You are on page 1of 15

1

Tirando mais proveito da sesso prtica Parte 1


Mike Vax Por qu aquecer? Ns usamos muitos conjuntos de msculos quando tocamos um instrumento de sopro e, como um atleta, devemos aquecer esses msculos. Para obter o nosso melhor, devemos estar preparados para qualquer coisa que venha junto, tanto fisicamente e mentalmente. Quando ns aquecemos, estamos preparando nossos msculos e nossa mente para reagir corretamente para as mudanas fsicas que devem acontecer para obter um bom som, criar flexibilidade, articular as notas corretamente, fazer uso de toda extenso do instrumento e sentir se ns estamos realmente no controle de toda a situao. Quando aquecemos corretamente, temos uma melhor chance de tocar mais consistente. Ns geralmente teremos mais resistncia, mais som no instrumento e tambm teremos menos chance de machucar ns mesmos enquanto tocamos. Uma embocadura aquecida tem menos chances de ficar mais cansada, ou at mesmo, machucada. Aquecendo Corretamente Para ganhar os melhores efeitos do aquecimento, voc deve cobrir todas as bases. Quando tudo cuidado em um perodo de aquecimento, ento voc estar verdadeiramente pronto para aceitar qualquer desafio que venha em alguma ou todas as situaes enquanto toca. H cinco reas para cobrir em qualquer aquecimento. Voc deve, pelo menos, atingir todas as reas para obter um aquecimento bem sucedido. Deve tambm usar sua cabea e realmente pensar sobre tudo o que voc faz. No deixe erros acontecer, apenas porque no est suficientemente concentrado. 5 reas de Aquecimento 1- Ar/rea diafragmtica: mantenha o conceito na sua mente de assoprar atravs do instrumento, no apenas dentro dele. 2- Lbios (Embocadura): flexibilidade (ligaduras) e notas longas. 3- Lngua: escalas e arpeggios 4- Dedos: escalas e arpeggios 5- Crebro (pense sobre o que voc est fazendo use isso todo tempo) Uso do bocal para o aquecimento Eu carrego um bocal reserva no meu carro, assim eu posso fazer buzzing no caminho para o trabalho ou para qualquer lugar. No fao buzzing todos os dias como uma parte do meu aquecimento, mas eu realmente acredito que isso muito importante. Eu conheo alguns grandes trompetistas que iniciam todos os dias com o bocal por alguns minutos antes de pegarem o instrumento. Se isso funciona bem para eles, certifique-se de faz-lo!

Tirando mais proveito da sesso prtica Parte 2


Descanso Se estou em uma sala de estudos durante uma hora, provavelmente terei tocado em torno de 35-40 minutos descansando entre cada exerccio. O tempo que voc descansa to importante quanto o tempo que voc toca. Esse tempo pode ser usado para estudar o que voc tem tocado ou o que voc ir tocar, ou para ver se h alguma coisa que voc precise rever e praticar parte para corrigir algum erro. Quando estiver praticando algum exerccio, estude o prximo antes que voc pratique-o. Preste ateno na tonalidade, na marcao de tempo, nas frases, etc. Ento toque o exerccio. Deste modo, voc construir sua resistncia muito mais do que tentando matar voc mesmo durante uma hora ou mais, acabando por machucar os seus msculos. Use sua cabea Voc deve sempre pensar sobre o que est fazendo quando pratica! Isto pede uma completa concentrao! Te leva para dentro da msica que voc est trabalhando. 1) Selecione partes que esto lhe dando problemas e isole-as. Eu uso aqui uma citao muito conhecida na matemtica: O menor denominador comum. Isso pode chegar at mesmo uma ou duas notas que esto lhe dando problema. Pratique vrias vezes devagar at elas estejam confortveis e aumente a velocidade gradualmente. (Um metrnomo de extrema importncia quando praticar algo como isto). Ento, coloque a frase inteira junta. 2) Aprenda a perceber quando alguma coisa est correta e analise o que voc fez para que a passagem fosse executada realmente bem. Volte e tente recriar a mesma situao e sentimento. No permita que pensamentos negativos, como No posso tocar esta parte, entre na sua mente. 3) Quando praticar, decida antes se voc ir tocar tudo sem parar ou se ir corrigir os erros assim que eles ocorrerem. Voc deve praticar as duas maneiras para obter o mximo de proveito do seu tempo. Perto de performances, voc deve ser capaz de tocar tudo sem parar, mesmo se erros acontecerem. Praticando quando ocorrem alguns erros ou escroques (mantendo a concentrao), estar lhe preparando para qualquer coisa que possa acontecer em uma situao real de performance. Lento, muito lento, lentssimo Os msicos mais bem sucedidos so os que tm finalmente percebido que praticar lentamente a melhor maneira para tornar-se um grande trompetista. Se voc pratica muito rpido, apenas aprender os erros. Isso pode ser muito frustrante ao longo do tempo. Lembrese que nossos crebros trabalham como um computador. Se voc aliment-lo com informaes erradas, ele ir reproduzir as mesmas informaes erradas at que sejam corrigidas. Use o AR! Um instrumento de sopro no funcionar efetivamente sem um adequado uso do ar! (Esse o motivo de ser chamado de instrumento de sopro). Se voc est tentando tocar mais agudo, mais grave, mais forte, mais leve, mais rpido, mais devagar, etc, voc deve sempre apoiar seu som adequadamente.

