You are on page 1of 23

9

INTRODUO

A Medicina Tradicional Chinesa visa, atravs de suas tcnicas e procedimentos, estimular pontos que tenham a propriedade de restabelecer o equilbrio energtico de um individuo. pratica que pode ser associada a outras modalidades teraputicas com intuito de melhorar a condio imunolgica de um paciente e assim apressar a sua recuperao quando num perodo de ps-operatrio, por exemplo. Propicia a melhora da condio fsica e emocional do paciente, favorece a reduo de medicamentos. Dentre as tcnicas da Medicina Tradicional Chinesa temos a Auriculoterapia, que atravs da estimulao do ponto reflexo no pavilho auricular atinge o ponto que se relaciona com diversas partes do corpo, promovendo o desbloqueio energtico e restabelecimento da mesma, proporcionando a preveno ou cura de muitas doenas. Sabendo que a muitas doenas tem origem emocional, e tambm por ainda encontramos pessoas que tem receio do tratamento com uso de agulhas, achando ser doloroso, este trabalho tem a proposta de observar possveis benefcios da utilizao dos Cristais Radinicos na tcnica de Auriculoterapia, trabalhando o emocional de uma paciente em tratamento quimioterpico, aps mastectomia radical de mama esquerda. Mais uma tcnica chega para agregar-se a Medicina Tradicional Chinesa, em benefcio do ser humano. Sabendo-se das repostas favorveis que a mesma tem apresentado, faz-se necessrio colaborar com estudos em diversas patologias, contribuindo assim com a humanizao social, a preveno de doenas e at mesmo a cura.

10

CAPTULO 1

11

1. MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa o conjunto de conhecimentos e prticas teraputicas que surgiu h aproximadamente 4.500 anos e tem por objetivo evitar, curar ou atenuar doenas atravs da aplicao, inicialmente, de agulhas e moxas. Com o avano da tecnologia foram introduzidas vrias outras tcnicas (Wen, 2006). De acordo com Yamamura (2001), na concepo da Medicina Tradicional Chinesa, o Universo e o ser humano esto submetidos s mesmas influencias, sendo partes integrantes do Universo como um todo. O corpo humano reproduz os mesmos fenmenos naturais. Atravs da MTC possvel compreender os fatores que desencadeiam o desequilbrio energtico de um indivduo, caracterizando determinadas doenas. Essa compreenso vem de uma ampla avaliao, que relaciona lngua, pulso, alimentao, transpirao, odores, colorao, entre outros (Wen, 2006). Segundo Wen (2006), dentre as tcnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura prtica popular, de materiais simples e de fcil transporte, de inmeras possibilidades, sendo til em qualquer doena, possibilitando a reduo da medicao atravs do reequilbrio do organismo. um mtodo seguro quando o terapeuta se utiliza da assepsia correta. possvel obter bons resultados quando associada a medicamentos ou somente com acupuntura. Alm disso, auxilia no diagnstico atravs da estimulao de determinados pontos.

1.1.

Teoria Yin-Yang

A estrutura bsica do ser humano a mesma do universo, segundo observaes na China antiga. Sendo assim, classificaram-se em dois plos opostos todos os fenmenos da natureza. Os de caractersticas de fora, calor, claridade, superfcie, grandeza, dureza, peso etc. pertencem ao Yang. E os de caractersticas opostas a estas, pertencem ao Yin (Wen, 2006). Segundo Maciocia (1996) Yin e Yang a fora motriz da mudana e desenvolvimento dos fenmenos do universo, que se alternam nos movimentos cclicos de altos e baixos, onde o dia se transforma em noite, vero em inverno, crescimento em deteriorao e vice-versa. De acordo com Wen (2006), a caracterizao Yin-Yang pode modificar-se dependendo da situao. O Yang pode tornar-se Yin e o Yin, Yang. Um depende da

12

presena do outro, e para que se possa classificar como Yin ou Yang, necessrio que se observe um em relao ao outro. No organismo humano, os tecidos e os rgos podem ser tanto Yin como Yang, de acordo com localizao e funo. Os rgos que apresentam hiperfuncionalidade, por exemplo, so classificados como Yang. J os

hipofuncionais so os Yin (Wen, 2006).

