You are on page 1of 13

Introduo Uma SAN , de modo simplificado, uma rede dedicada ao armazenamento de dados, que conecta dispositivos armazenadores de discos

conhecidos por storages aos servidores da rede. uma tecnologia relativamente nova e que vem se popularizando bastante no meio corporativo nos ltimos anos, trazendo cada vez mais benefcios para as empresas que a adotam. Em linhas gerais, podemos definir SAN como uma infraestrutura que permite que diversos servidores tenham acesso a discos externos de modo rpido e confivel. O conceito de discos externos j , h algum tempo, uma tendncia mundial, e vem sendo cada vez mais adotado. Os discos externos no so limitados em espao como um disco interno, so mais fceis de manusear quando necessrio e trazem facilidades para o compartilhamento por vrios servidores. A figura central de uma SAN, de fato, o servidor de discos ou, como popularmente conhecido, o storage. A centralizao das operaes de armazenamento de dados e seu gerenciamento so as razes principais pela popularizao das SANs. Administrar todos os recursos de armazenamento em ambientes crticos e de crescimento elevado no uma tarefa fcil e pode ser muito dispendioso. Imagine, por exemplo, uma empresa com centenas de servidores que possuem importante demanda por espao em disco. Acompanhar mquina a mquina e gerenciar seus volumes, com certeza no ser um tarefa fcil. Com a centralizao oferecida pela SAN, tanto o tempo quanto o custo de gerenciamento destes ambientes muito reduzido. Alm disso, uma SAN prov uma srie de outras vantagens para o acesso a reas de discos, como sua alta escalabilidade e confiabilidade.

Uma SAN implementada utilizando-se componentes de hardware e tambm importantes softwares, sem os quais a SAN no traria tantos benefcios quanto conhecemos hoje. Como veremos no decorrer deste trabalho o conjunto de hardware e software certo que vai definir a qualidade da SAN. Abaixo, vemos uma SAN, representada por uma nuvem e diversos de seus equipamentos, ao lado de outras redes. A figura nos d uma idia de como as tecnologias no so isoladas, mas se integram.

Benefcios Podemos citar como principais benefcios proporcionados por uma arquitetura de SAN:

Alta performance no acesso aos dados: as taxas de transferncia nas SAN mais modernas podem chegar a at 2 Gb/s. Alm disso, dependendo do arranjo dos discos (RAID), pode haver grande ganho de performance na leitura e/ou escrita, como veremos adiante neste trabalho; Alta disponibilidade e confiabilidade: uma SAN possui diversas formas de aumentar a disponibilidade dos dados de modo que, mesmo em caso de falha de alguns discos, a produo na seja interrompida. Opes como caminhos redundantes para acesso aos dados e espelhamento de dados em tempo real pode assegurar a disponibilidade dos dados e aplicaes. Escalabilidade: capacidade de adicionar mais capacidade de armazenamento e outros recursos infraestrutura j existente. Isto feito facilmente dentro de uma SAN, freqentemente sem a necessidade de desligar o(s) servidore(s) ou seus clientes de rede; Centralizar a administrao dos recursos: nos ambientes atuais, cada vez mais complexos, isto pode ser a nica soluo para a administrao dos recursos de discos, trazendo grandes economias para as empresas. Descongestionamento da LAN: em muitos casos a rede local lenta devido ao grande fluxo de informaes que trafega por ela. Com uma SAN, este fluxo bastante reduzido, o que alivia a rede local, beneficiando os usurios. Isto tambm muito importante para o backup corporativo, que tambm pode ser feito sem utilizar a rede local.

Alm destes ganhos, h outros que variam um pouco dependendo da soluo adotada e dos fornecedores escolhidos, tal como balanceamento de carga e facilidades para backup. Estas facilidades focam em alternativas para aplicaes em que no h janela para backup disponvel, j que elas exigem disponibilidade integral. Veremos algumas destas mais adiante. Enfim, as caractersticas das SAN podem trazer grandes economias, alta disponibilidade dos dados, fcil expanso do storage, poucas paradas da rede, e reduo de seu trfego.

