You are on page 1of 24

Publicao mensal gratuita

Novembro 2008

Casa Completa: projeto inovador promover os prossionais da AEA e a qualidade de projetos e obras na cidade.

128

03

Reconhecimento da Cmara Municipal por relevantes servios prestados comunidade Obtida em 2006

Engenheiro Roberto Simo Jr. presidente@aeasjc.com.br

ndice
04 - Perfil Profissional: Engenheiro Maxuel Novo 06 - Convnio de Planta Popular 08 - Engenharia Biomdica - A Engenharia da Sade 09 - Aes GPMAI - Sustentabilidade 10 - Projeto Casa Completa 14 - Adote hbitos saudveis - Unimed 13 - Consrcio Caixa Econmica 15 - Edio Cresce Vale do Paraba 16 - Extra Extra - Engenharia e Arquitetura em Notcia 18 - Seminrio - Segurana do Trabalho 19 - WEC 2008 21 - Notcias do Crea-SP 23 - Convnios / Novos associados

Lei de Zoneamento
Muito se tem falado acerca da Lei de Zoneamento em nossa cidade, a qual ser revisada ano que vem, mas muitos ainda no entenderam o seu elevado grau de importncia na definio do presente e do futuro de So Jos dos Campos. O zoneamento um dos principais instrumentos utilizados no planejamento urbano, pelo qual a cidade dividida em reas, ou zonas, sobre as quais se aplicam diretrizes diferenciadas para o uso e a ocupao do solo, visando o desenvolvimento sustentvel do municpio. Ele deve ser baseado em um estudo detalhado do meio fsico, das caractersticas ambientais, dos usos atuais, das expectativas e necessidades dos cidados e das tendncias de crescimento da cidade, devendo ser pea de um plano maior, o Plano Diretor. Ns, profissionais das reas tecnolgicas do sistema Confea/Crea, somos a classe mais bem preparada tecnicamente para realizar tais discusses. Alm disso, a AEA-SJC j adquiriu o respeito, por mrito, de ser a instituio que por princpio se preocupa exclusivamente com a cidade, diferentemente de outras instituies que, de maneira legtima em uma democracia, possuem interesses prprios. J estamos realizando reunies em conjunto das Cmaras Tcnicas com o objetivo de elaborar contribuies de nossa entidade para uma nova Lei de Zoneamento que seja capaz de garantir o crescimento da cidade aliada preservao e ao aprimoramento da qualidade de vida de nossa populao.

Correspondncias
O diretor do Sinduscon, Jos Roberto Alves, convida para a Megasipat. O Sindicato dos Engenheiros convida para o evento Cresce Brasil edio Cresce Vale, na Univap, de 17 a 19 de novembro. A ACI convida para o Coquetel de Negcios Como prestar servios diferenciados Tcnicas e Tendncias. A coordenadora do GPMAI, Levidar Clia Pereira, agradece a parceria e contribuio da AEA/SJC.

Responsabilidade socioambiental
AEA/SJC procura utilizar produtos reciclados e ecologicamente corretos. Apia a Cooperativa de Materiais Reciclveis So Vicente, com doaes financeiras realizadas voluntariamente pelos associados. Arrecadamos R$ 1,00 por caderneta de obras e revertemos ao Prviso para a implantao do primeiro Banco de Olhos do Vale do Paraba.

Horrio de atendimento
De segunda a sexta, das 8h30 s 18h00 Informaes: (12) 3921-6259 email: diretoria@aeasjc.com.br

Expediente

A Revista Integral uma publicao mensal gratuita e dirigida da Associao de Engenheiros e Arquitetos de So Jos dos Campos. Av. Anchieta, 619 - Jd. Esplanada Tel.: (12) 3921-6259 www.aeasjc.com.br e-mail: diretoria@aeasjc.com.br / Presidente: Engenheiro Roberto Simo Junior, Vice-Presidente: Arquiteto Marcelo Guedes, 1 Secretria: Arquiteta Marily Moreira, 2 Secretria: Engenheira Elisabete Rodrigues, 1 Tesoureiro: Engenheiro Paulo Roberto Peneluppi, 2 Tesoureiro: Arquiteto Rolando Costa, Conselheiros: Engenheiro Rogerio Paiva, Engenheiro Octavio Manhes, Arquiteto Minoru Takatori, Engenheira Lucia Helena Polidoro, Engenheiro Joo Pereira Dantas, Engenheiro Jos Mauricio de Faria, Suplentes: Engenheiro Frederico Sundfeld, Engenheiro Jefferson Rocha Dalprat de Sousa, Arquiteta Valria Colussi, Arquiteto Alexandre Harrisberger, Arquiteto Jos Antonio Marcondes Cesar e Arquiteto Walter Brant . Editorao Eletrnica: Rodrigo Roveri, Jornalista responsvel: Shirley Rodrigues - MTB 22.224 - Tiragem Provisria: 1.500 exemplares (Jac Editora)

