You are on page 1of 20

Getlio Vargas e os quadradinhos: imagens de nacionalidade

Eliza Bachega Casadei

ndice
1 Descrio do Objeto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.1 Construo da imagem - aproximao do real . . . . 1.2 A editora Brasil-Amrica Limitada a relao com o discurso ocial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Por que eu sou gacho, sim senhor: . . . . . . . . . . . 3 Outras guras evocadas . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.1 Os pais construtores da nao . . . . . . . . . . . . . 3.2 Conciliador de conitos . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3 A imagem da Justia . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 Concluses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Bibliograa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 4 5 6 9 9 12 15 16 19

Graduanda em Comunicao Social com Habilitao em Jornalismo pela Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo e Bolsista de Iniciao Cientca do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientco e Tecnolgico. Desenvolve o trabalho junto ao projeto temtico "A Cena Paulista: um estudo da produo cultural de So Paulo a partir do Arquivo Miroel Silveira"no eixo temtico "O Poder e a Fala na Cena Paulista", sob orientao da Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes.

Eliza Bachega Casadei

Resumo
A legitimao histrica dos regimes nacionalistas atravs dos produtos culturais foi uma constante na Histria poltica brasileira. No presente artigo, iremos analisar as caractersticas dessa legitimao atravs do quadrinho Getulio Vargas: o renovador, lanado pela editora EBAL, no incio da dcada de 60. Os governos dos dez anos que sucederam morte de Getlio Vargas, ao atriburem a ele caractersticas positivas (como conciliador ou representante da justia), alm de elegerem um novo heri nacional, atribuem, por extenso, essas mesmas caractersticas para eles mesmos. Palavras-chaves: Getlio Vargas, quadrinhos, nacionalismo, legitimao histrica. Ao comentar o papel da Histria na constituio de regimes nacionalistas, Eric Hobsbawn diz que tal como as papoulas so a matria prima para a fabricao da herona, a Histria que o ingrediente principal para legitimar as ideologias nacionalistas (ou tnicas ou fundamentalistas). Isso acontece porque o passado fornece um pano de fundo mais glorioso a um presente que no tem muito o que comemorar (HOBSBAWN, 2005: 19). Baseado normalmente mais em anacronismos do que em mentiras, essa apropriao da Histria para legitimao de regimes, segundo o autor, um tanto mais perigosa porque, na maioria das vezes, entra nos livros didticos e nas apostilas escolares:
... como sabiam as autoridades japonesas quando insistiram em uma verso assptica da guerra japonesa na China para uso em salas de aula do Japo. Mito e inveno so essenciais poltica de identidade pela qual grupos de pessoas, ao se denirem hoje por etnia, religio ou fronteiras nacionais passadas ou presentes, tentam encontrar alguma certeza em um mundo incerto e instvel, dizendo: somos diferentes e melhores do que os Outros.

www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

So elas que nos preocupam nas universidades porque as pessoas que formulam aqueles mitos e invenes so cultas... (HOBSBAWN, 2005:19)

Para alm dos livros escolares, a legitimao histrica dos regimes nacionalistas se d tambm atravs de produtos culturais aparentemente inocentes. E nesse sentido que Histria no memria ancestral ou tradio coletiva. o que as pessoas aprenderam de padres, professores, autores de livros de histria e compiladores de artigos para revistas e programas de televiso (HOBSBAWN, 2005:20). E tambm aquilo que elas aprendem a partir de estrias em quadrinhos. nesse sentido que podemos interpretar a fala de Moacy Cirne, no que concerne construo desse tipo de narrativa: para ele, a palavra apoltica nunca pode ser relacionada em uma mesma frase palavra arte:
Sendo uma prtica signicante carregada de bens simblicos, os quadrinhos situados no cerne da indstria cultural so uma prtica que respira poltica por todos os lados, direita ou esquerda, direta ou indiretamente. J foi dito, no existem quadrinhos inocentes. E mais, devemos desconar dos quadrinhos que se pretendem inocentes ou ingnuos (CIRNE, 1990: 64-5).

Para o presente trabalho, ns analisaremos um produto que conjuga as duas caractersticas descritas: atravs da anlise do quadrinho Getlio Vargas: o renovador da srie Grandes Figuras da Editora Brasil- Amrica Limitada (Ebal), perceberemos como um iderio de nao (e, alm disso, a denio do que , ou deveria ser, o brasileiro) se inscreve nesse produto.