1.2.

Teoria dos cinco elementos

Os cinco elementos bsicos que constituem a natureza so: Madeira, Fogo, Terra, Metal e gua. Atravs da compreenso e estudo da interao dessas energias possvel interpretar os fenmenos que ocorrem no corpo humano. Constatou-se ento a correlao entre a fisiopatologia dos rgos e tecidos e alguns fenmenos da natureza (Wen, 2006). Para Yamamura (2001), cada elemento possui movimentos caracterizados fenmenos naturais: gua: possui caractersticas de retrao, profundidade, frio, declnio, queda, eliminao. Ponto de partida e chegada da transmutao dos movimentos; Madeira: representa aspecto de crescimento, movimento de florescimento, sntese; Fogo: fenmenos naturais que se caracterizam por ascenso,

desenvolvimento, expanso, atividade; Terra: transformaes e mudanas; Metal: purificao, seleo, anlise e limpeza. De acordo com Wen, (2006), todos os fenmenos dos tecidos e rgos, da fisiologia e da patologia do corpo humano podem ser interpretados atravs desses elementos. Ocupa portanto, lugar importante na Medicina Tradicional Chinesa. Segundo Maciocia (1996), os cinco elementos so cinco processos bsicos da natureza, as qualidades e as fases de um ciclo ou a capacidade inerente de modificao de um fenmeno.

1.3.

Ciclo de gerao e controle

No ciclo que gerao, temos o processo de produo, crescimento e promoo. Sendo assim, cada elemento gerado d existncia a outro elemento.

13

Madeira gera Fogo, pois combustvel para esse elemento; ao queimar madeira, Fogo gera Terra; Terra sob efeito de grandes presses gera Metal; entre metais e rochas brotam gua, por isso Metal gera gua; gua gera Madeira, pois d vida aos vegetais (Wen, 2006). Outra relao entre os cinco elementos o de controle, segundo Wen (2006), onde ocorre a inibio de um elemento para outro. A Madeira cresce absorvendo os nutrientes da Terra; esta absorve a gua; a gua inibe o Fogo; este, por sua vez, derrete Metal; que por fim, corta Madeira. De qualquer forma, para gerar ou inibir um elemento, necessrio que o elemento inibidor ou gerador esteja numa boa condio energtica, caso contrrio, ocorrer a contra-dominncia (Wen, 2006).

1.4.

Substancias Fundamentais

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a funo do corpo e da mente o resultado da interao de determinadas substancias vitais. Substancias estas muito rarefeitas e outras totalmente imateriais. So elas: Qi, Xue (sangue), Jing (essncia), Jin Ye (fluidos corpreos) e o Shen (mente) (Maciocia, 1996). O conceito Qi na Medicina Chinesa, de acordo com Maciocia (1996), a energia que se manifesta simultaneamente sobre os nveis fsico e espiritual. Tem seu fluxo em estados variveis de agregao. Quando se condensa, o Qi se transforma e se acumula em forma fsica. Xue se origina da transformao do Qi dos alimentos. O Rim tambm contribui para sua formao, pois armazena a essncia que produz a Medula e esta auxilia na gerao do sangue. O Qi proporciona vida ao sangue. Sem ele, o sangue seria inerte (Maciocia, 1996). Jing a substancia conhecida como essncia do individuo. Tem sua origem na concepo e tambm, aps o nascimento, na extrao refinada dos alimentos. Estas duas essncias derivam a essncia que estocada no Rim, que determina o crescimento, reproduo, desenvolvimento, maturao sexual, concepo e gravidez (Maciocia, 1996). Jin Ye constituem os fludos corpreos. Jin so puros, claros e aquosos. Tem funo de umedecer e nutrir parcialmente a pele. So eliminados no suor e manifestam-se como lgrima, saliva e muco.Tambm faz com que o sangue fique menos espesso, prevenindo a estase. J o Ye so mais turvos, pesados e

14

densos.Tem como funes umedecer articulaes, espinha, crebro e medula ssea. Tambm lubrificam os rgos dos sentidos (Maciocia, 1996).

1.5.

