You are on page 1of 16

1 Introduo Inovao uma das palavras que mais se ouve na atualidade. Mas, nem sempre com o mesmo significado.

. Com a popularizao do tema, a palavra inovao tem sido utilizada indiscriminadamente para tratar de diversas coisas. O meu foco de pesquisa inovao no setor de biocombustveis. Inovao, por que esta a grande responsvel por gerar competitividade (Porter, 1999; Cassiolato e Lastres, 2000; Tigre, 2002). Pretendo pesquisar como funciona o processo brasileiro de inovao para os biocombustveis, principalmente como as polticas pblicas influenciam nesse processo. Um dos pontos que pretendo avaliar a efetividade de nossas polticas pblicas. Ser que nossas polticas so voltadas para inovao? Ou ser que ns ainda no compreendemos adequadamente esse processo e nossas polticas pblicas de inovao para o setor, so de fato polticas de desenvolvimento cientfico e tecnolgico? Com todas essas dvidas em mente, inicio este trabalho ainda numa fase preliminar de toda uma cadeia de conhecimentos que sero necessrios para tratar as questes propostas. Neste texto irei avaliar a governana da Administrao Pblica Federal (APF) sobre o setor de biocombustveis. Ser utilizada a definio do Banco Mundial (1992: p. 1) para governana: a maneira pela qual o poder exercido na gesto dos recursos econmicos e sociais de um pas para o desenvolvimento. Mas por que comear avaliando este tpico? Altenburg, Hillebrand e Meyer-Stamer (1998) e Esser et al. (1996) ao desenvolverem o quadro conceitual da competitividade sistmica, nos mostram que os fatores que estimulam ou dificultam o desenvolvimento industrial dinmico no so somente os da empresa num nvel micro ou da poltica econmica nacional num nve macro. Existem dois outros nveis de importncia fundamental: no nvel meta tratada a capacidade de integrao social e de formular e implementar estratgias; e no nvel meso constam as estruturas de apoio, as polticas setoriais especficas que incentivam, complementam, e aumentam os esforos no nvel da empresa. Sendo assim, a capacidade da APF em se organizar, formular e implementar estratgias considerada fundamental para a competitividade sistmica. A partir de entrevistas semi-estruturadas com representantes dos principais Ministrios envolvidos com o tema, busco compreender como a APF se organiza para tratar dos diversos aspectos relacionados aos biocombustves, bem como identificar alguns pontos falhos. A inovao no foi o tema central das entrevistas apesar de ter sido tratada. O intuito foi avaliar a governana de maneira geral para tentar a partir da encontrar relaes com a poltica especfica de inovao.

Numa avaliao econmica clssica, os biocombustveis seriam produtos substitutos dos combustveis fsseis. Ou seja, simplificando o conceito, poderamos afirmar que o etanol concorreria com a gasolina e seria preferido pelo consumidor quando apresentasse custos inferiores. Sendo similar o caso do biodiesel em sua concorrncia com o diesel. Porm, aqui no tratamos exclusivamente de uma curva de oferta e demanda clssica. Os biocombustveis tem sido crescentemente utilizados no mundo por uma srie de fatores: diminuio da emisso de gases de efeito estufa, melhoria da segurana energtica, possibilidade de gerao de renda em pases sem reservas de petrleo etc. Sendo assim, alm da Competivividade Sistmica, que destaca a importncia do governo para competitividade, neste setor especfico, o governo tem um papel ainda mais amplo de avaliar as externalidades positivas destes outros fatores e decidir sobre a convenincia de se investir nesta rea. A existncia de polticas pblicas essencial para o setor de biocombustveis. De maneira geral os biocombustveis tm um preo superior ao dos combustveis fsseis. Existem algumas excees como o caso do etanol no Brasil, que apresenta um preo vantajoso para o consumidor em alguns estados e em alguns perodos do ano. Porm, essa no a regra, de forma que essa indstria tem sido criada por mandados legais institudos das maneiras mais diversas. Mesmo no Brasil, este custo competitivo s foi obtido aps dcadas de investimento. Alguns pases subsidiam a indstria, outros obrigam a mistura e repassam o custo para o consumidor, outros pases aumentam artificialmente o preo dos combustveis fsseis por intermdio de polticas tarifrias. O Brasil um exemplo de pas que usa diversas tticas para fomentar este segmento.

