You are on page 1of 12

Boletim 467 - 13 de novembro de 2009

A proteo excessiva de direitos de propriedade intelectual na agricultura um obstculo, e no um incentivo inovao. A frase Olivier De Schutter, Relator Especial das Naes Unidas para o Direito Alimentao. ########################### POR UM BRASIL LIVRE DE TRANSGNICOS ###########################

Nmero 467 - 13 de novembro de 2009

Car@s Amig@s,

Recentemente foi divulgado seu novo relatrio intitulado As polticas de sementes e o direito alimentao (A/64/170 - Report to the General Assembly -- main focus: seed policies and the right to food). O documento, que foi apresentado Assembleia Geral da ONU, examina as consequncias das polticas de sementes e dos direitos de propriedade intelectual aplicados agricultura sobre a realizao do direito a uma alimentao adequada. O documento tambm apresenta propostas aos Estados sobre polticas de sementes que levem em conta a necessidade de favorecer a inovao na agricultura e, ao mesmo tempo, assegurar que o tipo de inovao promovida contribua para a plena realizao do direito alimentao. O relator observa que o mercado global de sementes comerciais hoje dominado por apenas dez empresas -- elas detm 67% do mercado de sementes protegidas por direitos de melhorista. A maior empresa, a Monsanto, domina sozinha 23% deste mercado. Alm disso, 97% das patentes sobre sementes pertencem a empresas do Norte. Segundo o relatrio, as grandes empresas esto no apenas privando os agricultores pobres de insumos essenciais ao seu sustento, mas tambm puxando para cima os preos dos alimentos. Existem basicamente duas maneiras de os agricultores terem acesso a sementes: estocando-as de um ano para outro e intecambiando-as localmente, ou dependendo de sistemas formais que comercializam sementes melhoradas certificadas por autoridades competentes.

Segundo o relatrio, os sistemas tradicionais de sementes esto sendo rapidamente deteriorados devido falta de polticas agrcolas adequadas. Em contrapartida, o sistema comercial est prosperando como resultado da globalizao e do fortalecimento das leis de propriedade intelectual atravs de instituies como a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). De Schutter observa que o argumento habitualmente utilizado para negar o risco de aumento de dependncia dos pequenos agricultores s sementes comerciais o de que os agricultores no so obrigados a adquirir sementes protegidas por direitos de melhorista somente porque elas esto disponveis. Entretanto, observa ele, os poderes pblicos tm sistematicamente apoiado a expanso das sementes comerciais atravs de subsdios mediante a adoo de sementes comerciais. Comumente os agricultores recebem variedades comerciais de sementes como parte de um pacote que inclui crdito, sementes, fertilizantes e agrotxicos. Frequentemente, a aceitao de tais pacotes constitui a nica maneira de os agricultores terem acesso a crdito. O resultado final a progressiva marginalizao ou desaparecimento das variedades locais e a consequente peda de agrobiodiversidade. Neste contexto, as sementes transgnicas apresentam ainda um problema adicional: elas so muito caras. Pesquisas mostram que em pases pobres, muitos pequenos agricultores se tornam refns de dvidas aps adotarem a tecnologia. O relator ressalta ainda a perda de diversidade gentica provocada pela expanso das variedades comerciais. A pesquisa em melhoramento gentico se concentrou no desenvolvimento de um nmero limitado de variedades de alto rendimento, fazendo com que hoje se cultivem apenas 150 espcies. A maior parte da humanidade vive de no mais que 12 espcies de plantas, e o grosso da produo se concentra nos quatro cultivos bsicos mais importantes (trigo, arroz, milho e batata). Estima-se que aproximadamente 75% da diversidade gentica vegetal tenha sido perdida medida que os agricultores de todo o mundo foram abandonando suas variedade locais em favor de variedades geneticamente uniformes que produzem mais em determinadas condies. A diversidade gentica dos prprios cultivos tambm est se reduzindo. Por exemplo, no Sri Lanka, em 1959, eram cultivadas 2.000 variedades de arroz; em 1992, eram menos de 100, das quais 75% tinham uma origem comum. Esta eroso gentica em grande escala aumenta a nossa vulnerabilidade aos efeitos das mudanas climticas e ao aparecimento de novas pragas e doenas. Esta tendncia precisa ser revertida, disse De Schutter. Para ele, pequenos agricultores precisam de maiores protees legais dos governos, caso contrrio a segurana alimentar estar seriamente ameaada. O relator observa que o artigo 11 do Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais impe aos Estados a obrigao de respeitar o acesso a uma alimentao adequada. A introduo de legislao ou outras medidas que criem obstculos utilizao pelos agricultores de sistemas

