You are on page 1of 9

Questes das Provas da Magistratura referentes matria de ECA

Prova de 2006
1 Questo: Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta: a) O representante do Ministrio Pblico poder oferecer representao contra adolescente infrator para aplicao de medida scio educativa desde que haja prova pr-constituda da autoria e materialidade. b) Recebida a representao oferecida pelo Ministrio Pblico, a autoridade judiciria designar data e horrio para a audincia de instruo e julgamento, oportunidade em que sero ouvidas as testemunhas arroladas no processo pelas partes. c) A Justia da Infncia e da Juventude competente para conceder a remisso, como forma de suspenso ou excluso do processo. d) No procedimento para a perda ou suspenso do poder familiar iniciado por provocao do Ministrio Pblico, o requerido ser citado para oferecer resposta escrita, no prazo de dez dias. e) Em cada municpio haver, no mnimo, um Conselho Tutelar composto de seis membros, escolhidos pelo Prefeito Municipal, para mandato de trs anos, permitida a reconduo.

2 Questo: Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta. De conformidade com o Estatuto da Criana e do Adolescente: a) O estgio de convivncia nos processos de adoo ser dispensado se o adotando no tiver mais de um ano de idade. b) A adoo sempre depender do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando. c) O vnculo da adoo constitui-se por sentena judicial, cujos efeitos se produziro somente a partir do trnsito em julgado. d) No podero adotar, os avs, irmos do adotando, os divorciados e os separados judicialmente conjuntamente. e) Todas as alternativas esto incorretas.

3 Questo: Assinale, dentre as alternativas abaixo, a correta: a) O adolescente e a criana apreendidos em flagrante de ato infracional, sero desde logo, encaminhados autoridade judicial competente. b) A liberao do adolescente que cumpre medida scio educativa de internao ser compulsria aos dezoito anos. c) A intimao da sentena que aplicar a medida de internao ser feita ao adolescente ou seu defensor. d) Nos procedimentos afetos Justia da Infncia e Juventude, os recursos sero interpostos independentemente de preparo e sero recebidos no efeito devolutivo. e) Nas aes cveis, fundadas em interesses coletivos e difusos de que cuida o ECA, admitir-se litisconsrcio facultativo entre os Ministrios Pblicos da Unio e dos Estados. GABARITO: 01 D 02 E 03 E

Prova de 2007
1 Questo: Segundo o ECA o vnculo da adoo: I. Constitui-se por sentena judicial, que ser inscrita no Registro Civil mediante mandado do qual no se fornecer certido. II. O mandado judicial, que ser arquivado, cancelar o registro original do adotando. III. Nenhuma observao sobre a origem do ato poder constar nas certides de registro. IV. A critrio da autoridade judiciria poder ser fornecida certido para a salvaguarda de direitos. a) S a proposio I incorreta. b) S a proposio II correta.

c) S as proposies I e II esto corretas. d) Todas as proposies esto corretas. e) Todas as proposies esto incorretas.

2 Questo: So atribuies do Conselho Tutelar: I. Delegar autoridade policial ou administrativa competente, nos casos de ato infracional, a execuo das medidas cabveis. II. Atender as crianas e adolescentes nas hipteses previstas nos arts. 98 a 105 do ECA, aplicando as medidas previstas nos art. 101, I a VII do citado diploma legal. III. Representar junto autoridade judiciria nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberaes. IV. Encaminhar ao Ministrio Pblico notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou adolescente. a) S as proposies II, III e IV esto corretas. b) S a proposio II est incorreta. c) S a proposio III est correta. d) Todas as proposies esto corretas. e) Todas as proposies esto incorretas.

3 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA. Nos procedimentos afetos Justia da infncia e da Juventude fica adotado o sistema recursal do Cdigo de Processo Civil com suas alteraes posteriores, com as seguintes adaptaes: a) Em todos os recursos, salvo o de agravo de instrumento, o prazo para interpor e para responder ser sempre de dez dias.

b) A apelao ser recebida no seu efeito devolutivo. Ser tambm conferido efeito suspensivo quando interposta contra sentena que deferir a adoo por estrangeiro e, a juzo da autoridade judiciria, sempre que houver perigo de dano irreparvel ou de difcil reparao. c) Os recursos tero preferncia de julgamento e dispensaro revisor. d) Os recursos sero interpostos independentemente de preparo. e) Ser de quarenta e oito horas o prazo para a extrao, a conferncia e o conserto do traslado.

GABARITO: 01 D 02 A 03 A

Prova Junho de 2008


1 Questo: Analise as proposies abaixo e aps assinale a alternativa correta. I. Considera-se criana para os efeitos do Estatuto da Criana e do Adolescente a pessoa at 12 (doze) anos de idade incompletos. II. Adolescente, para efeitos do Estatuto da Criana e do Adolescente, a pessoa entre 13 (treze) e 18 (dezoito) anos de idade. III. A reduo da maioridade civil pela Lei n. 10.406/2002 impede a aplicao de medida scio educativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos. IV. A reduo da maioridade civil pela Lei n. 10.406/2002 no implica na extino da medida scioeducativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos, se o infrator atingiu os 18 (dezoito) anos no curso do cumprimento da medida. a) Somente as proposies I e IV esto corretas. b) Somente as proposies I e II esto corretas.

c) Somente as proposies I e III esto corretas. d) Somente as proposies II e IV esto corretas. e) Somente a proposio II est correta.

