You are on page 1of 27

Rodovia BR 470, km 71, n 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n 191 - CEP: 89.130-000.

lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090 Home-page: www.uniasselvi.com.br

Curso de Nivelamento de Lngua Portuguesa Centro Universitrio Leonardo da Vinci Organizao Cludia Suli Weiss Luciana Fiamoncini Patricia Maria Matedi Reitor da UNIASSELVI Prof. Malcon Anderson Tafner Pr-Reitor de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Janes Fidlis Tomelin Pr-Reitor Operacional de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Hermnio Kloch Diagramao e Capa Davi Schaefer Pasold Reviso: Digenes Schweigert Jos Rodrigues Marina Luciani Garcia
Todos os direitos reservados Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090 Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Proibida a reproduo total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

SINAIS DE PONTUAO
Na linguagem escrita utilizamos sinais para marcar pausas, ritmo, divises das ideias, relacionamento das palavras e grupos de palavras entre si, como tambm os sinais que indicam a entonao na voz e melodia do texto. Esses so chamados de sinais de pontuao e permitem escrita maior clareza e simplicidade. Alm de pausa na fala e entonao da voz, os sinais de pontuao reproduzem, na escrita, nossas emoes, intenes e anseios. Nesta caminhada apresentaremos algumas das regras bsicas para o uso correto da pontuao. Este material ser seu guia durante sua caminhada intelectual, aprimorando sua escrita e auxiliando-o na elaborao de papers, TCC, provas dissertativas, relatrios de estgio, interpretao de textos e melhor entendimento dos Cadernos de Estudos, entre outros textos escritos. Vamos comear? PONTO FINAL (.) empregado para sinalizar uma pausa total. Exemplos: Vamos animar a festa. A msica toca uma valsa lenta. O desnimo aumenta. Os
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

minutos passam. A orquestra se cala. O vento est mais forte. (E. Verssimo) O ponto nal tambm utilizado em abreviaturas. Exemplos: Sr. (senhor), sra. (senhora), srta. (senhorita), p. (pgina), cia. (companhia). PONTO DE INTERROGAO (?) utilizado no nal de uma palavra, orao ou frase, indicando uma pergunta direta.

FONTE: Disponvel em: <http://www.escolakids.com/ponto-deinterrogacao.htm>. Acesso em: 10 jan. 2011.

Exemplos: Quem voc? Veja como ele ca na histria em quadrinhos que segue!

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

FONTE: Disponvel em: <http://miriamsalles.info/wp/wp-content/ uploads/2007/04/tira200.gif>. Acesso em: 10 jan. 2011.

No deve ser usado nas perguntas indiretas.

Exemplo: Perguntei a voc quem estava no quarto. Ateno! Compare: - Quem chegou? [= interrogao direta] - Diga-me quem chegou. [= interrogao indireta] PONTO DE EXCLAMAO (!) usado no nal de frases exclamativas, depois de interjeies ou do imperativo.

Exemplos: Ah! No se esquea de trazer o material amanh! (FRASE EXCLAMATIVA) Nossa! Que lindo seu trabalho! (INTERJEIO) Corao, para! Ou refreia, ou morre! (A. de Oliveira) (IMPERATIVO)
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

ATENO! INTERJEIES so palavras que expressam estados emocionais do falante. Atravs das interjeies traduzimos de modo vivo as nossas emoes.

Para descontrair, conra o uso deste sinal, na tirinha da Mafalda que segue:

FONTE: Disponvel em: <http://outrotema.blogspot.com/>. Acesso em: 10 jan. 2011.

VRGULA (,) A vrgula usada nos seguintes casos: Para separar o nome de localidades das datas. Exemplo: Indaial, 30 de junho de 2010. Para separar vocativo. Exemplo: Minha lha, venha tomar seus remdios.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

7
ATENO! VOCATIVO um termo que no possui relao sinttica com outro termo da orao. No pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipottico. Por seu carter, geralmente se relaciona segunda pessoa do discurso.

Para separar aposto.

Exemplo: Brasil, pas do futebol, um grande centro de formao de jogadores.

