You are on page 1of 4

PROJETO GUAR

(Eudocimus ruber)

ILHA DO CAJU
(CASHEW ISLAND)

PARNABA DELTA RIVER MARANHO - BRAZIL

Este projeto tem como objetivo divulgar a importncia da preservao do guar vermelho e de seu habitat. O guar vermelho figura atualmente da lista de aves ameaadas de extino. Sua rara beleza, sua magnfica plumagem vermelha carmesim, decorrente do carotenide cantaxantina encontrado no pequeno caranguejo que faz parte de sua dieta, contribui para que desde h muito tempo seja perseguida por caadores inescrupulosos. Surgem sempre em bandos, para dormir e nidificar procuram densa vegetao, como os manguezais (Rhizophora), aturizais (Marcherium lunatum) e siriubais (Avicennia). O vo coletivo, sempre com um lder, impressiona. Partilham ninhais com colhereiros, garas e cabeas-secas. Sua dieta bsica so pequenos caranguejos que habitam os manguezais. Os vos podem atingir de 60 a 70 km at esses lamaais, onde se alimentam. Ao entardecer procuram os chamados dormitrios, reas protegidas nos manguezais, onde no h pertubao humana. A participao de um projeto na Ilha do Caju um encontro mgico com uma natureza intacta, em seu estado primitivo. O Instituto Ilha do Caju Ecodesenvolvimento e Pesquisa - ICEP faz a superviso do projeto. Lugar A Ilha do Caju, localizada no Delta do Rio Parnaba - rea de Proteo Ambiental Federal, no municpio de Araioses, no Estado do Maranho, no nordeste do Brasil, considerada um santurio ecolgico e um refgio para a vida silvestre. tambm uma sntese de todos os ecossistemas do Delta, tais como: dunas, mata de restinga, manguezais, praias, etc. Habitada outrora pela tribo indgena Trememb, atualmente de propriedade particular e est na mesma famlia desde de 1847. O esprito preservacionista dessa famlia e o amor pelo meio ambiente so exemplos que homem e natureza podem viver em perfeita harmonia.

Espcies A ave Guar vermelho (Eudocimus ruber), considerada smbolo da Ilha do Caju e da regio deltica, uma das 140 espcies de aves encontradas na Ilha

do Caju. Originariamente sua distribuio abrangia desde a Colmbia at o sul do Brasil, principalmente ao longo das regies litorneas cobertas por manguezais e restingas. Uma srie de ameaas, como a alterao de habitat (desmatamento dos manguezais, poluio do mar), predao humana direta sobre os ovos, filhotes e adultos e a caa (venda de penas para ornamentao), podem comprometer a mdio prazo a continuidade destas colnias. Hoje o Guar vermelho consta da lista do IBAMA como espcie ameaada de extino, sendo protegido por lei desde 1973.

Habitat Manguezais da costa atlntica setentrional da Amrica do Sul.

Informaes de Viagem Voc dever chegar de avio a Fortaleza, no Estado do Cear e depois pegar um nibus at a cidade de Parnaba (aprox. 8 horas de viagem), no Estado do Piau por sua prpria conta. A partir do Porto dos Tatus (a aprox. 20 min. de carro de Parnaba), j por conta do projeto, voc ir pegar uma chalana, tpica embarcao de madeira da regio com simples WC a bordo, e o percurso tem durao de aproximadamente 3 horas.

Acomodao Os ecovoluntrios ficaro na sede do Instituto e/ou na Casa da Fazenda, no Refgio Ecolgico Ilha do Caju. A acomodao rstica e os apartamentos so duplos com WC privativo. No temos gua quente (a temperatura mdia da gua de 23C). Cardpio regional a base de peixes, carnes e aves.

Envolvimento A observao e o registro das aves se dar em bases construdas (a olho nu, binculo ou luneta) e em trilhas pr-estabelecidas, a cavalo ou a p, para essa finalidade. Os ecovoluntrios acompanharo as atividades dirias dos guars e de outras aves (garas, maaricos, socs, colhereiros, etc.), tais como: captura com rede, medio, levantamento de censos populacionais, contagem de ovos, incluindo o seu perodo de reproduo nos ninhais com a finalidade de coletar informaes a respeito da biologia reprodutiva dessas espcies. Requisitos Voc deve ser maior de 18 anos, capaz de tolerar o calor, saber nadar, poder fazer caminhadas e ter noo de como andar a cavalo (no obrigatrio). Solicitamos que os ecovoluntrios sejam familiarizados com o ingls para entender as orientaes do bilogo. Nenhum conhecimento cientfico necessrio, mas para o melhor aproveitamento da estada, seria interessante, antes da viagem, conhecer um pouco a respeito do guar. Datas e Preos Uma semana..............................................U$350,00 2 semana...................................................U$280,00 Datas De maro a agosto. As datas solicitadas estaro sujeitas a aprovao da equipe do projeto.

You might also like