Teoria dos meridianos

At hoje se desconhece a criao da Teoria dos Meridianos, mas acredita-se que a acupuntura e as artes marciais tenham contribudo para sua formao. Fora constatado que numa doena os sintomas podem se manifestar em lugares diferentes, seguindo uma via de inter-relacionamento (Wen, 2006). A Teoria dos Meridianos fruto da experincia e da observao de muitos desde os primrdios, que atravs de estimulaes de certos pontos de acupuntura constataram as sensaes de calor e parestesias, que seguem direes predeterminadas (Wen, 2006). O sistema de canais colaterais composto por vrios conjuntos de meridianos. So 12 meridianos principais, em pares. Cada meridiano principal est relacionado com a funo um rgo ou vscera (zang/fu) e recebe o nome ao qual est ligado. Esto divididos em 3 canais yin da mo e 3 canais yin do p, de conduo energtica ascendente; 3 canais Yang da mo e 3 canais yang do p, de conduo energtica descendente. H tambm os dois meridianos centrais, impares, chamados de Vaso Governador e Vaso Concepo (Wen, 2006).

1.6.

Zang Fu

O termo zang-fu na medicina chinesa tradicional refere-se s principais entidades anatmicas dos rgos internos. Ele tambm a generalizao das funes fisiolgicas do corpo humano (Maike, 2002). O corao, fgado, bao, pulmo, rim e o pericrdio agrupados so conhecidos como os seis rgos zang. Suas principais funes fisiolgicas so a produo e o armazenamento de substncias essenciais, inclusive a essncia vital, qi (energia vital), sangue e fluidos corporais. O intestino delgado, a vescula biliar, o estmago, o intestino grosso, a bexiga e o sanjiao agrupados so conhecidos como os seis rgos fu. Suas principais funes so as de receber e digerir o alimento, absorver substncias nutrientes e transmitir e excretar os excessos (Maike, 2002).

15

CAPTULO 2

16

2. AURICULOTERAPIA CHINESA

Trata-se de uma tcnica da Medicina Tradicional Chinesa que tem por objetivo estimulao no ponto reflexo do pavilho auricular, como um microssistema, correspondente ao corpo (Wen, 2006). Visa harmonizar a funo dos Zang/Fu quando estimulados os pontos distribudos atravs da orelha (Yamamura, 2001). Quando h algum problema patolgico de um rgo ou parte do corpo, segundo Wen (2006), o pavilho auricular apresentar em seu ponto reflexo uma alterao de sensibilidade ou de eletrocondutibilidade. Segundo Yamamura (2001), tcnica que tem seu valor reconhecido como mtodo diagnstico e teraputico, porm no deve ser utilizado como teraputica isolada, mas como mtodo auxiliar aos tratamentos sistmicos, como forma de potencializar seus efeitos. uma tcnica de aplicao ampla e manipulao simples, com a vantagem de apresentar poucos efeitos colaterais (Wen, 2006). Consiste em estimular os pontos, perfurando com agulha ou utilizando-se de outros mtodos (Yamamura, 1993) A nutrio energtica desse microssistema pode penetrar nela diretamente por meio dos pontos de acupuntura do Canal Unitrio Shao Yang Sanjiao (Triplo Aquecedor), Dan (Vescula Biliar) e Gan (Fgado). A orelha representa a abertura sensorial do Shen (Rim) e dependente da energia desse rgo (Yamamura, 2001). De acordo com Yamamura (1993), a imagem de um feto, quando colocado de cabea para baixo, semelhante distribuio dos pontos auriculares

correspondentes as diferentes partes do corpo. Sendo assim, os pontos correspondentes a cabea e rosto esto localizados nos lbulos; os que correspondem aos membros superiores encontram-se na cavidade escafidea; os pontos que correspondem ao tronco e aos membros inferiores esto distribudos na antihlice e nas regies mais superiores e inferiores da raiz da antihlice. Quanto aos rgos internos, esto concentrados na concha cimba e concha cava.