Os 3 C 1) Confiana: a f em ns mesmos para acreditarmos que ns podemos tocar qualquer coisa que for colocada em nossa frente. Isso no quer necessariamente dizer que ns podemos ler tudo primeira vista, mas com a adequada quantidade de prtica, ns podemos alcanar nosso objetivos de tocar qualquer coisa que devemos tocar em qualquer performance! 2) Controle: habilidade para tocar o instrumento com um bom som. Isso exige muito ar, como tambm flexibilidade e notas longas. 3) Consistncia: habilidade para tocar o instrumento com um bom som e boa articulao. Isso exige muito ar, construda pela prtica de escalas, arpeggios, estudos tcnicos e estudos.

Tirando mais proveito da sesso prtica Parte 3


Prtica Diria um DEVER Se voc quer realmente tornar-se proficiente em um instrumento musical, voc deve praticar no mnimo por um curto perodo de tempo como tantos dias quanto voc possivelmente puder. Voc pode no ser capaz de praticar a mesma quantidade de minutos, ou horas, todos os dias e isso normal, mas no deixe para amanh apenas porque voc no tem uma ou duas horas. Meia hora melhor do que nada! Tente estabelecer uma meta realista para a quantidade de tempo que voc gostaria de praticar todos os dias. Descubra qual a quantidade razovel de tempo na sua agenda e tente us-la todos os dias. Planeje sua agenda de estudo semana a semana. Sente-se aos domingos e planeje um tempo de prtica para todos os dias da semana (No precisa ser a mesma quantidade de tempo todos os dias). Siga o planejamento como se isso fosse uma aula ou emprego. Provavelmente o mnima quantidade de tempo para um estudante srio no mnimo uma hora por dia (isso no inclui o tempo de aquecimento). Se voc realmente quer ser um primeiro trompete, isto deveria estar prximo de duas horas dirias. Pratique um pouco de leitura primeira vista todos os dias Leitura primeira vista, como qualquer outra coisa, necessita prtica! Voc pode ler exerccios, peas, solos, jazz ou qualquer coisa que voc tiver em mos. Livros de ritmo para bateria so timos para praticar (apenas pegue um nota para tocar e leia os ritmos). Quanto mais padres rtmicos algum possa reconhecer primeira vista, melhor a leitura rtmica ser. Na verdade, muitos bons leitores primeira vista so re-leitores. Eles j tem visto aquelas figuras muitas vezes antes e essas pessoas reconhecem as figuras cada vez que elas aparecem em uma nova pea. Conhecer teoria musical tambm ajudar a sua leitura. Se voc pode reconhecer acordes e escalas sem o contexto do que voc est tocando, voc ter que fazer menos leitura nota por nota. Tambm ser capaz de coordenar melhor seus ouvidos com os olhos, crebro com os dedos. Outra ideia til ser capaz de ler a frente do que voc est tocando no momento. Isso exige prtica, mas muitos grandes leitores primeira vista so capazes de fazer isso. Comece esse tipo de prtica lendo peas muito fceis ou estudos e apenas mantenha seus olhos um compasso a frente do que voc est tocando.

O resultado final para se trabalhar uma performance musical Tornar-se um msico vai alm de apenas ser um bom tocador. O verdadeiro msico esmera-se por um completo entendimento da msica, bem como comunicao com os outros msicos e com a platia. Tudo deve ser visto e tocando na msica: dinmicas, articulaes, fraseado, etc. As notas so apenas o comeo! A msica deve tambm ser interpretada estilisticamente correta, tocada com convico, fraseada adequadamente e com emoo. Msicos verdadeiros realmente colocam eles mesmo dentro do esprito e sentimento das performances. Traduzido do artigo Getting more out of a pratice session de Mike Vax Mike Vax um msico de jazz, tendo tocado lead e trompete solo com the Stan Kenton Orchestra, the Clark Terry Band e the U.S. Navy Show Band.

Obtendo o melhor de sua prtica diria


Thomas Hooten
Masterclasse no Atlanta Trumpet Festival Emory University 19 de Setembro de 2008 Thomas Hooten o primeiro trompete da Orquestra Sinfnica de Atlanta. Ele tambm o melhor trompetista erudito que eu j ouvi pessoalmente. Durante sua palestra, ele tocou um excerto da 5 Sinfonia de Mahler e estava to bonito que me arrepiou. Thomas compartilhou conosco, durante seu masterclasse, como obter o melhor nas nossas sesses de prtica diria. Ele comeou a palestra desenhando uma imagem como podem ver:

