You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UFS DEPARTAMENTE DE CINCIAS FLORESTAIS DCF CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL PRODUO E TECNOLOGIA DE SEMENTES FLORESTAIS

Referente a aula prtica de teste de quebra de dormncia das sementes de Canafstula (Cassia grandis L.f.)

Prof.: Dr. Robrio Anastcio Ferreira Acadmico: Carlos Carneiro dos Santos

So Cristovo 2011

1. INTRODUO

A necessidade de conhecer os principais processos envolvidos na germinao das sementes de espcies nativas tem crescido nos ltimos anos, principalmente devido grande demanda de mudas para recuperao de reas Degradadas (Arajo Neto 1997). A germinao ocorre numa seqncia de eventos fisiolgicos influenciada por fatores externos (ambientais: luz, temperatura, disponibilidade de gua e de oxignio) e internos (inibidores e promotores da germinao) s sementes, que podem atuar por si ou em interao com os demais. (Kramer e Kozlowski, 1972; Nassif et al., 1998). Um fator inibidor da germinao bem comum em algumas espcies florestais a dormncia de sementes, que pode ser benfica ao ponto de no deixar que as sementes germinem em momentos imprprios, como pode atrapalhar todo um trabalho de plantio onde as sementes no germinam mesmo em condies favorveis. De acordo com Floriano (2004), o conhecimento de como os fatores internos e externos influenciam a germinao e a dormncia das sementes de cada espcie que permite controlar o armazenamento e a germinao. As sementes de cerca de um tero das espcies germinam imediatamente em condies favorveis, mas as demais apresentam algum grau de dormncia (Kramer e Kozlowski, 1972). Com intuito de avaliar e quantificar a quebra de dormncia de sementes de canafstula (Cassia grandis L.f.), estabeleceu-se experimentos testes no Laboratrio de Tecnologia de Sementes do Departamento de Engenharia Agronmica DEA da Universidade Federal de Sergipe UFS, localizada no Campus de So Cristovo-SE.

2. REVISO DE LITERATURA

Comumente conhecida como canafstula a Cassia grandis L.f., Leguminosae Caesalpinoideae, pertencente ao grupo sucessional pioneira a secundria inicial, uma rvore de grande porte, de 15 a 20m de altura, e crescimento rpido, helifila, decdua, indiferente as condies fsicas do solo, encontrada em diversas formaes florestais brasileiras, destacando-se a regio amaznica, na floresta de terra firme. Est perfeitamente adaptada regio centro sul do pas, onde j muito empregada na arborizao urbana de grandes avenidas, tendo como nico inconveniente para cultivo em lugares pblicos, o tamanho de suas vagens lenhosas que chegam a pesar quase 1kg. Presta-se tambm, recuperao de reas degradadas em reflorestamentos mistos, podendo ser plantada a pleno sol (LORENZI, 1992). A canafstula floresce a partir do final do ms de outubro com a planta totalmente desprovida de folhas, alongando-se at o ms de dezembro. Seus frutos comeam a amadurecer nos meses de novembro e dezembro permanecendo na rvore por mais alguns meses, podendo ser colhidos diretamente da rvore quando estes iniciarem a queda espontnea, ou recolhlos no cho aps a queda. Estes podem ser de colorao marrom escuro ou preta, de forma cilndrica, e podem chegar a medir 60 cm de comprimento. Internamente o fruto septado, e dentro de cada septo h uma semente cercada de polpa de colorao marrom, viscosa e com cheiro adocicado (LORENZI, 1992). O processo que inicia com a retomada do crescimento pelo embrio das sementes, desenvolvendo-se at o ponto em que forma uma nova planta com plenas condies de nutrir-se por si s, tornando-se independente, chamado de germinao (Kramer e Kozlowski, 1972). Na germinao, aps a embebio da semente, esta absorve a gua e incha, o tegumento hidratado amolece e se rompe, os tecidos de crescimento se desenvolvem com o fornecimento de alimento pelos cotildones, a radcula emerge e se fixa, as folhas comeam a se formar aumentando o potencial fotossinttico da plntula, inicia-se a absoro de nutrientes do ambiente, os cotildones sofrem absciso e a planta passa a se alimentar sozinha (Kramer e Kozlowski, 1972). A propagao de espcies nativas , muitas das vezes, limitada pela ocorrncia de dormncia nas sementes, retardando a sua germinao

(SANTOS et al., 2003). Cerca de um tero das espcies florestais germinam imediatamente em condies favorveis, mas as demais apresentam algum grau de dormncia (KRAMER e KOZLOWSKI, 1972). De acordo com Vieira e Fernandes (1997), esse processo caracterizado pela incapacidade de germinao de sementes mesmo quando so expostas a condies ambientais favorveis, ocorrendo de forma primria, quando j est presente nas sementes colhidas, e de forma secundria, quando causada por alteraes fisiolgicas provocadas por exposio a condies desfavorveis germinao aps a colheita.