Descrio do Objeto

Em meados dos anos 50, a Ebal comeou a lanar diversas sries de quadrinhos com o intuito de responder s crticas que essa
www.bocc.ubi.pt

Eliza Bachega Casadei

mdia recebia. Alm de ser visto como somente um produto de massas1 , nesse perodo tambm cou muito popular a imagem das tirinhas como pervertoras dos costumes e da ordem, portanto prejudiciais s crianas. Com o intuito de contrariar essa corrente de pensamento (e tambm salvar sua empresa nanceiramente), Adolfo Aizen lana sries de quadrinhos com temas edicantes e educativos. Os quadrinhos de Aizen queriam mostrar outra possibilidade como arte de massa, que no estava no subproduto cultural (BARBOSA, 2007). da que surgem a Srie Sagrada (que contava a vida de santos catlicos), a srie Epopia e a srie Grandes Figuras (uma espcie de biograa quadrinizada de personalidades polticas e intelectuais brasileiras). O quadrinho que ser objeto do presente estudo o nmero 17 dessa ltima: Getlio Vargas: o renovador, lanada em 1960. Personalidade controversa na histria nacional, Vargas aqui enfatizado sempre em seus aspectos positivos. Antes de tratarmos disso, entretanto, analisaremos alguns aspectos formais da revista.

1.1

Construo da imagem - aproximao do real

Um aspecto interessante dessa revistinha a construo dos desenhos. Apesar de reconhecer que os desenhos jamais tero um estatuto de realidade tal qual a fotograa (ou a iluso especular a que se refere Arlindo Machado), os quadrinistas dessa revista em particular tentaram, em alguns momentos, se apropriar das
1 Alexandre Barbosa mostra um aspecto interessante desse tipo de pensamento, atravs da fala do Papa Pio XII: povo formado por indivduos que se movem por princpios ativos. Ele, o povo, ativo agindo conscientemente de acordo com determinadas idias fundamentais, das quais decorrem posies denidas diante das diversas situaes. J massa, ao contrrio, no passa de amlgama de indivduos que no se movem, mas so movidos por paixes. A massa sempre, e necessariamente, passiva. Ela no age racionalmente e por sua conta, mas se alimenta de entusiasmos e idias no estveis. sempre escrava das inuncias instveis da maioria, das modas e dos caprichos que passam (BARBOSA, 2007).

www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

construes imagticas de fotograas populares na poca, para criar uma sensao de realidade quanto a fatos tratados na revistinha. Alm dos traos realistas dos personagens, os desenhos, em alguns momentos, seguiam os mesmos traos dessas fotograas. O exemplo abaixo bastante ilustrativo:

Essa foto, como outras presentes na revista, certamente era bastante populare na dcada de 60, pois diversas revistas dessa poca, como trataremos posteriormente, traziam a vida de Getlio Vargas como tema principal de grandes matrias.

1.2

A editora Brasil-Amrica Limitada a relao com o discurso ocial

Alexandre Barbosa comenta que, apesar de a produo artsticocultural do nal dos anos 50 e comeo dos anos 60 estar em uma fase de grande criao e transformao poltico, os quadrinhos, no geral, se mantinham em uma perspectiva bastante tradicional. Quanto editora Ebal, de Adolfo Aizen, particularmente, o autor relata que o editor procurava (...) afastar o fantasma da censura aos quadrinhos que estavam sofrendo os norte americanos se posicionando ao lado dos discursos ociais do governo (BARBOSA, 2007). Ele explicita isso atravs de algumas matrias publicadas na srie Epopia. Uma delas, por exemplo, relata a visita do ministro da educao editora:
Em dias de maro ltimo, a Editora Brasil-Amrica teve a satisfao de conviver por algumas horas com o Sr. www.bocc.ubi.pt

Eliza Bachega Casadei

Ministro da Educao, Dr. Clvis Salgado. Teve S. Ex. o ensejo de visitar todas as salas de trabalho do Reino Encantado das Histrias em Quadrinhos, onde se deteve demoradamente em palestra com inmeros dos nossos colaboradores, colhendo em fonte direta as informaes necessrias. Nesta foto vemos S. Ex. quando folheava Cincias em Quadrinhos, uma das publicaes desta Editora para todas as idades. Nessa oportunidade, o nosso Diretor teve ocasio de ouvir do Ministro Clvis Salgado palavras elogiosas pela obra por ns realizada e que o titular da Pasta do Governo do Presidente Juscelino Kubitschek considera como de grande futuro para educao do povo (Revista Epopia, nmero 47, 1956, apud BARBOSA, 2007)

Para Barbosa, esse tipo de matria mostra o grau de importncia que assume este tipo de publicao, no para a editora como tambm para o Ministrio da Educao do Brasil (BARBOSA, 2007). Lembramos, nesse caso, que tanto a srie Epopia quanto srie Grandes Figuras foram criadas para responder ao mesmo tipo de crtica. E, como vimos, a revista buscava aprovao de vrias maneiras. Uma tentativa de enquadramento no modelo nacional, uma forma de referncia cultural para aqueles que buscavam a Histria (BARBOSA, 2007).

