You are on page 1of 14

Curso de Fibra ptica

Conceitos Bsicos de Fibra ptica (Mdulo I)


Este primeiro mdulo apresenta um histrico sobre o desenvolvimento da fibra ptica e conceitos bsicos: Sobre a reflexo da luz. o primeiro de uma srie contendo conceitos bsicos de fibra ptica a ser preparada pelo autor, composta dos seguintes mdulos: I II III IV Reflexo da Luz em Superfcies Refrao e Confinamento da Luz Perdas e Tipos de Fibras pticas Cabos e Redes pticas

Este conjunto de mdulos uma verso revista e ampliada de um tutorial preparado anteriormente pelo autor. Autor: Luiz Felipe de Camargo Fernandes (telecomm@uol.com.br ou DWDM@uol.com.br) Engenheiro Eletrnico (FEI 73), Mestre em Telecomunicaes (FEI 86), atuando mais de 20 anos somente em Telecomunicaes, com enfoque em Sistemas pticos, Redes tipo LAN, Acesso, MAN, WAN e, Proteo. Curso na Alemanha, USA, Japo, Espanha e Inglaterra.

Especialista em Sistemas pticos, com vrias publicaes; participa como Chairman e Palestrante. De Seminrios, promovidos pelo IBC, Sala 21 de So Paulo, IIR, TELEXPO, etc, Recentemente elaborou todas as especificaes e realizou testes completos em equipamentos DWDM, no Brasil, Argentina, Sucia, Frana, Alemanha e ustria. Gerente na ERICSSON, TELESP/TELEFONICA, nesta ultima, atuado em projetos como: Rede de. Aceso Rpido Internet (Speed), Rede ATM, Rede L.D., Redes pticas e ASON. Em 2001 deixou a TELEFONICA, para fundar a TELECOMM CONSULTING S/C LTDA.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica


Fibra ptica I: Histrico
O termo Fibra ptica foi empregado pela primeira vez em 1.956, pelo Dr. N. S. Kapany que fazia parte de uma equipe do Laboratrio Bell (USA), composta por ele e pelos Doutores, A. L. Schawlow e C. H. Townes, quando apresentaram os planos para a construo do primeiro LASER, a ser usado em Sistemas de Telecomunicaes. 1961 - O Dr. Elias Snitzer, da Americal Optical (USA), divulgou um trabalho explicando como seria a Fibra ptica, embora naquela poca, no se tivesse a tecnologia para fabric-la. 1964 - Os Doutores Charles Kuen Kao e G. A. Hockham, do Laboratrio da Standard Telecommunications ITT (UK), enviaram a British Association for the Advancement of Science uma especificao de requisitos necessrios para uma que Fibra ptica pudesse ser usada como um guia de ondas em Redes de Telecomunicaes de Longa Distancia, ao invs de cabos metlicos. Nesta especificao, para que uma Fibra ptica pudesse ser usada com xito, a perda ou atenuao da luz que se propagava, devia ser no mnimo da ordem de 20 dB por km (decibis por kilmetro). Nesta poca as perdas nas Fibras pticas ento disponveis, eram da ordem de 1.000 dB / km. Os Drs. Kao e Hockham tambm preconizaram a necessidade de se ter um vidro de altssima pureza na fabricao da Fibra ptica como forma de reduzir as perdas ou atenuao da luz propagante. 1970 - Uma equipe da Corning Glass Works (USA), constituda por Robert Maurer, Donald Keck e Peter Schultz, conseguiu atender a especificao de requisitos apresentada pelos Drs. Kao e Hockham; fabricando uma Fibra ptica com atenuao da ordem de 20 dB por km e a patentearam (Patent # 3.711.262) chamando-a de Guia de Fibra ptica (Optical Waveguide Fiber). 1972 - A Corning j conseguia fabricar, em pequena escala, para testes em laboratrio, Fibras pticas com atenuaes da ordem de 4 dB por km. Hoje em dia as atenuaes das Fibras pticas, dependendo dos comprimentos de onda utilizados, situam-se entre 0,2 e 0,4 dB por km. 1975 - Com este desenvolvimento tornaram-se possveis Sistemas de Telecomunicaes pticos e assim em 1.975 foi instalado para a Polcia de Dorset, na Inglaterra, o primeiro link de Fibra ptica, operando comercialmente. A escolha de um link de Fibra ptica deveu-se ao fato que um raio que tinha anteriormente danificado todo o Sistema de Telecomunicaes do Departamento Policial e pesou na escolha deste sistema o fato de que a Fibra ptica imune a descargas eltricas e interferncias eltricas. Neste mesmo ano o Governo Americano interligou com Fibras pticas a Rede Local do Sistema NORAD (Sistema de Defesa) localizados no interior da Montanha heyenne.

1976 - Foi implantado pela Western Electric em Atlanta, um link de Fibra ptica com extenso de 2,5 km, para voz, dados e imagens, uma taxa de 44,7 Mb/s (Megabits por segundo).