Histria A idia da SAN nasceu em 1987, quando Patterson, Gibson e Katz, da Universidade da Califrnia, publicaram o artigo A Case for Redundant Arrays of Inexpensive Disks (RAID). As idias apresentadas e explicadas no artigo sugeriam combinar vrios pequenos discos, no muito caros, em uma matriz a fim de obter caractersticas que discos isolados no eram capazes de oferecer. Estas novas caractersticas tratavam-se, principalmente, de melhorar a performance de leitura e escrita e preservar automaticamente o contedo dos discos durante e depois da falha de componentes do disco. Com os discos em RAID, nasceram os servidores de discos, os storages, que so o centro de uma SAN.

Um acontecimento que tambm foi muito importante para o surgimento desta arquitetura foi o desenvolvimento do padro Fibre Channel (FC), utilizado nas SANs. Fibre Channel um protocolo de transferncia de dados, que faz uso do meio fsico de fibra tica. Acompanhando o processo de popularizao das SANs, os diferentes fornecedores comearam a tentar definir seus prprios padres FC, o que estava atrapalhando o desenvolvimento do padro. Assim, foram criadas algumas organizaes para definir as regras para o novo padro. Entre elas, destacam-se a FCIA (Fibre Channel Industry Organization) e a SNIA (Storage Networking Industry Association). A FCIA foi criada em agosto de 1999, da fuso da Fibre Channel Association e Fibre Channel Community. uma organizao de benefcio mtuo, sem fins lucrativos, formada por fabricantes, integradores de sistemas, desenvolvedores, vendedores, profissionais da indstria e usurios. O objetivo da FCIA criar bases para a tecnologia de infra-estrutura FC, a fim de que vrias aplicaes dentro dos complicados mercados de Storage e TI possam ser suportadas. A SNIA foi criada em Dezembro de 1997 e tambm uma associao sem fins lucrativos e dedica-se a garantir que as redes de armazenamento de dados tornem-se solues completas e confiveis dentro da comunidade de TI.

Protocolos SANs podem ser implementadas utilizando interfaces de diferentes tipos. Os protocolos suportados por SAN so os seguintes:

FCP: Fibre Channel Protocol FCIP: Fibre Channel sobre TCP/IP IFCP: Internet Fibre Channel Protocol SCSI: Small Computer System Interface ISCSI: Internet Small Computer System Interface ISNS: Internet Storage Name Service SAS: Serial Attached SCSI

Atualmente, Fibre Channel o padro utilizado na maioria das SANs. Fibre Channel uma interface serial que possui uma alta largura de banda e permite que um grande nmero de dispositivos possam ser anexados a ela de uma vez. Os dispositivos Fibre Channel so conectados, principalmente, a um cabo de fibra tica, mas pode ser utilizado tambm em cabos de cobre. As velocidades das SANs atuais vo at 2 Gb/s. A Fibre Channel pode se comunicar com vrios protocolos diferentes, incluindo SCSI, e at mesmo IP. Os dispositivos do Fibre Channel so identificados por um nmero de ID fisicamente gravado denominado World Wide Name, anlogo a um endereo de Ethernet MAC.

Hardware Talvez a parte mais importante para a implantao de uma SAN seja referente ao hardware. importante selecionar com cuidado os dispositivos de hardware para uma SAN pois h diferenas muito grandes entre os equipamentos fornecidos por diferentes empresas do ramo. Alm disso, devido s SANs serem bastante dependentes de alguns softwares para funcionar corretamente, muito importante garantir as atualizaes de softwares, firmwares e outras questes ligadas a compatibilidade. Os fabricantes de equipamentos para SAN costumam divulgar matrizes de compatibilidade para seus produtos em seus sites. Nelas h uma qunatidade muito grande de informaes, contendo diversas combinaes de hardware e software, como storage, switch, HBA, servidor e sistema operacional, que foram homologados pelo fabricante. Entre as principais empresas do mercado especializadas em projeto de SAN destacam-se: EMC, Sun Microsystems, IBM, HP, Network Appliance e Brocade. Os principais componentes de hardware so:

