certos tipos reconhecveis de texturas e estilos que foram criadas por vrias combinaes destes materiais diferentes por construtores mais cedo at mesmo. O construtor rene muitos destes e os usa. Ainda o desgnio da casa, o ltimo aparecimento, a ltima forma o tamanho, o tato, todo sem igual ao construtor
4 3

35

Walter Rea publica o livro White Lie no ano 1982 e, posteriormente John J. Robertson o refuta com o livro White Truth. Desde ano (1980), vrios artigos comeam a ser publicados pelos peridicos da Igreja Adventista, muitos dos tais foram compilados por, Roger W. Coon no seu livro Assuntos Contemporneos em Orientao Proftica, que vem sendo usado por ns nesta pesquisa. Em 1983 o White Estate faz uma estudo dos livros de Ellen White, em busca de todos os paralelos e parafraseados em outros livros, depois de 17 anos de trabalho a concluso: no menos de dois por centos (2%) de todos os escritos de Ellen White encontram-se paralelos.1 Vimos portanto que numa tica equilibrada, Ellen G. White agiu de forma tica-legal ao escrever seus livros, e tais acusadores so vtimas de suas prprias concepes distorcidas do processo revelao/inspirao. imediato, contemporneo. Ele pe o prprio selo dele individualmente no produto final exclusivamente dele. (E ele no diz, ou precisa dizer: eu adquiri este tijolo aqui, aquela porta l, esta janela l, qualquer um!) Eu penso que era aquele modo com o uso de Branco de Ellen de palavras, frases, clusulas, oraes, pargrafos, sim, e at mesmo pginas, das escritas desses que foram antes dela. Ela ficou bem dentro dos limites legais de " uso justo, " e todo o tempo criou algo que era substancialmente maior (e at mesmo mais bonito) que a mera soma das partes de componente. E eu penso que a ltima tragdia que os crticos no vem isto... A linha de fundo : Isso que realmente conta so as mensagens da Sra. White, no somente os escritos palavras mecnicas, clusulas, oraes - de Sra. White. Telogos, me sou falado, distinga aqui entre inspirao verbal e inspirao plenria. Muitos dos crticos perderam o barco completamente. E uma pena, tambm! V. Ramik, Entrevista para Review and Herald, pesquisa realizada na internet, no site http:www.ehistoricist.com, no dia 5 de outubro de 2001.
1

Ver resultado da pesquisa em: www.whiteestate.org/issues/parallet.html

CAPTULO III REVELAO E INSPIRAO O presente captulo tem por objetivo esclarecer os termos Inspirao e Revelao; ver como estes conceitos foram alterados ao longo dos 3 ltimos sculos e como esta mudana afetou a interpretao dos Adventistas do Stimo Dia (A S.D.) no que se refere a estes conceitos, tanto aplicados a Bblia quanto aos escritos de Ellen G. White (EGW). Primeiramente veremos as mudanas ocorridas atravs dos sculos.

Crise nos Conceitos Ao longo da histria o cristianismo tem passado por alguns debates sobre determinadas doutrinas, como por exemplo : Nos quatro primeiros sculos da era crist, a ateno da Igreja estava presa a Cristologia; na reforma do sculo XVI o assunto foi Soteriologia e no sculo XIX , com razes nos sculos XVII e XVIII, a doutrina da Revelao e Inspirao .1 Este debate quanto a doutrina ltima supracitada, surgiu devido a introduo na Teologia dos pressupostos do pensamento dominante do sculo XVII, que era o Racionalismo.2 Algumas caractersticas desta poca , conforme declara o Dr. Enrique Espinosa so: Tinha a razo humana como o critrio final para conhecer a verdade humana em qualquer mbito , a verdade era obtida atravs da razo; havia averso ao Amim A. Rodor , Doutrina da revelao e inspirao, em Temas teolgicos (Cachoeira, BA, s.d.), 1, 1 CD-Rom. Joo M. Bentes, Normam R. Champlim , "Crtica da Bblia", Enciclopdia da Bblia, teologia e filosofia (So Paulo: Candeia, 1995), 1: 991.
2 1

