You are on page 1of 2

CSAR: O MITO NA OBRA DE SUETNIO CESAR: THE MYTH IN THE TEXT OF SUETONIUS

Renata Cintra, Andrea Lcia de Oliveira Carvalho Rossi Campus de Assis Faculdade de Cincias e Letras
Histria rc_prp@yahoo.com.br -Fapesp Palavras chaves: Csar; Suetnio; Mito. Keywords: Cesar; Suetonius; Myth.

1.INTRODUO O Imprio Romano do sculo I d.C. assistiu a consolidao de seus domnios militar, poltico e econmico. No fim da Repblica e incio do Imprio, h um aumento crescente da importncia do poder pessoal. A ampla literatura sobre o perodo deu significado sobre ao embate poltico, destacando os nveis de representao da realidade em Roma. Nessa representao literria, a sociedade ideal produto da combinao do passado conhecido e vivido. A literatura romana do perodo cercada por ideais fundamentais, imaginado e idealizado pelo homem romano. a presena constante da tradio romana e a sua religiosidade na sociedade romana do I sculo, que embasou a construo de um mundo de acordo com o seu ideal e de como as pessoas deveriam v-lo. atravs desses princpios ideolgicos, polticos, e religiosos que atua Suetnio na constituio de sua obra. Jlio Csar tm papel importante no corpo desta obra, ele nasce com uma ideal de um modo de vida, de um chefe militar, de um personagem poltico, com a enumerao das propriedades e virtudes de um chefe militar. Tudo isso revelado na existncia do personagem glorificado. Csar torna-se na sociedade romana do sculo I d. C., a figura mtica de heri ainda em vida atravs das interpretaes mticas de sua origem materna, e de suas campanhas militares. 2.FUNDAMENTAO TERICA E OBJETIVOS 2.1 Fundamentao Terica Campbell analisa a figura do heri como homem ou mulher que conseguiu vencer suas limitaes histricas pessoais e locais e alcanou formas normalmente vlidas e humanas para tais superaes. Ele nada mais do que produes espontneas da psique humana, e cada smbolo absorve em si o poder criador da sua fonte, ou seja, o prprio homem. A aventura do heri costuma seguir um padro de uma unidade nuclear: um afastamento do mundo, uma penetrao em alguma fonte de poder e um retorno que enriquece a vida. Ele passa assim, refletido por diversos gneros da Antiguidade: msica, pintura, escultura e literatura. Bakhtin esclarece que na Antiguidade foram criados trs tipos fundamentais de unidade de romance, trs mtodos fundamentais de assimilao artstica, do tempo e do espao, os cronotopos. O enredo desses romances revela enorme semelhana e constituem-se essencialmente dos mesmos elementos: sua ao desenrola-se num fundo geogrfico amplo e variado. So dadas no romance descries s vezes muito detalhadas de algumas particularidades dos pases visitados, usos e costumes da populao, e outras curiosidades e raridades. 2.2 Objetivos Apresentar a idealizao scio-religiosa da figura do governante no Imprio Romano do sculo I d. C. A construo da figura de mito e heri na personagem de Jlio Csar na obra de Suetnio.

00789

3.METODOLOGIA H uma importante produo historiogrfica sobre o imprio romano. A partir do sculo XIX, tem sido possvel compreender a extenso do domnio romano pelo mundo antigo expressos na historiografia. A sociedade romana estava intrinsecamente ligada ao seu passado e origem. A historicidade da conscincia romana, antes de tudo, o elo entre os antepassados e seus descendentes. Por isso ela to harmoniosa e to penetrada pelo tempo, porm no ambiente retratado, I sculo d.C., a conscientizao mantm um carter profundamente pblico, no se torna privada ou pessoal. Com as pocas helnica e romana, h o incio de um processo onde ocorre transferncia de esferas da existncia do prprio homem para fora dele, e que torna-se uma exteriorizao realizada numa coletividade, e por isso a coeso dessa extroverso tinha um carter pblico.(BAKHTIN, 1988). Em De uita Caesarum, Suetnio torna-se bigrafo de um personagem tipo: o imperador. Sua obra uma narrativa de grande expressividade esttica e de um grande colorido, j que um bigrafo nico ao narrar e personificar seus biografados com suas fragilidades e inconstncias. Ao retratar o personagem imperador, Suetnio instala atrao ao cenrio por ele retratado, a sociedade aristocrtica de Roma. Estes princpios interpretativos sero dados como pressupostos na anlise literria a ser realizada. No entanto, restringimo-nos a analisar a vida de seu primeiro biografado, Caio Jlio Csar, e como sua representao literria idealizada de governante e militar, fortalecida pela sua origem mtica, que ajuda na construo desse ideal. Segundo M. Eliade, o mito refere uma histria sagrada, relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do princpio. Em suma, os mitos descrevem as diversas, e algumas vezes dramticas, irrupes do sagrado (ou do sobrenatural) no Mundo. O mito , para quem o vive como forma de realidade e para o mundo inteligvel que dele nasce, uma totalidade indefinvel.

4.CONCLUSES A anlise proposta busca a configurao de Csar no iderio romano do sculo I d.C., e como sua origem buscou essa auto-afirmao, muitas vezes destacada pelo prprio personagem. Essa origem repetida e buscada tambm pelos imperadores romanos do sculo posterior, na busca da consolidao e legitimao do poder herico do imperator, tendo a figura de Csar papel de destaque na manipulao poltica da representao da imagem ideal de governador.

Referncias Bibliogrficas SUETONIUS, Gaius Tranquilus. De Uita Caesarum. Trad. K. R. Bradley e J. C. Rolfe. Cambridge/Harvard, Loeb Classical Library, 1913-1914. Vol. I. BAKHTIN, Mikail. Questes de Literatura e de Esttica: a teoria do romance. So Paulo: Editora Hucitec, 1988. ELIADE, Mircea. Histria das idias e crenas religiosas. V.II. Traduo: Roberto Carlos de Lacerda. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. Lisboa: Difel, 1989. GIARDINA, Andrea (org). O homem romano. Lisboa: Editora Presena, 1992. GRIMAL, Pierre. O Imprio Romano. Lisboa: Edies 70, 1993. CAMPBELL, Joseph. A imagem mtica. Campinas: Papirus, 1999. _________________. O poder do mito. So Paulo: Palas Athena, 1994.

00790

You might also like