ATENO! APOSTO um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explic-lo ou especic-lo melhor.

Para separar expresses explicativas ou reticativas, tais como: isto , alis, alm, por exemplo, alm disso, ento. Exemplos: O sistema precisa de proteo, isto , de um bom antivrus. Alm disso, precisamos de alunos conscientes.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

Para separar oraes coordenadas assindticas. Exemplo: Os anos vieram, / o menino crescia, / as esperanas maternas de d. Carmo iam morrendo. (Machado de Assis)
ATENO! Orao coordenada assindtica aquela colocada justaposta, ou seja, uma ao lado da outra, sem qualquer conectivo que as enlace.

Para separar oraes coordenadas sindticas, desde que no sejam iniciadas por e, ou e nem.

Exemplo: Nas horas nobres deitava no cho, cruzava as mos debaixo da cabea e cava olhando as nuvens... (Lygia Fagundes Telles)

ATENO! Orao coordenada sindtica aquela ligada por uma conjuno coordenativa.

Para separar oraes adjetivas explicativas.

Exemplos: O motorista, que fumava nervosamente, cou quieto. As crianas, que gostam de pular, divertiram-se muito.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

ATENO! Orao adjetiva explicativa aquela que acrescenta ao antecedente uma qualidade acessria, isto , esclarece melhor a sua signicao.

Para separar o adjunto adverbial.

Exemplo: Com a p, retirou a sujeira.


ATENO! Adjunto Adverbial o termo da orao que indica uma circunstncia (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, nalidade etc.). O adjunto adverbial o termo que modica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advrbio.

Para separar termos da mesma funo sinttica.

Exemplo: Gostava dos amigos, da cidade, das coisas. Quando no empregar a vrgula No se emprega a vrgula entre o sujeito e o predicado
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

10

e entre o verbo e seus complementos. Leia o trecho do texto que segue, o qual fala sobre a importncia da vrgula nos textos escritos. Voc perceber que a falta dela ou o uso inadequado podem gerar informaes distintas! A vrgula pode ser uma pausa ou no. No, espere. No espere. Ela pode sumir com o seu dinheiro. Pode ser autoritria. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. Pode criar heris. Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve. A vrgula muda uma opinio. No queremos saber. No, queremos saber...
FONTE: Disponvel em: <http://www.terminologia.com.br/2010/01/24/aimportancia-da-virgula/>. Acesso em: 10 dez. 2010.

Agora que j entendemos o importante papel que este sinal de pontuao assume em textos escritos, vamos adiante? PONTO E VRGULA (;) O ponto e vrgula indicam uma pausa mais longa que a vrgula, porm mais breve que o ponto nal. Como o prprio nome indica, este sinal serve de intermedirio entre o ponto e a vrgula, podendo aproximar-se ora mais daquele, ora mais desta, segundo os valores pausais e meldicos que representa no texto.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

11

Emprega-se o ponto e vrgula nos seguintes casos: Para itens de uma enumerao. Exemplo: As vozes verbais so: a. voz ativa; b. voz passiva; c. voz reexiva. Para aumentar a pausa antes das conjunes adversativas mas, porm, contudo, todavia e substituir a vrgula. Exemplo: Deveria entregar o documento hoje; porm s o entregarei amanh noite. DOIS PONTOS (:) Os dois pontos so empregados, na escrita, para marcar uma sensvel suspenso da voz na melodia de uma frase no concluda. So empregados nos seguintes casos: Para iniciar uma enumerao. Exemplo: O computador tem a seguinte congurao:
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

12

- memria RAM 256 MB; - HD 40 GB; - fax-modem; - placa de rede; - som. Antes de uma citao. Exemplos: Eu lhe responderia: a vida uma iluso... (A. PEIXOTO) Como j diz a msica: o poeta no morreu. Para iniciar a fala de uma pessoa, personagem. Exemplo: O reprter disse: - Nossa reportagem volta cena do crime. Para indicar esclarecimento, um resultado ou resumo do que j foi dito. Exemplos: O Ministrio da Sade adverte: fumar prejudicial sade. Nota de esclarecimento: Nossa empresa no envia e-mail a seus clientes. Quaisquer informaes devem ser tratadas em nosso escritrio.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