17

CAPTULO 3

18

3. CNCER DE MAMA

O cncer de mama um dos maiores problemas de sade para a populao feminina e a causa principal da morte por cncer entre as mulheres. Sua incidncia aumenta tanto em pases desenvolvidos como nos do terceiro mundo (Pinotti e Aguiar, 1992). Pode ser diagnosticado, segundo Pinotti e Aguiar (1992), atravs do autoexame da mama, que sugerido como soluo prtica para a deteco precoce, alm de ser simples, barato, no invasivo e inofensivo. Infelizmente, a demora na busca de assistncia mdica frequentemente maior quando h sintomas de cncer do que quando h o de qualquer outra doena, devido ao medo e errnea falta de esperana (Pinotti e Aguiar, 1992). O cncer conseqncia de alteraes moleculares que conferem clula modificaes em seu comportamento e resultam em alteraes na fisiologia celular que, em ltima instncia, so responsveis pela biologia do cncer (Lopes at al, 2008). De acordo com Lopes at al (2008) o processo de desenvolvimento neoplsico pode ser dividido em trs etapas: iniciao, promoo e progresso tumoral. Durante a iniciao, ocorrem modificaes no gentipo da clula que a levam imortalizao. Na promoo, essa clula gera um clone com vantagens proliferativas que promovero a progresso tumoral. De maneira geral, so necessrias mltiplas alteraes genticas para dar origem ao cncer. Tumorignese um processo de mltiplos eventos e cada evento reflete uma progressiva transformao da clula normal para a clula maligna, passando por uma srie de estados pr-malignos. Como a clula tem um mecanismo de reparo e controle bastante efetivos, essa clula pode percorrer trs caminhos distintos: a) corrigir o erro por meio do reparo do DNA; b) evoluir para a apoptose ou morte celular programada; ou c) permitir que a alterao se perpetue, sendo transmitida para as clulas-filhas. Esse ltimo caminho d origem a uma populao de clulas que contm uma alterao no DNA e, portanto, pode ter os mecanismos de controle da diviso e da proliferao celular descontrolados. So clulas capazes de se dividir e proliferar de maneira irrestrita (Lopes at al, 2008)

19

Embora no seja possvel prever com certeza a evoluo de qualquer cncer de mama especfico, existem diversos fatores prognsticos esto estreitamente associados a evoluo. Os mais importantes desses fatores (tamanho do tumor, doena localmente avanada, metstases para linfonodos e metstases distantes) so utilizados para o estadiamento clnico. Geralmente, os cnceres so massas palpveis de 2 a 3 cm quando diagnosticados pela primeira vez, e cerca de um tero j sofre metstase para linfonodos axilares e outros linfonodos (Robbins at al, 2001). Segundo Robbins at al (2001), embora a etiologia permanea desconhecida, algumas influencias so importantes a se observar, como fatores genticos, desequilbrios hormonais e influencias ambientais.

20

CAPTULO 4

21

4. CRISTAIS RADINICOS

So pequenas esferas cristais, usadas em auriculoterapia, onde fora gravado o mesmo programa mental utilizado em sesses de Acupuntura via Radinica (Breves, 2010). Segundo Breves (2010), os Cristais Radinicos se influenciam com o quantum de energia do terapeuta. Se o terapeuta estiver com sua energia muito baixa, devido alguma doena ou problemas emocionais, ao manipular os Cristais Radinicos ele pode alterar a energia do material, at mesmo neutraliz-lo. Trata-se de um material extremamente eficiente no tratamento de processos lgicos e desequilbrios psquicos, segundo Breves (2010), apresentando respostas positivas no cuidado de traumas, ansiedades, medos, preocupaes, desde que se permita. So eficazes em desequilbrios psquicos. A utilizao deste material em tcnica de auriculoterapia, simples e de efeitos rpidos, como Terapia do Bem, visa o equilbrio do paciente harmonizando-o consigo mesmo, com sua famlia, com a sociedade e com seu destino (Breves, 2010). Segundo Huang Di Nei Jing, citado por Breves (2010), aquele que conhece a energia coloca a agulha com a mo direita e dirige a energia com a mo esquerda. Quem no conhece a energia usa somente a mo direita. A atuao do Cristal Radinico depende tambm da inteno induzida ao mesmo, no momento da aplicao.