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica


1977 - Foi instalado pela Bell, no centro de Chicago, utilizando um cabo multi fibras, a primeira Rede ptica de uma Empresa de Telecomunicaes. Tinha a capacidade de transportar 54 Mb/s e a distncia entre os Centros Telefnicos era de 2,6 km. Neste mesmo ano foi instalado pela General telephone and Electronics um Sistema ptico de 6 Mb/s em Long Beach, Califrnia. 1980 - O Sistema Bell inaugura em 1980 a primeira Rede ptica Nacional, interligando a Capital Washington cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts. 1984 - Instalados pela Cetel 1.984, (Companhia Estadual de Telefones do Rio de Janeiro), no Rio de Janeiro, os primeiros cabos de Fibra ptica no Brasil, entre as estaes de Jacarepagu e Cidade de Deus. 1985 - Em junho de 1.985, foi instalado o primeiro cabo de Fibra ptica em So Paulo, entre as estaes de Baslio da Gama e Santa Ifignia. 1988 - Em Dezembro de 1.988 foi inaugurada a primeira Rede ptica Internacional, pelo lanamento do Cabo ptico Submarino TAT 8, usando Laser de 1,3 micrmetros em Fibra Monomodo. 1991 - No incio de 1.991, a NTT (Nippon Telegraph and Telephone Corporation) no Japo, demonstraram a transmisso de Solitons, atravs de um milho de Quilmetros de Fibra ptica. 2002 - Mais de trinta anos se passaram, desde a fabricao da primeira Fibra ptica, e hoje mais de 80 % de todo trfego do mundo, escoado atravs de Fibras pticas, sendo a sua utilizao cada vez maior.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica


Fibra ptica I: Fibra ptica e Luz Fibra ptica:
A Fibra ptica vem a ser um meio fsico de transmisso, cada vez mais utilizado em Redes de Telecomunicaes que, quando conectada a equipamentos adequados, permite trafegar voz, dados e imagens, a altas taxas, com velocidades muito prximas a velocidade da luz. Assim sendo, o emprego de Cabos de Fibra ptica, aonde circula luz, na forma de ftons, cada vez mais freqente e vem substituindo os chamados Cabos Metlicos, como os Cabos de Pares, Cabos de Tubos Coaxias e, outros aonde circulam eletricidade na forma de eltrons. Na Fibra ptica a luz confinada em um filamento cilndrico muito longo, de dimetro extremamente pequeno, o qual predominantemente feito de vidro de slica com alto grau de pureza ou, para algumas aplicaes, feito de plstico especial.

Luz:
A Energia Eletromagntica pode se apresentar das formas mais diversas. A luz uma delas. A Luz constituda por ftons, que viajam, no vcuo absoluto, a uma Velocidade (Cvac ) de 2,997925 x 10m/s (metros por segundo). Define-se como Comprimento de Onda (lambda), cuja unidade, ser definida por ns como nm ao produto da Velocidade (Cvac) pelo inverso da Freqncia (f) cuja unidade, ser definida como GHz, segundo a equao abaixo:

Comprimento de onda = Velocidade da Luz Frequncia ou lambda = c /f ou lambda (nm) = 2,997925 x10 (m/s) /f (GHz)

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica

Tabela I

A Tabela 1 nos mostra o Espectro Eletromagntico e, a Tabela 2 d nfase na Regio da Radiao Luminosa. As fontes de luz utilizadas nas Fibras pticas possuem comprimentos de onda, acima de 850 nm, ou seja, na Regio de Radiao Infravermelha, que invisvel ao olho humano. No incio do desenvolvimento dos Sistemas pticos, para Fibras pticas feitas de vidro de slica, foram usados como fonte de luz, dispositivos LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz), operando com comprimentos de onda no entorno de 850 nm e posteriormente, com o advento dos dispositivos LASERS (Light Amplification by Estimulated Emission of Radiation), alm deste comprimento de onda, foram estes dispositivos inicialmente fabricados no entorno de 1 (um) 310 nm como so mostrados na Figura e, posteriormente 1 550 nm.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica

Os comprimentos de Onda de 850, 1300 e de 1500 nm so denominados de Janelas de Transmisso. O leitor deve atentar na Figura que a Potncia ptica da Radiao Luminosa de um LASER muitas vezes superior a de um LED e, tambm que a Largura Espectral, de um LASER do tipo ILD (Injection LASER Diode) aproximadamente de 1 a 3nm e, de um LED da ordem de 30 a 50 nanmetros.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica


Fibra ptica I: Reflexo da Luz Luz Incidente
Se a Fonte de Luz se situar muito distante, como se estivesse no infinito, prova-se que estes Raios de Luz propagam-se de forma paralela, como esboado na Figura ao lado. Vamos considerar uma Superfcie Plana e Regular, onde um Raio de Luz ir incidir sobre a mesma. Este Raio ser denominado: Luz Incidente (Figuras abaixo). Esta Luz Incidente pode ter Polarizao, com componentes Paralelos e, tambm Perpendiculares a esta superfcie.