extraoficiais de sementes contraria esta obrigao, ao privar os agricultores de um meio para obter seu sustento. Entre outras medidas, ele recomenda que os governos apiem e ampliem os sistemas locais de intercmbio de sementes, como os bancos comunitrios e as feiras, assim como os registros comunitrios de variedades camponesas. Os Estados tambm poderiam desenvolver incentivos para favorecer uma maior utilizao de produtos alimentares elaborados a partir de variedades dos agricultores ou favorecer seu uso mediante polticas como a merenda escolar. Outra proposta apresentada no relatrio trata da possibilidade de se utilizar a legislao antitruste para combater a concentrao excessiva no mercado de insumos, que leva ao risco de abuso por parte das empresas de sementes e de fixao de preos injustificadamente altos e proibitivos aos agricultores. Cabe ressaltar que todas estas questes e observaes se aplicam perfeitamente ao caso brasileiro. E, infelizmente, a linha predominante das polticas agrcolas que vm sendo adotadas no Brasil vai na contramo das propostas de De Schutter. Vivemos um tempo em que o agronegcio desfruta de grande poder e influncia, tanto sobre o governo e o Congresso, como sobre os meios de comunicao de massa. Atravs deste boletim vimos sistematicamente divulgando e denunciando a implementao de medidas e a tramitao de projetos de lei que, se aprovados, iro aprofundar o grave cenrio de problemas enfrentado pelos agricultores familiares do pas (como so exemplos as propostas de mudanas nas leis de cultivares, de patentes e de biossegurana). Oxal este novo relatrio possa exercer influncia positiva sobre as instituies internacionais com as quais o Brasil se relaciona e motivar uma mudana de postura de nossas autoridades frente verdadeira crise do campo.

***************************************************************** Neste nmero:

1. PV contesta projeto que elimina rotulagem de alimentos transgnicos 2. Monsanto desiste de milho com alto teor de lisina 3. Comisso Europeia autoriza a importao de trs variedades de milho transgnico 4. Pesadelo assombra produtores de soja transgnica 5. Departamento de Justia dos EUA questiona Monsanto sobre prticas anticompetitivas

Sistemas agroecolgicos mostram que transgnicos no so soluo para a agricultura

Congressos brasileiro e latino-americano de agroecologia renem mais de 2.500 pessoas

Eventos:

Seminrio Franco-Brasileiro: Patrimnio cultural e sistemas agrcolas locais Data: 19-20 de novembro de 2009 Local: Auditrio da Biblioteca de Braslia, Esplanada dos Ministrios. (Setor Cultural Sul, lote 2, Edifcio da Biblioteca Nacional) - Braslia. Inscries: Inscrio preliminar a partir pelo endereo seminariphanird@gmail.com com indicao de nome, instituio, rea de atuao e endereo eletrnico (a sala permite a entrada de 70 participantes. A partir de 10/11 ser solicitada confirmao da participao).

Feira de Sementes deve atrair mais de 20 mil visitantes

Durante os dias 21 e 22 de novembro, o municpio de Canguu, na regio sul do Rio Grande do Sul, estar sendo palco da 4 Feira Estadual das Sementes Crioulas e Tecnologias populares. O evento realizado por uma comisso composta por diversas organizaes representativas da sociedade civil com a coordenao da UNAIC - Unio das Associaes Comunitrias do Interior de Canguu. Nessa edio a expectativa de atrair pelo menos 20 mil visitantes e cerca de 200 expositores dos setores da agroindstria, artesanato, sementes e tecnologias populares.

As inscries para expositores j esto abertas, o estande gratuito e expositores de fora tero parte de suas despesas com alimentao subsidiadas pelo evento. O transporte e hospedagem tambm so gratuitos -- basta reservar atravs da secretaria da feira pelo telefone (53) 3252-3444.

*****************************************************************

1. PV contesta projeto que elimina rotulagem de alimentos transgnicos

A bancada do Partido Verde na Cmara dos Deputados publicou uma nota manifestando seu repdio ao projeto de lei (PL 4148/08) que retira dos rtulos dos produtos alimentcios a informao sobre a presena de ingredientes de origem transgnica. Segundo a nota, O PV radicalmente contrrio proposta, uma vez que ela no permite ao consumidor o direito de saber se o que consome tem origem em organismos geneticamente modificados (OGMs).

Conforme explicamos no Boletim 466, o PL (1) exclui a informao no rtulo se no for detectvel a presena do transgnico no produto final - o que exclui a maioria dos alimentos (como leos, bolachas, margarinas, enlatados, papinhas de beb etc); (2) no obriga a rotulagem dos alimentos de origem animal alimentados com rao transgnica; (3) exclui o smbolo T que hoje facilita a identificao da origem transgnica do alimento (como tem se observado nos leos de soja); e (4) no obriga a informao quanto espcie doadora do gene.