NO TOPO

04

Perfil Profissional
O engenheiro civil Maxuel Novo tem uma longa histria para contar, embora tenha se formado nessa especialidade h apenas oito anos. Sua histria profissional, na verdade, comeou bem antes, em 1984, quando ingressou na Escola de Especialista da Aeronutica, no curso de topografia.
resolveu partir sozinho para o mercado de trabalho. Abriu uma nova empresa, a Metron Topografia. Profissional apaixonado pela topografia e por tudo que faz, seu dia comea muito cedo. Alm de dirigir a Metron, Maxuel tambm professor na Unip. Psgraduado em georreferenciamento, ministra aulas de topografia, gerenciamento de projetos, clculos eltricos e meio ambiente. Para dar conta de todos os seus compromissos, chega a trabalhar 20 horas por dia. Hoje o nome Maxuel Novo referncia em Topografia. Seus clientes se estendem por todo o Vale do Paraba, So Paulo, Litoral Norte, pessoas fsicas e jurdicas, grandes e pequenos empreendimentos.

Maxuel participou das obras de implantao do Centro de Lanamento de Alcntara (MA) e de todo seu entorno: estradas, pontes, pista de pouco, prdios administrativos, de meteorologia, radar etc. Assim comeava sua jornada profissional. L permaneceu at fevereiro de 2003. Nessa poca j casado, com dois filhos, escolheu So Jos dos Campos para comear uma nova etapa de sua vida. Dinmico, logo se aproximou de outros profissionais de topografia, como o eng Pastori, Hansen, Takamura e outros, em busca de novos conhecimentos. Formou-se em Engenharia Civil em 2000 e imediatamente abriu sua primeira empresa de topografia, Maxvan, onde ficou por sete anos. Sentindo a necessidade de expandir e diversificar seus negcios,

Meu estilo
Estilo: casual, despojado. Hobby: bater papo com os amigos em um boteco. Adoro usar: perfume. Paixo: minha famlia. No falta em minha geladeira: cerveja gelada. Um filme: A Lista de Schindler. No falta em meu CD Player: MPB. Um livro: Pai Rico, Pai Pobre. Minha cidade preferida: Rio de Janeiro.

Associado AEA e-mail: contato@metrontopografia.com.br

05

Calendrio OUTUBRO - Inscries Antecipadas

PALESTRAS GRATUITAS E PALESTRAS


Nos eventos gratuitos obrigatrio 1kg de alimento no perecvel para participao
Palestra Gratuita Tintas e Texturas Data: 6 de novembro - das 18h30 s 22h Nova Sistemtica de Concesso de Atribuies Profissionais do Sistema CONFEA/CREA Data: 11 de novembro das 8h30 s 12h e das 13h s 17h Cicloturismo - A aventura de pedalar
Data: 13 de novembro - das 18h30 s 22h

Workshop Gratuito Acessibilidade


Data: 20 de novembro - das 18h30 s 22h

Alvenaria Estrutural & Pavimento Intertravados Data: 27 de novembro - das 18h30 s 22h Seminrio Engenharia de Segurana do Trabalho: Perspectivas para o Sculo XXI Data: 27 de novembro - 19h30 Local: Auditrio Unip SJC Curso Mudanas Climticas, Mercado de Carbono, Elaborao de Projetos e Inventrio de Emisses
Data: 28 e 29 de novembro - das 18h30 s 22h

Legislao Ambiental para Engenheiros e Arquitetos


Data: 19 de novembro - das 18h30 s 22h

CURSOS DE ESPECIALIZAO
Durao 24 meses - Carga Horria 380h/a - Certificao INPG - INSTITUTO NACIONAL DE PS GRADUAO

MBA Gesto Estratgica de Custos


Inicio: 03 de Novembro de 2008

MBA Gerenciamento de Empreendimentos


Inicio: 03 de Novembro de 2008

Gesto, Auditoria e Percia Ambiental


Inicio: 14 de Outubro de 2008

Gesto e Engenharia de Petrleo e Gs


Inicio: 24 e 25 de Outubro de 2008

Avaliao, Percias de Engenharia e Gesto de Contratos


Inicio: 10 e 11 de Outubro de 2008

A AEA, em parceria com a Unip, estar oferecendo curso de pos graduao em Engenharia de Segurana do Trabalho, reconhecido pelo CREA, a partir de maro de 2009. Contanto com a coordenao do Professor Doutor Leonidio, profissional de renome internacional, o curso contar com equipe altamente especializada e incluir disciplinas extras com nfase em Petrleo e Gs.

Gerenciamento de Projetos
Inicio: 01 de Novembro de 2008 (Aula Inaugural)

Local dos cursos e palestras: Associao de Engenheiros e Arquitetos Av. Anchieta, 619 Jardim Esplanada Fone: (12) 3921.6259 E-mail: contato@aeasjc.com.br

06

Convnio de Plantas Populares beneficia populao e profissionais


Como parte da responsabilidade social da entidade, a AEA-SJC, em parceria com a Prefeitura, mantm o Convnio de Plantas Populares, um servio tcnico oferecido gratuitamente populao de baixa renda que deseja construir sua casa e no possui condies de assumir a elaborao de um projeto particular. O convnio envolve orientao e assistncia tcnicas relativas elaborao, aprovao de projetos residenciais, regularizao de habitaes populares (desde que estejam de acordo com a Lei Complementar n 271/2003) e acompanhamento de obras. Os servios so fornecidos at a concluso e expedio do Habite-se.