22

MATERIAIS E MTODOS

Esta pesquisa apresenta um relato de caso, com o objetivo de analisar os benefcios da utilizao de Cristais Radinicos, trabalhando o psiquismo de uma paciente em tratamento quimioterpico aps cirurgia devido cncer de mama. Paciente A.L.T.M., sexo feminino, 52 anos, diagnosticada com cncer de mama, foi submetida a procedimento de mastectomia radical da mama esquerda em 25/03/2010. Foi proposto a paciente a aplicao dos Cristais Radinicos em

Auriculoterapia Chinesa, com intuito de amenizar os sintomas do tratamento quimioterpico. Na primeira semana aps a quimioterapia foi realizada trs sesses (segunda, quarta e sexta feira), na segunda semana duas sesses (segunda e sexta feira) e nas outras semanas seguintes, at a prxima quimioterapia, uma sesso semanal (quarta feira). Sempre que possvel, seria realizado atendimento no mesmo dia da quimioterapia, antes da aplicao. Alguns dias foram alterados, devido ausncia da paciente. Os atendimentos foram iniciados a partir da segunda sesso de

quimioterapia, na residncia da paciente, que tambm local de seu trabalho dirio. Paciente trabalha com venda e fabricao de telas e molduras. Mesmo em tratamento, continua com seu trabalho dirio. Paciente passou por trs sesses de quimioterapia, nos dias: 26/07/10, 26/08/2010 e 23/09/2010, enquanto foi realizado o presente estudo de observao dos benefcios da tcnica apresentada. A aplicao da tcnica consiste em pedir para a paciente focar em seu pensamento um problema que mais a incomodava, solicitando para que a mesma graduasse, numa escala de zero a dez, a intensidade do incomodo desse pensamento, onde zero corresponde a nenhum incomodo e dez corresponde a incomodo mximo. A aplicao dos Cristais ocorrer at que o incomodo do pensamento chegue ao grau zero da escala. 26/07/2010 2 sesso de quimioterapia Data
26/07/10

Evoluo
***Realizada aplicao antes da quimioterapia, no mesmo dia***

23

Sinais e Sintomas: Paciente no relatou nenhum sintoma, porm apresenta nervosismo por ter de passar pelo tratamento de quimioterapia. Aplicao da Terapia do Bem: Pede-se para a paciente focar numa situao ou pessoa que mais a incomodava, onde pontuou o incomodo em 10, na escala de 0-10. Enquanto estava sendo aplicados os cristais lgrimas caam, at referir calmaria, tranqilidade. Pensamento no a incomodava mais. Pontos: Shen, olho, BP, R, B, P, Ombro. 28/07/10 Sinais e Sintomas: segundo a paciente, apresentava sono, cansao, nusea, dor no estomago, boca seca e desarranjo intestinal (3 evacuaes no perodo da manha). Aplicao da Terapia do Bem: paciente focou pensamento que a deixava triste, relatando incomodo grau 9. Realizada aplicao em at zerar o incomodo na escala. Ao trmino, dizia no conseguir focar a imagem, mas sim a soluo para o problema. Paciente relatou tambm ter diminudo a nusea e a dor no estomago. Pontos: Shen, olho, R, B, E, BP, F, ID, IG.

30/07/10 Sinais e Sintomas: paciente relata boca seca, um pouco de enjo ao acordar.
Aplicao da Terapia do Bem: Mantendo o mesmo pensamento, hoje pontuou no incio como grau 5 de incomodo. Aplicao realizada at zerar o grau de incomodo. Pontos: Shen, olho, R, B, F, E, BP.

03/08/10 Sinais e sintomas: paciente relata enjo, refere estar sentindo cheiro de
hospital, azia, um pouco de sono. Diz que as reaes so repentinas, mas esto mais amenas. Sede, mas tem enjo ao beber gua. Hoje a boca est menos seca. Aplicao da Terapia do Bem: focou pensamento outro problema, de incomodo grau 10. Aplicao de Cristais Radinicos at zerar incmodo. Pontos: Shen, olho, E, BP, F, R, B, boca, P.

06/08/10 Sinais e Sintomas: paciente refere enjo, cansao, um pouco de boca seca e
sede, fome a cada 3 horas. Aplicao da Terapia do Bem: Hoje aborrecida com problemas do dia a dia. No conseguiu focar problema algum, referia estar sem pacincia. Disse no querer focar pensamento. Pontos: Shen, olho, coluna, E, BP, F, R, B. De repente, paciente refere ter chegado concluso dos problemas e consegue visualizar soluo para os mesmos, relatando estar mais calma.