Reflexo da Luz
Quando um Raio de Luz incidente atinge uma superfcie, este Raio de Luz poder sofrer um desvio. Este fenmeno denominado de Reflexo e, ilustrado na Figura abaixo, onde se nota um Raio de Luz que est como se sasse da superfcie.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica

ngulo de Incidncia
O ngulo pelo qual o Raio de Luz incide superfcie, que pode ou no apresentar o fenmeno da Reflexo da Luz chamada de ngulo de Incidncia (I). O ngulo de Incidncia I medido a partir de uma linha imaginria, perpendicular ao plano da superfcie, chamada de Normal, que refletiu o Raio de Luz, conforme podemos ver na Figura abaixo.

ngulo de Reflexo
Define-se o ngulo de Reflexo (r) sendo o ngulo formado a partir de uma linha imaginria, perpendicular ao plano da superfcie e o Raio de Luz, que foi refletido conforme podemos ver na Figura.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica

Note se que o ngulo de Incidncia (i) do Raio de Luz Incidente igual ao do ngulo de Reflexo (r), do Raio de Luz Refletido, conforme este indicado na Figura abaixo.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

Curso de Fibra ptica

Fibra ptica I: Reflexes em Superfcies Regulares


Quando uma Fonte de Luz, situada no infinito emite mltiplos Raios de Luz, cada um destes Raios de Luz, tem um comportamento individual, totalmente independente dos demais. Se observarmos a Figura ver mltiplos Raios de Luz, incidindo sobre uma superfcie e, para diferenci-los, somente para fins didticos, cada um deles foi desenhado de cor diferente.

Portanto, na Figura mostrado que quando estes Raios de Luz atingem uma Superfcie Regular, isto , plana sem rugosidades, como a Superfcie de um Espelho Plano, estes sofrem uma Reflexo como j descrita, com os ngulos de Incidncia (i) de cada um destes Raios de Luz Incidentes e Paralelos, sendo iguais a cada um dos ngulos de Reflexo (r), dos Raios de Luz Refletidos. Este tipo de Reflexo chamado de Reflexo Mltipla Regular ou Reflexo Especular. Assume-se neste caso que, a Reflexo neste Espelho Plano seja total, o que significa que todos os Raios de Luz Incidentes so Refletidos. Caso este Espelho Plano no refletisse cem por cento destes Raios de Luz, alguns destes Raios seriam absorvidos ou passariam atravs dele. A ttulo de curiosidade, muitos pesquisadores e cientistas afirmavam, em passado recente, que um espelho que refletisse toda luz incidente era uma abstrao terica e que na pratica tal coisa no era possvel. Entretanto em 1.998 cientistas, provaram que isto era possvel e, fizeram o espelho ideal ou perfeito, empilhando alternadamente camadas microscpicas de Telrio (Elemento puro da natureza), que se (encontra na Tabela Peridica dos Elementos) e Poliestireno (tipo Especial de Plstico).

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

10

Curso de Fibra ptica

Fibra ptica I: Reflexes em Superfcies Irregulares


Quando repetimos o procedimento descrito, mas ao invs de usarmos uma Superfcie Regular, isto, plana sem rugosidades, usarmos uma Superfcie Irregular, como ilustra a Figura, observaremos que cada um dos Raios de Luz se comporta, de maneira independente e, embora todos possuam o mesmo angulo de incidncia, os ngulos de reflexo so totalmente distintos, ocorrendo a chamada Reflexo Irregular ou Difusa. Este fenmeno pode ser normalmente observado quando a Luz atinge paredes e superfcies e, a Luz que se Reflete tem uma forma Difusa.

Reflexes em Superfcies Convexas


Se a Superfcie de Incidncia dos Raios de Luz for Regular, mas no for Plana, podendo em um primeiro caso ser Cncava, como ilustra a Figura, os Raios de Luz Paralelos, incidindo sobre um, por exemplo, em um Espelho Cncavo, no so refletidos da mesma forma paralela, mas sim em forma de leque.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

11

Curso de Fibra ptica

Reflexes em Superfcies Cncavas


Caso a forma da superfcie do espelho acima descrito, ao invs de Cncava fosse Convexa, os Raios de Luz Refletidos se apresentariam convergindo para um determinado ponto como mostra a Figura.

Meio Transparente
Meio Transparente aquele no qual a Luz consegue se propagar sem dificuldades, como ilustrado na Figura, onde vemos que os Raios de Luz conseguem facilmente atravessar este meio e, tambm conseguem manter o seu paralelismo.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

12

Curso de Fibra ptica

Meio Translcido
Meio Translcido aquele, onde os Raios de Luz tem dificuldades para passar, podendo sofrer como mostra a Figura, alteraes da trajetria dos Raios de Luz, bem como, sofrerem absoro por este meio.

Meio Opaco
Meio Opaco aquele, onde os Raios de Luz no conseguem passar, como por exemplo, por uma parede de tijolos. A Figura d uma idia do exposto.

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

13

Curso de Fibra ptica

Fibra ptica I: Teste seu entendimento

Curso bsico de fibra ptica Carlos Eduardo

14

You might also like