07

Existem hoje 20 profissionais credenciados pela AEA-SJC e cadastrados na Prefeitura. Alm de serem remunerados por seus servios, os profissionais que esto chegando agora ao mercado tm a oportunidade de colocar em prtica tudo que aprenderam na faculdade. O atendimento para a Planta Popular realizado por meio de estudo socioeconmico aps agendamento prvio na Secretaria da Habitao. O interessado em se beneficiar do convnio ter que se enquadrar nos seguintes critrios: 1. Possuir apenas um imvel em seu nome. 2. A renda familiar de at seis salrios mnimos. 3. A rea de construo no pode ultrapassar 70 m. Seguindo esse procedimento, o muncipe escolhe um modelo entre os 45 existentes, tendo direito a um projeto arquitetnico com o detalhamento interno dos cmodos e total orientao tcnica de um engenheiro ou arquiteto designado pela AEA. Para que o profissional possa fazer parte do convnio, ter de ser formado em Engenharia ou Arquitetura e inscrever-se na AEA. Para a inscrio, preciso entregar seu currculo, ser scio da entidade, no ter mais do que cinco anos de formado, no possuir vinculo empregatcio com nenhuma empresa, residir em So Jos dos Campos e estar em perfeita regularidade tcnica, administrativa e legal perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de So Paulo CREA.

O contrato tem durao de dois anos, mas mesmo aps a sua sada o profissional tem por obrigao continuar dando assistncia ao muncipe at a obteno do Habite-se. Os profissionais tero obrigatoriamente que visitar a obra nas seguintes etapas.
Execuo das fundaes. Incio do levantamento das alvenarias. Respaldo das alvenarias. Colocao e escoramento das lajes. Ligao das instalaes hidrulicas e eltricas. Incio da execuo das fossas spticas, caso necessrio. Na concluso da obra para obteno do Habite-se.

Informaes com a arquiteta Edilene Bonjorni, responsvel pela Planta Polular da AEA/SJC. e-mail: bonjorni@terra.com.br

08

Engenharia Biomdica A Engenharia da Sade

Ao longo do tempo, a medicina tem sido uma das cincias dos vrios ramos do conhecimento com um nvel de progresso mais elevado. Ela se une cada vez mais tecnologia de ponta - robs servem de assistentes de mdicos, surgem sofisticados programas de diagnsticos por imagem, cirurgias e pacientes j so monitorados distncia. So buscas incessantes por melhorias da qualidade e manuteno da vida dos seres humanos, e nada disso seria possvel sem profissionais que vislumbrassem a juno da rea mdica com as descobertas da engenharia. Esse fenmeno no s cria novas profisses como exige a educao continuada desses profissionais. Por meio de um estudo estratgico de mercado, visando tanto aos fabricantes de equipamentos mdicos e hospitalares quanto aos prprios hospitais ou empresas de desenvolvimento de engenharia, detectou-se uma demanda crescente por um profissional que conhecesse e desenvolvesse essas tecnologias - com suas aplicaes - voltadas para a sade humana, alm de tambm ser capaz de reunir os conhecimentos necessrios para dialogar com os profissionais da rea mdica e da sade. dentro desse contexto que se insere esse profissional polivalente responsvel por unir a engenharia medicina. Assim, a engenharia biomdica uma rea multidisciplinar que conjuga conhecimentos de qumica, fsica e biologia, bem como as tcnicas de engenharia qumica, engenharia eletrnica, engenharia biolgica, engenharia dos materiais, bioinformtica, bioengenharia e engenharia fsica. Em busca de um profissional verdadeiramente qualificado, a Universidade John Hopkins, nos EUA, foi a primeira a formar profissionais com este tipo de perfil no mundo, em um programa acadmico completo de graduao e ps-graduao. No Brasil, a Universidade de So Paulo e a de Campinas, por volta da dcada de 50, passaram ento, a formar profissionais em ps-graduao, em um mercado verdadeiramente carente por este perfil de mo-de-obra no pas.

Mas foi s no ano de 2001 que a Universidade do Vale do Paraba, seguindo os mesmo padres norte-americanos de excelncia, veio a implementar seu programa completo de graduao e ps-graduao no Brasil na rea, formando a sua primeira turma de graduao no ano de 2005. Nesse sentido, a Engenharia Biomdica configura-se como uma nova e desafiadora especialidade dentro da engenharia, que j tem seu lugar consolidado nos pases desenvolvidos e que se encontra em seu estgio inicial em nosso pas, o que sinaliza um campo muito grande a ser explorado. MERCADO DE TRABALHO A interface entre Engenharia e Sade constitui atualmente um dos campos de trabalho de maior expanso, tanto no mbito nacional como mundial, exigindo a formao de um profissional qualificado que domine diversas reas do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de projetos e assegurando assim maior insero ao profissional formado nesta rea. No final de 2007, o Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia (Crea) confirmou o registro da profisso de engenheiro biomdico no Brasil. Fabricantes de equipamentos mdicos e hospitalares, prestadoras de servios na rea de gerenciamento e manuteno hospitalar e centros de pesquisas buscam esses engenheiros. As regies Sul e Sudeste so as reas do pas onde mais se emprega o engenheiro biomdico. So nestas regies onde se concentram muitas empresas de equipamentos e insumos mdicos e hospitalares, alm da existncia de clnicas e hospitais de pequeno, mdio e grande porte. Autora: Patrcia Oliveira de Andrade Graduada em Engenheira Biomdica pela Universidade do Vale do Paraba (Univap) Ps-graduada em Engenharia Clnica pela Universidade de Campinas (Unicamp)

