You are on page 1of 54

Blocos de concreto

Tipologia de Blocos de concreto

Blocos de Vedao: destinam-se ao fechamento de vos de prdios; Blocos Aparentes ou Arquitetnicos: funo decorativa; Blocos Estruturais: possuem caracteristicas que lhe conferem maior resistncia aos esforos de compresso.

Tipologia de Blocos de concreto

Blocos de Concreto para Alvenaria. Quanto ao aspecto devem ser: - homogneos, compactos e com arestas vivas, no apresentar trincas, fraturas ou outros defeitos que possam prejudicar o seu assentamento; importante observar as dimenses estabelecidas em norma, bem como seus limites de tolerncia. Quando vazados, observar ainda a espessura das paredes que compem os blocos, pois fora das especificaes, comprometem sua resistncia

Tipologia de Blocos de concreto

Blocos de Concreto para Alvenaria. Quanto as caractersticas, devem possuir: - resistncia e durabilidade ou acabamento em aplicaes aparentes, sem revestimento. Se destinados a receber revestimento, devem ter a superfcie suficientemente spera para garantir uma boa aderncia.

Tipologia de Blocos de concreto

Blocos de Concreto para Pavimentao. Quanto ao aspecto, devem ser homogneos, compactos e no apresentar trincas e fraturas ou outros defeitos que possam prejudicar o assentamento, o desempenho estrutural ou a esttica do pavimento. Em relao a resistncia Compresso: Trfego de veculos comerciais de linha maior ou igual a 35 MPa. Trfego de veculos especiais ou com efeitos acentuados de abraso maior ou igual a 50 MPa.

Blocos de concreto - Alvenaria

Blocos de concreto - Vedao

Blocos de concreto - Vedao

Blocos de concreto - Vedao

Blocos de concreto Estruturais


Blocos estruturais so utilizados em estruturas em que se deseja passar ferragens, tubulaes hidrulicas ou eltricas no interior da parede ou muro, evitando a necessidade de retirar o fundo do bloco. As laterais deste tipo de bloco so mais espessas, tendo tambm um trao de cimento maior, o que confere ao bloco uma resistncia maior. Esta resistncia aferida pela unidade de medida (MPa). Os blocos so fabricados nas mesmas dimenses dos blocos com fundo: (L x H x C) unidades em centmetros.

Blocos de concreto Estruturais

Blocos de concreto Estruturais


O bloco tipo "T" utilizado no final de paredes de repartio, onde ser colocado um batente de cada lado do topo do "T". Suas dimenses so : Na perna do "T" 9x19x39, e no topo do "T" - 9x19x19, unidades em centmetros.

Blocos de concreto Estruturais


CANALETAS As canaletas foram desenvolvidas para serem utilizadas em vrias situaes encontradas em uma construo, principalmente nas junes de lajes e paredes, vigas e paredes, persintas, pingadeiras em muros. Devido a caractersticas destas junes foram criadas dois tipos principais a canaleta tipo "U" e a canaleta tipo "J", e para esses dois tipos temos vrias dimenses. Unidades em centmetro.

Blocos de concreto Estruturais


CANALETAS TIPO "J" - Neste tipo de canaleta temos duas medidas de altura A1 e A2 (LxA1xA2xC)

Blocos de concreto Estruturais

Blocos de concreto Estruturais

Blocos de concreto Estruturais


COMPENSADORES PARA LAJE

BLOCOS PILAR

Blocos de concreto Estruturais


TIPOS DE ACABAMENTOS
Acabamento Rstico - Este tipo de bloco utilizado em estruturas que recebero acabamento tipo reboco. Acabamento Aparente - Este tipo de bloco utilizado em estruturas em que os blocos ficaro aparentes, neste caso sua superfcie tem um acabamento liso.

Utilizao dos blocos de concreto vazados

Ao fazer o comparativo de custo entre uma parede de tijolos cermicos e uma de blocos de concreto, lembre-se: os blocos de concreto podem dispensar chapisco e emboo, dependendo do tipo de acabamento aparente que voce escolher.

Comparao custo Tijolo & Bloco para construir uma casa;

O Bloco de concreto custa em relao ao Tijolo de barro + ou - . -O Tijolo corresponde em mdia a 2% do custo de uma obra. - O Bloco significa em mdia 5% do custo da mesma obra. No final, com Tijolo custa 100%, com Bloco, custa em mdia 75%, portanto uma economia de 25%.