36

37

sobrenaturalismo, toda a explicao dos fatos devia ser natural, 'no h milagres', 'no h interveno de Deus'; as igrejas crists desta poca tiveram tendncia a ortodoxia (rigidez doutrinria) para combater o racionalismo.1 Os telogos ento formularam um mtodo de estuda da Bblia , o mtodo Histrico-Crtico (Alta Crtica), que tinha que ver com o estudo de qualquer coisa fora do prprio texto.2 Algumas perguntas que a Alta Crtica tinha que responder foram expressas por Robert Folkenberg: Que fontes o escritor usou e como ele as usou ou as combinou ? Quais tradies orais formam a base do presente texto ? Quanto de cenrio cultural e histrico influenciaram o documento escrito ? Que categorias literrias podem ser identificadas ? Que evidncia existe de uma reeditorao do material ? Como o desenvolvimento religioso da comunidade afeta o documento escrito ?3 De acordo com o pensamento do mesmo autor eles (os pesquisadores da Alta Crtica), estudam o elemento humano da Bblia, dissecando e analisando-o, como fariam com um antigo texto grego de Homero; esse estudo cresceu nos sculos XIX e XX, Notas em sala de aula, Semana teolgica "Ps-Modernismo e escatologia", SALT-IAENE, setembro de 2001.
2 1

Bentes, Champlim, "Crtica da Bblia", 1:990.

Robert S. Folkenberg, We Still Believe (Boise, ID: Pacific Press Publishing Association, 1994), 84-85.

38

e fez com que a Bblia casse em descrdito. Assim escreve Folkenberg: Durante todo o restante do sculo dezenove e no vinte, seus estudos cresceram em hipteses elaboradas que esculpiram a Bblia numa colcha de retalhos acolchoada de fontes , especulaes , perguntas padro e virtualmente destruram a f na divina inspirao.1 Todo este cenrio levou a uma reao por parte de outros pesquisadores no sculo XIX (tendo influncia at hoje), mas esta reao se deu mais contra o mau uso do termo "crtico" que ,com suas pressuposies humanistas atacavam a fidedignidade e o carter divino das Escrituras.2 Neste sculo acima referido houve uma interpretao que tem razes at hoje entre telogos; afirmam que o centro da religio o sentimento, ou seja, revelao no vem de fora, mas de dentro; o foco da religio mudou da Bblia para o corao do que cr. Neste momento o maior nome Friedrich Schleiermacher ( 1768-1834 ).3 Pode-se dizer que a Alta Crtica e a linha de pensamento que Schleiermacher est inserido tem um ponto em comum: descartam a Bblia como um livro revelado. Para os da Alta Crtica a revelao sobrenatural no existia, para o segundo grupo a revelao proposicional (com conceitos de verdade), tal como est na Bblia, no existe, j que "as Escrituras so meramente um texto humano.... Aceit-la como a Palavra de Deus uma perverso idoltrica que deve ser abandonada". 4
1

Folkenberg, We Still Believe, 85.

nio R. Mueller, "O mtodo histrico-crtico - uma avaliao" , em Entendes o que Ls ? Gordon D. Fee, Douglass Stuart ( So Paulo: Vida Nova, 1991), 248.
3

Rodor, Doutrina da revelao e inspirao, 11-12, em 1 CD Rom.

Walvertrude Nino, "Inerrncia bblica" (Uma monografia para o "Mestrado em teologia" Instituto Adventista de Ensino, ,maro de 1996), 11.