13

RETICNCIAS (...) Indicam uma interrupo ou suspenso na sequncia normal da frase. So usadas nos seguintes casos: Para indicar suspenso ou interrupo do pensamento. Exemplos: Estava digitando quando... Guiava tranquilamente quando passei pela cidade e... Para marcar suspenses provocadas por hesitaes, surpresa, dvida, timidez, comuns na lngua falada. Exemplos: Fiador... para o senhor?! Ora!... (G. AMADO) Falaram todos. Quis falar... No pude... Baixei os olhos... e empalideci... (A.TAVARES) Para indicar movimento ou continuao de um fato. Exemplo: E a bola foi entrando... ASPAS () So usadas nos seguintes casos:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

14

Citaes ou transcries literrias. Exemplo: So Crisstomo, dai-me pacincia para olhar sem nojo a grosseria dos trocadores de nibus, a arrogncia dos automveis de chapa branca, a antipatia dos chauffers hora do rush, e outras calamidades. (Manuel Bandeira) Na representao de nomes de livros e legendas. Exemplos: J li O Ateneu, de Raul Pompia. Os Lusadas, de Cames, tem grande importncia literria.

ATENO! Lembre-se de que o uso do itlico serve para denotar ttulos, citar ttulos de obras, como; livros, lmes ou composies musicais, tambm est correto.

Para destacar palavras que representem estrangeirismo, vulgarismo, ironia. Exemplos: O slogan anunciava... (Nestor de Holanda. Gente engraada) O espetculo de msica pop estava uma curtio.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

15

Joo, com seus 90 quilos, est fraquinho... PARNTESES () So usados nos seguintes casos: Na separao de indicao de ordem explicativa. Exemplo: Predicado verbo-nominal aquele que tem dois ncleos: o verbo (ncleo verbal) e o predicativo (ncleo nominal). Na separao de um comentrio ou reexo. Exemplo: Os escndalos esto se proliferando (a imagem poltica do Brasil est manchada) por todo o pas. Para separar indicaes bibliogrcas. Exemplo: Leia a poesia que segue, ela ser nosso exemplo: Pra que partiu? Estou sentado sobre a minha mala No velho bergantim desmantelado... Quanto tempo, meu Deus, malbaratado Em tanta intil, misteriosa escala! (Mario Quintana, A Rua dos Cata-Ventos, Porto Alegre, 1972).
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

16

TRAVESSO () utilizado: Para indicar a mudana de interlocutor nos dilogos. Por que voc no toca? perguntei. Eu queria, mas tenho medo. Medo de qu?... (Jos J. Veiga. Os cavalinhos de Platiplanto) Neste exemplo, voc pode perceber que a mudana de interlocutor indicada atravs do uso do travesso, certo? Em outro gnero literrio (histrias em quadrinhos), a mudana de interlocutor marcada atravs da mudana de bales, veja:

FONTE: Disponvel em: <http://moodle.unipar.br/login/index.php>. Acesso em: 10 jan. 2011.

Para isolar a fala da personagem da fala do narrador: Exemplo: Que deseja agora? gritou-lhe anal, a voz transtornada. J no lhe disse que no tenho nada a ver com suas histrias? (Fernando Sabino)
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

17

Para destacar ou isolar palavras ou expresses no interior das frases: Exemplo: Grande futuro? Talvez naturalista, literato, arquelogo, banqueiro, poltico, ou at bispo bispo que fosse , uma vez que fosse um cargo... COLCHETES ([ ]) Os colchetes tm a mesma nalidade que os parnteses; todavia, seu uso ca restrito aos escritos de cunho didtico, lolgico, cientco. Pode ser empregado: Em denies do dicionrio, para fazer referncia etimologia da palavra. Exemplo: amor- (). [Do lat. amore.] 1. Sentimento que predispe algum a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa: amor ao prximo; amor ao patrimnio artstico de sua terra. (Novo Dicionrio Aurlio) Para intercalar palavras ou smbolos no pertencentes ao texto. Exemplo: Em Aruba se fala o espanhol, o ingls, o holands e o papiamento. Aqui esto algumas palavras de papiamento que
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