A nota do PV conclui dizendo que a proposta tramitou na Casa sem sofrer qualquer tipo de anlise tcnica ou receber parecer das comisses de mrito. O Partido Verde defende que a proposta seja avaliada pelas comisses, pois sua aprovao da forma como est representa um enorme risco, tanto em termos de defesa do consumidor como ao meio ambiente.

Leia ntegra da nota do PV, publicada em 05/11/2009, no endereo: http://www2.pv.org.br/noticia.kmf?noticia=9121134&canal=252

2. Monsanto desiste de milho com alto teor de lisina

Aps a Europa questionar os estudos sobre a segurana para o consumo humano de uma variedade de milho transgnico desenvolvido em joint venture

entre a Monsanto e a Cargill, as empresas discretamente desistiram de seu pedido de autorizao no bloco econmico.

O milho LY038 foi desenvolvido para produzir altos teores de lisina (um aminocido que a base de vrias protenas), com o objetivo de suplementar a alimentao de animais -- especialmente porcos alimentados com raes base de soja e milho.

Conter a contaminao gentica proveniente de variedades transgnicas de milho tem provado ser tarefa impossvel. No seria difcil imaginar o milho para rao indo acidentalmente parar nos cereais matinais. Da a importncia da avaliao da segurana do milho para o consumo humano.

As questes levantadas pelos europeus referem-se principalmente segurana do milho LY038 quando cozido. O milho contm nveis muito elevados de lisina livre. E a lisina conhecida por reagir no calor com acares e formar compostos qumicos chamados produtos finais da glicao avanada (AGEs, na sigla em ingls), que so ligados a numerosas doenas incluindo diabetes, mal de Alzheimer e cncer. Os estados membros consideraram ser necessrio solicitar mais pesquisas antes que se possa conceder uma autorizao para o produto. Foram levantadas tambm questes sobre o aparecimento de clorose (condio em que as folhas no produzem suficiente clorofila) no milho e sobre a baixa performance de galinhas alimentadas com o milho LY038.

O MILHO LY038 j foi aprovado para uso como alimento no Japo, Coreia do Sul, Canad, Austrlia e Nova Zelndia, e para cultivo nos EUA, mas nunca foi cultivado. Embora o milho no seja destinado ao consumo humano, a possibilidade de contaminao via polinizao faz com que a aprovao da Unio Europeia seja uma condio para que o milho possa ser cultivado em qualquer lugar.

Mas ao invs de conduzir as pesquisas adicionais solicitadas pela autoridade europeia, a Monsanto preferiu abandonar seu projeto de introduzir o milho no mercado europeu. A empresa diz que a deciso foi puramente comercial. Mas segundo Peter Melchett, da ONG Soil Association, cientistas independentes sempre disseram que estas caractersticas mais complexas no s seriam mais difceis (seno impossveis) de se alcanar atravs da engenharia gentica, mas tambm, como aconteceu neste caso, gerariam novas e mais complexas preocupaes de biossegurana.

A rejeio ao milho LY038 representa ainda um baque para a indstria de biotecnologia exatamente no momento e que ela est tentando demonstrar que pode desenvolver outras caractersticas transgnicas alm da tolerncia a herbicidas e a toxicidade a insetos. A indstria gostaria especialmente de diversificar seu portiflio com caractersticas interessantes aos consumidores finais ao invs de caractersticas interessantes apenas agricultura industrial.

Com informaes de: - The Bioscience Resource Project News, 10/10/2009. http://www.bioscienceresource.org/news/article.php?id=43

- GMWatch: WEEKLY WATCH number 280, 12/11/2009. www.gmwatch.org

3. Comisso Europeia autoriza a importao de trs variedades de milho transgnico

A Comisso Europeia aprovou a importao de trs eventos de milho transgnico (MON88017, MON89034 e 59122xNK603), assim como seu uso na alimentao humana e animal.

A aprovao significa que produtos agrcolas podem ser importados pela UE mesmo que misturas acidentais, tecnicamente inevitveis dos milhos MON88017, MON89034 ou 59122xNK603 estejam presentes. Ainda assim, os alimentos que contiverem acima de 0,9% destes novos milhos em sua composio precisaro inform-lo em seus rtulos.