2 Questo: Observadas as proposies abaixo, assinale a alternativa correta. I. Muito embora o direito vida e sade esteja elencado como direito fundamental pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, os estabelecimentos de atendimento sade, sejam eles privados ou pblicos, no esto obrigados a proporcionar condies de permanncia em tempo integral de um dos pais ou responsvel, nos casos de internao de criana ou adolescente. II. Os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente sero comunicados obrigatoriamente ao Conselho Tutelar da localidade. III. Segundo estabelece o Estatuto da Criana e do Adolescente, a falta de recursos materiais constitui motivo suficiente para decretao judicial da perda ou suspenso do poder familiar. IV. A colocao em famlia substituta da criana ou do adolescente se far mediante guarda tutela ou adoo, levando-se em conta como critrios o grau de parentesco e a relao de afinidade ou afetividade a fim de evitar ou minorar as conseqncias decorrentes da medida. V. A colocao em famlia substituta admite a transferncia da criana ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou no governamentais, sem a autorizao judicial. a) Somente as proposies I e III esto corretas. b) Somente as proposies II e IV esto corretas. c) Somente as proposies I, III e IV esto corretas. d) Somente as proposies II e V esto corretas. e) Somente as proposies IV e V esto corretas.

3 Questo: Observadas as proposies abaixo, assinale a alternativa correta. I. Segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente, o deferimento da tutela no presume a prvia decretao da perda ou suspenso do poder familiar, mas implica no necessrio dever de guarda. II. A especializao de hipoteca legal ser dispensada se os bens existentes em nome do tutelado estiverem devidamente registrados no Cartrio de Imveis, uma vez que a alienao depende de ordem judicial, com aprovao do Ministrio Pblico. III. Enquanto no der conta de sua administrao e saldar o seu alcance, no pode o tutor ou curador adotar o pupilo ou o curatelado. IV. A adoo depende do consentimento dos pais ou representante legal do adotando, e em se tratando de adotando maior de 12 (doze) anos de idade, do seu prprio consentimento. V. No caso de adoo por estrangeiro residente ou domiciliado fora do Pas, a critrio da autoridade judicial, o estgio de convivncia poder ser dispensado se o adotando no tiver mais de um ano de idade ou se, qualquer que seja a sua idade, j estiver na companhia do adotante durante tempo suficiente para se poder avaliar a convenincia da constituio do vnculo. a) Somente as proposies II, III e IV esto corretas. b) Todas as proposies esto corretas. c) Somente as proposies I e V esto corretas. d) Somente as proposies I e III esto corretas. e) Somente as proposies II e V esto corretas.

4 Questo: Acerca das medidas scio-educativas que podem ser aplicadas ao adolescente pela prtica de ato infracional, assinale a alternativa correta. a) Internao em estabelecimento educacional; liberdade assistida; colocao em famlia substituta. b) Prestao de servios comunidade; orientao, apoio e acompanhamento temporrios; multa.

c) Deteno; incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos. d) Encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; abrigo em entidade. e) Advertncia; obrigao de reparar o dano; insero em regime de semiliberdade.

5 Questo: Observadas as proposies abaixo, assinale a alternativa correta. I. A Justia da Infncia e Juventude competente para conceder a remisso, como forma de suspenso ou extino do processo. II. A remisso poder ser aplicada em qualquer fase do procedimento, mesmo aps a sentena. III. Concedida a remisso pelo representante do Ministrio Pblico criana, mediante termo fundamentado, os autos sero conclusos autoridade judiciria para homologao. IV. A remisso implica necessariamente no reconhecimento ou comprovao da responsabilidade do ato infracional, mas no prevalece para efeito de antecedentes. V. A medida aplicada em razo da remisso poder, a todo tempo, ser objeto de pedido de reviso autoridade judicial, por parte do menor infrator ou de seu representante legal, ou do Ministrio Pblico. a) Somente as proposies III, IV e V esto corretas. b) Somente as proposies I e V esto corretas. c) Somente a proposio I est correta. d) Somente as proposies II e III esto corretas. e) Somente as proposies II, III e IV esto corretas.

GABARITO: 01 A 02 B 03 A 04 E 05 B

Prova de 2009
1 Questo: Assinale a alternativa INCORRETA: a) Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores. b) A perda e a suspenso do ptrio poder sero decretadas judicialmente, em procedimento no qual se assegura o contraditrio. c) Entende-se por famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. d) A falta ou a carncia de recursos materiais no constitui motivo suficiente para a perda ou suspenso do ptrio poder. e) O ptrio poder ser exercido, em igualdade de condies, pelo pai e pela me, na forma do que dispuser a legislao civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordncia, recorrer autoridade competente (conselheiro tutelar) para a soluo da divergncia. 2 Questo: So direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, os seguintes: I. Entrevistar-se pessoalmente com o representante do Ministrio Pblico. II. Receber assistncia religiosa, segundo a sua crena, e desde que assim o deseje. III. A suspenso temporria, pela autoridade judiciria, da visita, inclusive de pais e responsvel, se existirem motivos srios e fundados de sua prejudicialidade aos interesses do adolescente. a) Todas as proposies esto corretas. b) Somente a proposio I est correta. c) Somente as proposies I e II esto corretas. d) Somente a proposio III est incorreta. e) Todas as proposies esto incorretas.

3 Questo: Assinale a alternativa correta a respeito da adoo: I. vedada a adoo por procurao. II. O adotando deve contar com no mximo 16 anos data do pedido, salvo se j estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes. III. A adoo atribui condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, desligando-o de quaisquer vnculos ou impedimentos com os pais e parentes. IV. A adoo no poder ser deferida ao adotante que, aps inequvoca manifestao de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentena. a) Somente a proposio III est incorreta. b) Todas as proposies esto incorretas. c) Somente a proposio I est correta. d) Somente as proposies I e II esto corretas. e) Somente as proposies II e III esto corretas. GABARITO: 01 E 02 A 03 C

You might also like