2 Estratgia, Competitividade e Inovao Para Barney (1991) a implementao de uma estratgia de criao de valor nica, ou seja aquela que no esteja sendo implementada por nenhum de seus competidores, que gera vantagem competitiva. Para o autor, a vantagem competitiva gerada por recursos que provem valor superior para o cliente, sendo que Dierickx e Cool (1989) destacam que necessrio que esses recursos resistam duplicao pelos competidores e Collis e Montgomery (1995) agregam que necessrio que possam ser apropriados pelas organizaes. Assim como Han, Kim e Srivastava (1998) (apud Gattermann Perin, Hoffmann Sampaio e Hooley, 2007) vemos a habilidade de inovar como um recurso valioso. Peteraf (1993) nos apresenta que para a VBR as fontes de vantagem competitiva so a heterogeneidade, a baixa mobilidade dos recursos, as limitaes ex-post (requisitos de imitao e substituio imperfeita) e ex-ante (custo inferiores renda a ser obtida)

competio. Tambm aqui entendemos que a busca pela vantagem competitiva gerada pela inovao, tal como Burlamaqui e Proena (2003). Porter (1993) ao desenvolver sua teoria sobre a competitividade de pases concentrouse nas polticas macroeconmicas e vantagens comparativas baseadas em recursos naturais, mo-de-obra, e capital. Tendo posteriormente, conforme destacam Costa e Hoffman (2008), incrementado sua viso incluindo o ambiente de negcios criado para as empresas e a capacidade na utilizao de bens e servios valiosos. Cassiolato e Lastres ( 2000) afirmam que a inovao e o conhecimento so os principais fatores que definem a competitividade e o desenvolvimento das naes. E que estes fatores dependem cada vez mais de processos interativos de natureza explicitamente social. Os autores destacam ainda que a colaborao e montagem de redes tem marcado o processo inovativo. Castells (1999) afirma que na sociedade em redes, a inovao e a velocidade para processar informaes que so os principais fatores de competitividade. O autor tambm destaca que o estado um agente de interveno estratgico nos processos econmicos e que os contextos institucionais e regulatrios so extremamente importantes para as empresas (Castells, 1998). Nelson (1992) ao avaliar os sistemas nacionais de inovao considera que um ambiente que sustenta a competitividade baseado num sistema nacional de normas, regras e instituies que definem os incentivos que moldam o comportamento das firmas. Nos parece que tem havido um crescente reconhecimento da complexidade ligada ao processo de gerao de inovao e de competitividade, e tal fato nos leva a crer que a competitividade sistmica de Esser et al. (1996) fornea uma abordagem adequada para analisar as polticas relacionadas inovao. Para Altenburg, Hillebrand e Meyer-Stamer (1998) a anlise do nvel meso da competitividade sistmica consiste em duas partes. As mesoinstituies, que oferecem servios especficos para as firmas industriais e as mesopolticas, que trabalham a regulao e outras condies especficas de um setor. Iremos avaliar neste estudo as estruturas de governana para formulao das mesopolticas .

