You are on page 1of 4

:. Manuteno de impressoras Diferentemente das placas me, processadores, etc.

as impressoras tem um funcionamento basicamente mecnico, por isso podem ser consertadas com uma relativa facilidade. muito mais fcil consertar uma impressora do que uma televiso, por exemplo. Temos aqui no Brasil um cenrio no mnimo interessante quanto manuteno de impressoras. As autorizadas, que supostamente deveriam dar uma assistncia de boa qualidade, freqentemente prestam pssimos servios, e o pior, quase sempre cobram caro por eles, muitas vezes inviabilizando o conserto. Alm disso, como os cartuchos muitas vezes representam a maior parte do valor de uma impressora, muitos usurios simplesmente preferem trocar a impressora, ao ter qualquer problema, j que uma nova j vir com cartuchos novos de brinde. Com isso, possvel encontrar muitas impressoras com problemas simples jogadas por a. Abre-se ento um grande campo de trabalho para os tcnicos autnomos, que costumam ter uma quantidade relativamente grande de consertos de impressoras. O objetivo aqui dar alguns conceitos bsicos sobre manuteno de impressoras jato de tinta. :. Como funciona uma impressora Os principais componentes da impressora so a placa lgica, que coordena o trabalho da impressora, os motores, engrenagens e correias responsveis pela movimentao do carro de impresso, o eixo por onde o carro se desloca, o carro de impresso em s, onde vo os cartuchos, os botes de ligar, correr folha, etc., e as cabeas de impresso, que no caso das HP fazem parte dos cartuchos (so descartveis) e nas EPSON fazem parte do carro de impresso (so fixas). Para a maioria dos consertos, ser necessrio abrir a impressora, para isso voc precisara de uma chave estrela de 6 pontas, necessria para tirar os parafusos das HPs assim como e outras marcas. Esta chave facilmente encontrada em lojas de ferramentas. :. Problemas mais comuns nas HPs Pelo que vejo, o problema mais comum nas HPs a impresso comear a sair borrada ou com riscos, como se algo raspasse na folha antes da tinta secar. Este problema pode ser causado tanto por uma grande quantidade de restos de tinta acumulada na cabea de impresso do cartucho, quanto sujeira acumulada na parte de baixo do carro de impresso, a parte que fica quase em contato com a folha, logo atrs dos cartuchos. Esta parte um pouco complicada de limpar, mas nada que um cotonete com lcool no possa resolver:

Outro problema comum o carro de impresso comear a bater dos lados durante a impresso, fazendo com que a impresso saia em ziguezague. Abra a impressora e voc encontrar uma fita plstica, com uma espcie de cdigo de barra bem atras do carro de impresso. Esta fita serve como orientao para o carro de impresso. Este problema causado justamente por sujeira ou na fita, ou ento no sensor do carro de impresso, basta limpar ambos com uma flanela com um pouco de lcool.

Se por acaso a impressora estiver fazendo rudos, como se o carro de impresso estivesse raspando em algo, experimente limpar e lubrificar o eixo da impressora. Para isso o mais recomendvel graxa de silicone, que o material que os prprios fabricantes utilizam. Na falta, uma segunda opo seria usar leo automotivo, mas em pequena quantidade. Outra opo seria simplesmente deixar o eixo bem limpo, sem nenhuma lubrificao especial, o recomendado por alguns fabricantes. Ainda no ramo da lubrificao, caso o usurio j tenha tentado lubrificar o eixo de impresso, mas com algum material inadequado (j vi usarem leo de soja :-) pode ser que alm de se acumular no eixo, a sujeira tenha se acumulado no suporte do carro de impresso. Neste caso, voc notar que o carro de impresso est mais difcil de se movimentar que o normal. Para resolver o problema, primeiro limpe bem o eixo de impresso, em seguida, lubrifique-o com leo desengripante, aqueles em spray. Mova o carro de impresso de um lado para o outro, ligue a impressora e mande imprimir qualquer coisa. Terminado, limpe novamente o eixo de impresso, aplique mais lubrificante e repita o

procedimento. Depois de duas ou trs aplicaes, voc notar que o carro voltou a deslizar suavemente. Ao aplicar o desengripante, procure proteger outras partes da impressora com um papel ou outra coisa que tenha mo.

Se ao tentar imprimir, o carro de impresso no se mover, mas voc ouvir rudos do mecanismo funcionando, provavelmente o defeito no sistema de movimentao do carro, provavelmente alguma engrenagem quebrada ou fora do lugar. Cheque tambm se os motores esto todos funcionando, se nenhum dos cabos est partido, etc. Se por outro lado, a impressora simplesmente no imprime, mal dando sinal de vida, temos como possibilidades: pode ser algum defeito na placa lgica, ou pode ser que um dos cabos flat da impressora tenha se partido ou ento simplesmente tenha se desencaixado. Se voc entender de eletrnica, possvel consertar muitos defeitos na placa lgica da impressora, j que na maioria das vezes os defeitos so simples. Os cabos flat por sua vez podem apenas ser substitudos. Neste caso a melhor opo tentar encontrar outra impressora do mesmo modelo, ou que utilize um cabo flat igual sucateada. Os fabricantes no costumam vender estes componentes separadamente, mas as autorizadas costumam ter. Caso voc tenha algum amigo que trabalhe numa autorizada, talvez ele possa lhe vender. Perda da qualidade de impresso, como por exemplo a impressora imprimindo apenas metade das letras so geralmente causados por problemas no cartucho, aparecem quando a tinta j est quase acabando, ou ento em cartuchos reciclados que j passaram por vrias recargas. :. Problemas mais comuns nas EPSON Alm dos problemas mecnicos, que j vimos, outro defeito comum nas EPSON o entupimento das cabeas de impresso. Este o pesadelo de todos os usurios, pois trocar as cabeas de impresso numa autorizada custa quase o valor de uma impressora nova. Porm, na maioria dos casos possvel desentupir a cabea de impresso com uma receita simples: Pingue uma gota de gua quente no orifcio por onde entra a tinta, e d o comando de limpeza dos cartuchos. Pingue uma gota de detergente e faa novamente a limpeza. Pingue uma gota e lcool e faa novamente a limpeza, repetindo as trs etapas at

conseguir desentupir a cabea de impresso. Isso pode demorar algumas horas, mas s ter um pouco de pacincia que este procedimento resolver em 80% dos casos. Existem tambm no mercado alguns cartuchos especiais que prometem limpar as cabeas de impresso. Como ltimo recurso, caso voc j esteja para descartar a cabea de impresso, tente fazer o mesmo procedimento, mas acrescentando tinner, apesar dos riscos ele um solvente bem mais poderoso, que pode ajudar em alguns casos. Como de qualquer forma j no se tem nada a perder... :. Conseguindo peas O mais complicado para quem trabalha ou pretende trabalhar com manuteno de impressoras justamente como encontrar peas de reposio. Como disse, em geral as autorizadas no vendem peas avulsas, mas voc pode consegui-las caso conhea algum que trabalhe l. De qualquer forma, comprar com as autorizadas nem sempre uma boa idia, por causa do alto preo das peas avulsas. Outra soluo, que costuma ser muito mais usada comear a montar um sucato de impressoras, comprando impressoras sucateadas e usando-as como doadoras de peas. Muita gente joga impressoras fora pois s a troca dos cartuchos de impresso normalmente custa quase metade do valor de uma impressora nova. Se ainda por cima a impressora tiver algum problema, muita gente prefere realmente comprar logo uma nova.

You might also like