Por que eu sou gacho, sim senhor:

Logo na primeira pgina do quadrinho, temos Vargas vestido com roupas tipicamente gachas, montado em seu cavalo. Logo acima de sua cabea, h uma frase de sua autoria, a respeito da Revoluo de 30. Essa mesma imagem de Vargas como um tpico gacho retomada diversas vezes no meio do quadrinho, quando esse trata de sua infncia e dos aspectos de sua vida no Rio Grande do Sul. Esse fato traz diversas implicaes. A primeira delas est ligada ao fato de que, ao fazer essa construo, o quadrinho retoma uma tradio que comeou com a escola literria do romantismo
www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

em retratar os lugares do interior do Brasil. A revista, inclusive, revisita uma srie de lugares-comuns trabalhados por esses autores. Aps a Independncia do Brasil, comeou um movimento de busca pela genuna literatura nacional. Os escritores romnticos tomaram para si a misso de efetuar uma ruptura denitiva com Portugal (que s poderia se dar se a arte tambm estivesse emancipada). Para tal empreitada, esses escritores se voltaram para os elementos que eles consideravam como os mais genunos em matria da nacionalidade brasileira: o retrato da vida no interior do pas (protegida das inuncias europias em relao regio litornea) se torna um tema caro. Nesse sentido, a palavra interior era usada com uma acepo diferente da que temos hoje. Ela caracterizava, na verdade, qualquer lugar que fosse distante do litoral (da a aproximao das palavras serto-interior-orestadeserto). Diversos autores dessa nova literatura trabalharam com essa temtica e desenharam uma srie de lugares comuns sobre ela. Curiosamente, o quadrinho da Ebal resgata essa tradio nos anos 60 ao retratar Vargas, retomando, inclusive, diversos desses lugares comuns. Cabe lembrar e ressaltar, aqui, que esse um perodo histrico brasileiro em que a valorizao do interior do pas volta a gurar como pauta do dia. O primeiro lugar comum que podemos delinear o de que o interior, para os romnticos, era pensado como um espao violento, uma vez que o terreno onde o poder central e o brao da justia demoram mais para chegar. Isso retomado na estria em quadrinhos, quando so mostradas diversas cenas de guerras, especialmente da Revoluo Farroupilha. Um outro topi romntico, a valorizao da natureza do pas. Normalmente, nos romances romnticos, a proximidade de um personagem da natureza era um indicativo de seu carter. Maiores contatos com a natureza implicavam maiores virtudes. Na revistinha analisada, a aproximao de Vargas com a natureza dada nas descries de sua infncia. O pequeno Vargas
www.bocc.ubi.pt

Eliza Bachega Casadei

demonstra intimidade e conhecimento da natureza quando diz: Esta laranjeira de uma qualidade rara. Bem cuidada, produz frutos grandes e de sabor excelente. Tenho vrias mudas e vou plant-las ainda hoje. Em um outro quadro, essa aptido descrita por um outro vis: revelando desde a meninice a sua preferncia pela vida no campo, Getlio saa livremente pelos pampas, na faina de juntar as reses. Acompanhava-o, quase sempre, o pretinho Gonzaga, com o qual se entendia bem no linguajar pitoresco dos pees. Aqui, Vargas-menino aproximado dos grandes senhores de terra retratados por autores como Jos de Alencar, por exemplo. Assim como o Capito Campelo, de O Sertanejo, Vargas-menino era respeitado e amado por seus criados. E mais do que isso: desde essa poca, apesar de sua alta posio social, ele j falava a linguagem do povo. A valorizao da infncia no interior um tema periodicamente retomado na produo cultural do pas. Freqentemente, o campo retratado como lugar de consolidao de valores e virtudes, enquanto a cidade um espao de perverso e moralidade duvidosa. Portanto, o fato de Vargas ser mostrado como criao desse ambiente no acidental: tenta mostrar uma solidez de carter construda desde a infncia, em uma poca em que a inuncia da famlia e da natureza eram variantes essenciais na construo do indivduo. O que devemos tomar dessa tpico do texto o seguinte: a construo narrativa desse quadrinho retomou elementos comuns esttica romntica. Esse resgate estratgico como forma de evocar temas caros consolidao de uma nacionalidade. O interior como espao de luta e a evocao da natureza como espao de formao e consolidao dos valores morais personalizam, na gura de Vargas, as caractersticas da construo da nao.

