You are on page 1of 19

Contabilidade Pblica I

Escola Superior de Comunicao, Administrao e Turismo


Gesto e Administrao Pblica - 2. ano (2. semestre)

Aula 2 Contabilidade Pblica I

Contabilidade Pblica I Apresentao Contedo da unidade curricular Bibliografia Avaliao

Aula 2 Contabilidade Pblica I

Contedo da unidade curricular


1. A Reforma da Contabilidade Pblica em Portugal face s Tendncias Internacionais
Introduo; Objectivos; Lei n. 8/90 de 20 Fevereiro; Lei n. 6/91 de 20 Fevereiro; Decreto-Lei n. 155/92 de 28 de Julho.

2. Organismos Normalizadores da Contabilidade Pblica: Internacionais e Nacionais


Aula 2 Contabilidade Pblica I 3

Contedo da unidade curricular


3. O Plano Oficial de Contabilidade Pblica (POCP)
Justificao, objectivos e mbito de aplicao; Quadro de Contas; Princpios contabilsticos; Critrios de valorimetria; Estudo das principais contas; Prestao de Contas; Encerramento de contas na ptica do utilizador.

4. Patrimnio de Estado 5. Cadastro e Inventrio dos Bens do Estado (CIBE) 6. Normas Internacionais de Contabilidade para o Sector Pblico (NICSP)

Aula 2 Contabilidade Pblica I

Bibliografia
CAIADO, Antnio Pires, Carvalho, Joo Baptista e Silveira, Olga Cristina, 2006, Contabilidade Pblica Legislao. Lisboa, reas Editora. CARVALHO, Joo Baptista da Costa e Alves, Jorge M. Afonso, 2006, Cadastro e Inventrio dos Bens do Estado - CIBE Comentado. Lisboa, Publisher Team. COSTA Marques, Maria Conceio, 2002, Prestao de Contas no Sector Pblico. Lisboa, Dislivro.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

Avaliao Exame final escrito + Alternativas de avaliao (a comunicar oportunamente)

Aula 2 Contabilidade Pblica I

Referncias Prvias
Estes diapositivos resultam de um trabalho de sntese e de sistematizao da autoria da Dra. Snia Nogueira. A esse trabalho foram, entretanto, introduzidas alteraes da autoria da Dra. Rosa Matias.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

Sector Pblico
Definio:
Conjunto de actividades econmicas de qualquer natureza exercidas por entidades pblicas (Estado, associaes e instituies pblicas, quer assentes na representatividade e na descentralizao democrtica, democrtica quer resultantes da funcionalidade tecnocrtica e da descentralizao por eficincia).
(Pires Caiado, Antnio e Pinto, Ana - Manual do Plano Oficial de Contabilidade Pblica, 2002, pg.25)

Aula 2 Contabilidade Pblica I

Estrutura do sector pblico


Administrao Pblica (SPA) Administrao Central

Administrao Central Directa: Servios c/ autonomia administrativa (servios pblicos, integrados ou simples) Administrao Central Autnoma Servios c/ autonomia administrativa e financeira (Servios e fundos autnomos )
Freguesias

Administrao Local e Regional

Municpios Regies Autnomas

Sector Pblico
Segurana Social

Sector Empresarial do Estado (SEE)

Empresas Pblicas (EPs) Empresas de capitais maioritariamente pblicos Aula 2 Contabilidade Pblica I 9

Sector Pblico
Sector Pblico Administrativo (SPA): Entes pblicos cujo fim a prestao de servios colectividade, a ttulo gratuito ou semi-gratuito (com comparticipao directa dos utentes), que desenvolvem operaes de redistribuio de rendimentos; Os seus recursos resultam basicamente do Estado ou de outras entidades pblicas que, por sua vez, os obtm dos demais sectores da economia nacional; Este sector constitudo pelas Administraes Pblicas de carcter central e regional.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 10

Sector Pblico
Sector Pblico Empresarial (SPE/SEE): So organizaes de tipo comercial, industrial, financeiro ou anlogo, cujo fim a produo de bens e servios para venda no mercado; Os seus recursos provm, na sua maioria, da venda dos seus produtos ou da prestao de servios; Este tipo de servios constitudo pelas entidades pblicas comerciais e industriais; e pelas entidades pblicas financeiras.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 11

Administrao Pblica
Principais caractersticas da Administrao Pblica (SPA/AP):
a) b) c) d) e) f) g) h)

Servio pblico; Redistribuio; Financiamento; Regime de oramento; Regime de contabilidade; Regime de controlo; Orientao no lucrativa; Origem dos recursos financeiros.