18

voc, com certeza, vai usar: 1- Bo ta bon? [Voc est bem?] 2- Dios no ta di Brazil. [Deus no brasileiro.] Para inserir comentrios e observaes em textos j publicados. Exemplo: Machado de Assis escreveu muitas cartas a Slvio Dinarte. [pseudnimo de Visconde de Taunay, autor de Inocncia] Para indicar omisses de partes na transcrio de um texto. Por Exemplo: homem de sessenta anos feitos [...] corpo antes cheio que magro, ameno e risonho. (Machado de Assis) ASTERISCO (*) O asterisco, sinal grco em forma de estrela, costuma ser empregado: Nas remisses a notas ou explicaes contidas em p de pginas ou ao nal de captulos. Exemplo: Ao analisarmos as palavras sorveteria, sapataria, confeitaria, leiteria e muitas outras que contm o morfema preso* -aria e seu alomorfe -eria, chegamos concluso de que este axo est ligado a estabelecimento comercial. Em alguns contextos, pode indicar atividades, como em: bruxaria, gritaria, patifaria
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

19

etc. * o morfema que no possui signicao autnoma e sempre aparece ligado a outras palavras. Nas substituies de nomes prprios no mencionados. Exemplo: O Dr. conversou durante toda a palestra. Agora que j sabemos para que servem e como so usados os sinais de pontuao, vamos praticar? Justique a pontuao usada nos trechos a seguir: 1) Voc j reparou, Miloca, na ganja da Sinhazinha? (Monteiro Lobato) - _____________________________________________ , _____________________________________________ ____________________________________________ ? _____________________________________________ 2) Pois Seu Mestre foi falando Vitorino as cabras no podem com o velho. (Jos Lins do Rego) _______________________________________________ 3) A cantar, a rodar, a palmas bater, Gabriela menina. (Jorge Amado) , _____________________________________________
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

20

Coloque as reticncias no local adequado: 4) Por que no o tiramos fora desses dessas caixas? (rico Verrssimo) 5) Eu acho que Apague a luz que est incomodando. (Alcntara Machado) Complete usando parnteses onde achar conveniente. 6) Sem predadores sua espreita alm do homem, o leo tem uma rotina sossegada. Por isso, pode se dar ao luxo de dormir at 18 horas. (Superinteressante) Empregue os dois pontos onde julgar necessrio. 7) Para iniciar o trabalho, a costureira pegou seus apetrechos agulha, linha, alnetes, dedal. Utilize, nas frases a seguir, o ponto e vrgula onde convier. 8) De vez em quando eu seria irnico, mas tambm no demais s vezes um pouco paradoxal, mas tambm sem abuso. (Rubem Braga) 9) Cludio timo lho Paulo, ao contrrio, incomoda os pais. PARGRAFO ( ) O pargrafo uma unidade redacional, ou seja, uma parte da redao. Serve para dividir o texto (que um todo)
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

21

em partes menores, tendo em vista os diversos enfoques. Quando se muda o pargrafo, no se muda o assunto. O assunto deve ser o mesmo, do princpio ao m da redao. A abordagem, porm, pode mudar. E aqui que o pargrafo entra em ao. A cada novo enfoque, a cada nova abordagem, haver um novo pargrafo. Muito bem! Agora que j sabemos para que serve um pargrafo, vamos estudar como ocorre o uso do mesmo: O pargrafo indicado atravs de mudana de linha e de um afastamento da margem esquerda. A compreenso da estrutura do pargrafo o melhor caminho para a segura compreenso do texto. O pargrafo pode ser dividido em partes bem distintas: Tpico frasal: a ideia-ncleo extrada do interior do pargrafo. Desenvolvimento: onde se agregam ideias secundrias ao tpico frasal. Concluso: nem sempre presente; serve para resumir o contedo do pargrafo e localiza-se no nal do mesmo. Elemento relacionador: no obrigatrio, mas geralmente est presente a partir do segundo pargrafo estabelecendo
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