www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

3 3.1

Outras guras evocadas Os pais construtores da nao

Um outro aspecto trabalhado no quadrinho a tentativa de ligao da gura de Getlio Vargas ancestrais de grande importncia histrica. Isso ca explcito na fala do av de Vargas, quando esse comenta o desejo de seu lho em se alistar no exrcito: Muitas vezes, meu lho, a guerra uma espcie de escola para formao de homens! Lembro-me com emoo das minhas andanas guerreiras com o valoroso caudilho Bento Gonalves! Em uma delas livrei Anita Garibaldi de ser aprisionada pelo inimigo!. No s o av de Vargas retratado como um personagem de proeminncia histrica, mas seu pai tambm retratado como um dos heris da Guerra do Paraguai. Em um dos quadros, mostrado um soldado premiando-o, orgulhoso: Manuel do Nascimento Vargas, tomaste parte em vinte e um combates, nos quais deixaste evidente a vossa intrepidez e o vosso desprendimento! Sois um heri! Vosso Regimento se orgulha de vs!. Os traos de nobreza e solidez masculina so conrmadas (tanto no pai quanto no av de Vargas) pelo desenho imponente e orgulhoso de suas vestes e de suas feies. Da mesma forma, sua me, moa educada nos exemplos de uma famlia distinta e tradicional, nascida em Taquari, e cujo pai, o fazendeiro Seram Dorneles, era proprietrio em So Borja, desenhada sempre em trajes nos e com expresses faciais comedidas o exemplo de uma boa esposa e me. A origem nobre da me tambm no poderia car de fora e, em um quadro localizado bem abaixo da gura dos dois enamorados (funcionando quase como um parnteses), explica-se que Seram Dorneles, o pai da noiva, era Major de Milcia e descendia dos aorianos que haviam fundado Porto Alegre. Advindo de famlia to importante, o jovem Vargas no poderia se casar com qualquer uma. E no se casou mesmo. A gura de Darcy Vargas, no bastasse uma origem tambm importante (anal era lha do diretor do banco e cujo av, o General
www.bocc.ubi.pt

10

Eliza Bachega Casadei

Lima, fora companheiro de Pinheiro Machado e do velho Vargas na Guerra Civil de 1893), ela retratada como uma jovem dotada de extrema bondade e corao puro. Um dos quadros (uma espcie de ash back na estria principal), mostra Darcy criana pedindo que o pai lhe desse de presente algumas casas. Quando perguntada por que ela queria todas essas casas ela responde: Para que eu possa d-las aos pobres! H tantos pobres que no tem onde morar!. Essa imagem de Darcy como uma mulher preocupada com a causa social foi intensamente trabalhada durante o Estado Novo e, especialmente, nos cines jornais. Segundo Kornis, essa era uma forma de demonstrar a ligao de Vargas com a Igreja e, mais do que isso, reforar os vnculos entre o presidente e o povo:
O respeito s tradies religiosas se faz presente por meio de seu comparecimento em missa celebrada pelo Cardeal D. Sebastio Leme e da ao de sua esposa, Darcy Vargas, frente da doao de brinquedos para crianas durante o Natal, prtica assistencialista recorrente durante o Estado Novo e fartamente documentada pelos cines jornais. (...) H aqui uma nova conjuno entre Vargas e o povo: atravs das atividades de sua esposa como primeira dama, refora-se o vnculo de sua imagem de protetor dos pobres. Caridade e cristianismo se associam nessa prtica de assistncia criana e ao jovem igualmente cara ao Estado Novo (KORNIS, 2004).

Todas as pessoas que orbitam a esfera pessoal de Vargas so retratadas como tendo agido ativamente na construo de um pas melhor, seja pela via da guerra ou pela via da caridade. Da mesma forma que a revitalizao de lugares comuns romnticos, aqui tambm nos deparamos com construes que falam sobre a valorizao da nacionalidade. Armamos isso porque no m da dcada de 50 e incio da dcada de 60 (poca da publicao desse quadrinho), comea a ser rmada uma corrente de pensamento que muda a forma como
www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