09

GPMAI completa 12 anos na busca pela sustentabilidade das indstria do Vale do Paraba

Indstrias em geral carregam uma imagem de certa forma negativa para a sociedade quando o assunto meio ambiente. Num momento em que o mundo discute solues urgentes para evitar uma catstrofe ambiental, as indstrias so convocadas a participar como colaboradoras essenciais do processo de sustentabilidade do planeta.

O GPMAI uma associao de profissionais de gesto e controle ambiental nas indstrias do Vale do Paraba Paulista, que funciona como frum de discusso e intercmbio ambiental. Atualmente, rene 250 profissionais de 127 indstrias da regio, j realizou 125 reunies e tem carter estritamente tcnico. Possui representantes no Plenrio e Cmaras Tcnicas do CEIVAP e CBH-PS (Comits Federal e Estadual da Bacia do Paraba do Sul). Dos fruns de discusso, surgem aes eco-sociais prticas levadas das indstrias para a comunidade, em especial quelas em que a empresa est inserida. O GPMAI j organizou cinco seminrios abertos ao pblico, cobrindo as temticas: ISO 14001, Resduos Slidos, Efluentes, Produo mais Limpa e Responsabilidade Eco-social. A experincia acumulada levou criao de mais grupos com mesmo nome, estatuto e atividades semelhantes em Curitiba, Regio do ABC paulista, Sorocaba etc. Pretende-se com isto formar uma rede de associaes.

No Vale do Paraba, um Grupo de Profissionais de Meio Ambiente das Indstrias do Vale do Paraba (GPMAI) foi formado h 12 anos, em 30 de outubro de 1996, pelo Engenheiro Marcelo Morgado, visando a troca de experincias para que as indstrias pudessem estar frente das aes ambientalmente responsveis. Atualmente a Coordenao geral feita por Levidar Clia Pereira, da General Motors.

Para conhecer melhor o GPMAI entre no site: www.ciespsjc.org.br/gpmai e para contatos com: gpmai_vp@yahoo.com.br

10

Casa Completa:

projeto que ser lanado este ms promover os profissionais da AEA


Do alicerce satisfao, a garantia de qualidade total. So Jos dos Campos atingiu um nvel de desenvolvimento no setor da construo civil que hoje o consumidor se v cercado por uma infinidade to grande de opes que o acabam deixando sem saber para onde direcionar seu investimento na hora de construir ou reformar seu imvel, e nesse contexto que o projeto Casa Completa vem atuar como um agente fortalecedor de marcas e gerador Nesta linha de pensamento, a AEA-SJC se colocou de novos negcios, possibilitando que lojas, como parceria de um inovador projeto que promete engenheiros e arquitetos estabeleam um lao de colocar o setor da construo civil em um novo informaes e cooperao mtua. patamar de qualidade e profissionalismo: Casa Como resultado, o consumidor do setor passar Completa do alicerce satisfao seu nome. A ser lanado oficialmente no dia 20 deste ms, a contar uma estrutura completa, que lhe oferece o sucesso do projeto garantido devido a duas as melhores solues, do alicerce aos retoques caractersticas principais: sua audaciosa proposta finais de seu imvel enquanto, do outro lado, o de usar a sinergia resultante da unio entre projeto resultar em aumento de vendas para os profissionais altamente qualificados e lojistas lojistas e ampliao da carteira de clientes para os igualmente competentes e, baseado no conceito engenheiros e arquitetos da AEA-SJC. Promover e aprimorar os profissionais das reas tecnolgicas componentes do sistema Confea/ Crea sempre foi a principal misso da Associao de Engenheiros e Arquitetos de SJC. Nossa meta ver uma classe de profissionais que influencie positivamente o desenvolvimento da cidade e, com isto, se torne forte e seja reconhecida pela sociedade.

Aes e ferramentas
Toda a estrutura do projeto Casa Completa gerenciada pelo site www.casacompletasjc.com.br, que administra as informaes de todos os profissionais credenciados e permite ao participante acessar e organizar seus dados, alm de conferir sua posio no ranking de vendas e servios. Tambm sero montados estandes nos Shopping Centers da cidade, com o intuito de colocar o pblico em contato com o trabalho dos profissionais credenciados e divulgar o projeto. Dentre as estratgias de mdia do Casa Completa, destacam-se: anncio mensal na Revista Integral da AEA-SJC, criao de um programa que ser veiculado nas rdios e nos canais de TV a cabo e anncios na revista Casa Mix, o que ir proporcionar aos participantes ter sua marca divulgada para um pblico qualificado.