Das caractersticas enunciadas, as que para efeitos contabilsticos mais diferenciam a AP das empresas, so a origem dos seus recursos financeiros e a sua orientao no lucrativa.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 12

Administrao Pblica
Sistematizando: Existem dificuldades em comparar a informao
das empresas pblicas e das privadas as quais derivam dos seguintes obstculos: Relao entre o output das Administraes Pblicas e as suas fontes de financiamento; Dificuldades em medir o seu output nas Administraes Pblicas:
Apresentao de mltiplos objectivos; Anlise quantitativa; Dificuldade em medir o resultado econmico ou o rendimento; Comparao do rendimento; Valor do resultado econmico.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

13

RAFE: Reforma da Administrao Financeira do Estado


3 diplomas em que se fundamenta a arquitectura legislativa da reforma oramental e de contabilidade pblica, pela qual se estabelece um novo Regime de Administrao Financeira do Estado (RAFE): Lei 8/90 Lei de Bases da Contabilidade Pblica Lei 6/91 Lei de Enquadramento do Oramento de Estado Decreto-Lei 155/92 Regime de Administrao Financeira do Estado
Regulamenta a Lei de Bases da Contabilidade Pblica

Aula 2 Contabilidade Pblica I

14

RAFE: Reforma da Administrao Financeira do Estado


A evoluo histrica:
http://www.dgo.pt/A_DGO/dgocrono.htm

1990
Incio formal da Reforma da Administrao Financeira do Estado (Lei de bases da contabilidade pblica - Lei n 8/90, de 20 de Fevereiro, 1 texto legal bsico da Reforma)
Reviso dos objectivos da Administrao Financeira, determinada pela vertiginosa evoluo cientfica e tecnolgica em curso Consagrao dos princpios da descentralizao e da responsabilizao dos rgos dirigentes, Restrio do universo dos servios e fundos autnomos Previso da possibilidade de organizao do Oramento por programas Alterao da estrutura das contas pblicas em correspondncia directa com a estrutura do Oramento.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 15

RAFE: Reforma da Administrao Financeira do Estado


Consagrao de um novo sistema de controlo das despesas, Reorganizao do sistema de responsabilidade pela execuo oramental. Consagrao de um novo sistema de pagamentos por via informtica (cheque do tesouro) Reorganizao do sistema de informao da gesto oramental, que passa a abranger todos os servios e organismos do sector pblico administrativo, incluindo as regies autnomas e as autarquias locais. Relacionamento inovador com a Unio Europeia e resposta directa e eficaz s respectivas exigncias. Instalao de uma rede informtica que ligue os diversos servios e organismos Direco-Geral da Contabilidade Pblica.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

16

RAFE: Reforma da Administrao Financeira do Estado


1991
3 Lei de enquadramento do Oramento do Estado (Lei n 6/91, de 20 de Fevereiro) passa a constituir o seu 2 texto legal bsico. Reviso do regime dos meios de pagamento de despesas pblicas e de operaes de tesouraria, do tipo e com as caractersticas dos meios de pagamento bancrios (Decreto-lei n 371/91, de 8 de Outubro), em aplicao dos princpios da RAFE.