Comparao custo Tijolo & Bloco para construir uma casa;

- Maior velocidade de levantamento, devido ao tamanho maior das peas quando comparadas aos tijolos convencionais, o que tambm permite que as paredes sejam erguidas com alinhamento mais definido; As paredes permitem a passagem de tubulaes destinadas s instalaes eltricas, telefnicas e sanitrias, eliminado o trabalho posterior de cortar as paredes para o embutimento das canalizaes;

Utilizao dos blocos de concreto vazados

Pontos Positivos Projeto de Alvenaria -- Compatibilizao estrutura, instalaes, arquitetura Diminuio do entulho e desperdcio Diminuio do retrabalho Economia de material (espessura de argamassa de emboo 1 cm) Ambiente de trabalho mais limpo

Utilizao dos blocos de concreto vazados

Pontos Negativos Dificuldade com mo de obra Treinamento de pessoal Resistncia a novas metodologias

Tipologia de Blocos de concreto

Os Blocos de Vedao e os Blocos Estruturais feitos de concreto so, aparentemente, fisicamente idnticos. Entretanto, os Blocos Estruturais possuem paredes mais espessas, o que lhe confere maior resistncia aos esforos de compresso e, portanto, podem ser usados para dar sustentao s construes.

Normatizao de Blocos de concreto


NBR 5712 Bloco vazado modular de concreto Padronizao NBR 6136 Blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural Especificao. NBR 7173 Bloco vazado de concreto simples para alvenaria Especificao. NBR 7184 Blocos vazados de concreto simples para alvenaria Determinao da resistncia compresso Mtodo de Ensaio.

Caracterizao de Blocos de concreto

As diversas caractersticas do produto so discriminadas pela ABNT. As caractersticas normalizadas so: resistncia a compresso, a geometria do bloco, absoro de gua, teor de umidade e retrao por secagem.

Caracterizao de Blocos de concreto

- Resistncia e compresso. ela que confere ao bloco a capacidade de resistir s cargas: tanto as provenientes do transporte e do assentamento quanto as estruturais. Para se ter uma idia, blocos de vedao devem ter resistncia mdia de 2,5 MPa; blocos estruturais podem alcanar de 4 at 16 MPa.

Caracterizao de Blocos de concreto estrutural

Blocos estruturais so blocos projetados para suportarem outras cargas verticais alm da do seu peso prprio, compondo o arcabouo estrutural da edificao. Podem ser classificados, conforme o seu uso, e duas classes: Classe AE para uso geral, como em paredes externas acima ou abaixo do nvel do solo, que podem estar expostas umidade ou intempries, e que no recebem revestimento de argamassa ou cimento; Classe BE limitada ao uso acima do nvel do solo, em paredes externas com revestimento de argamassa de cimento, para proteo contra intempries e em paredes no expostas s intempries.

Caracterizao de Blocos de concreto estrutural

Caracterizao de Blocos de concreto vedao

Caracterizao de Blocos de concreto

A resistncia compresso deve ser verificada por amostragem, conforme a tabela abaixo.

Caracterizao de Blocos de concreto

Caractersticas Geomtricas:

- Geometria. uma caracterstica importante para quem assenta. Comprimento, altura, largura, espessura das paredes, msulas e dimenses do furo devem atender aos especificados pelas Normas. valores mnimos

Caractersticas Geomtricas: NBR 7173

Caractersticas Geomtricas:
NBR 7173

Caractersticas Geomtricas:

Caractersticas Geomtricas:

Caractersticas Fsicas: Absoro

NBR 6136

Caractersticas Fsicas: Retrao por secagem

NBR 6136

Processo de fabricao

Processo de fabricao Traos tpicos para blocos de concreto Vedao


EXEMPLO DE CONSUMO POR MILHEIRO (1.000) DOS BLOCOS PRODUZIDOS
BLOCOS DE 10 (09x19x39cm) DE VEDAO (COMUM) = 4,5 mts de material No Pedrisco (pedra 0) Areia mdia/grossa = 09 sacos de cimento = 12 sacos de cimento