A parte escura do meio do crculo representa aquelas coisas que ns j temos dominado. A grande rea cinza alm de representar as coisas que ns podemos fazer ocasionalmente, mas com inconsistncia e/ou resultados pouco significativos. E a rea fora do crculo representa coisas que ns no podemos fazer totalmente. Quando praticando, muitos de ns tentam fazer muitas coisas que esto no meio da rea cinza. Ns teramos uma maior chance de sucesso, entretanto, se ns focssemos em coisas que esto na borda cinza da qual ns j temos dominado. Por exemplo: se eu estou tentando aprender como improvisar em tempos rpidos, eu no farei significante progresso se eu comear praticando muito rpido. A combinao de tempos rpidos e desafiando progresses de acordes levar-me- ao fracasso. Eu seria muito melhor tocando uma melodia que eu j conhea a algum tempo que j excedeu meu atual nvel de conforto, gradualmente aumentando a velocidade de acordo minha habilidade cresce. Este conceito para atingir os objetivos no nada novo, mas ainda algo que muitos de ns falhamos para fazer, porque ns somos muito apressados para melhorar. Na prxima vez que voc se encontrar tentando fazer algo muito cedo, lembre-se deste crculo e foque na borda do interior do crculo. A seguir esto muitas das dicas de sucesso de Thomas Hooten: Voc tocar como voc pratica: se voc no tiver sesses de prtica sria, voc obviamente, tocar assim em uma performance. Boas performances so consistentes e no um fator de sorte: quando voc est despreparado, voc precisa de sorte para conseguir tocar. Boa preparao levar a um bom resultado. No julgue voc mesmo: quando ns tocamos mal, ns s vezes tornamo-nos irritados com ns mesmos e nos criticamos excessivamente. Essas respostas emocionais negativas complicam nosso julgamento e inibem nosso progresso. Quando um problema surgir, foque nas questes sem se criticar. Nunca abandone: sempre h um caminho para melhorar. Use um metrnomo e um afinador: bom tempo e boa afinao nunca saem de moda!!! Pratique lentamente: no toque algo no tempo at que voc possa tocar em um tempo dobrado. Deixe suas sesses de estudo cada vez mais difceis: Thomas Hooten demonstrou tocando um excerto com um grande desafio de salto para uma nota aguda. Desde o desafio da nota aguda, Thomas praticar a frase enquanto saltando para uma nota ainda mais aguda. Depois disso, a nota inferior parecer fcil. Este apenas um dos trabalhos, entretanto, se voc pode realmente tocar a nota pretendida no primeiro lugar. Faa uma pausa depois de 30 minutos de prtica: depois de 30 minutos, fadiga e torna-se difcil concentrao. Thomas normalmente ajusta um despertador quando ele pratica para no exceder acidentalmente os 30 minutos. Uma vez que o tempo se esgota, ele descansa por pelo menos 10 minutos, e s vezes por uma ou duas horas. Experimente, seja criativo: voc no tem de fazer todas as coisas da mesma maneira todas s vezes. Experimente como novos repertrios, novas abordagens do material existente, e adicionar variedade a sua prtica diria. Mantenha uma agenda: Thomas mantm uma agenda muito detalhada de sua prtica, ento assim ele pode avaliar seu progresso todo o tempo. Grave voc mesmo tocando: Thomas disse basicamente o mesmo conceito que eu mencionei do masterclass de Kevin Lyons. Tome nota depois de cada aula: se voc est tendo aulas particulares, seu professor pode ter lhe dito muitas coisas das quais voc no pode se lembrar

depois da aula. Se voc gravou a aula ou tomou nota logo em seguida, voc ter uma chance muito maior de reter essas informaes. Lidar com o nervosismo: Estar muito preparado: uma boa maneira de lidar com o nervosismo estar muito preparado para que no se preocupe se voc pode ou no tocar. Lidar com o nervosismo: Toque para seus amigos: muitos de ns tornamo-nos autoconscientes e nervosos quando tocamos em frente de outras pessoas. Voc e seus colegas musicistas podem combater isso tocando regularmente em frente de cada um. Aqui est mais uma coisa que eu achei especialmente importante. Enquanto estava na faculdade, Thomas teve alguns problemas. Naquela poca, seu professor era Armando Ghitalla. Ele disse para Thomas que ele precisava mudar sua embocadura para se tornar um trompetista profissional. Em um ato de f, Thomas aceitou o conselho e passou muitos meses mal sendo capaz de tocar e veja onde ele est agora: Principal trompetista da Orquestra Sinfnica de Atlanta!!! Esta histria interessou-me muito porque eu fui um calouro da Universidade de Michigan quando tive meu primeiro problema com minha embocadura. E adivinhe quem era o chefe do departamento de trompete na poca? Ningum mais do que Armando Ghitalla!!! Retirado do website www.iwasdoingallright.com

Programao de uma rotina de estudos


Ryan Anthony
impossvel descrever completamente meu sistema de ensino apenas com palavras, sem usar a msica e em apenas um pequeno artigo. Freqentemente, me perguntam sobre conselhos e sobre meus pensamentos musicais. Aqui demonstrarei a minha rotina prtica e como a penso. Entendo que h muitas idias sobre este tema e de maneira alguma acredito que tenho a melhor soluo e que sei tudo. Como todas as pessoas, medida que melhoramos, nossas rotinas mudam porque ns continuamos a aprender mais sobre ns mesmos e sobre o instrumento. O tempo de prtica tambm ir variar de acordo com o seu nvel no instrumento. Quanto mais ns aprendemos, mais temos que praticar para manter, antes que melhoremos ainda mais. O prazo usado aqui o mnimo para um estudante de msica. No se esquea que a melhor forma de melhorar e praticar, tocar com grupos.