39

Ainda h duas explanaes : uma Neo-ortodoxa e uma Evanglico- conservadora.1 A abordagem Neo-ortodoxa surgiu no sculo XX e teve como seus maiores expoentes Martinho Buber (1878-1965), Emlio Brunner (1889-1966)2 , Karl Barth e Rudolf Bultmann (1884-1976) . Para esta interpretao h dois nveis de verdade : o inferior e o superior. No inferior est o texto bblico falvel e com erros, pois humano ; no superior h um encontro3 , este encontro o que caracteriza a revelao. Sobre isto Dederen confirma : Portanto , quando o escritor bblico, por exemplo, anuncia a "Palavra do Senhor", ele no est, de fato, comunicando o que Deus lhe revelou, mas sim suas reflexes pessoais do fenmeno da revelao que ele experimentou. Sendo que a revelao, como tal, no resulta em doutrinas, tudo quanto o profeta declara... no , intrinsecamente, parte da prpria revelao.4 Este conceito tem uma viso antropocntrica da revelao. A abordagem Evanglico-conservadora tem um conceito tradicional-histrico de revelao-inspirao , para eles a Bblia um livro revelado por Deus e com autoridade. Nesta nfase eles endossam o conceito da inerrncia (que a Bblia no tem erros, nem nos pormenores) e que o Esprito Santo esteve presente na composio da mesma , at na escolha das palavras.5
1

Nino, "Inerrncia bblica" , 12-13.

Raul Dederen, "Revelao-Inspirao: uma perspectiva adventista do stimo dia " (Uma monografia para o Instituto Bblico da Diviso Sul-Americana dos Adventistas do Stimo Dia, Braslia , DF, 1979), 6-12.
3

Nino,12. Dederen, 10. Nino,13.

40

Na prxima parte sero demonstrados os conceitos de revelao e inspirao defendidos tradicionalmente pelos A.S.D.; e tambm quatro teorias de inspirao, sendo que os A.S.D. apoiam s uma.

Revelao e Inspirao Nesta seo ter-se- apenas definies e algumas explicaes . Revelao: " o ato divino pelo qual Deus se revela e habilita o profeta a entender alguma coisa ,quer seja doutrina, verdade, alguma coisa que o profeta no poderia por ele mesmo". 1 O propsito deste ato a comunicao de informao. Esta comunicao foi dada de duas formas: 1. Revelao Geral: a comunicao que geral a todos. "Muitos vem canais da auto-revelao de Deus na natureza, na histria, no comportamento e conscincia do homem". 2 Revelao especial : necessria porque o pecado obscureceu a percepo do homem, e ele no conseguia ver claramente o testemunho geral. Deus em seu cuidado providenciou um meio pelo qual o ser cado pudesse perceb-lo mais facilmente. Este meio foi uma Revelao Especial na qual, o Homem comunicou-se com Deus, e Deus com ele. Esta revelao especial a Bblia e a pessoa de Jesus Cristo.3 Inspirao : " o ato divino pelo qual Deus habilita o profeta a perceber e comunicar de forma fidedigna e confivel aquilo que lhe foi revelado". 4
1

Rodor, 40, em 1 CD - Rom. Nisto cremos (Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1990 ), 15-16. Ibid., 16-17. Rodor; 40; em 1 CD - Rom.

41

Existem algumas teorias de inspirao : 1. Teoria da Inspirao Verbal: Cada palavra da Bblia foi inspirada ("soprada") por Deus. Esta teoria afirma que cada palavra da Bblia inspirada 1 2. Teoria da Inspirao Plenria : A Bblia em todas as partes inspirada. Toda a Bblia a palavra de Deus.2 3. Teoria da Inspirao Parcial : Umas partes da Bblia receberam inspirao e outras no. As partes histricas, poticas, pessoais, e aquelas que no so substancialmente doutrinrias, so humanas, e podem ter erros . A Bblia no palavra de Deus, mas contm a palavra de Deus.3 Teoria da Inspirao Dinmica : Deus escolheu homens e concedeu a eles pensamentos inspirados e guiou-os no relato da mensagem divina( tanto oral pronunciamento do profeta sobre a revelao que recebeu, quanto escrita a Bblia), mas eles ficaram livres para escolher e usar as suas prprias palavras.4 Desta ltima teoria compartilham os A.S.D. ,e devido a distores nesta compreenso que tem-se problemas com a Bblia e os livros de Ellen G. White. Deve - se saber que " os dois propsitos do Esprito Santo, a revelao e a inspirao, encontram-se to intimamente ligados que difcil separ-los". 5 Zacarias de A.Severa, Manual de teologia sistemtica (Curitiba: A.D. Santos, 1999 ), 29-30.
2 1

Ibid., 30-31. Ibid., 31 Ibid., 31-32.