11

a cidadania era encarada. Os discursos de elogio democracia atingiram um pice considervel durante o governo de Juscelino Kubitschek e, para isso, era importante que o ideal de cidado estivesse bastante consolidado. Norma Corts arma que a prpria construo de Braslia estava repleta de smbolos que procuravam reetir esses ideais e evocavam uma srie de imagens de nacionalidade. Com a:
utopia de uma sociedade igualitria, a geometria das superquadras no ostentava sinais de segregao entre ricos e pobres. E mesmo que isso fosse irrealizvel, o traado de seus monumentos pblicos conrmava seus valores democrticos. Anal, no cume do eixo monumental de Braslia no se ps a sede do Poder Executivo, mas o Congresso Nacional, casa da representao nacional e do debate poltico (Corts, 2002)

O ideal de cidado, diferentemente das dcadas anteriores, estava baseado em um modelo que enfatizava a ao. Corts arma que um dos pressupostos comuns presentes em diversas obras artsticas e intelectuais dessa dcada era a orientao de convidar o espectador do objeto artstico/o leitor da obra losca ao, recusando qualquer perspectiva contemplativa da experincia esttica ou losca (Corts, 2002). A ptria no era mais vista como simplesmente um dado que encontramos a priori e passa a ser encarada como uma construo humana. O surgimento do concretismo, por exemplo, demonstra uma arte que no era mais feita para a contemplao e representao do mundo, mas sim, voltada para a esta ao transformadora. Este caminho de solues foi assimilado de diferentes formas pelas obras de lvaro Vieira Pinto, Gilberto Freyre, Ferreira Gullar, e toda uma gerao que queria viver 50 anos em cinco, numa corrida contra o subdesenvolvimento e o atraso colonial, e se lanaram a esse esforo visando a conciliar liberdade e planejamento da ao humana (Corts, 2002).

www.bocc.ubi.pt

12

Eliza Bachega Casadei

Se comparados s dcadas de 1920-1930 que tambm assistiram fascinadas emergncia de novos extratos sociais, mas cuja inteligncia excluiu os recm-chegados da arena poltica, os tempos do ps-Segunda Guerra marcam uma inexo na imagem que a sociedade brasileira fez de si mesma. Ao contrrio dos pensadores autoritrios ou dos modernistas, cujas inquietaes giraram em torno do descompasso entre a cultura brasileira e a modernidade ocidental, a inteligncia dos anos 50 no se assombrou com o processo de democratizao fundamental e acolheu o modus vivendi popular com otimismo e esperana. Suas orientaes intelectuais eram notavelmente distintas das que haviam animado a gerao anterior. Porque ao invs de focalizarem a desordem social ou de se preocuparem com o conito e a desagregao provocados pela atomizao dos indivduos, sugerindo modos de sociabilidade e integrao clnica ou corporativa (vnculos comunitrios que bem ou mal encerrariam os mais genunos traos da alma brasileira), eles se interessaram por temas que reetiam um outro conjunto de preocupaes (Corts, 2002)

Enfatizar a posio ativa dos familiares de Vargas era enfatizar a prpria gura do ex-presidente e, de uma forma mais indireta, valorizar as caractersticas que todos os brasileiros deveriam possuir.

3.2

Conciliador de conitos

Como o prprio gnero pede, uma estria em quadrinhos tem que possuir alguns conitos a serem solucionado no enredo. Esses conitos esto presentes em abundncia na revistinha: so os conitos prprios do Rio Grande do Sul, retratado como um terra violenta; so as lutas internas do exrcito; so as lutas do movimento estudantil; a briga entre a famlia Dorneles e a famlia Vargas; so os conitos inerentes ao campo poltico. Da mesma forma,

www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

13

o gnero tambm pede um heri para solucion-los. E mais uma vez, isso tambm est bem delineado: esse heri Getulio Vargas. S para citar um exemplo, esse funcionamento ca bastante explcito na cena em que Modesto Dorneles, chefe dos implacveis inimigos da famlia Vargas, [veio] pedir a reconciliao no seu leito de morte, dizendo: No se briga mais com os Vargas! Sigam o Getlio!. O quadrinho, ainda, completado com a pensamento: D. Candoca Dorneles Vargas, me do Presidente, vira atendidas as suas oraes: no mais haveria guerra entre irmos no Rio Grande do Sul. Essa imagem de Vargas como conciliador de conitos, curiosamente, comeou a ser desenhada muito antes de sua ascenso ao governo federal. Uma matria publicada no jornal O Estado de So Paulo, de 06 de Maro de 1929, ao tratar das eleies para presidente de Estado em Gois, comentava que, apesar de o governador eleito ser um bom poltico, o jornal temia que as inuncias da velha politicalhada de Gois - que impede que se estabelea uma oposio no local (OESP, 06/03/1929: 03) - continuasse a dominar a cena poltica do Estado. Mas, ao comparar a situao de Gois com a situao do Rio Grande do Sul, o jornal encontrava uma ponta de esperana:
Os prprios mandes regionais se abrandam um pouco diante de um presidente que no seja rigorosamente uma cria sua. Estamos vendo isso no Rio Grande, onde o senhor Borges de Medeiros j pode ser gurado como uma pomba branca, smbolo da candura e da bondade... No seria impossvel que tambm em Gois se produzisse milagre igual. Para que tal coisa se desse no Rio Grande bastava, com efeito, a simples presena do senhor Getlio Vargas testa do governo (OESP, 06/03/1929: 03).