Aquecimento
Quatro Grupos Musculares: Estas so as necessidades para sua performance que requer um aquecimento para tirar a dvida sobre uma boa performance. Embocadura: bends, arpegios, flexibilidade Articulao: stacatto simples, duplo, triplo, articulaes curtas e passagens repetidas. Dedos: tcnica Ar: respirao, notas longas e dinmicas Aps o primeiro aquecimento, voc deveria comear a combinar estes elementos para deixar o crebro em coordenao e controle de todo o instrumento.

Quando a resposta tornar-se fcil, aumente a extenso nas duas direes (agudo e grave). A quantidade de tempo do aquecimento poder variar de dia para dia dependendo de sua condio fsica, tempo disponvel no dia ou o quanto voc tocou no dia anterior. H vrios livros de aquecimento recomendados e voc deve encontrar o que funciona melhor para voc. Eu encorajo o uso do buzzing durante o aquecimento. No importa o tamanho do aquecimento, todos os elementos devem ser abordados para garantir uma boa performance e uma carreira sadia.

Tempo de Eficincia e Programao Prtica Completa Para obter timos resultados, voc deveria programar sua prtica em trs segmentos. Isto permitir que voc construa resistncia e foque em reas especficas sem ficar cansado mentalmente tambm. 1 Seo: Manuteno e Melhoramento da Tcnica (1 hora) Comece com o aquecimento, faa uma pequena pausa para planejar sua sesso e d para sua mente e seu corpo a chance de se preparem. Os mesmos quatros msculos devem ser abordados, mas agora que j esto aquecidos, eles deveriam ser levados at o mximo da performance e at alm disso. Voc deve saber os seus limites para que tenha controle durante a performance.

Flexibilidade
Flexibilidade de lbio rpido e lento. Sempre mantendo uma linha meldica e fluda com um bom som. A flexibilidade rpida deveria consistir de pequenos intervalos enquanto a flexibilidade lenta consiste de grandes intervalos. Arpeggios so timos para ambos os exerccios.

Intervalos
Rpido e Lento Pratique ambos articulados e ligados.

Articulao
Simples, Duplo e Triplo Pratique legato e stacatto. Certifique-se que todos os estilos de articulao esto sendo trabalhados. No negligencie a prtica de articulao lenta e com passagens repetidas. Foque no incio das notas e pratique articulao dupla e tripla lentamente para garantir que as slabas soem iguais.

Tcnica
Dedos - Clarke e escalas. Lembre-se que a velocidade no a prioridade. Seu objetivo o controle de vrios tempos. V aumentando a velocidade com a coordenao limpa.

Ar

Respirao A respirao deveria ser praticada toda vez que voc pegar seu instrumento. Todos os exerccios requerem bons hbitos de respirao. A respirao a fonte para articulao, som, projeo, resistncia e extenso. Dinmica No pratique todos os exerccios em apenas uma dinmica. Msica no escrita dessa maneira, ento por que pratica dessa forma? Conhea seus limites com um bom som. Use esse conhecimento no palco. Voc ganhar confiana no palco e nunca sacrificar seu som se voc conhecer seus limites. Estenda seus limites no seu quarto de estudos. Tenha controle durante a performance. Extenso Pratique preferivelmente usando duas oitavas ou pelo menos uma oitava. Use vrias variaes de dinmica. Arpegios e escalas so teis. Certifique-se de fazer crescendos e diminuendos como se fosse uma dinmica apenas. Isto dar mais controle para voc e o preparar para diversas situaes. Escalas e Arpegios Voc deve estar confortvel em todas as tonalidades. Isto fornecer a voc a segurana necessria. Todos esses elementos devem ser combinados, tanto quanto possvel. Msica clama por isto, ento voc deveria praticar isto to bem. Isto, tambm encurtar a sua prtica e ser mais til quando estiver tocando. Nada no palco ser uma surpresa se voc praticar consistentemente todos esses elementos. 2 Sesso: Preparao de Repertrio (1/2 hora) Isto deveria ser feito em um momento diferente do dia. Seus lbios e sua mente deveriam sentir-se descansados depois da ltima sesso. Depois de um curto reaquecimento, prepare materiais pedidos para prximas aulas, recitais, audies, concertos, etc. Voc deveria sempre estar trabalhando em estudos e solos para garantir que voc sabe como utilizar todos os elementos praticados na ltima sesso. Seno, voc pode tornar-se um grande tcnico, mas no um msico completo. Se voc est trabalhando em uma audio ou concerto, o material pode ser praticado neste ponto. Se voc no conseguir praticar todas as msicas, ento voc est se sobrecarregando. A transposio deveria ser abordada nessa sesso tambm. 3 Sesso: Para Voc Mesmo (1/2 hora) No final de um difcil dia de trabalho no instrumento, toque algo para voc. Isto pode ser algo que voc goste. Lembre-se que tocar o seu instrumento agradvel. Ao fazer esta sesso, voc manter uma saudvel atitude e aprender outros aspectos sobre voc mesmo. Lembre-se que ns comeamos a tocar trompete porque era divertido! Este o momento de lembrar-se disso.