A tolerncia zero continua valendo para as plantas transgnicas que no foram aprovadas na UE. Uma gama de plantas transgnicas no aprovadas pela UE tem sido cultivada em outros pases, sobretudo nos EUA. Se estas variedades no autorizadas forem encontradas em carregamentos importados pela UE, no importa em que quantidade, os carregamentos no podero entrar no bloco.

Dos trs milhos transgnicos aprovados para importao pela UE, um foi desenvolvido pela Monsanto para tolerar aplicao de herbicida e ser txico a insetos (MON888017), outro foi desenvolvido pela Pioneer com caractersticas similares (59122xNK603), e o terceiro, tambm da Monsanto, txico a insetos (MON89034).

Fonte: GMO Compass, 30/10/2009. http://www.gmo-compass.org/eng/news/472.docu.html

4. Pesadelo assombra produtores de soja transgnica

Um fantasma percorre os campos do Chaco, norte da Argentina. Aps meses de investigao e acaloradas disputas, confirmou-se a existncia de uma variedade de sorgo (Sorghum halepense -- tambm conhecido no Brasil como capim Massambar, Pasto Russo ou Erva de So Joo) resistente ao herbicida glifosato, na provncia de Salta. o primeiro caso de uma variedade de sorgo resistente ao glifosato desde que esse herbicida comeou a ser usado no mundo, h trs dcadas. A difuso desta erva daninha atravs das colheitadeiras que circulam por todos os lados aps cada safra no um bom augrio.

A presena do sorgo resistente ao glifosato j foi reconhecida pelo principal organismo encarregado de vigiar as ervas daninhas resistentes a herbicidas (www.weedscience.org). Essa descoberta um pesadelo que se tornou realidade para os produtores de soja transgnica. (...)

O Sorghum halepense uma das dez principais ervas daninhas que afetam a agricultura de climas temperados. uma erva daninha perene, dotada de grande capacidade de reproduo e sobrevivncia ao controle por meios mecnicos. A ironia que em muitos pases, incluindo a Argentina, foi introduzido como uma espcie forrageira, por sua alta produtividade e capacidade de adaptao. Em poucos anos, converteu-se em uma praga cujo combate com agentes qumicos teve grandes custos para os agricultores e para a biodiversidade.

Na luta contra essa erva daninha perfeita vinha se usando o glifosato, herbicida de amplo espectro que destri, em plantas superiores, a capacidade de sintetizar trs aminocidos essenciais. o herbicida de maior venda no mundo e sua expanso acelerou-se com os cultivos transgnicos como os da soja Roundup Ready, da Monsanto, geneticamente modificada para aumentar sua resistncia ao glifosato. Hoje, a soja transgnica plantada em cerca de 18 milhes de hectares na Argentina. Esse cultivo transformou a paisagem rural do pampa, transtornando as relaes sociais que permitiam a pequena agricultura e abrindo as portas para o agronegcio em grande escala. As exportaes de soja so o principal sustento da poltica fiscal Argentina: 18% da receita fiscal total vm do imposto sobre as vendas de soja ao exterior. Mas o colapso desta bolha da soja uma questo de tempo. A apario do sorgo resistente ao glifosato s um aviso. (...) Esse tipo de cultivo [plantio direto com herbicida] est associado a um crescimento espetacular do uso destes insumos: em apenas dez anos, o consumo de glifosato passou de 15 a 200 milhes de litros. (...)

A trajetria tecnolgica dos cultivos geneticamente modificados nos conduz a um beco sem sada. claro que, para as empresas e seus cmplices no governo, este um bom instrumento para tornarem-se donas do campo, transformando-o em seu espao de rentabilidade. (...)

Extrado de artigo de Alejandro Nadal, publicado originalmente economista, professor pesquisador do Centro de Estudos Econmicos, no Colgio do Mxico. Colaborador do jornal La Jornada, onde este artigo foi publicado originalmente dia 20/10/2009.

A ntegra do artigo em portugus foi publicada pelo MST em 28/10 e est disponvel em: http://www.mst.org.br/node/8481

5. Departamento de Justia dos EUA questiona Monsanto sobre prticas anticompetitivas

Aps acusaes da rival DuPont (segunda maior sementeira do mundo), a Monsanto (primeira do mundo) foi interpelada pelo Departamento de Justia dos EUA sobre suas prticas anticompetitivas.

No incio deste ano, a Monsanto processou a DuPont alegando violao de direitos de patentes por utilizar a tecnologia transgnica Roundup Ready (RR), da Monsanto, em sua soja GAT tolerante a herbicida. Em resposta, a DuPont processou a Monsanto questionando seus contratos de licena de uso da tecnologia. Segundo a DuPont, a Monsanto est impedindo a inovao com suas licenas restritivas e eliminando a competio ao ameaar revogar as licenas caso as companhias de sementes no migrem para uma verso mais nova de semente antes de expirar a patente da Monsanto, em 2014.