Como se credenciar
Empresrios, arquitetos e engenheiros que queiram se credenciar no projeto podem entrar em contato com os organizadores pelo telefone (12) 3942-1120, e-mail: lucimara@casacompletasjc.com.br ou pelo site: www.casacompletasjc.com.br.

11

Depoimentos
O projeto Casa Completa uma das iniciativas para nosso setor mais criativas e bem planejadas que surgiram nos ltimos anos. Aliar o conhecimento dos profissionais das reas tecnolgicas do sistema Confea/Crea aos empresrios mais competentes da cidade certamente trar benefcios a todos os envolvidos, especialmente a nossa querida So Jos dos Campos. Eng. Roberto Simo - Presidente da Associao de Engenheiros e Arquitetos de SJC (AEA-SJC) O principal diferencial do Projeto Casa Completa que ele trabalha com os trs pilares, o cliente, o lojista e o profissional de construo (engenherios e arquitetos), criando vantagens bastante competitivas para todos os pblicos, o programa segue os princpios da coletividade e mkt de relacionamento. Seigi Yamauchi - Dir. Estratgias de Mercado da Supera

O Projeto e seus parceiros


Idealizado pelos empresrios Kelvin Simes e Bruno Atlio, em conjunto com a agncia Supera Comunicao, Associao de Engenheiros e Arquitetos de SJC, Senac, Market Show e ACI SJC, o projeto tem o objetivo de criar um plo de negcios que oferea, atravs da sinergia entre lojas e profissionais engenheiros e arquitetos, produtos e servios diferenciados a clientes envolvidos do processo de construo, reforma, modernizao e decorao.

A rea de Design de Interiores est crescendo em conjunto com o mercado imobilirio. O desafio aliar o Design como qualidade de vida para as pessoas que buscam por esse servio. Participar de um projeto como este traz visibilidade e oportunidade para os alunos que apresentam seus trabalhos e idias desenvolvidas no curso tcnico do Senac e se projetam como profissional da rea no mercado de trabalho. E o resultado o empreendedor expondo seu espao desenhado por profissionais capacitados e qualificados. Karina Marcon Dalprat Pinto Responsvel pela rea de Design de Interiores do Senac SJC

Acredito que este projeto impulsionar o comrcio, a indstria e o setor de servios de So Jos dos Campos atravs da promoo de um marketing de relacionamento jamais visto na cadeia da construo. Flvio Alvin - Gerente Geral da ACI

12

Consrcio Imobilirio
A AEA/SJC est realizando cadastro de interessados em aderir ao Consrcio Imobilirio da Caixa Econmica Federal. Veja em que situaes voc pode usar o consrcio:
aquisio de imvel residencial ou comercial, novo ou usado, lote urbanizado, casa de campo ou de praia, stio e fazenda; reforma e/ou ampliao da sua casa; construo de imvel residencial em terreno prprio urbanizado; utilizao do FGTS para oferta de lance, conforme regras do fundo; seguro para cobertura de morte e invalidez total e permanente, para garantia das prestaes futuras; seguro com cobertura de danos fsicos ao imvel, para garantia da integridade do bem dado em alienao; tem a garantia da Caixa Consrcios, uma das administradoras que mais entregam imveis por dia no Brasil.

13

Caixa Eletrnico da CEF na AEA


Pensando em atender os profissionais da AEA e do Crea, foi instalado um terminal eletrnico de atendimento da CEF (Caixa Econmica Federal). Agora voc pode utilizar a AEA tambm para pagar suas contas. Informe-se. Mais um servio exclusivo para os associados AEA. e-mail: diretoria@aeasjc.com.br