24

11/08/10 Sinais e sintomas: paciente refere nenhum mal estar.


Aplicao da Terapia do Bem: hoje pediu para no pensar em nada, em problema algum, relata que est a semana toda meio depre, que quer sumir dos filhos, mudar de vida. E insiste, pedindo para no pensar em nada durante a aplicao. Pontos: Shen, olho, Coluna, R, B, F, E, BP, TA. Ao trmino, paciente refere estar mais tranqila.

18/08/10 Sinais e sintomas: paciente relata no sentir nada no momento.


Aplicao da terapia do bem: paciente pediu para trabalhar o pensamento sobre o tratamento de quimioterapia, fato que no consegue aceitar. Lgrimas vem aos olhos. Ao instante que comeou a pensar na quimioterapia desencadeou dor no estomago e nusea. No consegue se visualizar-se pisando no hospital para realizar o tratamento. Incomodo do pensamento em grau 10, segundo a mesma. Pontos: Shen, olho, ansiedade, R, B, E, BP, F, C. Aps a aplicao dos Cristais, os sintomas passaram. J conseguia pensar no hospital sem incomodar-se.

26/08/2010 3 sesso de quimioterapia 26/08/10 ***Realizada aplicao antes da quimioterapia, no mesmo dia***
Sinais e sintomas: Paciente agitada. Preocupada com o tratamento de hoje. Refere estar tensa, preocupada e ansiosa, pois segundo a mesma, tem medo de a veia estar fragilizada e no suportar a aplicao. Verificada a PA nesse instante: 140x100mmhg. Aplicao da terapia do bem: Pede-se para a paciente focar o pensamento no tratamento de quimioterapia, novamente. Incomodo em pensamento em grau 8. Realizada aplicao de Cristais Radinicos at zerar grau de incomodo em relao ao tratamento. Verificar a PA ao termino da aplicao: 130x80mmhg. Pontos: Shen, olho, R, B, BP, ansiedade, ponto PA.

30/08/10 Sinais e sintomas: referiu sentir muito mal no fim de semana, sem apetite,
enjoada, boca seca e amarga e vmitos. Paciente relatou mesmos sintomas da segunda sesso de quimioterapia, porm em maior intensidade nesse fim de semana. Hoje, dor de estomago, boca amarga e seca, sem fome, nusea. Aplicao da Terapia do Bem: Quis pensar em problema que a incomodava, grau 7. No comentou sobre. Aps aplicao de auriculoterapia, dor de estomago passou e amargo da boca diminuiu.

25

Pontos: Shen, olho, F, R, B, E, BP, TA, boca, agressividade.

01/09/10 Sinais e sintomas: segundo a paciente, enjo e tontura.


Aplicao da Terapia do Bem: Relata falta de animo e pediu para no pensar em nada durante a aplicao. Pontos: Shen, olho, coluna, R, B, E, BP, F. Interrompeu o tratamento para atender cliente ao porto. Em seguida, forte discusso com o filho mais novo que reside e trabalha com a paciente. ***No foi possvel terminar a aplicao nesse dia***

03/09/10 No foi possvel aplicao, pois a paciente no estava em sua residncia. 08/09/10 Sinais e sintomas: Segundo a paciente, esta sesso de quimioterapia lhe
deixou com mal estar por muito mais tempo. Hoje relata desarranjo intestinal. Aplicao da Terapia do bem: Ao pedir para paciente focar o pensamento em algo, a mesma se recusava, dizendo no querer pensar em nada nem ningum. Pontos: Shen, olho, Coluna, agressividade, ansiedade, R, B, F. Mal terminou a aplicao, saiu para atender cliente no porto.

10/09/10 Sinais e sintomas: no relata sintoma algum.


Terapia do Bem: Hoje paciente cantando o tempo todo, animada. Relata estar feliz. Na terapia, a mesma quis focar o pensamento na quimioterapia, no medo que sente ainda ao fazer o tratamento. Pontos: Shen, olho, R, B. Medo passou, sentiu tranqilidade, no conseguia focar mais o pensamento.

