You are on page 1of 3

Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

da Funo Social do Arquitecto um resumo


Octvio Lixa Filgueiras

Filgueiras inicialmente, remete-nos descrio da natureza humana, sociedade, e sistema em que vivemos. Como seres singulares agimos egocentricamente dentro das regras da sociedade, procurando servir o prximo apenas para obter os resultados provenientes dessa aco que nos interessam. Isto, pode ser ampliado escala da sociedade, casas de crdito no se instituram para fomentar a riqueza de qualquer pessoa, ou da prpria colectividade (pg. 23). Assim, Filgueiras conclu, que a sociedade humana funciona juntando o til ao agradvel, e apenas isso a move. A luta tica e responsabilidade vs sistema motor da sociedade, protagoniza a evoluo do arquitecto na histria. Na Idade Mdia, o arquitecto acentuava, pela mo da religio, a estratificao social. Na igreja este organizava a planta no s pelo significado religioso, mas tambm pela hierarquia social. A Igreja era a convergncia de vrias infra-estruturas pblicas actuais, centro cvico, tribunal, local de reunio ela era o nico stio possvel de convergir as vrias castas e o stio mais propcio para as diferenciar. O arquitecto da poca provinha das massas, era um homem viajado consequente sbio, a sua escalada social era excepo, apesar de ser mo da separao dos estratos, Filgueiras conclu que este obteve com a justia a sua enorme projeco social na poca. Este arquitecto, ainda no tem segredos a guardar, era despreocupado e trabalhava com tica. Mas o final do sculo XII, trouxe a organizao e pactos entre arquitectos. A partir desta poca os arquitectos a pouco e pouco, acrdo em no comunicar os seus conhecimentos a outros, fazendo da arquitectura um segredo. Filgueiras acha este momento a primeira queda de nvel da classe. Com a chegada do Renascimento a tentativa de juntar o sagrado e o humano, o arquitecto sofreu uma mutao. A arquitectura deixava de ser exclusiva da igreja e surgiu a arquitectura civil, a arquitectura dos banqueiros. Nesta nova poca,

houve um transporte de valores da arquitectura religiosa para a arquitectura do poder, houve uma divinizao do poder. Esta individualizao, trouxe o culto do nome e logo, trouxe a assinatura na obra. A arte e arquitectura deixaram o anonimato e passaram a viver com a assinatura. Isto trouxe uma queda no profissionalismo e a fama e os trabalhos pagos passaram a ser a motivao dos arquitectos. A partir deste momento, a assinatura trouxe tambm a responsabilidade, o arquitecto deixara de desenvolver a sua actividade espontaneamente. A individualizao, trouxe uma mudana na arquitectura, o cliente assumia o poder e domava o arquitecto, o ecletismo do renascimento deixava de agradar aos banqueiros, e reclamavam mudana. A ascenso de novas famlias comerciais na sociedade, trouxe novos clientes aos arquitectos sedentos por se mostrar cultos. O arquitecto foi manipulado. Este surge como um ornamentista, toda a criatividade sugada da arquitectura para a ornamentao. Surge o barroco, o rococ, a funcionalidade esquecida. Contudo a Revoluo Francesa trs ares de mudana, a crise econmica implicava processos simples e prticos para o funcionamento da sociedade. Naquela altura surgiram tratados arquitectnicos onde apareceram alguns dos elementos constituintes do funcionalismo moderno. Apesar disso, mais problemas para a classe dos arquitectos estavam para vir, com a revoluo surgiram, mais uma vez, novos-ricos, que ajudaram a individualizar ainda mais a sociedade, a divindade estava-se a tornar comum. Assim o snobismo primitivo aparece, desejoso de esquecer o passado recente. O revivalismo mais pastiche que outra coisa aparece, e o arquitecto outra vez usado pelo poder da forma mais humilhante. Assim o sculo XIX estagnao da arquitectura, satisfeita com o passado e catalisadora da arqueologia, estagna na arte avana na tecnologia. Surge o comboio, este exigia estaes, pontes, gares, o fogo pegase madeira, mas no ao ferro. O ferro passa a ser produzido industrialmente e uma nova tcnica surge. Esta nova tcnica desconhecida dos arquitectos, fez surgir os engenheiros, a classe volta a cair.

O sculo XIX marcado pelas intervenes urbansticas de Haussmann, o rasgar de vias para a higienizao da cidade, mobilidade das tropas, bem-estar humano, aqui foram feitos grandes avanos na forma de pensar a cidade. Estas intervenes, trazem um novo papel ao arquitecto Todo arquitecto moderno es urbanista, agora este cabe resolver os problemas que Haussmann criou, a desumanizao da cidade. Deste problema surgiu o movimento moderno e s custas dos mais baixos custos desta arquitectura surgiu um novo cliente para o arquitecto, o poderoso annimo, este cliente no quer construir um palcio, nem no to pouco rasgar uma avenida ou praa, ele quer envolver todos os cidados na complexidade social e psicolgica. Esta nova responsabilidade dignificara a arquitectura e esta beneficiaria pela primeira vez toda a sociedade. Filgueiras acaba concluindo, que a misso do arquitecto no permitir que o orgulho da torre de Babel se repita, e o homem finalmente poder unificar-se em um s, sendo este acto da responsabilidade do arquitecto actual. O monumento pode no ser imortal, mas beleza da atitude da pessoa fica para sempre.

Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

You might also like