14

Colabore com seu corao: adote hbitos saudveis


Atualmente, as doenas cardiovasculares so a principal causa de morte no Brasil e, aproximadamente, 300.000 brasileiros morrem por ano, vtimas delas. Os homens com idade superior a 45 anos so os mais suscetveis, seguidos pelas mulheres aps a menopausa. Mas existem outros fatores de risco independentes, como o histrico familiar, tabagismo, obesidade, diabetes, hipertenso, taxas sanguneas elevadas de colesterol e triglicrides e, at mesmo, o stress. A gentica no pode ser modificada, mas os outros fatores podem ser minimizados ou at mesmo excludos pela simples adoo de um estilo de vida saudvel. exceo do tabagismo, as principais causas esto relacionadas s escolhas alimentares e, portanto, dependem do prprio indivduo. Em relao obesidade, o maior perigo diz respeito localizao da gordura corporal. A circunferncia da cintura um critrio que avalia este risco e se o acmulo de gordura na regio central do corpo, o risco considerado elevado. A soluo perder peso o quanto antes, o que se consegue facilmente pela reduo da ingesto de alimentos aliada atividade fsica freqente. J os diabticos tm de trs a cinco vezes mais chance de desenvolver doenas cardacas, j que tm tendncia a aumentar a concentrao de gorduras no sangue e entupir as artrias. Por isso precisam evitar as gorduras saturadas encontradas principalmente em pratos prontos congelados, sorvetes e biscoitos recheados, o mesmo se aplicando s fontes de colesterol, como laticnios integrais, manteiga e gordura aparente das carnes. Hipertensos tambm precisam se cuidar, retirando o saleiro da mesa, excluindo os enlatados e evitando produtos industrializados que contenham glutamato monossdico, como os caldos em tabletes, sopas prontas, molhos, etc. Mas, o que bom para a sade do corao? Alimentos fontes de mega-3 como atum, sardinha, salmo e semente de linhaa j tm ao comprovada na reduo de colesterol e triglicrides. As gorduras monoinsaturadas encontradas no azeite de oliva, azeitonas, abacate, castanhas, nozes e amndoas tm a propriedade de aumentar a produo do bom colesterol, que combate o mau colesterol. Mas, por possurem muitas calorias, no podem ser consumidas sem controle, pois podem levar ao aumento de peso. O consumo habitual de soja tambm pode ajudar a controlar os nveis de colesterol e as fibras solveis encontradas em alimentos como farelo de aveia e as leguminosas como feijo, ervilha, lentilha e gro de-bico reduzem a absoro de colesterol da dieta, melhorando o perfil lipdico. Os flavonides encontrados em frutas vermelhas como amora, morango, uva e ma e tambm no suco de uva, vinho tinto, ch verde, alho e cebola podem reduzir o risco de doenas cardiovasculares pela sua ao antioxidante. No caso do vinho tinto, h ainda um outro fator de proteo envolvido, o resveratrol que inibe a agregao plaquetria, contribuindo para uma maior fluidez do sangue. Mas bom lembrar que a dose diria recomendada de duas taas para os homens e apenas uma para as mulheres, sempre com o acompanhamento de alimentos saudveis. Mas, o que resolve de vez o problema a mudana de hbitos. Abandonar de vez o cigarro, evitar o stress, dormir o suficiente, reduzir ao mnimo os produtos industrializados e aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e gros integrais, sem esquecer a atividade fsica regular. Garanto que o seu corao vai bater mais forte e por muito mais tempo, de tanta felicidade. Sheila Maria Costa e Castro Nutricionista do NAIS

15

Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento

Edio Cresce Vale do Paraba


17 e 19 de novembro | UNIVAP

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de So Paulo (Seesp) e Conselho Tecnolgico do Vale do Paraba promovem, entre os dias 17 e 19 de novembro, o 1 Seminrio Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento Edio Cresce Vale, na Univap (Urbanova), em So Jos dos Campos. O evento quer provocar a discusso, a partir da reflexo sobre os problemas atuais, de solues para planejamento urbano, transporte, comunicao, emprego, uso do solo, da gua e da agricultura no Vale do Paraba, atravs da aplicao da engenharia, da cincia e da tecnologia. Na programao, esto previstas as presenas de especialistas, como o presidente da Companhia Docas de So Sebastio, Frederico Bussinger, o diretor do Centro Regional do DEPRN, Danilo Amorim, o pr-reitor de extenso e assuntos comunitrios da Unicamp, Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib, o presidente do Confea, engenheiro Marcos Tlio de Melo, e o presidente do Seesp, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Temas:
Transporte Comunicao Transporte interestadual Relacionamento universidade empresa qualificao profissional Memria da Engenharia Agricultura e Agropecuria Soberania Alimentar Recursos Hdricos Gesto ambiental Conselhos Profissionais As inscries podem ser feitas pelo site: www.seesp.org.br. Informaes pelos telefones: (12) 3941-8369 / 3921-5964.

16

Captura de carbono
Um equipamento parecido com um telescpio gigante a mais nova arma de um grupo de cientistas canadenses na luta contra as mudanas climticas. O prottipo desenvolvido na Universidade de Calgary capaz de capturar o dixido de carbono (CO2) diretamente do ambiente, em qualquer lugar do mundo. Com a nova tecnologia, os inventores afirmam que ser possvel absorver, por exemplo, o carbono que carros e avies liberam no ar. As emisses do setor de transporte representam mais da metade dos gases do efeito estufa do planeta e so consideradas as mais difceis de serem mitigadas, justamente porque os emissores esto espalhados por todos os lugares. Os pesquisadores defendem que, quando a tecnologia for produzida em escala comercial, poder ser adotada como um complemento a outras iniciativas para reduzir as emisses dos transportes, como os biocombustveis e os veculos eltricos. Fonte: Envolverde/CarbonoBrasil

Biofbricas
Pesquisadores australianos esto um passo mais prximos de transformar plantas em biofbricas capazes de produzir leos que podero substituir os derivados do petrleo utilizados na fabricao de plsticos. Alterando geneticamente uma planta modelo, chamada Arabidopsis, eles fizeram com que o vegetal acumulasse at 30% dos chamados cidos graxos no-usuais. Esse tipo de leo normalmente retirado de derivados do petrleo, servindo como matria-prima para a fabricao de plsticos, tintas e cosmticos. A Arabidopsis apenas um modelo, que pode no ser a escolha mais eficiente possvel. Por isso, os cientistas agora esto tentando aplicar a tcnica em oleaginosas. Utilizar plantas como biofbricas tem muitas vantagens, muito alm da substituio dos cada vez mais escassos recursos petrolferos, diz o coordenador da pesquisa, Dr. Allan Green. Fonte: Site Inovao Tecnolgica

