You are on page 1of 7

A INFLUNCIA AFRICANA NO PROCESSO DE FORMAO DA CULTURA AFROBRASILEIRA

Mrcio Carvalho C. Ferreira Este artigo tem como inteno analisar a influncia cultural dos africanos no Brasil. Por meio da reviso bibliogrfica observa-se o intenso intercmbio cultural ocorrido entre os escravos africanos, os indgenas e os europeus. Essas trocas culturais ocorridas por vrios sculos durante o perodo colonial brasileiro contriburam para a formao de uma cultura hbrida e bastante rica. No que se refere contribuio africana evidente, principalmente, na culinria, dana, religio, msica e lngua. Percebe-se, que, essa matriz africana teve um papel importante na formao e delineamento da identidade cultural afro-brasileira, uma que, os escravos possuam uma grande diversidade cultural devido sua origem distinta e por pertencerem a diversas etnias com idiomas e tradies distintas, pois, eram oriundos de diversas regies do continente africano. J, no Brasil esses africanos souberam assimilar, interpretar e recriar certas prticas de outras culturas com os quais estiveram em contato. Palavras-chaves: Cultura. Identidade. frica. Afro - brasileira.

Introduo

A influncia africana no processo de formao da cultura afro-brasileira comeou a ser delineada a partir do trfico negreiro. Quando milhes africanos "deixaram" foradamente o continente africano e despontarem no Brasil para exercer o trabalho compulsrio. O escravo africano era um elemento de suma importncia no campo econmico do perodo colonial sendo considerado "as mos e os ps dos senhores de engenho porque sem eles no Brasil no possvel fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente" (ANTONIL, 1982, p.89). Contudo, a contribuio africana no perodo

colonial foi muito alm do campo econmico, uma vez que, os escravos souberem reviver suas culturas de origem e recriarem novas prticas culturais atravs do contato com outras culturas. importante salientar que no houve uma homogeneidade cultural praticada pelos negros africanos, visto que imperava uma heterogeneidade favorecida pelas origens distintas dos africanos, que apesar de oriundos do continente africano, geralmente os escravos apresentava uma prtica cultural diferenciada em alguns aspectos devido regio que pertencia, pois a frica caracteriza-se em um continente dividido em pases com lnguas e culturas diversas. Alm da prtica cultural diferenciada ressaltada, os africanos, ainda, incorporaram algumas prticas europias e indgenas, alm de, influenci-los culturalmente.O intercmbio cultural entre os elementos citados contribuiu para uma formao cultural afro - brasileira hbridae bastante peculiar.

Desenvolvimento

Ao longo do perodo colonial e monrquico brasileiro foi grande o contingente de escravos africanos no Brasil, visto que, constitua a maior mo - de - obra do perodo. A contribuio desses escravos foi alm da participao econmica, uma vez que, foram inserindo suas prticas, seus costumes e seus rituais religiosos na sociedade Brasileira contribuindo, dessa forma para uma formao cultural peculiar no Brasil.

Importante, ressaltar que as prticas desses escravos africanos eram diferenciadas, pois eles eram oriundos de pontos diferentes do continente africano. De acordo com VAINFAS (2001 p.66), durante o perodo colonial, quase nada se sabia sobre a origem tnica dos africanos traficados para o Brasil. Porm, ao longo do perodo passou-se a design-los a partir da regio ou porto de embarque, ou seja, das reas de procedncia.

Apesar da origem diversa dos escravos africanos, dois grupos se destacaram no Brasil: os Bantos e os Sudaneses. Os bantos foram assim, classificados devido relativa unidade lingstica dos africanos oriundos de Angola, Congo e Moambique.

Vainfas (2001, p. 67) destaca que:

Os povos bantos predominaram entre os escravos traficados para o Brasil desde o sculo XVII, concentrando-se na regio sudeste, mas espalhados por toda a parte, inclusive na

Bahia. (...) Os Bantosoriundos do Congo eram chamados de congo, muxicongo ,loango, cabina, monjolo, ao passo que os de Angola o eram de massangana, cassange, loanda, rebolo, cabund, quissam, embaca,benguela.

Essa diversidade fez com os Bantos apresentassem uma especificidade cultural, notadamente na lingstica, nos costumes e, principalmente, no campo religioso, que mesclou aspectos do cristianismo com suas tradies religiosas.

De acordo com Kavinaj (2009, p. 3):

Os bantos, depois de um primeiro perodo de autonomia religiosa, que se conhece atravs de documentos histricos, assistiram transformao de seus cultos. Por um lado, esses deram lugar macumba; por outro, amoldaram-se s regras dos condombls nags, no se distinguindo deles seno por uma maior tolerncia. Os cultos bantos em gradativo declnio acolheram os espritos dos ndios, o que iria levar ao surgimento de um "condombl de cablocos", e adotaram cantos em lngua portuguesa, ao passo que os condombls nags s usam cantos em lngua africana.