BLOCOS DE 15 (14x19x39cm) DE VEDAO (COMUM) = 6,0 mts de material No Pedrisco (pedra 0) Areia mdia/grossa = 12 sacos de cimento = 16 sacos de cimento

BLOCOS DE 20 (19x19x39cm) DE VEDAO (COMUM) = 8,0 mts de material No Pedrisco (pedra 0) Areia mdia/grossa = 16 sacos de cimento = 24 sacos de cimento

Traos tpicos para blocos de concreto Estrutural


EXEMPLO DE CONSUMO POR MILHEIRO (1.000) DOS BLOCOS PRODUZIDOS
BLOCO ESTRUTURAL DE 15 (14x19x39cm) = 8,5 mts de material sendo: 5,5 m de areia mdia/grossa + 3 m de pedrisco Consumo de cimento = 35 sacos

BLOCO ESTRUTURAL DE 20 (19x19x39cm) = 12 mts de material sendo: 8,0 m de areia mdia/grossa + 4 m de pedrisco Consumo de cimento = 50 sacos

Traos tpicos para blocos de concreto

Relao a/c A relao gua/cimento um dos indicadores mais importantes em todo desenho de mistura. Os pr-fabricados so produzidos com misturas secas pelo que a Ra/c muito baixa, de 0,3 a 0,7.

Processo de fabricao

Os agregados, areia natural e/ou p de pedra, representam cerca de 75% a 85% do volume total do mistura que compe a massa dos blocos Armazenamento dos agregados

Processo de fabricao

Dosagem e forma de proporcionamento Trs so os procedimentos mais utilizados para medio dos materiais para confeco dos componentes: a) todo material medido em peso, desta forma se evita a influncia do inchamento do agregado, tendo-se um controle maior; b) o cimento em peso e agregado em volume, neste a influncia do inchamento afeta a dosagem da mistura; c) todos os materiais em volume, o que provoca erros significativos no processo.

Processo de fabricao

Equipamentos de mistura Os equipamentos de mistura so muito importantes para permitir a homogeneizao dos materiais, trs foram os tipos encontrados nas empresas vistoriadas: a) planetrio de eixo vertical so os mais eficientes, as palhetas percorrem toda rea de mistura garantindo uma maior homogeneizao do material; b) forado de eixo horizontal, atravs de hlices, apresentam uma boa homogeneizao; c) basculante, por tombamento, no projetado para massas secas, apresentam pouca eficincia e baixa homogeneidade.

Processo de fabricao

Equipamentos de conformao/presagem Os equipamentos de conformao se constituem na alma da unidade fabril, equipamentos de baixa eficincia no produzem blocos de qualidade. Trs principais tipos de equipamentos : a) vibro-prensas pneumticas, dependem da capacidade de compressor, mostraram eficincia na conformao dos blocos; carga do

b) vibro-prensas hidrulicas, Figura 3, dependem da capacidade de presso das bombas, tambm mostraram eficincia na conformao dos blocos; c) vibro-prensas mecnicas, Figura 4, so muito limitadas e no possibilitam a conformao adequada dos blocos, os blocos produzidos apresentam porosidade elevada e baixa resistncia.

Processo de fabricao

Equipamentos de conformao/presagem

Processo de fabricao

Matrizes de blocos Por razo da pouca utilizao de sistema construtivo em alvenaria estrutural, uma grande quantidade de empresas ainda fabrica blocos com fundo, conforme mostrado nas Figuras 5 e 6.

Processo de fabricao

Equipamentos e caractersticas do piso para transporte e estoque muito importante que nas primeiras idades, principalmente aps a moldagem, os blocos sofram menos impactos. Pisos regularizados e transportes sobre rodas com cmaras de ar ajudam de sobre maneira influncia negativa dos impactos e vibraes, como ilustrado nas Figuras 7 e 8.

Processo de fabricao

Cmaras e reas destinadas cura inicial O vento e o sol roubam a gua rapidamente da superfcie, de um produto que j tem pouca gua, deixando-os quebradios e com menor resistncia e maior variabilidade. O ideal manter os blocos em ambiente mido e sem ventilao por um maior perodo possvel. Tempo de cura: At sete dias

Figura 10 -Cmara parcialmente controlada

You might also like