Leo R. Van Dolson, "Revelao e inspirao- como Deus se comunica conosco", Lio da escola sabatina - aluno (janeiro - maro 1999) : 21.

42

O Esprito Santo comunicou as informaes por alguns mtodos , Ele se comunicou por sonhos e vises (Nm. 12:6); falou audivelmente ou por impresses ntimas (I Sm 9:15, 16:7); usou representaes simblicas (Zc 4); vises com instruo oral (II Cr 12 : 1-4; Ap 4 e 5); amostra de eventos que estavam ocorrendo em outro lugar ( Ez 8); mostrou eventos futuros ( Dn 2,7,8,12). Houve tambm registro histrico, tendo por base experincia pessoais dos escritores cannicos ou registros j existentes (fontes), estes livros por exemplo: Juzes, I Samuel, II Crnicas, os Evangelhos e Atos dos Apstolos.1

Adventistas e Problemas com Inspirao No incio da Igreja Adventista do Stimo Dia (IASD), j apareceram alguns problemas com relao a compreenso de Revelao e Inspirao. Este caso para falar a verdade vem do tempo do movimento do advento (1831-1844) que teve como seu propulsor um simples fazendeiro chamado Guilherme Miller. Ele (ainda no movimento do advento) tinha a idia de que a Bblia no tinha contradies2 , e esta idia passou para o meio adventista sabatista com o fim de defender-se de ataques contra a Bblia feitos pelos destas, nessa apologia escreveram-se obras a favor da inerrncia 3 Na Conferncia Geral de 1883 foi votada uma reviso dos Testemunhos da Sra. EGW4 , a qual alguns se opuseram, por crerem na inspirao verbal e como tal, os escritos inspirados no podiam ser aperfeioados. Thompson defende:
1

Este pargrafo esta baseado em : Nisto Cremos, 22.

Alberto Timm, History of Inspiration in the Seventh-day Adventist Church(1844-1915), Journal of the Adventist Theological Society 5 (Spring 1994): 182.
3

Ibid., 182-184. Nino, 19.

43

A oposio a reviso dos Testemonies revela que j estava entrincheirada na igreja em 1883-1884 o conceito da inspirao verbal. Ademais a questo da inspirao tornou-se um fator na sada de D. M. Canright do adventismo em 1887, bem como da perda de A. T.Jones e J. H. Kellogg no princpio da dcada de1900.1 Outro problema nesta mesma poca(1883-1915), referia-se a penetrao no meio adventista da teoria de Graus de Inspirao, na qual partes bblicas seriam mais inspiradas que outras, e esta hiptese era tambm aplicada aos Testemunhos da Sra. White2 , ou seja diziam que tinham partes de suas obras( cartas, livros, artigos, etc.) que no eram inspirados (inclusive o presidente da Associao Geral dos A.S.D., George I. Butler, partilhava desta posio)3 , mas EGW a isto se ops, e uma lio da escola sabatina de 1893 adotou a mesma posio dela.4 Em 1919 foi realizado um Congresso bblico (1 a 19 de julho) e um Conclio de professores (20/07 a 01/08).5 Que nada mais foi do que uma discusso sobre inspirao. De um lado estavam os que advogavam a inspirao verbal, e do outro os que aceitavam a inspirao dinmica ou de pensamento.6 Os anos foram passando e o assunto sobre inspirao permaneceu esquecido; at que, a partir da dcada de 1960, a igreja foi influenciada pela convulso teolgica que a cercava. Tudo isto porque alguns eruditos adventistas ao buscarem aprimoramento acadmico em faculdades liberais, ficaram descomprometidos com a infalibilidade da
1

Thompson, Questes e Perplexidades sem Fim, em ACOP, ed. Coon, 297-303. Timm, 184-185. Ibid., 184. Ibid., 185-186. Herbert E. Douglass, 434. Para mais informaes veja: ibid., 434-443.