Telas maleveis
Pesquisadores da Sony e do Max Planck Institute, da Alemanha, trabalhando conjuntamente, demonstraram uma nova forma de fabricao de telas totalmente flexveis que poder tornar as telas rgidas das TVs e computadores atuais uma coisa do passado. Os pesquisadores demonstraram o funcionamento de diodos emissores de luz orgnicos, os chamados OLEDs, incorporados no interior de uma matriz de polmero viscoso, o que significa que a tela malevel, podendo ser moldada conforme a necessidade. Segundo o que pudemos averiguar, ns demonstramos pela primeira vez uma tela UC colorida verstil, transparente e totalmente orgnica. As telas descritas so tambm flexveis e apresentam excelente brilho, dizem os cientistas em seu artigo. Fonte: Site Inovao Tecnolgica

17

A Mquina do Comeo do Mundo


Embora alguns fsicos dissidentes estejam afirmando que o LHC (Large Hadron Collider) ser a mquina do fim do mundo, podendo criar buracos negros que destruiro a Terra, a maioria da comunidade cientfica quer mesmo descobrir os segredos do comeo do mundo. Os primeiros testes de funcionamento daquele que j considerado o maior experimento cientfico da histria comeou dia 10 de setembro. Pela primeira vez na histria, os cientistas podero observar dois prtons chocando-se violentamente um contra o outro, depois de acelerar ao longo de um anel de 27 quilmetros de permetro, situado a mais de 100 metros de profundidade ao longo da fronteira entre a Sua e a Frana. A construo do LHC durou 14 anos, contando com a colaborao e o compartilhamento do conhecimento de 6.000 cientistas de 181 institutos de pesquisas de diversos pases. O custo chegou a US$8 bilhes. Os fsicos brasileiros, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq/MCT), esto envolvidos nos quatro experimentos do LHC desde a dcada de 1990. Fonte: Site Inovao Tecnolgica

Mercado de trabalho
O aquecimento do mercado de trabalho para engenheiros trouxe de volta profissionais que se distanciaram das planilhas h anos, quando a estagnao econmica dos anos 80 e 90 imobilizou as obras e a atividade industrial em todo o pas. A metalrgica Gerdau, por exemplo, diz precisar de mais engenheiros metalrgicos do que h em formao no seu Estado-sede, o Rio Grande do Sul. No tem crescimento econmico sem engenheiro. Com as crises do petrleo e do crdito, o Brasil viveu duas dcadas pssimas, afirma Edemar de Souza Amorim, presidente do Instituto de Engenharia. Marcos Tlio de Melo, presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), v dois movimentos para a revigorao. O primeiro ciclo veio com as commodities agrcolas, no incio desta dcada. O segundo, com as commodities minerais e o aumento de vagas na indstria metalrgica. Segundo Luiz Scavarda, professor da PUC-Rio (Pontifcia Universidade Catlica), o Brasil deve formar 32 mil engenheiros este ano, mas esse nmero deveria ser superior a 60 mil. Fonte: Folha de S. Paulo

Envie sua sugesto para marketing@aeasjc.com.br

18

Engenharia de Segurana do Trabalho: Perspectivas para o Sculo XXI

A associao da sade e da doena ligadas exclusivamente medicina no mais compatvel com a viso contempornea, que compreende a sade como resultante dos hbitos do modo de viver, incluindo ai todos os ambientes que frequentamos, seja em casa, no lazer ou no trabalho. A manuteno da sade e da segurana dos trabalhadores, do seu ambiente laboral e, conseqentemente, da prpria empresa, so atribuies dos profissionais do sistema Confea/Crea pos graduados em Engenheiro de Segurana do Trabalho, uma vez que so estes que projetam e constroem os ambientes de trabalho e as mquinas, tanto quanto os processos produtivos e os materiais que sero utilizados. Esta nova viso, aliada s normas internacionais, como a srie ISO e OHSAS, nacionais (NBRs) e as normas regulamentadoras (NRs), tm influenciado sobremaneira o desenvolvimento das empresas de tal maneira que hoje

a preveno j passa a ser vista como investimento e no mais como custo, como tradicionalmente era vista. Porm, ainda muito temos que caminhar. Dados do governo relativos a 2007 mostram que no Brasil ocorreram 410 mil acidentes de trabalho, provocando a perda de 3 mil vidas e onerando empresas e governo em R$ 32 bilhes. A AEA-SJC, em sua misso de aprimoramento da classe, promover um seminrio, em parceria com a Unip, para discutir com profissionais de renome internacional e nacional os rumos da Engenharia de Segurana do Trabalho. O evento ser gratuito e acontecer no auditrio da Unip, em SJC, no dia 27 de junho, dia da Eng. da Segurana do Trabalho, s 19h30 , quando lanaremos a pos graduao em Engenharia de Segurana do trabalho que iniciara nova turma de maro de 2009.
Palestrante: Prof. Dr. Leonidio Francisco Ribeiro Filho Debatedores: Petrobras / Pilkington / Prefeitura SJC Data: 27/11/2008 - Horrio: 19h30 Local: Auditrio Unip SJC

