You are on page 1of 7

Universidade Federal Fluminense Curso: Histria Aluno (a): Camila H.

Candal

Disciplina: Histria da China Comtempornea Sculos XIX e XX


Professor: Daniel Aro Reis e Shu Chang Sheng.

Universidade Federal Fluminense Curso: Histria Aluno (a): Camila H. Candal Avaliao: Trabalho final: Tema: O Movimento das Cem Flores.

Niteri, Novembro de 2011.

O Movimento das Cem Flores (1956-1957)

O Partido Comunista Chins (PCC), aps sua vitria em 1 de outubro 1949,encontra na China situao interna favorvel ao regime porm a situao internacional parecia mais indecisa. Apesar de um clima de desconfiana entre Mao Ts Tung e Stalin, uma vez que o primeiro acreditava que Stalin desprezava sua experincia e no queria comprometer-se em demasia ao lado dos chineses, caso fossem atacados pelos Estados Unidos, Mao aproximou-se da Unio Sovitica e em 14 de fevereiro de 1950 assinou um novo Tratado de Amizade, Aliana e Ajuda com o presidente Stalin, tratado este j assinado, anteriormente, entre Stalin e Chiang Kai-Shek. Em junho de 1950 com a instalao da Guerra da Coria na China esta suscita imensas manifestaes antiimperialistas. Neste contexto, a campanha para liquidar os contra-revolucionrios toma um rumo particularmente violento. O PCC, com o objetivo de priorizar a consolidao do regime, o relanamento da economia chinesa e reconquista de Taiwan adotou drsticas medidas para enfrentar as dificuldades econmicas como: a nacionalizao das indstrias e a reforma agrria. Entre 1954-1955, com a coletivizao da agricultura o PCC conseguiu implantar, em seu governo, as trs transformaes bsicas para a transio do sistema capitalista para o sistema socialista: expropriao da burguesia industrial, expropriao do comrcio urbano e instalao do movimento cooperativo no campo. Apesar de elevado desenvolvimento, neste mesmo perodo, entre 1954-1955, surgem fortes tenses entre numerosos intelectuais e o PCC que responde com a represso. A direo do PCC observa com inquietude as crises polticas e ideolgicas do bloco sovitico que acontecem entre 1953-1956 nos pases do Leste Europeu (Hungria e Polnia) sob forma de revoltas populares que culminam como elementos chaves para as manifestaes intelectuais na China. Colocam-se muitas perguntas sobre as implicaes da morte de Stalin e do relatrio de Kruschev em fevereiro de 1956 ao XX Congresso

do PCUS no qual foi denunciado os atos tirnicos de Stalin, que obrigou os dirigentes comunistas a reconhecerem os erros do stalinismo, alimentando assim, a esperana dos intelectuais de que o regime retificaria o seu estilo de trabalho e reformaria o sistema socialista. Em 1956 Mao lana o Movimento das Cem Flores (mingfang yundong) com o lema "que cem flores floresam e que cem escolas rivalizem" assim Mao iniciou um perodo de relaxamento para os intelectuais sendo este movimento considerado como um perodo chave na histria da Repblica Popular. Em abril de 1957, Mao denuncia num mesmo discurso as sobrevivncias da ideologia burguesa e o peso do "estilo de trabalho burocrtico" que pem traves ao "desenvolvimento socialista". Para melhor fazer presso sobre o aparelho, decide uma liberalizao poltica e cultural com a Campanha de Retificao (zhengfeng yundong), convidando os intelectuais a criticarem livremente o governo. O objetivo de tais campanhas, para o PCC, era lanar dois mecanismos destinados a cumprir duas prioritrias funes: em primeiro lugar ao incentivarem a critica ao regime expondo assim as contradies no-antagonista o que possibilitaria a retificao do estilo de trabalho do Partido. Em segundo lugar com o Movimento das Cem flores, na medida em que no existia nenhuma proteo legal para a livre expresso, o partido conseguiria perceber, entre os intelectuais, quais eram os verdadeiros crticos ao Governo a fim de aniquilados e exp-los como exemplo populao. Em linhas gerais as crticas dos intelectuais e dos democratas foram: a dominao e o comando arbitrrio do partido; a falta de proteo aos direitos individuais; a opresso da polcia poltica; as trs pragas (o burocratismo, o dogmatismo e o sectarismo); a megalomania; a busca do sucesso rpido; o desprezo pela histria e pela tradio; o culto personalidade; a imitao cega da Unio Sovitica; a falta da democracia; a falta da liberdade de expresso; a proibio das cincias sociais; a censura; o servilismo As reivindicaes foram: o Estado de direito; a liberdade de informao; o equilbrio do poder; o multipartidarismo; a indenizao para os empresrios; a autonomia dos intelectuais; a liberao dos cursos burgueses (como a sociologia, a cincia poltica, o direito, antropologia, entre outros); a tolerncia ideolgica; a liberdade de expresso e a emancipao do indivduo.