Servidor de discos: Servidores de discos, tambm chamados de storages ou frames, so dispositivos que armazenam discos compartilhados pelos hosts da rede. Eles possuem, em geral, diversas reas diferentes, com esquemas de RAID diferentes ou discos especficos para a realizao de espelhamentos para backup, os chamados BCV (business continuance volumes). Os BCVs facilitam muito tanto o backup quanto a restaurao dos dados. O seu contedo sincronizado com o contedo do disco principal, at que se faa uma quebra do sincronismo, o chamado split. Neste momento, o BCV guarda uma imagem do disco antes do split, e pode ser usado para backup, enquanto o servidor continua trabalhando, sem impactos na produo. Este procedimento pode ser feito com a freqncia mais conveniente para o usurio e, em muitos casos, o BCV utilizado tambm para restaurao de dados perdidos, que muito mais rpido do que acessar fitas de backup. Muitos storages, alm de discos, possuem tambm uma espcie de processador e memrias nvram e/ou flash, onde armazenado o firmware do equipamento. Hubs: Assim como hubs de uma rede local, os hubs FC permite que todos os dispositivos conectados a ele se enxerguem e possam trocar informaes entre si. Possuem as vantagens de possuir baixo preo e baixa complexidade. Permite ainda que dispositivos possam ser inseridos ou removidos sem interrupo alguma, o que torna o ambiente bastante dinmico. Entretanto, os hubs dividem a largura de banda por todos os dispositivos conectados a ele, o que pode representar uma perda muito grande de velocidade. Os hubs podem ser cascateados, a fim de fornecer mais portas para aumentar ainda mais a conectividade. Teoricamente, o hub suporta at 127 dispositivos conectados a ele, mas na prtica, deve-se restringir o total de dispositivos a 30, no mximo. Para pequenos grupos de trabalho os hubs so mais atrativos, pois fornecem um alto grau de interoperabilidade por um preo menor. Existem hubs fibre channel de 4 a 16 portas e possuem uma largura de banda de, no mximo, 100 MB por segundo, compartilhado entre os servidores conectados s suas portas.

Switches: Switches fibre channel so bem mais complexos que os hubs, tanto em seu projeto quanto em funcionalidade. Enquanto os hubs so apenas um concentrador de cabos para um segmento compartilhado, um switch um dispositivo de rpido roteamento dos dados e possui uma taxa de transferncia de dados exclusiva para cada porta. As taxas de transferncia variam bastante dependendo do switch, que vm evoluindo rapidamente. Atualmente, a velocidade mxima est em 400 MB/s para cada porta. Enquanto os hubs no participam de atividades no nvel do protocolo Fibre Channel, os switches participam ativamente, tanto para fornecer servios quanto para supervisionar o fluxo de frames entre a origem e o destino. Bridges Fibre Channel-SCSI: As chamadas bridges em uma SAN so equipamentos que realizam a converso entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, interfaces de diferentes padres eltricos e diferentes protocolos. Isto permite a manuteno dos dispositivos SCSI na SAN, como drives de fita de backup, integrando-o aos novos ambientes de tecnologia Fibre Channel.

HBA (Host Bus Adapter): Uma HBA um dispositivo capaz de conectar dispositivos externos a um servidor. Por exemplo: para conectarmos um disco SCSI a um micro (barramento interno PCI), ser necessrio utilizar uma HBA SCSI-PCI. No caso da SAN, necessrio instalar em todos os servidores participantes dela uma HBA Fibre Channel, que se encarregar de fazer as converses dos diferentes meios internos e externos ao servidor. As HBAs FC possuem, ainda, uma espcie de processador (um chip) capaz de fazer a converso de protocolos para poupar a CPU do servidor deste trabalho.