44

Bblia e escritos de EGW,1 mas com o passar do tempo( na dcada de 1970) os conflitos intensificaram-se porque a igreja envolveu-se com as linhas de pensamento existente.2 Notem o que Walvertrude informa: 1970 No cenrio mundial agora mais agitado, liberais, neo-ortodoxos e conservadores tentavam as sadas para os dilemas bblicos.3 Cada uma dessas linhas com seu prprio mtodo de interpretao e a sua noo peculiar de inspirao e revelao( conforme j visto anteriormente). Alguns adventistas tiveram problema com os escritos de EGW,4 tambm nesta poca. Por que tiveram tais problemas ? Luiz Nunes afirma: O uso do mtodo crtico-histrico no estudo dos escritos de Ellen White levou alguns eruditos a sugerirem: (1) que as vises de Ellen White eram conseqncia de epilepsia; (2) que ela ensinou a teoria errada da porta fechada; (3) que as vises de Ellen White eram resultado da influncia da medicina natural da poca; (4) que os escritos de Ellen White no tm autoridade doutrinria; (5) que ela culpada de plgio;(6) que as vises de Ellen White eram fruto da tenso nervosa causada por ambiente social de entusiasmo religioso; e (7) que ela apresentou uma Teologia do medo, resultante de seus problemas de adolescncia no resolvidos.5 Esta pesquisa est limitada a responder a acusao de plgio contra EGW.

Por que Ellen White Usou Fontes ? Esta pergunta foi feita por pessoas que compararam os escritos delas com os de outros autores, e devido ao conceito de inspirao que esses indivduos tinham levaram-nos a acus-la de plgio.
1

Nunes, 94. Ibid. Nino, 20. Ver: captulo anterior desta pesquisa. Nunes, 94-95.

45

Se um pesquisador tiver o conceito de inspirao verbal enraizado em suas idias, ele rejeitar os escritos de EGW que tm textos de outros livros, pois para ele a pessoa inspirada tem que receber as palavras do prprio Deus, e Ellen G White copiou quase que palavra por palavra (outras vezes citava tudo que estava escrito) em algumas partes de seus escritos.1 Consequentemente ele ter que rejeitar a Bblia, pois h partes que tm algo desta forma. Veja algo do que Joo(em Apocalipse) e Judas (em seu livro, que leva o seu nome) usam do livro apcrifo de I Enoque: Apocalipse: A sua cabea e cabelo eram brancos como alva l, como neve; os olhos como chama de fogo.(1:14) I Enoque: A cor de seu corpo era mais branca que a neve..., e o cabelo de sua cabea mais branco que a mais branca l, e seus olhos como os raios do sol. (106:10; conferir 46:1) Judas: Enoque [foi] o stimo depois de Ado. (verso 14) I Enoque: A leste do jardim onde os eleitos e justos habitam [foi] onde meu pai [Enoque] foi arrebatado, o stimo depois de Ado.2 E o uso que Paulo fez dos livros apcrifos ?3 , De alguns ensinamentos de Jesus Cristo que encontram paralelo em escritos anteriores ?4 Para estudo mais detalhado ver: Olson, 102-106; Warren Johns, Janelas fechadas ou portas abertas ?, em Coon, ACOP, 103-110.
2 1

Tim Crosby, Inspirado significa original, em ibid., 337-338. Para maiores informaes ver: Douglass, 379; Crosby, 331.

Para mais esclarecimento ver: Crosby, 330; Douglass, 379-380. Tanto um como outro destes autores com base nos escritos da Sra. White defendem que Cristo a fonte de toda sabedoria, e que sendo assim ao citar um mestre do passado, Ele no o estava copiando, mas sim falando de algo que Ele prprio tinha ajudado os mestres a desenvolver.