15/09/10 Sinais e sintomas: Segundo a paciente, sente sono, e o olfato a incomoda


(sentindo cheiro de hospital). Terapia do Bem: Queixa dos filhos. Segundo a paciente, dois filhos se desentenderam um com o outro. Quis focar o pensamento no filho que causou a discusso. Incomodo grau 7. Pontos: Shen, Olho, agressividade, BP, R, B, garganta. Entre a aplicao de um ponto e outro, relatou medo e tristeza e ao mesmo tempo, d. Aplicao realizada at zerar incomodo dos sentimentos.

22/09/10 Sinais e sintomas: Segundo a paciente, sentindo leve enjo e incomodo no


estomago. Terapia do Bem: Quis pensar no tratamento de quimioterapia, que ainda a incomoda. Incomodo grau 5 (0-10). Pontos: Shen, olho, R, B, E, BP. No mais conseguir focar no tratamento de quimioterapia, pensamento no a incomodava mais.

26

*Na segunda semana, aplicao seria nos dias 06/09 e 10/09. Devido feriado, paciente pediu para alterar data do dia 06 para dia 08/09. 23/09/2010 4 sesso de quimioterapia 24/09/10 Sinais e sintomas: Segundo a paciente, est sentindo dor de barriga.
Terapia do Bem: Pensamento em sua cicatriz do seio que foi retirado. No consegue se tocar no local. Incomodo 5 (0-10). Pontos: Shen, olho, R, B, E, BP, IG, ID. Passou o incomodo. Conseguia visualizar-se passando a mo em sua cicatriz. Conseguia tocar-se.

27/09/10 Sinais e sintomas: Segundo a paciente, sente dores no corpo todo, de


incomodo grau 6, na escala de 0 a 10. Dor no estomago. Terapia do Bem: Relata raiva da vida. Grau 10 (0-10). Pontos: Shen, olho, viso 1 e 2, R, B, E, BP, garganta. Ao trmino da aplicao, relata ter passado a raiva e as dores no corpo.

29/09/10 Atendimento no pode ser realizado, pois a paciente no estava em casa. 01/10/10 Sinais e sintomas: Paciente refere estar sentindo incomodo no estomago e
intestino preso. Terapia do Bem: Focou pensamento nos filhos, nas brigas. Incomodo grau 7 (0-10). Paciente refere sensao de perda. Pontos: Shen, olho, R, B, esfago, E, BP, IG, ID, C. Incomodo do pensamento zerou na escala.

04/10/10 Sinais e sintomas: Paciente relata apenas boca seca.


Terapia do Bem: Pensou nos filhos. Incomodo 7 (0-10). Pontos: Shen, olho, R, B, E, F. Pensamento j no incomoda mais. Se v mandando amor para os filhos. Secura da boca amenizou, segundo a paciente.

08/10/10 Sinais e sintomas: Segundo a paciente, nenhum.


Terapia do Bem: pensamento de raiva, tristeza. Incomodo 8 (0-10). Pontos: Shen, olho, F, VB, R, B, boca, E, BP. Aps aplicao destes pontos, incomodo em pensamento zerou na escala. Paciente pergunta mas rpido assim mesmo o efeito do cristal? normal isso?

13/10/10 Sinais e sintomas: paciente refere boca seca, porm diz estar dormindo muito
bem. Terapia do Bem: Pensamento nos filhos. Incomodo 5 (0-10). Pontos: Shem, olho, R, B, BP, boca. Zerou incomodo.

27

RESULTADOS

A utilizao dos Cristais Radinicos em Auriculoterapia Chinesa, atravs da Terapia do Bem, possibilitou a observao de bons resultados, de forma rpida no s no emocional da paciente, mas nas reaes fsicas as quais ela apresentava no momento de cada aplicao. Pudemos verificar a melhora dos pensamentos atravs de relatos da prpria paciente e a conseqente reao fsica de seu organismo ao trmino de cada aplicao, possibilitando que a mesma pudesse dar continuidade s atividades de trabalho dirias, que no lhe eram restritas e dentro de suas condies. Observou-se a forma com que conseguiu fazer contatos com seus clientes e realizar as entregas dos pedidos aos mesmos, fato que, quando em crises devido s reaes do tratamento quimioterpico, a mesma no saa de casa e preferia no atender aos telefonemas que correspondiam contratao dos servios que sua empresa oferece. Aps o inicio da quimioterapia, a paciente relatava sentir-se mal s de pensar que precisaria retornar periodicamente ao hospital para dar continuidade ao tratamento. Ao focar o pensamento no tratamento quimioterpico nas aplicaes de Cristais Radinicos, em algumas sesses, a paciente disse j no sentir mais o medo de ir ao hospital para a realizao do tratamento. J conseguia pensar na quimioterapia sem que o seu estado emocional se alterasse, aceitando assim sua atual condio, entendendo a necessidade do tratamento.