Esse apenas um exemplo, pois diversas matrias com esse mesmo teor foram produzidas por esse jornal no perodo anterior a 1932. Segundo Carla Siqueira, essa construo do discurso conciliador foi de grande importncia como forma de lidar com a imagem do conito popular. O discurso populista articulava que as
www.bocc.ubi.pt

14

Eliza Bachega Casadei

tenses populares eram fruto da ao de elementos extremistas ou resultantes da insensibilidade de polticos. Diante disso, imagem do conito, por sua vez, contrapunha-se o papel central do lder poltico como conciliador. Fiel necessidade de falar a um pblico amplo e policlassista, o discurso populista administrava os limites, as fronteiras tentando articular, simultaneamente, o reconhecimento e o controle da fora popular (SIQUEIRA, 2003: 10). Desta forma, a funo da imagem de Vargas como conciliador, no quadrinho estudado, tem a funo de aloc-lo, assim como as pessoas que o rodeiam, como um pai construtor da nao. Assim como seus parentes agiram ativamente na construo do Brasil (pela guerra ou pela caridade), Getlio o faz pela via da resoluo e pacicao dos conitos. Essa imagem complementada por uma outra trabalhada no quadrinho: a imagem de Getlio como um timo orador (caracterstica, alis, que eles mostram manifestada desde a infncia). Um dos captulos, inclusive, se chama O sucesso oratrio. Em um dos quadrinhos, diz-se que Quando, um ano depois, a Cmara estava reunida para comemorar a vitria dos Aliados, entre os quais se inclua o Brasil, foi Getlio Vargas, ainda dessa vez, o orador que mais se destacou (...) As suas ltimas palavras foram recebidas com calorosos aplausos. Essas palavras foram: E o resultado dessa guerra veio mais uma vez conrmar que toda violncia intil, toda opresso passageira, toda tirania produtora de dios! S h uma fora permanente e capaz de construir: o amor!. Essas imagens complementares constroem uma gura que diz que Getlio era conciliador sim, mas conciliador pela via da ecincia da palavra e da persuaso. Essa uma outra forma de ligar a gura de Vargas com a gura do que era esperado do brasileiro.

www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

15

3.3

A imagem da Justia

Na pea Feitio, de Oduvaldo Vianna, apresentada pela primeira vez em 1931, Getlio Vargas j aparecia como um personagem capaz de resolver at problemas de casamento. Uma esposa, desesperada de cimes, vai at Getlio perguntar se ele sabia do paradeiro de seu marido (que havia dito que teria uma reunio com o presidente). Ao comentar a reao dele, ela diz: Ele achou graa. Riu. Depois me consolou. Que eu fosse pra casa. O marido apareceria. Se no aparecesse at amanh para ver se eu parava de chorar fez uma gracinha! se ele no aparecesse at amanh, o mais que ele poderia fazer era nomear uma comisso de sindicncia para estudar o caso!. Na estria em quadrinho, essa personicao de Vargas como um justo que ajudaria as pessoas a resolver seus problemas at os mais banais! reforada. Em uma cena bastante parecida com a descrita na pea, um caboclo vem pedir a Vargas que ele lhe ajude a conseguir a mo de uma mulher em casamento e Vargasadvogado promete interceder em favor do rapaz ao pai da moa. A interveno do jovem advogado solucionou o assunto e, em breve, se realizava o casamento do namorado feio. Diversas intervenes desse tipo so descritas durante o quadrinho: como, por exemplo, na descrio de que apesar se ser promotor de justia, Vargas certa vez defendeu um homem que acreditava ser inocente; na descrio de que ele desistiu da carreira militar em solidariedade colegas punidos e na sua renncia, em nome da honra, cadeira de deputado quando foi considerado suspeito por fraudes eleitorais. Ao estudar cartas de trabalhadores endereadas ao presidente Vargas, Jorge Luiz Ferreira constata que as falas dos trabalhadores indicam a percepo de que a Revoluo de 30 efetivou um reencontro entre os detentores do poder e o povo, atravs da justia:
Para os trabalhadores, o regime anterior a Vargas foi marcado fundamentalmente pela inexistncia da justia. A www.bocc.ubi.pt

16

Eliza Bachega Casadei

revoluo, por sua vez, trouxe no seu prprio acontecer a possibilidade da efetivao dessa justia. O governo cheado por Vargas, por m, foi o coroamento desse processo e da conseqente realizao da justia para os pobres e os trabalhadores (FERREIRA, 1990).