J os sudaneses provenientes da frica ocidental, Sudo e da Costa da Guin, contriburam culturalmente para a formao de uma identidade afro-brasileira, visto que muito de suas prticas culturais imperam atualmente como, por exemplo, o candombl, prtica religiosa dos escravos sudaneses. No Brasil estes grupos: bantos e sudaneses misturaram-se resultando em cruzamentos biolgicos, culturais e religiosos. De acordo com Paiva (2001, p.36):

Misturavam-se informaes, assim como etnias, tradies e prticas culturais. Novas cores eram forjadas pela sociedade colonial e por ela apropriadas para designar grupos diferentes de pessoas, para indicar hierarquizao das relaes sociais, para impor a diferena dentro de um mundo cada vez mais mestio. Da cor da pele dos panos que a escondia ou a valorizava at a pluralidade multicor das ruas coloniais, reflexo de conhecimentos migrantes, aplicados matria vegetal, mineral, animal e cultural.

Nota-se que o cruzamento cultural entre estes povos africanos propiciou a construo de uma identidade cultural brasileira, ou cultura afro-brasileira. Uma vez que, eles no temeram em "inventar cdigos de comportamentos e de recriarem praticas de

sociabilidade e culturais" (Paiva 2001, p.23). Assim, este cruzamento foi resultado de um longo processo que propiciou uma riqueza cultural peculiar ao Brasil.

De acordo com Paiva (2001, p.27), pode-se caracterizar este cruzamento cultural como resultante de uma aproximao entre universos geograficamente afastados, em hibridismos e em impermeabilidades, em (re) apropriaes, em adaptaes e em sobreposio de representaes e de prticas culturais. Assim, a influncia africana foi se tornando visvel em vrios seguimentos da sociedade colonial, tais como culinria, prticas religiosas, danas, dentre outros valores culturais que foram incorporados pela populao brasileira.

Sobre a influncia africana Freire (2001, p. 343) destaca que: Quantas "mes-pretas", amas de leite, negras cozinheiras e quitandeiras influenciaram crianas e adultos brancos (negros e mestios tambm), no campo e nas reas urbanas, com suas histrias, com suas memrias, com suas prticas religiosas, seus hbitos e seus conhecimentos tcnicos? Medos, verdades, cuidados, forma de organizao social e sentimentos, senso do que certo e do que errado, valores culturais, escolhas gastronmicas, indumentrias e linguagem, tudo isso conformou-se no contato cotidiano desenvolvido entre brancos, negros, indgenas e mestios na Colnia.

Ainda de acordo com Freyre (2001, p. 346), a nossa herana cultural africana visvel no jeito de andar e no falar do brasileiro, pois: Na ternura, na mmica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na msica, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que expresso sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influncia negra. Da escrava ou sinhama que nos embalou. Que nos deu de mamar. Que nos deu de comer, ela prpria amolegando na mo o bolo de comida. Da negra velha que nos contou as primeiras histrias de bicho e de mal-assombrado. Da mulata que nos tirou o primeiro bicho- dep de uma coceira to boa. De que nos iniciou no amor fsico e nos transmitiu, ao ranger da cama- de- vento, a primeira sensao completa de homem. Do muleque que foi o nosso primeiro companheiro de brinquedo. (Freyre (2001,p. 348) Observa-se que de acordo com a citao acima a influncia africana foi alm cozinha e da mesa, chegando at a cama, pois era comum a iniciao sexual do "senhorzinho" branco ocorrer com uma escrava.Comum tambm era a prtica de feitios sexuais e afrodisacos pelos escravos, pois foi na "percia e no preparo de feitios sexuais e afrodisacos que deu tanto prestigio a escravos macumbeiros juntos a senhores brancos j velhos e gastos." Freyre (2001, p. 343),

A influncia do escravo negro na vida sexual da famlia brasileira destacada por, Freyre (2001, p. 381), assim: (...) O grosso das crenas e prticas da magia sexual que se desenvolveram no Brasil foram coloridas pelo intenso misticismo do negro; algumas trazidas por ele da frica, outras africanas apenas na tcnica, servindo-se de bichos e ervas indgenas. Nenhuma mais caracterstica que a feitiaria do sapo para apressar a realizao de casamentos demorados. O sapo tornou-se tambm, na magia sexual afro-brasileira, o protetor da mulher infiel que, para enganar o marido, basta tomar uma agulha enfiada em retrs verde, fazer com ela uma cruz no rosto do individuo adormecido e coser depois os olhos do sapo.

Alm da influncia na vida sexual destacado no clssico Casa Grande e Senzala, merecem nfase as canes que foram modificadas pelas negras. Tambm as canes de bero portuguesas, modificou-se a boca da ama negra, alterando nelas palavras; adaptando-as s condies regionais; ligando-as s crenas dos ndios e s suas. Assim a velha cano "escuta, escuta menino" aqui amoleceu-se em "durma, durma, meu filhinho", passando Belm de "fonte" portuguesa, a "riacho" brasileiro. Freyre (2001, p. 380)

Observa-se que as amas apropriaram-se das canes de origem portuguesa e as recriaram, dando um toque especial, o toque africano. Isso perceptvel na "infantilizao" das palavras das canes.