O Departamento de Justia agora colhe informaes sobre ambas as empresas para determinar se os contratos da Monsanto e seu controle sobre companhias menores representam uma dominao injusta do mercado.

O jornal New York Times publicou um editorial sobre a histria em 22/10, demonstrando grande preocupao com relao ao comportamento anticompetitivo na agricultura. Segundo o jornal, a agricultura est na fronteira do progresso tecnolgico. Suas inovaes determinaro, num sentido amplo, se e a que custo este pas e o mundo sero capazes de alimentar sua populao crescente. Nenhuma empresa deveria dominar um negcio to essencial.

Ns no acreditamos que os melhores caminhos para alimentar a populao crescente estejam na chamada tecnologia de ponta da agricultura, com suas sementes transgnicas e quantidades cada vez maiores de agrotxicos. Mas concordamos que o monoplio que atualmente domina a cena na agricultura mundial nefasto e prejudica a todos. De fato, permitir que uma empresa -- ou mesmo um punhado delas, como acontece hoje -- domine a produo de alimentos representa uma inaceitvel ameaa para a humanidade.

Com informaes de: - The New York Times - Editorial, 22/10/2009. http://www.nytimes.com/2009/10/23/opinion/23fri2.html?_r=1

- Bloomberg.com, 09/10/2009. http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601103&sid=awMe9JNnCI4I

- Union of Concerned Scientists - FEED - Novembro de 2009. http://www.ucsusa.org/food_and_agriculture/feed/feed-latest.html#1

Sistemas agroecolgicos mostram que transgnicos no so soluo para a agricultura

Congressos brasileiro e latino-americano de agroecologia renem mais de 2.500 pessoas

Mais de 2.500 pessoas participaram da abertura oficial do VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e do 2. Congresso Latino Americano de Agroecologia, na noite de segunda-feira (9), em Curitiba. A grande participao credencia o setor a reivindicar polticas pblicas federais e estaduais para fortalecimento do setor em todo o Pas, disse o presidente da Associao Brasileira da Agroecologia (ABA), Francisco Caporal. A abertura contou com pesquisadores, tcnicos, estudantes de agroecologia do Brasil e da Amrica Latina, alm de integrantes do movimento Via Campesina.

Os eventos foram promovidos pela Associao Brasileira de Agroecologia ABA e pela Sociedade Latinoamericana de Agroecologia - Socla, realizados pelo Governo do Estado, com apoio de diversas entidades da sociedade civil.

O secretrio da Agricultura e do Abastecimento do Paran, Valter Bianchini, representou o governador Roberto Requio e o vice-governador Orlando Pessuti. Ele ressaltou as aes e programas do Paran em defesa da agroecologia, em prtica desde 2003, que fazem o Estado se sobressair na produo e tcnicas inovadoras de alimentos agroecolgicos. Na safra 2007/08 foram produzidas mais de 100 mil toneladas, com envolvimento de 5.300 produtores.

Atravs de gravao em vdeo, Requio anunciou a inaugurao da estao agroecolgica do Instituto Agronmico do Paran (Iapar), em Santa Tereza do Oeste, para 5 de dezembro. A rea era da multinacional Syngenta e foi palco de conflito com o movimento Via Campesina, que resultou na morte de Valmir Mota de Oliveira, o Keno, integrante do movimento. Ele d o nome da nova

estao do Iapar que ser tambm o Centro de Agricultura Orgnica do Paran, anunciou o governador.

A adeso aos congressos superou as expectativas. Foram 3.200 pessoas inscritas com mais de 1.500 pedidos para apresentao de trabalhos cientficos. Para o presidente da ABA, essa adeso sinaliza que essa trajetria tem que ser trilhada e para conseguir ser bem-sucedida precisa unir conhecimentos e saberes dos camponeses, dos agricultores familiares e do setor tcnico-cientfico.

Segundo Caporal, a superao das crises econmica, financeira, social, de alimentao e ambiental que esto atingindo o planeta passa pela agroecologia, que o reverso do atual modelo de explorao baseado no petrleo e na transgenia. No h como repetir o mesmo modelo da revoluo verde, que prega o uso excessivo de agrotxicos e insumos qumicos que intoxicam o solo, os alimentos e est provocando uma crise de civilizao, alertou. Caporal chamou a ateno para o fracasso da primeira gerao de produtos modificados geneticamente e destacou o trabalho da ABA na mobilizao que leva ao avano de novos conhecimentos e novos saberes na superao das crises.

You might also like