Ouvir
Esta a ltima parte e deveria ser feita todos os dias. Certifique-se de ouvir outros instrumentos e estilos. Se voc no sabe do que gosta e do que no gosta, como voc pode convencer o pblico da sua habilidade e conhecimento musical? Voc precisa saber como quer soar e como no quer. Voc tambm deveria saber como os outros estilos musicais soam. Nunca se sentir desconfortvel no palco. Ouvir ajudar a prevenir isso.

Propsito da sua Programao


Voc ir cumprir todos os aspectos do seu instrumento e crescer em uma base diria sem perder tempo! Voc tambm ser um bom msico em vrios aspectos. Para ser bem sucedido nesse negcio, voc deve ser musical, ter tcnica e habilidade em performances. Se voc no puder combinar esses trs elementos, no poder ter sucesso como intrprete na msica.

Respirao
A respirao o mais importante componente de se tocar um instrumento de sopro; entretanto, o mais esquecido. importante que voc seja conhecedor e esteja confortvel com o entendimento da tomada de uma respirao cheia e relaxada. Acredito que a msica comea quando ns comeamos a inspirar o ar. Se voc no est certo da msica que ir tocar, no poder esperar que repentinamente acontea a primeira nota. O ar deveria ser um contnuo movimento atravs de todo o processo de respirao. Se o ar contnuo, tanto na inspirao quanto na expirao, ento seu som ser cheio e sua articulao mais limpa e com mais preciso. Enquanto aprendemos a controlar novos msculos requeridos para tocar nosso instrumento (embocadura, dedos e articulao) no devemos negligenciar uma exigncia com que nascemos nossa respirao! Lembre-se que ns tocamos um instrumento de sopro. Voc deve criar o vento para que as coisas aconteam!!! Traduo: Bruno Garcia Fermiano Ryan Anthony 1 trompete da Orquestra Sinfnica de Dallas, ex-membro do Canadian Brass e artista Yamaha.

Vincent Cichowicz Filosofias Pessoais


A Tcnica

O ar o aspecto fsico mais importante do ato de tocar. a importncia fundamental que estabelece todas as facetas da performance. Respire corretamente profundo, cheio, relaxado e use a slaba Oh, como se fosse um bocejo, antes de todas as tentativas. Aps a inspirao, toque imediatamente. No tencione a regio abdominal antes de iniciar o som e concentre-se na velocidade do fluxo de ar, tencionando a regio abdominal apenas o necessrio. O fluxo de ar o elemento necessrio para o som, controle, dinmica, diversos registros etc. O fluxo de ar a chave para o termo obscuro APOIO. Permitir o fluxo de ar atravs do instrumento; deixar a resistncia e o fluxo de ar em harmonia, numa relao simbitica. No sopre difcil sopre livremente, como se estivesse soprando em uma flauta. Deixe o ar fazer o trabalho. A qualidade da sua msica depende da qualidade do seu AR!!!

10

Mantenha relaxados os msculos que no esto envolvidos diretamente. Ar + Relaxamento = SOM! Grande, cheio, puro e focado. Foque seu som para um ponto a sua frente. Quanto mais ascender, concentre ainda mais. Os lbios permanecem na posio de embocadura, mas relaxados at o ar atingilos. No faa presso. Isso permite a embocadura de encontrar o seu prprio centro de formao. A embocadura deve responder ao ar e vice-versa, e no para o bocal. Toque naturalmente. No fabrique uma embocadura e tambm no a manipule enquanto toca. O nico trabalho dos lbios a vibrao plena, livre e relaxada. A fora da embocadura est nos cantos, que tambm foca a abertura. O centro permanece o mais solto quanto possvel para responder de forma fcil e totalmente a passagem do ar. Obtenha a sensao de tocar sem pressionar contra os dentes e aumentar a vibrao. Sempre procure a cor do som o centro onde velocidade, tenso dos lbios e comprimento de ondas correspondem perfeitamente, para atingir o mximo de ressonncia. Mantenha o tempo ideal para o sincronismo dos movimentos musculares. Permita que a msica determine as aes. Quando a mudana necessria, permita que a msica d sua direo. No empregue uma determinada manipulao muscular. Toque agressivamente com desprendimento e coragem. Nunca timidamente ou com vergonha. Aplique apenas o esforo necessrio. Use apenas a quantidade de energia necessria para uma misso especial, assim reservando energia para a resistncia, extenso e volume. Em vez de controlar os lbios e a presso, permita um balano entre a velocidade do ar, cantos dos lbios e a lngua para proporcionar segurana. A sensao de tocar deve ser um fluxo constante de energia centrada atravs do instrumento at a platia. O ato de tocar torna-se fcil, ou seja, no importa o quanto ns gastamos de energia, temos de estar to relaxados quanto possvel e no desperdiar energia em tenso isomtrica. Novamente, sem isometria, msculos X tenso muscular, e no nos lbios, abdmen, pescoo, rosto, braos, ombros ou em qualquer outro lugar. Solte a embocadura controlando a fora. Impulso do ar. Observe sua reproduo, anlise, mas no julgue. Elimine o ego, deste modo voc eliminar o medo e a frustrao, falso orgulho e falsa humildade, que pode cegar voc de suas verdadeiras habilidades. Mantenha a concentrao total, com o objetivo de obter resultados tangveis. Isolar os problemas para resolve-los, mas mant-los no contexto global de tocar. Para extrair pobres traos de personalidade do ato de tocar, concentre-se sobre o resultado desejado e no sobre aquilo que est tentando eliminar. Cada nota e frase so parte de uma grande idia. Toque no contexto! Todos os conceitos musicais devem ser concebidos mentalmente antes de serem reproduzidos no instrumento. O trompete a extenso do musicista tudo o que acontece em voc ser refletido na sua performance.