Essa imagem de justia, construda desde o primeiro governo Vargas, portanto (assim como diversas outras caractersticas e imagens tratadas nesse trabalho), ultrapassam o perodo a que elas se referem e ganham novos signicados quando reapropriadas na dcada de 60.

Concluses

No comeo de nosso texto, esboamos o fato de que o nacionalismo o exemplo-padro de uma cultura de identidade que se ancora no passado por meio de mitos disfarados de histria (HOBSBAWN, 2005: 285):
Ernest Renan observou h mais de um sculo, esquecer, ou mesmo interpretar mal a histria, um fator essencial na formao de uma nao, motivo pelo qual o progresso dos estudos histricos muitas vezes um risco para a nacionalidade. As naes so entidades historicamente novas ngindo terem existido durante muito tempo. inevitvel que a verso nacionalista de sua histria consista de anacronismo, omisso, descontextualizao e, em casos extremos, mentiras (HOBSBAWN, 2005: 285, grifo meu).

A questo da formao da identidade nacional brasileira foi uma questo de extrema importncia desde as primeiras dcadas do sculo XX. De acordo com Ktia Abud, dentre as instituies que responsveis pela formao da conscincia nacional, a educao era tinha um papel privilegiado e, dentro da esfera educacional, a Histria era um campo de especial importncia:
www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

17

Histria tem sido considerada por excelncia a disciplina formadora dos cidados. Franois Furet nos lembra que, no momento de sua introduo como disciplina escolar, interessava formar com seu ensino uma cincia social geral, que desse aos alunos a noo da diversidade das sociedades do passado e o sentido de sua evoluo. Cabia s foras dirigentes a escolha do passado, de acordo com seus interesses. A disciplina deveria ser o estudo da mudana e, j no nal do sculo XIX, era um mtodo cientco e uma concepo de evoluo. O homem caminhava rumo ao Progresso e Civilizao, guiado pela Nacionalidade, por isso a Histria se revelaria como a genealogia da nao, procurando identicar as bases comuns, formadoras do sentimento de identidade nacional. Assim, a Histria se desenvolveu buscando o fortalecimento do Estado, conformao material da Nao. Muito embora Furet rera-se disciplina na Frana do sculo XIX, sua anlise pode ser transposta para a situao do Brasil do sculo XX (ABUD, 1998).

Durante o governo de Juscelino Kubitschek esse mecanismo no ignorado. Muito pelo contrrio, algumas modicaes nos programas de ensino de Histria foram realizados para reforar o vis nacionalista. Segundo Ernesta Zamboni, o Brasil era enfocado a partir de uma perspectiva moderna, industrial e homognea de Norte a Sul. Alm disso, foi introduzido o ensino de Histria da Amrica como uma disciplina a parte: era a tentativa de reforar a identidade americana e distanciar o Brasil da Europa (ZAMBONI, 2003). O quadrinho Getlio Vargas: o renovador possui elementos de construo histrica que tambm visam construir, atravs da construo de uma determinada imagem de Getlio Vargas, a formao de uma identidade nacional. Um dos elementos que anotamos ao longo do texto a identicao de Vargas com o arqutipo do brasileiro por excelncia: o sertanejo.
Galvo e Bernardet (1983) observam que o cinema brasileiro reivindica, desde os anos 30, o rural sertanejo, www.bocc.ubi.pt

18

Eliza Bachega Casadei

nordestino como sinnimo de nossa brasilidade, nacionalidade e especicidade. Para fazer o retrato do Brasil mais puro temos de lanar mo da nossa reserva intacta, colocada no serto, pois as cidades estariam mescladas de elementos estrangeiros (TOLENTINO, 1997).