1992
Desenvolvimento da Reforma pelo Decreto-Lei n 155/92, de 28 de Junho, que contm o regime geral desta administrao (3 texto legal bsico), o qual representa um verdadeiro cdigo de gesto oramental e de contabilidade pblica que de algum modo corresponde aos 3 regulamentos gerais da contabilidade publicados no sculo XIX e que constituram a trave mestra jurdica do sistema oramental at aos nossos dias.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 17

RAFE: Reforma da Administrao Financeira do Estadoc


Lei n. 8/90 de 20 de Fevereiro, aprovou os princpios orientadores da Reforma da Contabilidade Pblica a desenvolver por legislao complementar nos termos do artigo 18.. Aplica-se: - execuo oramental; -ao controlo e contabilizao de receitas e despesas pblicas dos servios e organismos da Administrao Central.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

18

RAFE: Reforma da Administrao Financeira do Estado


A Lei n. 8/90 de 20 de Fevereiro determina: O novo regime financeiro dos servios e organismos da Administrao Central obedece a duas configuraes bsicas: -autonomia administrativa, como regime geral; -autonomia administrativa e financeira, como regime excepcional. Desenvolve os princpios aplicveis aos servios e fundos autnomos, atribuindo-lhes personalidade jurdica, autonomia financeira e patrimonial.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

19

RAFE: Reforma da Administrao Financeira do Estado


A nova (i.e. 3) Lei de Enquadramento do Oramento de Estado (L.E.O.E.) [1], a Lei n. 6/91 de 20 de Fevereiro, desenvolve os novos princpios e mtodos de gesto oramental. - refora a responsabilidade dos dirigentes dos servios pela execuo oramental; - prev uma nova Conta Geral do Estado (C.G.E.) fazendo coincidir a sua estrutura com a do Oramento. O Decreto-Lei n. 155/92 de 28 de Julho contm as normas legais para aplicao do regime de gesto financeira a que se refere a Lei de Bases de Contabilidade Pblica, introduzindo algumas alteraes, de forma ou substncia, no domnio da Contabilidade Pblica.
[1] Revogada pela Lei n. 91/2001 de 20 de Agosto (4 Lei de Enquadramento do Oramento de Estado). Entretanto j sofreu 4 alteraes, encontrando-se a ltima republicao na Lei n. 48/2004, de 24 de Agosto e a ltima redaco na Lei 48/2010, de 19 de Outubro.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 20

10

RAFE
Alteraes fundamentais na contabilidade pblica A realizao e o pagamento das despesas deixam de estar sujeitos ao sistema de autorizao prvia da Direco-geral da Contabilidade Pblica (D.G.C.P./D.G.O). Os servios e organismos da Administrao Pblica passam a deter maior autonomia. H uma definio mais rigorosa do mbito da gesto corrente e princpios de organizao interna que a adequam estrutura do oramento por programas. introduzida a contabilidade de compromissos.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

21

RAFE
Alteraes fundamentais na contabilidade pblica
Estrutura-se nova contabilidade de caixa mais adequada a uma correcta administrao dos recursos financeiros. Exige-se uma contabilidade analtica indispensvel ao controlo de resultados. Adopta-se um novo sistema de pagamento das despesas pblicas atravs de:
- ordem de transferncia de fundos, efectuada pelo Tesouro - emisso de cheques sobre o Tesouro. - crdito em conta bancria;

Consagra novo sistema de controlo de gesto:


- auto-controlo; - auditorias internas; - controlo externo.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

22

11

Administrao Pblica (SPA)


Antes da RAFE 1929-90 Depois da RAFE* (1990-...) Com a publicao POCP (1997) e dos plano sectoriais Sistema Contabilstico

Regime Financeiro

Servios Simples

Regime geral Servios com Autonomia

Unigrfico Base Caixa

Servios com Autonomia Administrativa

Administrativa Digrfico Base de Acrscimo Regime excepcional Servios com Autonomia Administrativa e financeira

Digrfico integrao da contabilidade oramental com a contabilidade patrimonial e analtica

Servios e Fundos Autnomos

Actualmente, o SPA caracteriza-se por integrar servios nos diferentes estdios apresentados
Aula 2 Contabilidade Pblica I 23

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


1. Definio do regime de autonomia administrativa (art. 3 do Decreto-Lei n. 155/92 de 28 de Julho) Os servios e organismos dispem de crditos inscritos no O.E. e os seus dirigentes so competentes para, com carcter definitivo e executrio, praticarem actos necessrios autorizao de despesas e seu pagamento no mbito da gesto corrente. Gesto Corrente: Todos os actos que integram a actividade que os servios normalmente desenvolvem para a prossecuo das suas atribuies. No compreende opes fundamentais de enquadramento da actividade dos servios, nomeadamente a aprovao de planos e programas e a assuno de encargos que ultrapassam a sua normal execuo. No compreende ainda os actos de montantes ou natureza excepcionais. Estes so anualmente determinados no decreto-lei de execuo oramental.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