11

Extenso uma extenso do meio do registro. O desenvolvimento depende de uma base forte e de uma prtica sistemtica. Na msica, a lngua usada para articular assim como no discurso, para tornar evidente o sentido da frase. Treine a articulao de vrios modos para evidenciar o significado. Use a ponta da lngua, aproximadamente, entre a juno dos dentes superiores e a gengiva. Apenas a parte da frente da lngua se move, permitindo um rpido movimento e ataques mais limpos e precisos. Nos stacattos duplos manter a slaba K, na medida do possvel mais para frente. Descanse tanto quanto voc tocou durante a prtica. No brinque quando sua musculatura estiver fatigada, porque isso causar hbitos de forma incorreta. Pare de praticar enquanto confortavelmente cansado, enquanto ainda estiver tocando bem e corretamente. Pratique at a tarefa estiver dominada, completamente sob o seu controle e fceis de executar. Maestria ir construir a confiana. Tocar trompete uma habilidade fsica altamente refinada, bem como uma arte marcial. Treine fisicamente como um atleta, mas toque a partir do corao como um artista. Passar apenas por exerccios e estudos no desenvolver habilidades. Voc deve saber o que est tentando alcanar e como est tentando alcanar. Tenha metas e planos para alcanar esses objetivos. A performance em qualquer instrumento uma questo de crescimento. Esforcese no sentido de construir e amadurecer gradualmente e de forma consistente.

Lembre-se que o objetivo final de todas as habilidades e tcnicas so a de fazer msica. Para alm disso, todos os seus esforos sero em vo. A comunicao entre intrprete e ouvinte deve ser o resultado final.

EXPERINCIAS E PENSAMENTOS
A minha principal filosofia que NS, como msicos, devemos partilhar nossas idias e experincias com algum ensinar alguma outra pessoa para que possamos melhor educar as geraes futuras. Tambm devemos incentivar outras pessoas sobre a msica para reavivar as nossas diminutas audincias. A sobrevivncia das artes e a progresso de nossa arte dependem disso. Eu tive muitos professores e aprendi uma infinita quantidade com todos eles. A maior parte dos objetivos era os mesmos, as tcnicas e as abordagens eram o que diferiam. Sinto-me feliz por ter aprendido a tocar trompete de vrias abordagens diferentes de modo que me torna mais capaz de ajudar meus alunos. Eu listei apenas alguns aspectos gerais e nome de alguns textos que eu uso em uma base regular. Estou colocando para fora algumas das coisas que aprendi com sucesso e usei mesmo to bem quanto com os meus alunos. Eu quero que algum possa se beneficiar dessa sabedoria para evoluir. APENAS ALGUMAS VALIOSAS INFORMAES

Uma das principais filosofias que eu levei comigo a partir da Eastman School foi importncia do equilbrio no que se esfora para melhorar sempre. Devemos tocar em todas as