RAID A maior parte das SANs atuais utiliza sistemas de RAID em seus principais equipamentos de armazenamento de dados. Estes sistemas oferecem proteo dos dados, tolerncia a falhas, no caso de um componente ou um caminho de I/O falhar, alta performance, capacidade de armazenamento e escalabilidade. Outras caractersticas para garantir a confiabilidade dos sistemas de RAID mais modernos incluem redundncia de sistemas de refrigerao, fontes de alimentao, controladoras e at de circuitos de monitoramento. A idia do RAID combinar mltiplos discos em uma matriz a fim de obter caractersticas que discos isolados no poderiam fornecer, como alto desempenho e tolerncia a falhas. Os computadores conectados a um servidor RAID enxergam suas reas como um disco fsico, que, para o servidor RAID uma unidade lgica de armazenamento (Logical Storage Unit - LUN). Existem vrias maneiras de obter as caractersticas de tolerncia a falhas, redundncia dos dados e alta performance, que constituem os chamados nveis de RAID. Existem 6 nveis de RAID, sendo que os principais so:

RAID 0: Os dados so distribudos atravs dos discos, mtodo conhecido por data striping, sem gerar paridade ou redundncia. A gravao e a leitura dos dados feita paralelamente, uma vez que cada disco possui a sua controladora. Com isto, h um grande ganho de performance, porm, por no haver redundncia alguma, se um dos discos falhar, os dados so perdidos. RAID 0 utilizado quando mxima performance mais importante do que possveis perdas de dados.

RAID 1: Os discos da matriz so divididos em 2 grupos. Na escrita, os dados so gravados igualmente nos 2 grupos. Na leitura, os dados podem ser lidos de qualquer um dos grupos. Normalmente, ela feita alternando-se os discos, processo conhecido por round robin, mas pode haver um disco preferencial para leitura, no caso de haver um disco mais rpido que outro. No h gerao de paridade, mas sim uma redundncia completa dos dados. Este mtodo tem se tornado popular pela sua simplicidade e praticidade em caso de falha de um dos discos. Porm possui as desvantagens de utilizar apenas metade da capacidade total de discos, alm de no trazer nenhum aumento de performance.

RAID 5: Este nvel de RAID tambm utiliza o conceito de data striping, mais acrescenta uma forma de obter redundncia dos dados, atravs do gerador de paridade. Para cada escrita, gerada uma paridade calculada pela operao de ou exclusivo dos bits gravados. A paridade fica espalhada pelos 3 discos, ou seja, a cada gravao ela gravada em um disco diferente. So necessrios, no mnimo, 3 discos para sua implementao, sendo o espao "desperdiado" do conjunto devido ao armazenamento da paridade equivalente ao espao de um disco. Pode-se, com este esquema, perder at um disco que, a partir dos outros e da paridade, reconstitui-se os dados do disco perdido. Caso mais de um disco falhe ao mesmo tempo, os dados no podero ser recuperados. um mtodo muito empregado nos storages atuais, porque alia aumento de performance segurana oferecida pela redundncia com um timo aproveitamento de recursos.

RAID 0 + 1 ou RAID 10: A combinao de nveis de RAID uma prtica comum hoje em dia. A mais utilizada a que combina os nveis 1 e 0, o que alia a alta performance do RAID 0 com a segurana dos dados do RAID 1.

Software: Um dos componentes indispensveis para uma SAN so os softwares envolvidos. Normalmente, as empresas fornecedoras de SAN so tambm produtoras de softwares que gerenciam seus produtos de hardware. Embora no se tenham muitas pesquisas e estatsticas que meam o estado deste componente, a parte de software um campo em expanso, como pode ser visto em diversas empresas que vm ampliando sua infraestrutura de dados. Estes softwares possuem diversas funes, entre elas:

Organizar o acesso s diferentes reas do storage por parte dos servidores: muitos storages hoje em dia possuem diferentes reas de discos, que possuem controladoras diferentes, alm, de outras caractersticas diferentes, como, por exemplo, o esquema de RAID. O planejamento do local no storage para alocar discos para os servidores, conforme suas necessidades e caractersticas muito importante, e os softwares atuais provm cada vez mais facilidades para este trabalho. Prover diversos sistemas de contingncia para o caso de falhas: como a maioria dos dados em storage so crticos, h uma preocupao muito grande com um esquema de contingncia em caso de falhas. Um dos principais esquemas deste tipo o chamado failover. O failover um termo genrico utilizado quando h redundncia entre caminhos de acesso e, caso haja falha em um deles, o outro automaticamente acionado e passa a ser utilizado, o que controlado pelo software. Aumentar a performance de acesso aos dados: h algumas ferramentas para aumentar a performance de acesso aos dados em um software de um SAN, dependendo da arquitetura utilizada. Uma muito utilizada o balanceamento de carga (load balance), que utiliza caminhos redundantes de acesso ao storage, e controla por software a melhor maneira de acessa-lo, o que traz um grande aumento de performance. Prover facilidades para o backup de servidores: quanto mais crtico um servidor, mais complicado o seu backup. Algumas aplicaes no podem parar jamais e possuem uma janela de backup muito pequena. Alm disso, o backup no pode interferir na performance do servidor, principalmente em casos de aplicaes com alto ndice de acesso. Com ferramentas de software como o snapshot, possvel gravar imagens da rea de discos utilizadas pelo servidor, e fazer o backup em outro horrio qualquer, sem impactar em nada a produo. Isto feito, em geral, guardando-se ponteiros para os dados e utilizando-se reas extras do storage para guardar dados que sejam modificados aps o snapshot, quando

os ponteiros que apontavam para a rea original, passam a apontar para esta rea temporria. Normalmente, estes softwares possuem duas interfaces, uma grfica, ou web, e outra por linha de comando, o que extremamente til para a confeco de scripts para automatizar alguns processos. Infelizmente, hoje em dia, os softwares envolvidos em uma SAN esto amarrados aos fabricantes de hardware e no h uma padronizao destes produtos. As diferenas entre eles so muito grandes, e o modo de oper-los tambm, e, assim, as empresas que implantam SAN sempre perdem um grande tempo (e dinheiro) com treinamentos para seus funcionrios. Ainda: caso a soluo seja migrada, o modo de operao do novo produto, com certeza, ser bem diferente do anterior. Assim, na hora de escolher qual fabricante de storage adotar, importante procurar saber bem como ser o seu gerenciamento, quais sero as facilidades que os softwares provero, suas compatibilidades e quo fcil ser a operao de todo o conjunto. Topologias: As SANs atuais so todas construdas em uma topologia fsica de estrela. Um hub ou switch conectado ao storage e neles conectamos todos os outros servidores da rede. A excesso fica com a ligao ponto-a-ponto, como veremos a seguir. Assim, analisaremos as topologias existentes: - Ligao ponto-a-ponto (point-to-point): Para alguns no considerada uma topologia de SAN, uma vez que no possui escalabilidade alguma. Neste tipo de ligao, os servidores so ligados diretamente ao storage, sem nenhum equipamento intermedirio, como hub ou switch. O nmero mximo de servidores envolvidos igual ao nmero de portas que o storage possui. Comparado com a ligao SCSI, no entanto, esta topologia, que utiliza Fibre Channel, apresenta uma performance muito melhor e atinge distncias maiores.

- Loops ou anis: so chamados de Fibre Channel Arbitrated Loop (FC-AL): Nesta topologia utiliza-se hub, cuja largura de banda de no mximo de 100 MB/s compartilhada por todos os seus membros. Teoricamente suporta loops com at 126 dispositivos, mas na prtica este nmero bem menor. Esta topologia est sendo muito pouco utilizada nas SANs modernas. Algumas pessoas comparam esta topologia como uma rede Token Ring, em que a largura de banda dividida por todos os dispositivos do

loop. Esta topologia est sendo muito pouco utilizada nas SANs modernas. Entretanto h equipamentos antigos que no suportam o modo fabric e, assim, utilizado o modo em loop.

- Malha (Switched fabric ou apenas fabric): nesta topologia, utiliza-se switches Fibre Channel, o que permite um grande nmero de dispositivos interconectados. Dedica largura de banda integral a cada uma das portas e permite transferncias de dados simultaneamente para um nico n. a topologia que permite mais escalabilidade e crescimento. Teoricamente, pode conter mais de 7,7 milhes de ns.

