You are on page 1of 6

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CARRAZEDA DE ANSIAES 11Ano Biologia e Geologia Caderno de Exerccios N.

3 UNIDADE 5

GRUPO I 1 - A figura seguinte traduz as experincias realizadas por Griffith com Streptococus, que ajudaram a esclarecer a importncia biolgica do DNA.

1.1 - Refira uma possvel explicao para os resultados obtidos em IV. 2 Uma molcula de DNA constituda por duas cadeias de nucletidos ligados entre si. Observe a figura.

2.1 Se na cadeia I cada um dos nucletidos representados tiver uma base prica e os nucletidos da cadeia II tanto podem ser encontrados no DNA como no RNA, pode afirmar-se que as bases azotadas do filamento II podem ser: (Seleccione a opo correcta) A. citosina e citosina B. guanina e guanina C. duas timinas e duas citosinas D. duas adeninas e duas guaninas 2.2 Considere que no DNA do organismo a que o esquema se refere 18% das bases azotadas so de citosina. 2.2.1 Indique o nome das outras bases que podem existir nesse DNA. 2.2.2 Em que percentagens devem existir essas bases? (Apresente os clculos/raciocnio que efectuou).

Pgina 1 de 6

3- Das opes seguintes, a que se refere a uma estratgia experimental importante para decifrar o cdigo gentico e: A. Analisar a sequncia de RNA produzidos a partir de genes conhecidos. B. Comparar sequncias de aminocidos das protenas com as sequncias de bases dos seus genes. C. Comparar os codes com os anticodes mobilizados. D. Analisar as protenas produzidas quando foram traduzidas sequncias de RNA conhecidas. 4 - Observe a figura seguinte, que representa o processo de sntese proteica.

4.1 Faa a legenda dos algarismos da figura (1 a 8) 4.2 Faa corresponder a cada afirmao uma dos nmeros da figura. A. constituda por uma s cadeia polipeptdica. B. So transportados por tRNA. C. Comporta um tripleto de bases complementares de um codo. D. Molcula que define a sequncia de aminocidos do polipptido. E. Sofre um processamento no ncleo. 5- Alm do DNA, outro importante cido nucleico o RNA. Nos ribossomas, realiza-se a sntese proteica, mecanismo que tem sido alvo de muitas experincias, algumas das quais destinadas a decifrar o modo como o RNA participa no processo. Relembrando os seus conhecimentos sobre o assunto, considere a experincia abaixo descrita e as afirmaes que se seguem. EXPERINCIA: Misturaram-se extractos de clulas bacterianas e mRNA purificados, obtidos de hemcias de coelhos; obtiveram-se protenas idnticas hemoglobina do coelho. AFIRMAES: A. o cdigo gentico das bactrias diferente do do coelho. B. os ribossomas das bactrias ligam-se aos mRNA do coelho. C. os aminocidos das bactrias so diferentes dos aminocidos do coelho. D. em extratos de clulas bacterianas no ocorre sntese proteica. E. A sequncia de aminocidos de uma protena determinada pelo mRNA. F. Cada tRNA tem dupla especificidade: ligar-se ao respectivo aminocido e ao codo complementar. G. A sequncia de nucletidos da extremidade do tRNA que se liga ao mRNA designa-se por codogene. H. Na etapa de alongamento, na sntese proteica, aps os estabelecimento da ligao peptdica, o mRNA avana de trs bases.

Pgina 2 de 6

6 Um investigador, aps ter comparado as estruturas de duas protenas, verificou que: A. Na sequncia de aminocidos havia 65% de homologia entre elas. B. Na sequncia dos genes precursores das duas protenas estudadas, a homologia observada foi apenas de 45% 6.1 Como explica as diferenas observadas? 7- Os valores registados na tabela que se segue referem-se composio de determinada molcula de DNA.

7.1. Indique os valores correspondentes a cada uma das letras da tabela. 7.2. Justifique o valor que atribuiu letra D. 8. A figura representa o fenmeno responsvel pela perpetuao do material gentico ao longo de vrias geraes.

8.1. Identifique o fenmeno representado na figura. 8.2. Classifique em verdadeiras (V) e falsas (F) as seguintes afirmaes: A. Os nucletidos da molcula de DNA separam-se e voltam-se a unir posteriormente para formarem duas novas molculas. B. Os novos nucletidos so ligados s cadeias da molcula de DNA existente de acordo com a complementaridade das bases azotadas. C. Este fenmeno ocorre pela interveno de um complexo enzimtico, a RNA-polimerase. D. Os nucletidos de timina, das cadeias que esto em formao, ligam-se cadeia complementar por duas ligaes de hidrognio. E. Os nucletidos de citosina, das cadeias que esto em formao, ligam-se cadeia complementar por duas ligaes de hidrognio. F. As duas novas molculas de DNA possuem uma cadeia polinucleotdica da molcula original. G. Metade das molculas de DNA formadas pelo processo esquematizado na figura so totalmente novas. H. As molculas resultantes do processo esquematizado na figura possuem a mesma sequncia de nucletidos da molcula que as originou.

