You are on page 1of 17

13/09/2011

HIPERTROFIA DO VENTRCULO No momento em que ocorre o aumento do tamanho das clulas (volume celular) do septo interventricular, ocorre: uma diminuio do calibre das artrias e diminuio da luz ventricular. Esses fatores ocasionam um aumento da fora para a oxigenao do sangue e diminuio do fluxo sanguneo no corao. uma situao patolgica, pois ocorre um aumento da demanda funcional e nesse caso, gera a Hipertenso crnica.

HIPERTROFIA

ALTERAES DO CRESCIMENTO E DIFERENCIAO CELULARES

HIPERTROFIA

13/09/2011

HIPERTROFIA DO MSCULO ESQUELTICO Com o aumento do esforo fsico, ocorre um aumento do volume celular, aumentando assim o tamanho do msculo esqueltico.

13/09/2011

HIPERPLASIA DA GLNDULA MAMRIA MAMA NA LACTAO


O tecido mamrio composto por tecido conjuntivo denso onde est contido os lbulos mamrios (tecido conjuntivo frouxo e glndulas mamrias. Essas glndulas so constitudas de duas camadas: - Interna: produz o lquido proteinceo (leite) e o armazena. eosinfilo - Externa: responsvel pela contrao da glndula para a expluso do lquido proteinceo.

HIPERPLASIA

13/09/2011

HIPERPLASIA DA GLNDULA MAMRIA MAMA NA LACTAO


Ocorre um aumento do nmero de glndulas, e consequentemente, aumento do volume celular. O aumento no nmero de clulas da camada da glndula chamado de Estratificao, pois as glndulas so formadas por clulas epiteliais que podem ser induzidas facilmente a multiplicao. OBS: existem casos em que o tecido conjuntivo frouxo desaparece devido ao nmero de glndulas. uma situao fisiolgica

13/09/2011

Aumento no nmero de cinos

Cavidades dilatadas com presena de leite

13/09/2011

HIPERPLASIA ENDOMETRIAL O aumento da atividade do estrgeno, aumenta o nmero de glndulas e consequentemente, aumenta o tamanho das clulas.

O endomtrio constitudo de tecido conjuntivo e glndula endometrial, sendo a glndula constituda por clulas cilndricas com o ncleo na base da clula (so tubulares).

13/09/2011

HIPERPLASIA DA AMIGDALA O epitlio da boca no possui queratina, portanto pessoas que possuem dentaduras, podem lesionar o tecido.

13/09/2011

HIPERPLASIA PROSTTICA Com o excesso de andrgenos, ocorre um aumento no nmero de clulas, aumentando assim o tamanho da prstata, comprimindo o canal uretral. Esse canal comea a ficar mais fino e o paciente fica com mais dificuldade de urinar.

13/09/2011

OBSERVAES: A Hipertrofia ocorre apenas em clulas permanentes; A Hiperplasia ocorre em clulas lbeis e estveis; Geralmente a Hiperplasia acompanhada da Hipertrofia, mas no ocorre o inverso, pois a hipertrofia no aumenta o nmero de clulas, j que no se dividem.

ATROFIA

ATROFIA DO MSCULO ESQUELTICO As clulas musculares no tem espaos intersticiais, quando normal. Quando sofrem alterao, as clulas mudam de forma e de tamanho, e a depender da leso, aumenta a quantidade de espaos intersticiais.

13/09/2011

ALTERAES DO CRESCIMENTO E DIFERENCIAO CELULARES

ATROFIA

10

13/09/2011

ATROFIA POR DESNERVAO

ATROFIA POR DESNERVAO DAS FIBRAS NERVOSAS As clulas nervosas inervam grande quantidade de clulas. Quando as fibras musculares diminuem de tamanho, diz-se que ocorre uma atrofia por desnervao, ou seja, uma disfuno na inervao do tecido. Outra caracterstica para identificar esse tipo de atrofia que todas as clulas sofrem alterao.

11

13/09/2011

METAPLASIA DO CLON DO TERO


Histologia normal: Ectocervice: revestimento do epitlio pavimentoso estratificado ( termina no orifcio do clon do tero) Endocervice: revestimento do epitlio colunar simples

METAPLASIA ENDOMETRIAL

Doena: O epitlio da endocervice onde possui clulas de reserva em vez de se diferenciarem em epitlio colunar simples (endocervice), se diferencia em epitlio pavimentoso estratificado (ectocrvice), fazendo com que a glndula no consiga liberar o muco, ocasionando o aparecimento de um cisto de Naboth

12

13/09/2011

13

13/09/2011

14

13/09/2011

15

13/09/2011

16

13/09/2011

METAPLASIA ESOFGICA O alimento quando est no estmago, entra em contato com o suco gstrico, que tem um teor de acidez muito alto. Quando acontece o refluxo, o alimento retorna ao esfago com o pH muito cido, mas o esfago no suporta acidez. Para resistir essa acidez, ocorre a substituio do tecido pavimentoso estratificado por epitlio mucosecretor (esfago de Barret).

METAPLASIA ESOFGICA

17

You might also like