28

CONCLUSO

A utilizao dos Cristais Radinicos, sem dvida, trouxe resultados positivos quando aplicados a paciente que ainda se encontra em tratamento quimioterpico, gerando benefcios no sentido de amenizar ou at mesmo sanar suas dores pelo corpo e demais sintomas diversos que a mesma apresentava a cada dia, como nuseas, vmitos, diarria, dores de estomago, boca seca e/ou amarga, sono, cansao. material de grande importncia para complementar as tcnicas da Medicina Tradicional Chinesa, visto que tem gerado muitos benefcios aos que j tiveram a oportunidade de receber tal tratamento. Faz-se necessrio continuar estudando seus efeitos, numa escala maior de pacientes observados e em diferentes patologias e compar-los, contribuindo assim para agregar esta tcnica a diversas outras que visem benefcios ao paciente, j que existem ainda pessoas que no se adaptam ao tratamento convencional com agulhas. tcnica simples, de efeitos rpidos, de fcil aplicao, e no gera o receio da dor ao paciente, sendo uma possibilidade a mais de tratamento para quem se recusa a usar agulhas.

29

BIBLIOGRAFIA

Referncias Bibliogrficas

WEN, TOM SINTAN. Acupuntura Clssica Chinesa. So Paulo: Cultrix, 2006, 226p. BREVES, RAUL. A Terapia do Bem Cristais Radinicos. 2010, 125p.

MACIOCIA, GIOVANI. Os fundamentos da Medicina Chinesa. So Paulo: Roca, 1996, 658p.

PINOTTI, JOS ARISTODERNO; AGUIAR, LUIZ FERNANDO. Cncer de Mama. Srie: Avanos em Oncologia, Volume II. So Paulo: cone, 1992, 190p.

YAMAMURA, YSAO. Acupuntura Tradicional: A arte de Inserir. 2 Ed. So Paulo: Roca, 2001, 919p.

YAMAMURA, YSAO. Tratado de Medicina Chinesa. So Paulo: Roca, 1993, 691p.

MAIKE, SONIA REGINA DE LIMA. Fundamentos Essenciais da Acupuntura Chinesa. So Paulo: Ed. cone, 2002. 425p.

LOPES, ADEMAR; IYEYASU, HIDROFUMI; CASTRO, ROSA MARIA R. P. S. Oncologia para Graduao. 2 Ed. So Paulo-SP: Tecmedd, 2008, 768p.

ROBBINS, STANLEY L.; COTRAN, RAMZI S.; KUMAR, VINAY; COLLINS, TUCKER. Fundamentos de Patologia Estrutural e Funcional. 6 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001, 766p.

30

Referncias em Meio Eletrnico

http://www.medichina.com.br/cristais.html

31

ANEXO

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Ttulo da pesquisa: Atuao dos Cristais Radinicos em paciente oncolgica, aps mastectomia de mama, em fase de quimioterapia. Orientador: Raul Breves Pesquisadores: Dbora Freire de Carvalho e Pauline Coradini.

Eu, ___________________________, recebi orientao e descrio oral a respeito da pesquisa e da possibilidade de divulgao dos resultados do estudo. Estou ciente que seu objetivo observar a atuao e possveis benefcios dos Cristais Radinicos em pacientes em fase de tratamento quimioterpico. Estou ciente ainda que nenhuma compensao ser oferecida por essa participao, ficando-me assegurado o sigilo da identidade e direito de conhecer os resultados obtidos na pesquisa.

Data: ___/___/2010.-

Assinatura do participante: ______________________

You might also like