You are on page 1of 5

A RODA DOS ALIMENTOS- GRUPOS DOS CEREAIS E LATICNIOS

Introduo A Roda dos Alimentos uma imagem ou representao grfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que devero fazer parte da alimentao diria. um smbolo em forma de crculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que renem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. A Roda dos Alimentos transmite as orientaes para uma Alimentao Saudvel, isto , uma alimentao: - completa - comer alimentos de cada grupo e beber gua diariamente; - equilibrada - comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimenso e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimenso, de forma a ingerir o nmero de pores recomendado; e - variada - comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes pocas do ano. A Roda dos Alimentos composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimenses, os quais indicam a proporo de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentao diria: Cereais e derivados, tubrculos 28% - Hortcolas 23% - Fruta 20% - Laticnios 18% Carnes, pescado e ovos 5% - Leguminosas 4% - Gorduras e leos 2%. Neste trabalho vamos falar sobre o grupo dos cereais e derivados e dos laticnios.

Cereais e derivados, tubrculos Pertecem a este grupo os cereais (arroz, aveia, centeio, cevada, milho, trigo) e seus derivados (farinhas, pes, massas) e os tubrculos (batatas, inhame e mandioca). Estas so as suas maiores fontes de energia. O grupo dos Cereais, derivados e tubrculos o grupo cuja proporo de ingesto dever ser superior aos outros grupos. Assim, deve fornecer cerca de 28% do total energtico que devemos ingerir ao longo do dia, correspondendo a uma ingesto de 4 a 11 pores por dia. Estes alimentos esto reunidos neste grupo uma vez que so alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, sendo este substrato a principal fonte energtica das nossas clulas. So praticamente isentos de gordura e fornecedores de protenas de mdia qualidade, uma vez que apresentam como aminocido limitante o triptofano. Os tubrculos so ricos em vitamina B1 e C e os cereais, principalmente os integrais, so fontes das vitaminas B1, B2, B5 e B6, dos minerais Zinco e Magnsio e de protenas, ainda que estas, como todas as protenas de origem vegetal, no sejam completas como as de origem animal e necessitem ser complementadas, por exemplo, com as protenas provenientes das leguminosas. Estes alimentos so tambm boas fontes dos minerais Selnio e Potssio. Os cereais integrais so mais nutritivos do que os refinados e promovem um maior equilbrio dos nveis de energia e um melhor controlo do peso, alm de serem mais ricos em fibra, nutriente importante para a regulao do funcionamento dos intestinos. No entanto, os cereais integrais contm cido ftico, um composto que reduz a absoro dos minerais Clcio e Ferro, pelo que se ve alternar o seu consumo com os cereais ditos refinados. Deve-se evitar os pes de massa branca ou doce, croissants, baguetes, bolos e bolachas amanteigadas ou aucaradas, que promovem um desequilbrio da glicmia e favorecem o ganho de peso. Podemos ento afirmar que este o grupo que nos fornece mais energia. Esta energia transformada pelo nosso organismo em energia mecnica, utilizada principalmente para nos movimentarmos e trabalharmos. A quantidade de energia que necessitamos depende do tipo de actividade fsica que executmos ao longo do dia, sendo que quanto maior a actividade maior a quantidade de energia necessria. A carncia dos alimentos deste grupo pode provocar perda de fora e emagrecimento, pelo contrrio a sua ingesto em excesso pode provocar o armazenamento de gorduras e consequente obesidade que pode levar a doenas cardiovasculares, a diabetes e a cries dentrias.

Laticnios Fazem parte deste grupo: Leite, iogurte, queijo. Os alimentos pertencentes ao grupo do leite e derivados devero contribuir com cerca de 18% ao dia alimentar, isto 2 a 3 pores. Os laticnios so as maiores fontes de Clcio da alimentao. O Clcio essencial para a produo do leite e para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes. Estes alimentos so excelentes fontes de protenas de alto valor biolgico, clcio, zinco, fsforo, magnsio, vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina A. So constitudos por cerca de 3,5% de gordura saturada (o queijo poder conter cerca de 45% de gordura) e o nico hidrato de carbono presente a lactose. Devemos preferir os produtos lcteos pasteurizados para evitar a Brucelose ou a Listeriose, infeces causadas por bactrias presentes no leite cru. No devemos ingerir o leite cru e temos de ter muita ateno com os queijos feitos com leite no pasteurizado. A informao acerca da pasteurizao ou da esterilizao deve constar na embalagem destes produtos. Os queijos curados, de massa dura, so tidos como seguros mas muito importante conhecer a procedncia dos mesmos. J os de pasta mole, s devem ser ingeridos se pasteurizados. Na dvida, no devemos ingerir o produto. Este grupo tem essencialmente uma ao plstica e reguladora no organismo, nomeadamente na formao do esqueleto e dos dentes (tal como j referirmos anteriormente), e regulam o seu funcionamento prevenindo o aparecimento de certas doenas.

A falta de nutrientes fornecidos por este grupo alimentar pode provocar descalcificao, atrasos de crescimento e raquitismo, osteoporose assim como fadiga e fraqueza do sistema nervoso.

Concluso A roda dos alimentos ajuda-nos a escolher os alimento de forma a que faamos uma alimentao saudvel e equilibrada. Os dois grupos que desenvolvemos so ambos importantes, mas cada um sua maneira. O grupo dos cereais e derivados d-nos essencialmente energia, mas tambm fornece outros nutrientes importantes. O grupo dos laticnio tem a maior importnia para os ossos e dentes. Devemos comer alimentos destes dois setores da roda, mas tendo sempre em conta que o excesso pode provocar doenas, assim como a sua carncia, tal como o ditado popular diz: No meio que est a virtude, devemos comer com moderao e ter uma alimentao variada de forma a nos mantermos saudveis.

Bibliografia
CALDAS, Isabel e PESTANA Isabel, Cincias da Natureza. Santillana Constncia www.gastronomias.com pt.wikipedia.org www.min-saude.pt

You might also like