24

12

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica

2. Sistemas de contabilizao e administrao A organizao do oramento e a sua execuo ser por actividade, integradas ou no em programas, podendo assumir ainda a forma de projectos e constantes no plano anual de actividades. A escriturao da actividade financeira compreender:

- contabilidade de caixa; - contabilidade de compromissos; - contabilidade analtica.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

25

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


Contabilidade de caixa: - registo por actividades e por dotaes oramentais, dos crditos libertados e dos respectivos pagamentos; - nenhum pagamento pode ser efectuado sem que tenha sido previamente registado o respectivo compromisso. Contabilidade de compromissos e encargos assumidos: - lanamento das obrigaes constitudas, por actividades e com indicao da respectiva rubrica de classificao econmica. Contabilidade analtica: - acompanhamento e avaliao dos resultados da gesto.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

26

13

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


3. Realizao das despesas
A autorizao das despesas pblicas fica sujeita verificao dos seguintes requisitos: - conformidade legal (prvio fundamento legal); - regularidade financeira (inscrio oramental e adequada classificao econmica); - economia, eficincia e eficcia (utilidade e prioridade da despesa, no momento oportuno e pelo menor custo). Os nveis de competncia e limites mximos para autorizar despesas, atribuda aos dirigentes dos servios, so definidos em Decreto-Regulamentar. A competncia atribuda aos dirigentes dos servios pode ser delegada e subdelegada.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

27

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


3. Realizao das despesas (cont) A autorizao de despesas deve ser acompanhada da conferncia pelos servios de contabilidade. Se se verificar violao da: conformidade legal e regularidade financeira, relativamente s despesas j efectuadas, a prpria realizao das despesas futuras, estar sujeita prvia autorizao da D.G.O, at regularizao. No caso de consignao de receitas, a assuno de compromissos depende da existncia de receita efectiva que as cubra. So despesas sujeitas a duplo cabimento.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

28

14

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


4. Libertao de crditos
1. A libertao de crditos corresponde a uma autorizao genrica, para despender os respectivos meios de pagamento, no respeito pelas regras de execuo oramental. 2. As despesas com investimentos do plano originam um pedido de libertao de crditos autnomo.

A libertao de crditos est condicionada ao fornecimento dos seguintes elementos D.G.O

- Balancete da contabilidade de compromissos assumidos at ao final do ms anterior; - Balancete da contabilidade de caixa com os pagamentos efectuados at ao final do ms anterior; - Discriminao de todas as alteraes oramentais autorizadas at ao final do ms anterior.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

29

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


4. Libertao de crditos (cont) - Descrio, por rubricas oramentais, dos pagamentos previstos para o ms, relativos a compromissos j assumidos e a assumir; - Indicao do valor do saldo existente entre os crditos libertados e os pagamentos efectuados at ao final do ms anterior; - Outros justificativos que venham a ser determinados por diploma regulamentar. Os servios e organismos devero colocar disposio da D.G.O., os documentos referentes aos pagamentos j efectuados, com indicao rigorosa das formalidades realizadas e sua fundamentao legal. Pode ocorrer recusa de libertao de crditos quando se verificar: - falta de cabimento; - no observncia do regime duodecimal; - verificao de grave incumprimento dos requisitos gerais.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 30

15

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


5. Pagamento das despesas O pagamento das despesas ser efectuado pelos cofres do Tesouro mediante: - cheque sobre ele emitido; - ordem de transferncia de fundos; - crdito de conta bancria. 6. Encargos plurianuais A assuno de encargos que tenham reflexo em mais de um ano econmico dever ser precedida de portaria conjunta do Ministro das Finanas e do Ministro competente para o departamento a que pertence o respectivo servio, salvo quando resultarem da execuo de planos plurianuais legalmente aprovados (art. 25).