22

um encadeamento lgico entre as ideias. Serve de ponte entre o pargrafo em si e o tpico que o antecede. Treinar o aluno a redigir pargrafos trein-lo, tambm, a produzir bons textos em relao organizao das ideias e ao encadeamento lgico das mesmas. Para saber mais... O smbolo para pargrafo, representado por , equivale a dois sses (S) entrelaados, iniciais das palavras latinas Signum sectionis, que signicam sinal de seco, de corte. Num ditado, quando queremos dizer que o perodo seguinte deve comear em outra linha, falamos pargrafo ou alnea. A palavra alnea (vem do latim a + lines) signica distanciado da linha, isto , fora da margem em que comeam as linhas do texto.
ATENO! O uso de pargrafos muito comum nos cdigos de leis, por indicar os pargrafos nicos. Exemplo: 7 Lei federal dispor sobre as normas gerais a serem obedecidas na efetivao do disposto no 4 (Includo pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998).

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

23

Estamos na reta nal de nossos estudos. Para descontrair, vamos exercitar o que aprendemos sobre pargrafos at agora? 10) Complete as lacunas com as palavras que melhor conceituam Pargrafo. Quando se muda o _____________, no se muda o _____________. (assunto pargrafo) A cada novo _____________, a cada nova abordagem, haver novo _____________. (enfoque pargrafo)

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

24

A UTOATIVIDADE
Depois de conhecermos os sinais de pontuao e suas funes, observe o texto que segue. Os sinais de pontuao foram suprimidos. Para voc, qual a pontuao correta? De que forma voc pontuaria o fragmento que segue? Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena escreveu assim: deixo meus bens minha irm no a meu sobrinho jamais ser paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres Morreu antes de fazer a pontuao. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro os possveis contemplados. (autor desconhecido)

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

25

R EFERNCIAS
CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Gramtica reexiva. 2. Ed. So Paulo, 2005 CUNHA, Celso. Gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro: L&PM, 2008. FARACO & MOURA. Gramtica. So Paulo: Editora tica, 2005. GUIA DO ENSINO> Pontuao. Disponvel em: <http:// www.tudook.com/guiadoensino/pontuacao.html>. Acesso em: 28 nov. 2010. MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lbia Scliar. Portugus instrumental. So Paulo: Editora Atlas, 2004. S PORTUGUS. Disponvel em: <http://www.soportugues. com.br/secoes/sint/sint22.php>. Acesso em: 28 nov. 2010.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

26

G ABARITO
Pgina 19 1 - Introduo da fala , Separar o vocativo Usada para realar uma palavra ? Indica frase interrogativa 2 - Introduo da fala 3 , separar termos da mesma funo sinttica. Pgina 20 4 Por que no o tiramos fora desses... dessas caixas? (rico Verrssimo) 5 Eu acho que... Apague a luz que est incomodando. (Alcntara Machado) 6 Sem predadores sua espreita (alm do homem), o leo tem uma rotina sossegada. Por isso, pode se dar ao luxo de dormir at 18 horas. (Superinteressante) 7 Para iniciar o trabalho, a costureira pegou seus apetrechos: agulha, linha, alnetes, dedal. 8 De vez em quando eu seria irnico, mas tambm no demais; s vezes um pouco paradoxal, mas tambm sem abuso. (Rubem Braga) 9 Cludio timo lho; Paulo, ao contrrio, incomoda os pais.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

27
10 Quando se muda o pargrafo, no se muda o assunto. A cada novo enfoque, a cada nova abordagem, haver novo pargrafo. Pgina 24 1) O sobrinho fez a seguinte pontuao: deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres. 2) A irm chegou em seguida. Pontuou assim o escrito: deixo meus bens minha irm. No a meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres. 3) O alfaiate pediu cpia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele: deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres. 4) A, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretao: deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

You might also like