"A linguagem infantil tambm aqui se amoleceu ao contato da criana com a ama negra. Algumas palavras, ainda hoje duras ou acres quando pronunciadas pelos portugueses, se amaciaram no Brasil por influncia da boca africana. Da boca africana aliada ao clima outro corruptor das lnguas europias, na fervura por que passaram na Amrica tropical e subtropical. Freyre (2001, p. 382)

Deste modo, foi se delineando a lngua falada no Brasil, a lngua portuguesa que foi amplamente influenciada pelo modo de falar dos escravos africanos. A ama negra fez muitas vezes com as palavras o mesmo que com a comida: machucouas, tirou-lhes as espinhas, os ossos, as durezas, s deixando para a boca do menino branco as slabas moles. Da esse portugus de menino que no norte do Brasil, principalmente, uma das falas mais doces deste mundo. Sem rr nem ss; as slabas finas moles; palavras que s faltam desmanchar-se na boca da gente. A linguagem infantil brasileira, e mesmo a portuguesa, tem um sabor quase africano: cac, bumbum, tentn, nenn, tat, pap, papapo, lili, mimi (...) Amolecimento que se deu em grande parte pela ao da ama negra junto criana; do escravo preto junto ao filho do senhor

branco. Os nomes prprios foram dos que mais se amaciaram, perdendo a solenidade, dissolvendo-se deliciosamente na boca dos escravos. Freyre (2001, p. 382)

Nota-se que o intercmbio cultural entre os negros africanos, indgenas e portugueses foram intensos, notadamente na lngua, costumes, modos, comidas, forma de pensar e prticas religiosas. De acordo com Paiva (2001, p. 185) As trocas culturais e os contatos entre povos de origem muito diversa algo que, ento, fazia parte do dia - a dia colonial, desde a chegada dos portugueses.Isto, porque, era ampla a vivncia cultural da populao negra no Brasil colonial, refletindo amplamente na sociedade do perodo.

Deste intercmbio cultural formou-se a cultura afro-brasileira, sendo visvel influncia africana em todos os aspectos da sociedade brasileira, no sendo possvel desvincular a cultura brasileira da africana, da indgena ou da europia.

Para Paiva (2001, p.39) a formao cultural no se deu de forma linear, uniforme e harmnica. Muitos foram os conflitos, as adaptaes e os arranjos ao longo do perodo.

evidente que no estou sugerindo uma formao linear desse universo cultural, nem estou emprestando-lhe uma harmonia, que, de fato, pouco existiu. Tanto seu processo de formao quanto a convivncia no interior dele se deram (e se do) de maneira conflituosa na maioria dasezes, embora haja, tambm, adaptaes constantes, arranjos e acordos que visam a sua preservao.Paiva (2001, p. 41)

A preservao dessas prticas culturais ocorreu atravs de aproximaes e afastamentos conforme idia defendida por Paiva (2001, p.40): A conformao e a preservao do universo cultural do-se, ento, atravs das aproximaes e afastamentos, das intersees, da interveno de espaos individuais e coletivos, privados e comuns, que envolvem dimenses do viver to diversas quanto do material, da utensilagem e das tcnicas; dos costumes e tradies, das prticas e das representaes culturais; da mitologia e da religio; do fsico e concreto, do psicolgico e imaginrio; da linguagem e das escritas; da dominao, da resistncia e do transito entre elas: da temporalidade e da espacialidade; das continuidades e das descontinuidades; da memria e da histria. Tudo implicado com os campos da poltica e do econmico, provocando mutuamente contnuas reordenaes e construes sociais.

Desse modo, observa-se a formao e a preservao de uma identidade cultural, bastante plural devido s influncias: europia, africana e indgena, favorecendo uma

riqueza cultural bastante peculiar. Estas peculiaridades multiculturais manifestaram-se, principalmente, na lngua, culinria, msica, dana, religio, dentre outros.

Concluso Conclui-se que os africanos tiveram um papel importante no processo de formao cultural brasileiro, pois atravs da insero de suas prticas e seus costumes na sociedade brasileira contriburam para a formao de uma identidade cultural afro brasileira. REFERNCIAS ANTONIL, Andr Joo. Cultura e Opulncia do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia: So Paulo: EDUSP, 1982. FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 43 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. PAIVA, Eduardo Frana. Escravido e Universo Cultural na Colnia. Minas Gerais: UFMG, 2001. VAINFAS, Ronaldo. Dicionrio do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. KAVINAF, Tata Kisaba: O sacrifcio do povo africano cultura Afro - Americana. Acesso em 28 jan. 2009.

Mrcio de Carvalho C. Ferreira, funcionrio pblico, Formado em Histria licenciatura plena, pelo Instituto Superior de Educao (Ceiva) Januria MG, Ps graduado em Histria e cultura Afro-Brasileira, pela Finon. Atualmente cursa os cursos de ps graduao de Educao ambiental e Docncia do ensino superior Fonte - WebArtigos Fonte: http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/planos-de-aula/2292-ainfluencia-africana-no-processo-de-formacao-da-cultura-afro-brasileira

You might also like