46

Um outro exemplo de cpia sem dizer a fonte nos escritos bblicos o caso de uma parte do livro de II Reis( originalmente os livros de I e II Reis eram uma s obra, mas foi dividida pela 1 vez em 1516-1517 a. C.; neste mesmo livro o autor diz que utilizou o livro da histria de Salomo I Reis 11:41; e o livro da histria de Israel II Reis 14:28) como salienta Delmer A Johnson: Em II reis 18:13-19:37 ele copiou textualmente Isaas 36 e 37 sem qualquer referncia ao livro de Isaas.1 S isto j bastava para abalar tal pessoa, mas se ela ainda descobrir que grande partes bblicas so fruto de pesquisa,2 e no de vises e/ou sonhos ? Este abalo que pode acontecer, j no ocorre com o que considera a Bblia como apenas um livro humano, por conseguinte ele considerar os escritos de EGW como registros religiosos, como qualquer livro de literatura. J com os adventistas que possuem uma viso bblica, tal abalo no chegar, pois eles advogam a teoria da inspirao de pensamento tanto para com a Bblia, quanto para os Testemunhos de EGW. Sendo assim crem que Deus d liberdade ao escritor inspirado de usar suas prprias palavras ao escrever aquilo que lhe foi revelado, ou inspir-lo na seleo de fontes para escrever o que Deus quer que seja comunicado. Isto visto tanto nos escritores da Bblia como em EGW. Harold L. Calkins indica: Evidentemente, um aspecto da inspirao abrange a orientao divina na escolha de informaes bem fundadas e na rejeio de informaes infundadas ou errneas. Alm do que lhe era mostrado em vises e sonhos, Ellen White era guiada por Deus ao Este pargrafo , at esta nota est baseado em: Delmer A Johnson, As fontes dos escritos inspirados, Revista Adventista, abril de 1983, 15.
2 1

Ibid., 15-16.

47

escolher e pr em ordem alguns dos pensamentos e palavras de outras pessoas, que se adaptavam s informaes prestadas a ela.1 Ellen White pode experimentar em seu ministrio proftico( que durou 70 anos de 1844, sua primeira viso, a 1915, ano de sua morte) de modelos de inspirao que podem ser vistos no escritores bblicos( variando de vises/sonhos e indo at pesquisas em outras fontes, alm da Bblia). Aqui sero listados os resumos destes modelos.2 1. Modelo Visionrio: vises ou sonhos. 2. Modelo Testemunhal: o escritor testemunhou as aes descritas pessoalmente ou no. 3. Modelo Histrico: o uso de pesquisa. 4. Modelo Admoestativo: conselhos a pessoas, igrejas, etc. 5. Modelo Epistolar: escrever cartas. 6. Modelo Literrio: expresso de sentimentos ntimos. Deus usou EGW do mesmo modo que usou os escritores da Bblia; inspirao no sinnimo de originalidade, Deus no esperava que o escritor bblico reinventasse a roda.3 Uma coisa deduz-se do uso dos mtodos de interpretao da Bblia utilizados pelos telogos hoje (liberais, neo-ortodoxos ou evanglicos-tradicionais): : algo perigoso. Tendo o mtodo Histrico-Crtico, duvida-se da revelao/inspirao como mostrada na Bblia e defendida nos escritos de EGW, alis no h algo sobrenatural, s o lado humano e
1

Harold L. Calkins, Como ocorre a inspirao, Revista Adventista, fevereiro de Estes modelos esto bem desenvolvidos em: Douglass, 412-414. Ibid., 379.

1980, 45.
2

48

cheio de falhas. Aplicando a Teologia do Encontro, a Bblia no fica sendo um livro inspirado por Deus, mas mera descrio do encontro do profeta com Deus, da mesma maneira o que EGW redigiu apenas uma literatura religiosa como outra qualquer. Entendendo a Bblia como a Palavra de Deus, sem erro mesmo nos detalhes, quando percebe-se as discrepncias perifricas que existem nela, a Bblia, e nos livros, artigos e cartas preparadas pela Sra. White estaro se encaminhando para o desapontamento e talvez para a completa perda da f.1 Portanto deve-se ter bom senso e respeito ao pesquisar a Bblia e os materiais da irm White, pois eles so a voz de deus dizendo aonde devemos ir.
1

Douglas, 470.