Realizao

Apoio

19

Pela primeira vez no continente americano, a terceira edio do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC World Engineers Convention) que j passou pela Alemanha e pela China pretende reunir mais de cinco mil engenheiros de todo o mundo na capital brasileira, Braslia, entre 2 e 6 de dezembro de 2008.
A WEC conhecido como o maior evento da rea de engenharia em nvel mundial. Durante a 3 edio do congresso, profissionais e estudantes dos cinco continentes participaro de debates, fruns, palestras, visitas tcnicas e atividades culturais, todos norteados pelas discusses atuais de meio ambiente e engenharia sustentvel. Consolidar a WEC como um evento importante para os debates da atualidade mundial o desafio proposto pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), a Febrae (Federao Brasileira de Associao de Engenheiros) e a WFEO/FMOI (Fdration Internationale des Organisations dIngnieurs), responsveis pela realizao do congresso.

21

Notcias do Crea-SP

Encontro Estadual de Inspetores ser em dezembro

O Crea-SP realizou, dias 3 e 4 de outubro, na Cmara Municipal de Ilha Solteira, a ltima reunio regional do Colgio de Inspetores deste segundo semestre. Foram aprovadas com os profissionais da 1 Regio Administrativa do Conselho vrias propostas de melhoria da fiscalizao. Essas propostas, junto com as sugestes aprovadas nas reunies anteriores, realizadas nas demais Regies Administrativas, sero discutidas no Encontro Estadual de Inspetores, a ser realizado ainda este ano, em dezembro.

Frei Galvo recebe ttulo do Crea


O Crea-SP homenageou, dia 25 de outubro, a memria de Frei Galvo, primeiro santo brasileiro, em cerimnia na Capela do Mosteiro da Luz. Antnio de SantAnna Galvo foi o grande construtor do centenrio Mosteiro da Luz, patrimnio cultural da humanidade, valendo-se dos seus conhecimentos de Artes e Ofcios adquiridos no Colgio Jesuta da Bahia, e trabalhando mesmo como projetista, empreiteiro, pedreiro, servente, mestre-de-obra, engenheiro e arquiteto. Se vivo estivesse, o notrio paulista de Guaratinguet mereceria receber do Crea-SP a sua Carteira Profissional de Engenheiro e Arquiteto. Nessa impossibilidade, o maior Conselho de Fiscalizao Profissional do Brasil concebeu uma forma simblica de homenagem para o dia 25 de outubro, neste segundo ano de comemorao do Dia do Padroeiro dos Profissionais da Construo Civil. Os preceptores do Memorial Frei Galvo, instalado dentro do Mosteiro da Luz, receberam um diploma com o ttulo Honoris Causa de Engenheiro e Arquiteto, em reconhecimento ao exemplo de determinao e idealismo entre os profissionais da rea tecnolgica.

No encerramento do encontro em Ilha Solteira, o presidente Jos Tadeu da Silva disse que o Crea-SP est trabalhando com determinao para que tais propostas sejam aplicadas de uma vez por todas, deixando de se repetirem nos nossos prximos encontros. O Crea-SP que estamos construindo est preparado para esse desafio e lutar incansavelmente no combate atuao dos leigos e dos maus profissionais e pela retomada do status de que gozavam as nossas profisses h vrias dcadas. A funo dos Inspetores do Crea-SP Exercendo funo pblica, temporria e honorfica, o Inspetor representa o presidente do Crea-SP no municpio para o qual foi nomeado, para, junto sociedade, melhorar a eficincia da ao fiscal em defesa do exerccio profissional e da sociedade. Os Inspetores Especiais so representantes do Crea-SP nos municpios onde o Conselho no dispe de uma unidade administrativa, como acontecia em algumas cidades da regio. Hoje, em suas oito Regies Administrativas, o Crea-SP conta com cerca de 1200 Inspetores.

Convnios AEA/SJC
Descontos e vantagens para nossos associados e familiares
Acesse o site da AEA/SJC e fique por dentro de todos benefcios oferecidos para os associados e as empresas conveniadas. www.aeasjc.com.br

23

Academia ACM Assistncia Mdica e Odontolgica Clnicas Consrcio Imobilirio Escola

Estagirios Impresses / Plotagens Informtica Jurdico

Novos Associados (total de 2.894)


Csar Filippini Ierardi Cludio Soares Diniz Renan Caratti Alves Geraldo Jos de Souza Almeida Luiz Fernando Csar Marcio Fimiani Melli Carlos Roberto Italiano Benedito Galvo de Frana Neto Eng. Mecnico Eng. Civil/Metalurgista Eng. Qum./Sanitarista Eng. Eletricista Eng. Civil Eng. Mecnico Eng. Civil Eng. Agr./Seg. Trabalho Laila Fighera Marzall Lara Lopes da Costa Amado Carlos Alberto Wicher Fernando Jos Leite de Barros Wilson Koji Nishimaru Ildefonso Akira Aoki Jos dos Santos Carvalho Eng. Eletricista Est. Arquitetura Eng. Mecnico Eng. de Produo Eng. Mecnico Eng. Eletrnico Eng. Mecnico

You might also like