As principais reivindicaes dos estudantes tambm foram democracia e Estado de direito. Os alunos argumentavam que o esprito do socialismo era igualdade, democracia e liberdade, sem as quais no haveria socialismo; reivindicavam a eleio direta; defendiam o sistema socialista, porm queriam melhorar a vida poltica e cultural do pas; Elogiavam a deciso do presidente Mao por lanar a Campanha de Retificao, como esforo para evitar que o fogo hngaro incendiasse a China; criticavam o culto personalidade e o obscurantismo; combatiam a nova classe, isto , uma camada dos quadros burocratas que abusava do poder e agia contra os verdadeiros princpios do socialismo; lutavam pela emancipao do indivduo e pela liberdade do pensamento. Nesta conjuntura estalam-se greves reivindicativas em algumas empresas, marcadas pelos sindicatos, e um nmero significativo de camponeses abandonam as cooperativas. Em resposta a este remoinho reivindicativo, o Jornal do Povo denuncia as "flores venenosas e as ervas ms". Em Wuhan, a milcia operria intervm brutalmente para restabelecer a ordem aps dois dias de motim.

Crtica da populao ao Governo de Mao Ts Tung.

(http://jchistory.webnode.pt/a%20revolu%C3%A7%C3%A3o %20chinesa/)

Em junho de 1957 o Movimento das Cem flores extinto pelo PCC, tal aborto tem conseqncias pesadas apesar do abano limitado provocado pelos meios sociais diretamente implicados nos acontecimentos. A represso afasta o partido do importante sector de intelectuais e estudantes. Muitos dos assuntos polticos em jogo diziam respeito ao conjunto da sociedade. O principal dirigente em cargo (no forosamente de fato) da Federao dos sindicatos, Lai Ruoyu, apresentou mais uma vez a questo da independncia sindical; mas em vo. Ao fazer-se aluso questo da legalidade socialista, o reconhecimento dos direitos cvicos no mais do que um assunto de oportunidade poltica. As Cem Flores apresentavam no fundo a questo da natureza e da funcionalidade da democracia numa sociedade de transio. Era tambm a ocasio de romper com uma tradio fortemente ancorada na histria chinesa: a da resoluo dos conflitos na violncia. Foi possvel comparar a amplitude da violncia sob o antigo regime imperial com a das guerras religiosas europeias e os seus massacres de massas: a maior revolta camponesa do sculo XIX (a dos Taiping, em 1851-1864) e a sua feroz represso teria feito uns vinte milhes de vtimas. Em suma Como um movimento social, as Cem Flores foram marcadas pela precocidade. Em primeiro lugar, o regime comunista ainda era jovem e Em segundo lugar, embora numerosos, os protestos eram fenmenos essencialmente do meio intelectual. Podemos descrever o relacionamento entre o partido e os intelectuais como um ciclo da represso e relaxamento. Mesmo cada ciclo seja diferente, eles compartilham o mesmo dinamismo: o Partido controla os intelectuais at estes se tornarem relutantes a trabalhar; ento, o Partido afrouxa suas amarras. Entre 1960 e 1962, haveria outro relaxamento, resultado do fracasso do Grande Salto para Frente (1958-1959), mas logo, Mao lanou a Revoluo Cultural, onde, praticamente todos os intelectuais sofreram perseguies polticas. A morte de Mao proporcionou uma grande virada histrica: sob a liderana de Deng Xiaoping, a

tolerncia relativa predominou a poltica. Houve represses, mas foram de curta durao, sem fervor ideolgico e sem terror de massas, ao contrrio do que havia sido na era maosta.

Bibliografia.
- BERNAL, Martin, Mao e a Revoluo Chinesa, em HOBSBAWN, Eric (org.), Histria do Marxismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. GARAUDY, Roger. O problema chins. Rio de Janeiro Zahar Editores, 1968. - JOPPERT, Ricardo, O alicerce Cultural da China. Rio de Janeiro, Avenir, 1978. - LIANKE, Y. A servio do povo. Uma provocante stira ao regime de Mao Tse Tung. Rio de laneiro, Record, 2008. - SPENCE, Jonathan, Em Busca da China Moderna. SP: Companhia das Letras, 1997.

You might also like