CONCLUSO

No houve plgio nos escritos de Ellen G. White e sim emprstimo literrio, legal e eticamente dentro das leis de direitos autorais. Tal acusao foi habilmente refutada, onde vimos que o profeta pode fazer uso de materiais escritos e no escritos na inteno de transmitir sua mensagem. O conceito de cpia literria, nas leis contemporneas de Ellen White permitiam-na fazer tais emprstimos. A incompreenso do processo revelao/inspirao ponto central no qual so tecidas as acusaes pelos seus crticos. As acusaes feitas a Ellen White no tinham fundamento slido, sendo muitas apenas distores, pois ela no tinha inteno de esconder seus emprstimos literrios. Foi visto na parte final deste trabalho, que um desvio na compreenso do processo revelao/inspirao levou alguns lderes adventistas (e ex-lderes) a questionar a autenticidade dos escritos de Ellen White e posteriormente acus-la de plgio; e que o uso do mtodo Crtico-Histrico fez com que se considerasse os Testemunhos, algo meramente humano (portanto sem autoridade), e sendo assim um escrito comum e que tem cpias de muitos livros, mas sem lhes dar o mrito devido. A Igreja Adventista oficialmente aceita o conceito de Inspirao de Pensamento, no qual os homens foram inspirados e no suas palavras; dessa forma quando Ellen White utilizou-se de textos de outros autores, ou simplesmente os

49

50

parafraseou, tal procedimento deu-se luz do Espirito Santo, para separar o joio do trigo.

BIBLIOGRAFIA Archer, Gleason L. Jr. Merece Confiana o Antigo Testamento? So Paulo: Editora Vida Nova, 2000. Bentes, J. M. e R. N. Champlin. Enciclopdia de Bblia Teologia e Filosofia, vol 1. So Paulo: Editora Candeia., 1995. Calkins, Harold. Como Ocorre a Inspirao?. Revista Adventista, fevereiro de 1990, 44-45. Crosby, Tim. Inspirao Significa Original?. Em Assuntos Contemporneos em Orientao Proftica: Antologia de Artigos e Monografias, ed. Roger W. Coon, 329-338. So Paulo: Centro de Pesquisas Ellen White, 1988. Champlin, R. N. O Novo Testamento Interpretado Versculo por Versculo, 9 reimpresso. So Paulo: Editora Candeia, 1995. Christianini, Arnaldo B. Os Plagirios. Revista Adventista, Fevereiro de 1984, 1314. Coon, Roger W. Um Dom De Luz. So Paulo: Editora Universitria Adventista, 1991. _______. comp. Assuntos Contemporneos de Orientao Proftica Antologia de Artigos e Monografias. So Paulo: Dept Grfico do Instituto Adventista de Ensino, 1988. Cunha, Antnio Geraldo. Dicionrio Etimolgico, 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1989. Davidson, Richard M. New Testament Use of the Old Testament. Journal Adventist Theological Society, vol 5, number 1, Spring 1994, 16-? Deren, Raul. Revelao Inspirao: Uma Perspectiva Adventista do Stimo Dia. Uma monografia para o Instituto Bblico da DAS, Braslia, DF, 1979. Dolson, leo R. Van. Revelao e Inspirao- como Deus se comunica conosco. Lio da Escola Sabatina. Janeiro-Maro, 1999. Douglas, Herbert E. Mensageira do Senhor. Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.