Basta lembrar que a construo de Braslia era uma das grandes pautas do dia nesse perodo e, portanto, a valorizao do interior do pas era uma temtica importante. Essa identidade tambm passou pela construo de um iderio de educao a partir da natureza e ao modicadora atravs do uso da palavra, temas caros ao Brasil dos ns dos anos 50 e incio dos anos 60. Reivindicando uma tradio poltica sucessria de Vargas atravs da aliana PSD-PTB, os governos dos dez anos que sucederam morte de Getlio Vargas, ao atriburem a ele caractersticas positivas (como conciliador ou representante da justia), alm de elegerem um novo heri nacional, atribuem, por extenso, essas mesmas caractersticas para eles mesmos. Curiosamente, Vargas foi um verdadeiro pop-star dos primeiros anos da dcada de 60. Diversas revistas e publicaes traziam sua vida estampada em suas pginas com caractersticas bastante similares s tratadas com relao revista em quadrinhos Getlio Vargas: o renovador. Sua vida foi usado como objeto de inspirao para como deveria ser o projeto de governo e sociedade brasileiros. Curiosamente, muito pouco do perodo em que ele governou efetivamente era tratado nessas publicaes. Na revista em quadrinhos em questo, apenas 5 das 34 pginas so dedicadas aos seus 19 anos de governo. Outra caracterstica comum a essas produes o fato de que os aspectos mais polmicos de seu governo ou so tratados de forma muito breve, ou correspondem a uma espcie de discurso ocial. No episdio de instaurao do Estado Novo, por exemplo, a Ebal no cita o Plano Cohen e justica a necessidade do golpe como fruto de sua experincia [de Getlio] das necessidades sociais e polticas do Brasil diante dos maus patriotas e ambici-

www.bocc.ubi.pt

Getlio Vargas e os quadradinhos

19

osos descontentes e da demagogia que imperava no Congresso Nacional. Hobsbawn arma que da natureza dos mitos histricos, principalmente os nacionalistas, que normalmente apenas algumas de suas proposies possam ser assim desacreditadas. De fato, a maior parte dos elementos de construo do mito Vargas para a dcada de 60 se baseia mais em anacronismos, omisses, descontextualizaes e exageros, do que propriamente em mentiras.

Bibliograa

ABUD, Katia Maria. Formao da Alma e do Carter Nacional: ensino de Histria na Era Vargas. Revista Brasileira de Histria, volume 18, nmero 36, So Paulo, 1998. CORTS, Norma. Anti-mmesis: despojamento, dilogo, democracia. Estudos Histricos, Arte e Histria, nmero 30, 2002. BARBOSA, Alexandre Valena Alves. Quadrinho histrico brasileiro no nal da dcada de 50. Anais do 1o Encontro Nacional de Rede Alfredo de Carvalho: Mdia Brasileira, dois sculos de Histria. Disponvel em www.jornalismo.ufsc.br/.../ quadrinho%20hist%F3rico%20brasileiro%20no%20nal%2 0da%20d%E9cada%20de%2050.doc. Acesso em 19/11/2007. CIRNE, MOACY. Histria e crtica dos quadrinhos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Europa, FUNARTE, 1990 FERREIRA, Jorge Luiz. A cultura poltica dos trabalhadores no primeiro governo Vargas. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, volume 3, nmero 06, 1990. Grandes Figuras em Quadrinho. Getlio Vargas: O Renovador. Texto: CARRAZZONI, Andr e PEIXOTO, Alzira Vargas do Amaral. Quadrinizao dos textos: MIRANDA, Nair da
www.bocc.ubi.pt

20

Eliza Bachega Casadei

Rocha. Desenhos do texto e das capas: LLAMPAYAS, Rmon. Rio de Janeiro: Ebal, 1960. HOBSBAWN, Eric. Sobre Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. Jornal O Estado de So Paulo. Novos horizontes para Goyaz o senhor Nabuco de Gouva. Seo Notcias do Rio (Boletim Poltico), pgina 03, 06/03/1929. KORNIS, Mnica Almeida. Imagens do autoritarismo em tempos de democracia: estratgias de propaganda na campanha presidencial de Vargas em 1950. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, nmero 34, 2004. SIQUEIRA, Carla. O sensacionalismo, o popular e o populismo nos jornais ltima Hora, O Dia e Luta Democrtica no segundo governo de Vargas (1951-1954). So Paulo, Intercom, 2003. TOLENTINO, Clia A. Ferreira. Canudos no cinema e as metforas da nacionalidade. Estudos Sociedade e Agricultura, Nmero 09, Outubro de 1997. VIANNA, Oduvaldo. Feitio. Cpia da pea obtida junto ao Arquivo Miroel Silveira, da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo. ZAMBONI, Ernesta. Projeto pedaggico dos parmetros curriculares nacionais: identidade nacional e conscincia histrica. Caderno Cedes, Campinas, volume 23, nmero 61, 2003.

www.bocc.ubi.pt

You might also like