Pgina 3 de 6

9. Na figura esto esquematizados os resultados obtidos a partir da extraco de DNA de bactrias cultivadas em diferentes meios, bem como a sua interpretao. No incio da experincia as bactrias foram colocadas num meio nutritivo contendo 15N. Passadas algumas geraes, estas bactrias foram colocadas num meio nutritivo contendo 14N (gerao inicial).

9.1 Indique os resultados da anlise do DNA das bactrias que foram colocadas no meio nutritivo com 14 N. 9.2. O DNA das bactrias da segunda gerao, a crescer no meio contendo 14N, possua: A. 100% de 15N B. 75% de 14N e 25% 15N/14N C. 50% de 15N/14N e 50% 14N D. 100% de 14N. 9.2.1 Justifique a escolha feita na pergunta anterior. 9.3 A interpretao dos resultados destas experincias veio dar apoio hiptese da replicao semiconservativa do DNA. 9.3.1 Comente a afirmao anterior com dados observveis na figura. 10. Na imagem esto esquematizados alguns acontecimentos ocorridos nas clulas vivas.

10.1. Os fenmenos 1,2 e 3 so, respectivamente: a. a transcrio, a traduo e a replicao. b. a transcrio, a replicao e a traduo. c. a replicao, a transcrio e a traduo. d. a traduo, a replicao e a transcrio. 10.2. Fundamente a escolha efectuada na alnea anterior. 10.3. A cada letra da figura atribua a respectiva designao. 10.4. A sntese proteica um fenmeno amplificado. Refira dois motivos que justifiquem esta afirmao. Pgina 4 de 6

11. A figura representa uma poro da molcula de uma protena e a sequncia de bases da molcula de RNAm responsvel pela sua sntese.

11.1. Com base nos dados fornecidos, represente a poro de DNA responsvel pela sntese da poro de protena. 11.2. Indique os anticodes correspondentes aos aminocidos alanina e cistina. 11.3. Distinga codo de tripleto (codogene). 11.4. Refira o papel desempenhado pelos ribossomas na sntese proteica. 12. Observe atentamente a figura 16, que esquematiza o mecanismo da sntese proteica. 12.1. Identifique as molculas I, II1 e III. 12.2. Explique a assinalada por 11. sntese da molcula

12.3. Indique quais as bases representadas pelos nmero 1, 4, 6 e 9. 12.4. Relacione a substncia X com a Y. 12.5. Fazendo a hidrlise da molcula I, obter-se-ia: a. acar, fosfato e bases azotadas. b. protenas, fosfato e bases azotadas. c. aminocidos, acar e fosfato. d. pentoses, bases azotadas e aminocidos.

Pgina 5 de 6

GRUPO II 1. Observa com ateno a figura 1, que representa um detalhe de uma molcula de DNA. 1.1. As letras A, B, C e D representam, respectivamente: A. pentose, hidrognio, guanina, adenina; B. fosfato, pentose, guanina, timina; C. hidrognio, pentose, timina, adenina; D. fosfato, pentose, timina, adenina. 1.2. Delineia na figura 1 um nucletido. 1.3. Identifica o tipo de ligaes que se estabelecem entre as molculas C e D. 1.4. Refere o significado das setas I e II. 2. Supe que no DNA de uma clula existe 20% de guanina. Nessa clula, a percentagem de citosina, timina e adenina deve ser, respectivamente: A. 30, 30, 30. B. 20, 30, 20. C. 30, 20, 30. D. 20, 30, 30. 3- A figura 3 representa processos que tm lugar na sntese proteica. 3.1. Faz a legenda da figura 3.2. Identifica os processos assinalados com as letras A, B e C. 3.3. Distingue as molculas assinaladas pelos nmeros 1 e 3.

4- Uma protena formada por 40 aminocidos codificada por uma molcula de RNA (X) e no mnimo por Y nucletidos. X e Y correspondem, respectivamente a: A. B. C. D. E. F. Mensageiro, 40. Mensageiro, 120. Transferncia, 60. Transferncia, 120. Ribossmico, 60 Ribosmico, 120.

Pgina 6 de 6

You might also like