You are on page 1of 2

Sugestes de Leitura

Co como ns, de Manuel Alegre Co... como ns. Como ns, porque sabe da amizade (o co o melhor amigo do homem), da solidariedade, protege a criana, consola o dono, pressente a desgraa, 'chora' a morte. Mas tambm altivo e irrequieto. s vezes desobediente e exibicionista. Chama-se Kuri-

BOLETIM DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Agrupamento de Escolas Nadir Afonso
Leitura...sempre!
Uma das prioridades do Agrupamento, formar e consolidar leitores, a que as Bibliotecas, juntamente com os docentes de todos os nveis de ensino, tm dado voz. Lanado o desafio e, semelhana do ano anterior, na Escola Bsica de Santa Cruz Trindade a lista de espera j longa para as atividades Ler na cadeira do rei e Os grandes leem aos pequenos, cujo princpio assenta na leitura autnoma de livros/ histrias escolhidas pelos alunos. Aguardamos que na BE da EB 2,3 alunos e professores nos faam chegar solicitaes de atividades deste gnero: fruns de leitores, debates Ano III n 17 2011/ 2012 outubro

Dirio inventado de um menino j crescido, de Jos Fanha Todos ns vivemos acontecimentos extraordinrios, conhecemos pessoas especiais, presenciamos momentos irrepetveis. O problema que, quando comeamos a crescer, comeamos tambm a esquecer muitos desses acontecimentos, dessas pessoas, desses momentos. para isso que servem os Dirios. Para guardar a nossa memria. Chocolate chuva, de Alice Vieira Mariana confrontada, entre outros problemas, com um bem difcil: o divrcio. Os pais da Rita, sua amiga de sempre, tomam essa deciso. a ruptura. o fim da """"casa da Rita"""", o """"tremer"""" das coisas slidas. Mariana vai entrar no emaranhado dos """"qus"""" e """"porqus"""" A verdadeira histria de Alice, de Rita Taborda Duarte Todas, quase todas, as pessoas pequenas quando crescem se transformam em pessoas grandes e s muito poucas se tornam grandes pessoas. Como a Alice. Mas, antes de ser uma grande pes soa grande, Alice j fora uma grande pequena pessoa. Eu No Fui! de Christian Voltz Recomendado para a Educao Pr-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula. Nem a vaca, nem o burro, nem o pintainho, nem a melga ento, quem foi? Eu no fui de certeza!
Bibliotecas Escolares Nadir Afonso http://bibliotecas-nadir.blogspot.com/ Escola EB 2,3 Nadir Afonso Escola Bsica de Sta Cruz Trindade Correio electrnico: biblioteca@aena.pt be.centroescolar@aena.pt

sobre leituras, palestras sobre escritores, que so to enriquecedoras e alimentam o nosso saber e o nosso projeto aLeR+, ao qual damos continuidade no presente ano letivo.

DIA INTERNACIONAL DA MSICA


A biblioteca escolar da Escola sede assinalou o Dia Internacional da Msica, que se comemora no dia 1 de outubro. Durante a semana, no expositor entrada da BE, foi exposta informao relativa a esta comemorao e foi, ainda, criado um mural onde cada turma/ aluno pde escrever a sua opinio sobre a msica. No dia 4 de outubro, tera-feira, iniciou-se uma pequena exposio de instrumentos musicais que se manteve na BE at ao dia 7 e, pelas 10.00 horas, duas alunas do 7C, selecionadas pela Academia de Artes de Chaves, tocaram algumas peas, proporcionando 5 minutos de msica a um grupo de alunos representativo de todas as turmas da escola (cerca de 2 por turma) e a alguns docentes. O professor Marcelo, docente na Academia acima citada, teve tambm a oportunidade de falar com os presentes sobre os instrumentos expostos. A BE agradece a disponibilidade e presena de todos os envolvidos e espera encontrar-vos, na BE, num novo projeto chamado Bibliomsica.

Encontro com o escritor Antero Monteiro Inserido no Ms Internacional das Bibliotecas Escolares, realizou-se no dia 13 de outubro de 2011, na Biblioteca Escolar, o encontro com o escritor local Antero Fernandes Monteiro, para os alunos do 4 ano de escolaridade. Nas duas sesses efetuadas os alunos ficaram a conhecer parte da vida do autor, emigrado no Luxemburgo e que j conta com alguns livros escritos e publicados. Sesso de formao Literacia da Informao O GTBEC promoveu, no dia 19 de outubro, uma sesso de formao sobre Literacia da Informao orientada pela Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dr Maritza Dias, destinada a professores dos vrios ciclos de ensino. A sesso decorreu no Auditrio da EB 2,3 Nadir Afonso e contou com a presena de muitos professores que tiveram a oportunidade de refletir acerca da alterao do paradigma educativo e do conceito de literacia e das suas prticas dirias de trabalho com os alunos, em estreita colaborao com a biblioteca escolar e os seus recursos. Das vrias concluses retiradas da sesso destaca-se que () professores e professores bibliotecrios trabalham em conjunto e () juntos contribuem grandemente para aumentar os resultados dos alunos.

Formao Escola Virtual


A biblioteca escolar adquiriu, com a verba proveniente da RBE e destinada ao fundo documental, um pacote de vinte licenas da Escola Virtual para utilizao em sala de aula e para apoio ao currculo ao 1 ciclo. Assim, decorreu no dia 13 de setembro uma ao de formao e acompanhamento de utilizador para todos os professores titulares de turma do Centro Escolar.

Semana da Alimentao
Comemorou-se, na biblioteca escolar da escola Bsica de Santa Cruz Trindade, em conjunto com o PES, o Dia da alimentao , com a projeo do filme Berto come certo, Cano da sopa e um Concurso de receitas de Peixe e Legumes. Relativamente ao concurso, o jri, constitudo por cinco docentes representando cada ano de escolaridade, proceder na prxima semana seleo das dez melhores receitas, para posterior exposio.

Oficina de Escrita

Miguel Nascimento - 5I Joo Lus Martins 4A

Brincar com a alimentao Sob a temtica da alimentao a turma C do 9 ano construiu dois jogos de tabuleiro que, no dia 18 de outubro, foram oferecidos BE, para enriquecimento do seu acervo. Alm desta oferta, os alunos apresentaram ainda um Rap da alimentao a colegas de vrias turmas e, no final, todos os interessados puderam jogar, sob orientao do 9C.

Iniciou-se em outubro a oficina de escrita que decorre nas quartas-feiras, de manh, na BE da escola sede. Os alunos inscritos, do 6C e D, orientados pela Sr Prof Ana Meireles, j esto a trabalhar e, em breve, esperamos ter o prazer de ler as suas produes.

Coleo Uma Aventura, Ana M Magalhes O gato que amava a mancha laranja,Elza Mesquita
Coleo Tintim, Herg Rosa, minha irm Rosa, Alice Vieira

A no perder!!!
Encontro de leitura| 18 de novembro| 21 horas Tertlias da Sade | 25 de novembro| 18 horas

A visitar:
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/

You might also like