3. METODOLOGIA

Os tratamentos foram conduzidos no Laboratrio de Tecnologia de Sementes do Departamento de Engenharia Agronmica DEA da

Universidade Federal de Sergipe UFS, localizada no Campus de So Cristovo-SE. O teste de germinao teve uma durao de 13 dias, com incio em 16 de junho 2011 e finalizao em 28 de junho de 2011. As sementes da Canafstula (Cassia grandis L.f.) foram coletadas no municpio de Santana do So Francisco-Se no ano de 2006 e ficaram armazenadas em cmaras frias com umidade de 60 a 65%, assim, conservando as sementes. O experimento de quebra dormncia da canafstula foi montado e elaborado a partir de 3 tratamento com 4 repeties para cada tratamento. Para quebra da dormncia foi efetuado um tratamento com sementes realizando a escarificao qumica em cido sulfrico por 10 minutos e depois lavada com gua corrente. Um tratamento com escarificao mecnica lanando mo de uma lixa para lixar o lado oposto ao hilo e um tratamento com sementes testemunhas, onde essas sementes no sofreram nenhum tipo de quebra de dormncia. As sementes dos 3 tratamentos passaram por uma assepsia com hipoclorito a 2% por 2 min, em seguida lavadas em triplicata com gua destilada, a mesa tambm passou por uma assepsia. Da as sementes de cada tratamento foram colocadas em grupo de 20 sementes por gerboxs de forma espaada e organizadas em fileiras de 5 sementes por 4 colunas, todas

as sementes sob substrato (areia lavada de rio esterelizada), fazendo posteriormente uma pequena irrigao com gua destilada. Em seguida, esses 3 tratamentos foram depositados na cmara fria do tipo (BOD) sob temperatura contnua de 25C e presena de luz branca. A cada dois dias avaliava-se as sementes germinadas, com emisses de radcula, sementes deterioradas, plntulas normais ou anormais e tambm sementes que continuaram dormentes de cada tratamento. Ao final dos 13 dias do experimento, foram calculados a porcentagem e as mdias dos fatores avaliados, bem como IVG (ndice de Velocidade de Germinao) das plntulas normais.

RESULTADOS E DISCUSSO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARAJO NETO, J. C. Caracterizao e germinao de sementes e desenvolvimento ps-seminal de mutamba (Guazuma ulmifolia Lam.). 1997. 81f. Dissertao (Mestrado em Produo e Tecnologia de Sementes) Floriano, Eduardo Pagel Germinao e dormncia de sementes florestais, Caderno Didtico n 2, 1 ed./ Eduardo P. Floriano Santa Rosa, 2004. KRAMER, Paul J. e KOZLOWSKI, T. Fisiologia das rvores. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1972. 745 p. LORENZI, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas

arbreas nativas e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. v. 1, 2 ed., Nova Odessa: Editora Plantarum, 1992. NASSIF, S.M.L.; VIEIRA, I.G.; FERNADES, G.D. (LARGEA/). Fatores Externos (ambientais) que Influenciam na Germinao de Sementes. Piracicaba: IPEF/LCF/ESALQ/USP, Informativo Sementes IPEF, 1998.

SANTOS, M.R.A.; PAIVA, R.; GOMES, G.A.C.; PAIVA, P.D.O.; PAIVA, L.V. Estudos sobre superao de dormncia em sementes de Smilax japecanga Grisebach. Cinc. agrotec., Lavras. v.27, n.2, p.319-324, 2003.

VIEIRA, I.G.; FERNADES, G.D. Mtodos de Quebra de Dormncia de Sementes. Piracicaba: IPEF-LCF/ESALQ/USP, Informativo Sementes IPEF, nov-1997.

You might also like