51

52

Ellisen, Stanlley A. Conhea Melhor o Antigo Testamento, 7 ed. So Paulo: Editora Vida, 1999. Fagal, Elder Willian. Ellen G. White: Prophet Or Plagiarist? pesquisa realizada na internet,no site http://www.biblicalperpectives.com, no dia 15 de Novembro de 2001. Folkenberg, Robert S. We Still Beliere. Boise, ID: Pacific Press Publishing Association, 1994. Graybill, Ron. Ellen White como leitora e escritora, Em Assuntos Contemporneos em Orientao Proftica; Antologia de Artigos e Monografias; ed. Roger W. Coon, 297-303. So Paulo: Centro de Pesquisa Ellen White, 1988. _______.ed. A Verdade Acerca da Mentira White Em Assuntos Contemporneos em Orientao Profetica; Antologia de Artigos e Monografias; ed. Roger W. Coon, 297-303. So Paulo: Centro de Pesquisa Ellen White, 1988. Johns, Warren H. Ladra Literria ou Mensageira de Deus? Em Assuntos Contemporneos em Orientao Proftica; Antologia de Artigos e Monografias; ed. Roger W. Coon, 297-303. So Paulo: Centro de Pesquisa Ellen White, 1988. Johnson, Delmer A. A Fonte dos Escritos Inspirados. Revista Adventista, Abril de 1983, 15-16. Hubbard, David A. Osias introduo e comentrio. So Paulo: Editora Vida Nova, 1993 Martnez, Jos Maria G. Os Salmos. So Paulo: Edies Paulinas, 1998. Martins, Leon. I Corntios introduo e comentrio, 3 ed. So Paulo: Editora Vida Nova, 1986. Mueller, nior R. O Mtodo Histrico-Crtico Uma Avaliao. Em Entendes o que Ls? Gordon D. Fee, Douglas Stuart, 237-328. So Paulo: Vida Nova, 1991. Nichol, Francis D. Ellen White and Her Critics. Takoma Park, Washington, D.C: Review and Herald Publishing Association, 1951. _______.Reason for Our Faith. Takoma Park, Washinton; CD: Review and Herald Publishing, 1947. _______. eds. Seventh-day Adventist Bible Commentary. Washington: Review and Herald Publishing Association, vol 2, 1954.

53

Nino, Wlavertrude. Inerrncia Bblica. Uma monografia para o Mestrado em Teologia SALT-IAE, maro de 1996. Nisto Cremos. Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1990. Notas em sala de aula. Semana Teologica: Ps-modernidade e Escatologia. SALTIAENE, Cachoeira, BA, setembro de 2001. Nunes, Luiz. Crises na Igreja Apostlica e na Igreja Adventista do Stimo Dia: Anlise comparativa e Implicaes Missiolgicas. Ed. D. Tese, IAE- Campus 2, Engenheiro Coelho, So Paulo, 1999. Oliveira, Enoch de. A Mo de Deus ao Leme. Santo Andr; SP: Casa Publicadora Brasileira, 1985. Olson, Robert W. 101 Respostas a Perguntas do Dr. Ford. So Paulo: Centro de Pesquisa Ellen G. White. _______. 101 Questes do Santurio e de Ellen White. Instituto Adventista de Ensino, CPEGW. Rocha, Rosngela, trad. Livros Poticos. So Paulo: Dept de Artes Grficas do Instituto Adventista de Ensino, 1983. Rodor, Amim A. Doutrina da Revelao e Inspirao. Em Temas Teolgicos. Cachoeira, BA, sd. 1 CD-Rom. Severa, Zacarias de A. Manual de Teologia Sistemtica. Curitiba: A.D. Santos, 1999. Thompson, Alden. Inspiration: hard questions, honest answers. Hagertown: Review and Herald Publishing Association, 1991. ________. Questes e Perplexidade sem Fim. Em Assuntos Contemporneos em Orientao Proftica; Antologia de Artigos e Monografias; ed. Roger W. Coon, 297-303. So Paulo: Centro de Pesquisa Ellen White, 1988. Timm, Alberto. Histria of Inspiration in the Seventh-day Adventist Church (18441915). Journal of The Adventist Theological Society 5 (primavera 1994): 180195. White. Arthur L. A Histria de Dois Homens: D. M. Canright e A.G. Daniells Revista O Ministrio Adventista, 1978, 5-7. White, Ellen G. Mensagens Escolhidas, 2 ed, vol 3, Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1999. _______. Review and Herald, 30. 8 de outubro de 1867.

54

A Histria Por Trs Desta Investigao, Revista Adventista, Junho de 1982, 10-11. Ellen G. White e o Uso Fontes, Revista Adventista, Junho de 1982, 6-7.

Bajada de

http://advir.com.br

You might also like