- Topologia mista: Na literatura, encontramos, ainda, a possibilidade de combinar as duas topologias, o que no comum de se fazer:

Zoneamento H algumas formas de se implementar uma SAN. Atualmente, como j falamos, a topologia mais utilizada em malha, e, com isto, a tcnica do zoneamento (zonning) tornou-se bastante popular. Esta tcnica consiste em definir grupos de dispositivos que se enxergam, o que chamamos de zona. Isto permite alocar o storage adequadamente para cada hosts, pois as necessidades de espao em disco, e mesmo de redundncias, so diferentes entre os membros de uma SAN. Entre as diversas formas de se definir uma zona, a mais comum utilizando-se os WWNs dos hosts. O zoneamento feito no switch. Atualmente, a maioria dos switches possui algum utilitrio grfico que auxilie a fazer os zoneamentos e outras tarefas prprias de cada um, mas pode-se fazer tambm se conectando no switch via telnet e utilizando o sistema prprio dele.

Storage rea Network versus Network Attached Storage Como este um trabalho sobre redes de armazenamento de dados, vale pena comentar tambm uma outra tecnologia para compartilhamento de dados que ganhou popularidade: a chamada NAS (Network Attached Storage). Trata-se, basicamente, de um servidor de discos capaz de exportar reas por protocolos como o NFS, CIFS ou at mesmo o HTTP. Para isto, utilizada a rede local, o que traz a vantagem de permitir que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns, porm possui as desvantagens de congestionar o trfego da rede, bem como uma velocidade de acesso pequena, se comparada de uma SAN.

Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes, enquanto em uma SAN os dados so dependentes do sistema operacional. Bibliografia Devido dificuldade de se encontrar livros sobre este assunto no Brasil, a base para este trabalho foi extrada toda da Internet. Segue abaixo, a lista dos principais links utilizados por mim.

http://www.dothill.com/tutorial/index.htm http://eval.veritas.com/webfiles/docs/san-whitepaper.pdf http://www.qlogic.com/documents/datasheets/knowledge_data/whitepapers/whit epapers.zoning.pdf http://www.networkcomputing.com/1109/1109ws1.html http://www.fibrechannel.org/ http://www.snia.org/ http://www.networkmagazine.com/shared/article/showArticle.jhtml?articleId=17 601008&pgno=2 http://access.globalknowledge.com/tutorials.asp?sort=cat&catID=12&perpage=2 0 http://ussupport.external.hp.com/iv/data/documents/DE_SW_UX_swrec_EN_01_E/Fibr eChannel.pdf http://forums1.itrc.hp.com/service/forums/questionanswer.do?admit=716493758 +1081305504552+28353475&threadId=19156 http://www.sun.com/storage/white-papers/fc_comp.html http://www.javvin.com/protocolSAN.html http://www.nas-san.com http://www.chaparralnet.com/supp/support_documentation/JFS226UG.pdf

Alm destes sites, foi retirada importantes informaes sobre o padro Fibre Channel do seguinte livro:

Manual de Administrao do Sistema UNIX, 3a edio Evi Nemeth, Garth Snyder, Scott Seebass e Trent R. Hein

Questes: 1. Para que serve a bridge em uma SAN? A bridge, em uma SAN, um equipamento capaz de converter um meio fsico para outro. Tem sido muto utilizada para conectar dispositivos SCSI a SAN, que utiliza meios de fibra tica. importante no confundir este equipamento com o que conhecemos como bridge em uma LAN, pois suas funes so totalmente diferentes. 2. De que maneira o RAID 5 consegue recuperar a informao perdida em 1 dos discos. D exemplos.