Aula 2 Contabilidade Pblica I

31

Enquadramento dos servios com autonomia administrativa na reforma da contabilidade pblica


7. Fundos de Maneio Para a realizao de despesas de pequeno montante podem ser constitudos fundos de maneio a favor dos respectivos responsveis. No pode o seu montante global exceder um duodcimo da respectiva dotao oramental. (DL 29-A/2011, art. 20) 8. Despesas de anos anteriores Os encargos relativos a anos anteriores sero satisfeitos por conta das verbas adequadas do oramento que estiver em vigor no momento em que for efectuado o seu pagamento. O montante transitado de encargos deve estar registado nos compromissos assumidos, no dependendo o seu pagamento de quaisquer outras formalidades.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

32

16

Enquadramento dos servios autnomos na reforma da contabilidade pblica


1. Definio de autonomia administrativa e financeira Os servios e organismos da Administrao Central s disporo de autonomia administrativa e financeira se, cumulativamente: - o regime se justifique para a sua adequada gesto; - as suas receitas prprias atinjam um mnimo de 2/3 das despesas, com excepo das co-financiadas pelo oramento das comunidades europeias. Todavia tal no aplicvel aos que tm autonomia administrativa e financeira por imperativo constitucional. 2. Definio de receitas prprias - receitas resultantes da sua actividade especfica; - rendimentos de bens prprios e produto da sua alienao; - doaes, heranas ou legados; - comparticipaes e subsdios.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 33

Enquadramento dos servios autnomos na reforma da contabilidade pblica


No so consideradas receitas prprias: Transferncias correntes e de capital do Oramento de Estado; Transferncias correntes e de capital do Oramento da Segurana Social; Transferncias correntes e de capital de quaisquer organismo da Administrao Central; Transferncias correntes e de capital do Oramento das Comunidades Europeias; As receitas prprias so consignadas s despesas mediante oramentos privativos; Os oramentos privativos esto sujeitos a visto do Ministro das Finanas.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

34

17

Enquadramento dos servios autnomos na reforma da contabilidade pblica


3. Recurso ao crdito Estes servios podem contrair emprstimos dentro dos limites e condies fixados pela Assembleia da Repblica 4. Realizao das despesas A realizao das despesas e seu respectivo pagamento autorizado pelo dirigente do servio ou organismo em causa. 5. Contabilizao das receitas e despesas pblicas Os organismos autnomos devero utilizar um sistema de contabilidade que se enquadre no Plano Oficial de Contabilidade (POC). O Plano de Contas adoptado dever ser articulado com a classificao das receitas e despesas pblicas.

Aula 2 Contabilidade Pblica I

35

Enquadramento dos servios autnomos na reforma da contabilidade pblica


6. Instrumentos de gesto previsional A gesto econmica e financeira dos servios autnomos estabelece-se, segundo: plano de actividades; oramento de tesouraria; demonstrao de resultados; balano previsional. 7. Instrumentos de controlo trimestral da gesto oramental (art.53 n. 2)1: mapa de fluxo de tesouraria (de acordo com a classificao econmica das receitas e despesas pblicas); balancete acumulado com os movimentos trimestrais; elementos necessrios ao controlo de execuo dos programas e projectos includos nos seus oramentos.

1 importante analisar, todos os anos, o decreto-lei de execuo oramental (DL 29-A/2011)


Aula 2 Contabilidade Pblica I 36

18

Enquadramento dos servios autnomos na reforma da contabilidade pblica


8. Controlo sistemtico da gesto oramental
Os servios com autonomia administrativa e financeira devero dispor de um rgo competente de fiscalizao interna, dos prprios servios para: verificar o cumprimento das leis, regulamentos e normas tcnicas aplicveis; dar parecer sobre os planos de actividades e financeiros e sobre os oramentos; verificar a contabilidade; dar parecer sobre as contas de gerncia e outros documentos contabilsticos, bem como sobre o relatrio anual de actividades; efectuar as conferncias que julgar convenientes, em particular as que se referem s disponibilidades financeiras.
Aula 2 Contabilidade Pblica I 37

19

You might also like