12

reas possveis no nosso cotidiano. E quando estamos a tocar nessas reas temos de empurrlas sempre um pouco mais para frente a cada dia Praticar os extremos to confortveis, a recompensa ser grande! Permitindo-nos fazer coisas magnficas na performance musical e fazendo-lhes mais confortavelmente e com mais confiana. O trompetista deve ter uma vasta seleo de estudos onde coloque dificuldades sobre ele. O objetivo do estudo isolar um ou dois pontos crticos e trabalhar sobre eles repetidamente ao longo de todo o exerccio. Atravs da prtica individual, supera-se a dificuldade a ponto de estar confiante da sua nova habilidade. Ento, podemos voltar a uma abordagem do repertrio que colocado inicialmente um desafio sua habilidade, agora com os meios para execut-lo perfeitamente! Um trompetista nunca pode achar que tem surdinas suficientes. ( um processo temperamental!). Tenha em mente o efeito desejado e, em seguida selecione a surdina que melhor reproduza-o. Uma ateno especial s capacidades da surdina. Algumas funcionam bem em um registro e no em outros. Outras reagem diferente quando se trata de entonao e dinmica. Grave sua prtica com vrias surdinas porque pode projetar de forma diferente l na frente do que o trompetista est ouvindo. Quando usar stacatto duplo no registro grave, tente thig thig em vez de taka. Pratique em estudos tcnicos do Herbert Clarke N 05 exerccio em Sol Maior, por exemplo. Primeiramente ligado e em seguida repita sempre mantendo o ar fluindo e reto. Toque estes como o Mr. Clarke expressou, atento as dinmicas. Isto traz foco para a embocadura. Quando estiver tocando literatura, h certos momentos em que temos de escolher orientaes adequadas em nosso estilo de tocar. Neste exemplo, estou me referindo ao estilo alemo e francs de tocar. Basta manter em mente quando estes se aproximam da literatura. Alemo: nfase vertical harmnico a tera de um acorde baixa dando ao acorde um carter sombrio de som. Francs: mais horizontal; mais inflexo na linha meldica; mais fugaz e de dana a tera do acorde alta dando um carter mais brilhante. Experimente tocar peas vocais em seus recitais. Isto abre um campo de repertrio para ns! Um par que tenho tocado so Urlicht de Gustav Mahler e Standchen de Franz Schubert. Se voc executar estas obras, certifique-se de incluir tradues para a platia ou ler os textos em voz alta antes de iniciar a execuo. E, como voc preparar essas peas, aceite o desafio de transmitir o sentido do texto. Certifique-se de haver na partitura o texto. Os gregos acreditavam que a voz (na cano) era a alma escapando do corpo. Ns estamos destinados a fazer som. Ns somos pessoas, do Latim persona que significa atravs do qual o som passa. E do estilo Bel Canto, que significa bela cano o estilo ao qual aspiramos a desempenhar. Na Itlia dos sculos XVII e XVIII, o estilo Bel Canto, exigia que o cantor se comunicasse com preciso e com verdadeira emoo musical, abrangendo um alcance vocal de at trs oitavas. Grande ateno para a dico (dico que a nossa habilidade de articulao) refinamento de tom, a flexibilidade do som e da qualidade dos timbres combinados com um belo som expressivo torna-o nico. So as exigncias do repertrio orquestral desde o sculo XIX que tem requerido ao trompetista manter este nvel de desempenho e pensamento tambm. Toque duetos quantas vezes for possvel com outros instrumentos, e no apenas com outro trompetista. bom para aprender a tocar com todos os instrumentos da orquestra desde que ns temos que fazer isso freqentemente na literatura. Praticar trompete piccolo com um obo ou flauta um bom exemplo de obras de Bach. Para praticar intervalos bom encontrar um piano (ou outro instrumento de teclado) e praticar intervalos com notas sustentadas. Este um trabalho importante para os ouvidos!

13

Quais so os seis pontos da tcnica???


por David Bilger

A tcnica pode ser dividida em 6 principais categorias: sonoridade, articulao, flexibilidade, agilidade, extenso e resistncia. O que se segue so idias e exemplos de exerccios e estudos que podem ser utilizadas para melhorar estas habilidades necessrias para um trompetista. Idias sobre aquecimento e rotinas sero oferecidos mais tarde.

Som
Uma boa sonoridade no trompete uma combinao de uma embocadura funcional e a utilizao adequada do ar. Assim, os seguintes exemplos iro concentrar-se na melhoria da resistncia e do foco ou fluxo de ar (ou ambos!!!). 1Notas Longas: Tocar sustentando notas de pelo menos 12 batimentos em quatro = 60 certificando-se de que o som bom e estvel. Continue com a mesma sensao de fluxo de ar que voc obteve com as notas longas enquanto toca Herbert L. Clarke Technical Studies (# 1-5). Chamo isso de movendo notas longas. A idia manter o livre fluxo do ar que ns conseguimos com as notas longas. Tambm usar para Schlossberg Daily Drills e Claude Gordon Systematic Approach to Daily Practice. 2- Estudos de Fluncia: Estes tambm poderiam ser chamados estudos lricos. Assim como ns falamos sobre como manter o fluxo do ar no referido movendo notas longas, praticando estudos de fluncia continua a reforar a idia de sempre usar o ar suficiente. Materiais de uso para este fim so Stamp Warm at Studies (tambm usada para notas pedais), Concone Lyrical Studies, Bordogni 24 Vocalises (tambm usado para a transposio), e Cichowicz Trumpet Flow Studies. 3- Notas Pedais e Bends: Utilizando as notas pedais e os bends podem-se reforar a embocadura. Exerccios de notas pedais do Stamp Warm de Estudos e Gordon Systematic Approach ao Daily Practice so um bom modo para comear. Bend ser discutido em profundidade na classe, e exemplos podem ser encontrados no adendo. 4- Buzzing: Todos os estudos anteriores podem ser feitos com o bocal. Buzzing uma parte importante do desenvolvimento saudvel, porque obriga o trompetista a concentrar-se nas notas, em vez de basear-se no trompete para fazer isso para voc.