R: O RAID 5 calcula a paridade fazendo-se uma operao de ou-exclusivo com os bits gravados nos discos. Suponha que um esquema de RAID 5 possua 6 discos (5 para escrita e 1 para paridade). Se os bits gravados forem 1, 0, 0, 1, 1, ento a paridade ser 1. Cada um destes bits ser gravado em um disco diferente. Se perdermos qualquer um dos discos, recuperamos o bit perdido fazendo-se o ou-exclusivo dos outros bits, contando com o de paridade, No exemplo, se perdermos o primeiro disco (bit 1), faramos para recuperar: 0 xor 0 xor 1 xor 1 xor 1, que d exatamente 1, o bit perdido. Se perdssemos o segundo disco (bit 0), faramos para recuperar: 1 xor 0 xor 1 xor 1 xor 1, que d 0, novamente correto. Para todos os demais, o pensamento anlogo. 3. Explique porque o snapshot uma boa ferramenta de software de SAN e como ele funciona. O snapshot uma ferramenta de software que permite fazer e armazenar por um certo tempo uma fotografia dos dados do servidor no storage. Possui a vantagem de quase no consumir espao em disco, uma vez que ele guarda um conjunto de ponteiros para os dados, e no os dados propriamente. Esta imagem pode ser vista pelo servidor como uma outra rea, que pode ser montada como um drive (Windows) ou um filesystem (Unix) para fins, principalmente, de backup. Em casos de atualizao dos dados aps o snapshot, o software copia os dados anteriores atualizao para uma rea temporria e o ponteiro que apontava para os dados que foram atualizados passam a apontar para os dados preservados nesta nova rea, uma vez que a fotografia tirada deve ser mantida a mesma. Isto limita o snapshot a momentos em que no aja muitas atualizaes, ou em casos em que no interessa guardar a imagem por um tempo muito grande. 4. Uma dada aplicao que utiliza um servidor UNIX de banco de dados deseja utilizar uma SAN para, entre outras coisas, melhorar sua performance. O servidor de banco de dados possui 3 reas principais que podem ser distinguidas: tabelas, ndices e dados. Sabendo que as reas no devem competir por recursos e que a caracterstica das reas de tabelas e ndice mais de leitura, enquanto a rea de dados sofre um pouco mais de escrita, mas tambm muita leitura, diga como voc utilizaria os recursos de uma SAN para otimizar sua performance. Dica: estas diferentes reas correspondem a filesystems diferentes, que so montados no servidor. Filesystem como se fosse um pedao de disco, ou seja, como um drive para o Windows. R: Neste caso, devemos fazer com que as diferentes reas do servidor de banco de dados acessem discos diferentes, que podem estar no mesmo storage, caso ele possua reas separadas (conhecidas como RAID groups), ou em storages diferentes. O importante perceber que o acesso aos dados deve ser feito por controladoras de disco diferentes, uma vez que as 3 reas no podem competir por recurso. Para melhorar ainda mais a performance, podemos tentar adequar as caractersticas das reas a um esquema de RAID adequado, dentro do possvel. No caso, uma boa soluo seria, para as reas de tabelas e ndices, seria um esquema de RAID 5 com 5 discos de dados e 1 de paridade, enquanto para a rea de dados, que sofre um pouco mais de escrita, poderamos usar um RAID 5 com 7 discos de dados e 1 (que mais caro que o esquema 5 + 1) para paridade, o que paralelizaria mais a escrita em disco, tornando mais rpido. 5. O administrador de um servidor de banco de dados de comrcio eletrnico de uma grande multinacional quer otimizar seu backup. Atualmente, para fazer um

backup ntegro dos seus dados ele precisa parar o banco de dados do servidor, o que impossibilita as vendas neste perodo. Ele deseja que o banco de dados no precise mais parar para o backup e, alm disso, em caso de precisar de uma restaurao, ela deve ser feita o mais rpido possvel. Supondo que este servidor est conectado a uma SAN, diga qual o esquema de backup mais conveniente para este caso e explique por que. R: Neste caso, devemos utilizar discos BCV para o backup, pois atenderia tanto os requisitos de backup quanto de restore. O sincronismo deve ser feito momentos antes de iniciar o backup, para que os dados anteriores sejam preservados o maior tempo possvel, para o caso de precisar de uma recuperao. Logo aps o trmino do sincronismo, o quebramos e realizamos o backup do disco BCV, e no do servidor, que continuar trabalhando e modificando sua base de dados. Para manter os dados por ainda mais tempo no BCV, para o caso de precisar de uma restaurao, pode-se usar mais de um BCV em esquema de rodzio, conforme a disposio financeira.

You might also like