You are on page 1of 3

MBoy, assim voc nasceu

Estudos histricos afirmam que o municpio de Embu foi fundado pelos jesutas que aqui chegaram em 1554, logo aps a fundao de So Paulo. E mais surpreendente, em uma de suas cartas, o padre Jos de Anchieta j revelava ter conhecimento da existncia de uma pequena aldeia que seria a Vila de MBoy.

O significado da palavra MBoy, segundo alguns intrpretes, quer dizer cobra grande, hostil, palavra que pode ter sido motivada pela existncia de muitas cobras na regio. Outros afirmam que pode significar coisa montanhosa, penhascos, agrupamento de montes, em funo dos acidentes geogrficos da rea.

Uma variao do nome MBoy Aldeia de Bohi (como era chamada inicialmente), a data de sua fundao mais provvel a de 18 de Julho de 1554. Os jesutas tinham a inteno de fazer com que os ndios deixassem seus costumes e aceitassem a religio catlica e resolveram avanar pelos sertes para chegarem at onde hoje est o Paraguai, e assim trazerem os ndios guaranis, que haviam demonstrado docilidade. Havia ainda a aldeia de Manioba, de onde os jesutas foram expulsos pelos ndios tapuias e tupiniquins.

Assim foram obrigados, ao voltar da peregrinao, a se deslocarem Aldeia de Bohi, como ainda era chamada a Vila de MBoy. Havia quem a chamasse ainda de Aldeia dos Reis Magos. Quando eles chegaram, instalaram a primitiva Igreja Nossa Senhora do Rosrio. No ano de 1624, Ferno Dias e Catarina Camacha fariam uma escritura de doao de sua fazenda MBoy pelo tabelio Simo Borges Cerqueira. Domingos Luiz Grou aparece como sendo um dos primeiros proprietrios de Embu. Parte destas terras foi passada para Ferno Dias Paes, conhecido como Moo, que era sobrinho do bandeirante Ferno Dias, o Velho Caador de Esmeraldas.

Quando Ferno Dias morreu, Catarina Camacha, sua mulher, ratificou essa doao Companhia de Jesus dizendo que, alm das terras entregava tambm aos jesutas os ndios que trouxe do serto, para que tambm fossem evangelizados. Pediu tambm aos padres da Igreja de Nossa Senhora do Carmo que desistissem de todas as suas investidas contra a Companhia de Jesus por aquelas terras de MBoy. Para os jesutas foi doada a Fazenda de MBoy, com a Igreja de Nossa Senhora do Rosrio. A histria, por vezes, atribuiu ao padre Belchior de Pontes a fundao de Embu, porm, isso no poderia ter havido, uma vez que o padre nasceu em 1644, noventa anos depois dos primeiros jesutas chegarem regio. Mas o padre, sem dvida contribuiu para o desenvolvimento do povoado.

Os primeiros artistas de Embu


Sem dvida foram os padres jesutas e os ndios guaranis, suas mos marcaram para sempre a vocao da cidade, seja na arquitetura da Igreja, na escultura dos santos de madeira, nas pinturas ou no entalhamento. Comearam a aparecer encomendas de santos aos padres e provvel que essa tradio tenha se mantido entre os poucos habitantes da vila durante o sculo XIV e o incio do sculo XX. A tradio que o padre Belchior de Pontes deixou, com a criao da Virgem do Rosrio, obra feita por ele, em estilo barroco em 1719, estimulou seus sucessores, os ndios, que trabalharam nas imagens de Santo Incio, Santa Catarina e So Francisco Xavier, alm dos ornamentos e entalhes internos da Igreja. Em 1759, quando o Marqus de Pombal expulsa os jesutas de todas as colnias portuguesas, chega em Embu o padre Macar, que esculpe, com a ajuda dos guaranis (carijs), as imagens de Nossa Senhora dos Passos, Nossa Senhora das Dores e Os Doze Apstolos.

Um atentado Histria
Os 27 anos de administrao do Marqus de Pombal no Brasil (1750-1777) aniquilaram a memria e o patrimnio dos jesutas no Brasil. Ao decidir expulsar a Companhia de Jesus, em 1759, de Portugal e suas colnias, Pombal ordenou que os documentos e quaisquer registros fossem destrudos. Assim comea a desconstruo da histria de Embu, riqussima, intrigante, extensa e apaixonante. A partir de ento MBoy se resumiu atividade agrcola, um pequeno comrcio e fabricantes de aguardente. Em 1930 instalaram-se no Distrito de MBoy os primeiros integrantes de uma numerosa colnia japonesa. Atravs do Instituto Prtico Agrcola, eles davam suporte para os agricultores do bairro da Ressaca e foram, mais tarde, responsveis pela tradio do cultivo de plantas e flores em Embu. Em 1938, Mrio de Andrade, aproveitando-se da nomeao pelo Ministrio da Educao, para Delegado do Estado de So Paulo, tratou de adiantar o processo de tombamento da obra jesutica em Embu, um dos primeiros do territrio paulista

Caminhando para a Emancipao de Embu


No incio do sculo XIX, a Aldeia de MBoy vivia um perodo de franca decadncia, visvel no vaivm de denominaes oficiais que ocorreram entre 1779 e 1880. Em 1779, passou a ser Freguesia, ou seja tinha uma capela administrada em carter permanente por um proco que era mantido graas aos donativos dos moradores. No entanto, volta a ser Aldeia por um Decreto de 1832. Nova lei lhe devolve a condio de Freguesia em 1841. Logo perde essa condio, que recupera em 1869. Volta, porm condio de Aldeia e recupera em definitivo a denominao de Freguesia em 1880, tornando-se Distrito de MBoy novamente em 1939.

MBoy vira Embu


Um Distrito de paz, assim foi MBoy de 1939 at 1943. Um Decreto-lei muda o seu

nome de MBoy para Embu (sem acento no u, que alis muitos ainda insistem em apregoar), seguindo as regras de acentuao da lngua portuguesa. Dom Duarte de Leopoldo e Silva, Arcebispo de So Paulo, determinou a primeira recuperao da Igreja de Nossa Senhora do Rosrio. Nos anos de 1939 a 1940, o conjunto jesutico, que compreende a Igreja e a residncia dos jesutas, foi considerado Patrimnio Nacional e restaurado pelo SPHAN que hoje denominado Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). Para que Embu fosse uma cidade livre, com direito a ser governado independentemente, desligando-se de Itapecerica, nossa cidade-me, foi criada a Associao Cvica de Embu.

Embu se desliga de Itapecerica Em 17 de maro de 1958

You might also like