Articulao
uma combinao de equilbrio adequado entre a lngua e o ar. Ao praticar a articulao, um trompetista sempre deve concentrar-se em uma flutuao da lngua sobre uma base de ar e, em seguida, trabalhar a lngua em uma posio e uma movimentao fcil.

14

Articulao simples e dupla so a base de todas as articulaes, e deve ser praticado independentemente uma da outra. Sem uma rpida articulao simples, um bom triplo no possvel. No h nenhum substituto para a prtica de articulao. Seguem se sugestes de exerccios, mas literalmente cada texto tem uma seo sobre articulao. Tente Charlier 36 Etudes (# 14, 16, 22, e 25), Goldman Practical Studies (1-4), e a maioria do livro Arban.

Flexibilidade
engloba todos os aspectos de tocar trompete, especialmente articulao e extenso. Exerccios de flexibilidade de lbios so realmente exerccios para a lngua, uma vez que usa-se a lngua para produzir as notas. O livro Arban uma boa prtica, mas h outros materiais incluindo Colin Lip Flexibilities, Schlossberg Daily Drills e Irons 27 Grupos de Exerccios. Agilidade: Agilidade na verdade refere-se rapidez de um trompetista entre os dedos e crebro. Includo neste tpico est treino de habilidades, estudos de transposio e leituras. 1Habilidade com os dedos extremamente importante, e muitas vezes esquecida. Para melhorar a habilidade, recomendo praticar grandes e pequenas escalas, cromtica escalas, arpejos do Arban Complete Method. Nada pode substituir esses estudos. Outras fontes de melhorar a agilidade com os dedos so Nagel Speed Estudos e Vizzuti avanada Etudes. 2Transposio uma habilidade necessria para qualquer trompetista profissional que tenha objetivos. tambm um dos mais esquecidos, pois muito trabalho e no tem resultado a curto prazo. Comece com o Caffarelli 100 Studi Melodici e Bordogni 24 Vocalises, e mude para o Sachse 100 Etudes. Esteja ciente de que a transposio requer um investimento constante de longo prazo do seu tempo (anos!), E no deve ser menosprezada. 3Leitura a primeira vista uma habilidade que pode ser praticada numa base diria. Pegue qualquer novo, velho ou desconhecida pea de msica, e logo voc ter uma leitura. Leia duetos com um amigo, ou um desafie se apenas por diverso. Hickman Music Speed Reading um texto de qualidade com dicas sobre como melhorar suas habilidades, como Dufresne Develop Sight Reading.

Extenso
extenso (tanto aguda e grave) so funes de fora na embocadura, posio da lngua, fluxo de ar, e centragem. Muitos exerccios j discutido aumentaro a extenso, tais como notas pedais, bends, os estudos de flexibilidade, estudos de fluncia, etc. Tente praticando ligaduras de oitava enquanto certifique-se de mudar o seu som de vogal Ah! para Eeee! partindo do grave para o agudo. Certifique-se de no usar demasiadamente pequenas ou grande presso no registro agudo. Lembre se, se voc no pratic-lo, no poder faz-lo o que se aplica s notas graves tambm. Algumas coisas esto na prtica de Stamp Warm at Studies, Gordon Systematic Approach ao Daily Practice, Smith Top Tons, e Vizzuti Advanced Etudes.

Resistncia

15

Como no caso da extenso, a resistncia tambm uma combinao de muitos dos temas j abordados e ajudar com a prtica dos mesmos estudos. As duas outras coisas que vo mais rapidamente melhorar a resistncia ser a eficincia e a prtica. 1Eficincia uma necessidade para qualquer msico de metal. Tocar o trompete muito fsico e tocar eficiente ir reduzir as exigncias sobre o trompetista. Eficincia pode ser alcanada pela ateno dos seguintes procedimentos: 1. 2. 3. 4. 5. Utilize sempre um bom volume de ar e de alta velocidade. Sempre toque com o conjunto de sua embocadura. No use presso excessiva Pratique com a parte superior do corpo relaxada. Sempre pense no que est fazendo enquanto toca.

2Prtica de Dinmica outra parte de tocar trompete que muitas vezes esquecida. Lembre-se, quando praticado em nveis de dinmica muito forte, sempre mantenha seu som sem distoro e nunca cause dor fsica sozinho. No aplique presso excessiva! Trechos Orquestrais so uma boa fonte para essa prtica, como so tambm os Brandt Orchestral Etudes. Talvez o melhor recurso para a prtica de dinmica o Schilke Power Exercises. Pratique 5 minutos destes no dia e ser tudo o que voc precisa para desenvolver a fora necessria para aumentar a resistncia. Retirado de um Masterclasse do ITG Traduo: Bruno Garcia Fermiano David Bilger 1 trompete da Orquestra Sinfnica da Filadlfia

You might also like