3 Governo em Rede Weaver e Rockman (1993) (apud Tsebelis,1997), relacionam dez capacidades que so necessrias a todos os governos: definir e sustentar prioridades; destinar recursos para os 3

objetivos mais eficazes; inovar quando as velhas polticas fracassam; coordenar metas conflitantes; impor perdas a grupos poderosos; representar interesses difusos e desorganizados ao lado dos interesses mais concentrados e bem organizados; garantir a execuo dos programas; assegurar a estabilidade dessas polticas, para que possam produzir efeitos; estabelecer e manter compromissos internacionais, visando o bom desenvolvimento a longo prazo; e sobretudo, administrar as clivagens polticas, para que no ocorra uma guerra civil. Na dcada de 70 vrios pases tentaram reestruturar suas sociedade de uma maneira top-down usando um modelo hierrquico de governana. Sem nos alongarmos nos motivos, verificamos que esse modelo no foi bem sucedido, gerando severas estagnaes na dcada de 80, como foi o caso no Brasil. Mayntz (1991) considera que modelos de governana autocrticos e hierrquicos esto se tornando obsoletos e que novas formas de governana esto emergindo baseadas numa nova maneira de interao entre o estado e atores sociais, tipicamente em redes horizontais. Para Jordan e Schubert (1992: 11) (apud Labra, 1999) dada a nova realidade poltica do processo pblico transformado por fatores como a organizao da sociedade em coletividades; a setorializao, sobrecarga e ampliao do policy-making; a fragmentao do Estado e o embaamento das fronteiras entre o pblico e o privado vrias metforas tm sido utilizadas para descrever os formatos de intermediao de interesses: comunidades polticas, redes polticas ou redes de questes. Labra (1999) ao concluir sua anlise sobre polticas, modos de policy-making e intermediao de interesses afirma que o modelo de policy-making tende a configurar-se em clusters de redes de poltica ou de comunidades de poltica cada vez mais especializadas, restritas e com tendncias oligrquicas, nas quais predominam representantes da burocracia estatal qualificados legal e politicamente para tanto. Para melhorar a coordenao entre os distintos nveis intitucionais a forma polticainstitucional que parece mais adequada o estado em rede (Castells, 1998). Marini e Martins (2004) propem o governo matricial como uma maneira de tratar dois problemas: a baixa implementao dos planos estratgicos formulados e a fragmentao, considerada como falhas de coerncia, coordenao e consistncia nas polticas e programas de governo. Para os autores trata- se de se sobrepor estrutura governamental (predominantemente) mecanicista, estruturas em rede com feies orgnicas voltadas para resultados. O novo Estado-rede passa ento a ser um elemento concertador, ativador e direcionador do mercado e sociedade civil. Que, para Castells (2008) se caracteriza pelo compartilhamento da autoridade ( a capacidade institucional de impor uma deciso) no mbito de uma rede de instituies.

Para Agranoff e McGuire (2001) (apud Marini e Martins, 2004) o governo em rede so arranjos multi-organizacionais para resolver problemas que no podem ser abordados, ou abordados facilmente atravs de uma nica organizao. Esta organizao no substitui as estruturas hierrquicas, mas atendem bem as situaes hbridas que apresentam crescente complexidade dos ambientes interno e externo (Morgan, 1977). Embora talvez no seja uma opo deliberada e explcita, observamos que o Governo Brasileiro possui uma organizao matricial, se no, em todos os temas, pelo menos em alguns. No setor de biocombustveis, esta organizao observada na existncia de Conselhos e Comisso que so integrados por vrios rgos. Iremos analisar um pouco mais detalhadamente a organizao formal destes grupos no mbito da APF.

4 A estrutura legal de governana dos biocombustveis na APF

A lei N 9.478, de 6 de agosto de 1997, dispe sobre a poltica energtica nacional. Nesta lei j constava a obrigatoriedade de se incentivar as energias renovveis, as quais incluiam os biocombustveis. A Medida Provisria 532 de 2011, transformada na lei n 12.490, de 16 de setembro de 2011, fez uma srie de alteraes no texto original, explicitando e reforando o papel dos biocombustveis. Os Princpios e Objetivos da Poltica Energtica Nacional so relatados no art. 1 da lei 9.478. Esto destacadas as incluses realizadas em leis posteriores: I - preservar o interesse nacional; II - promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energticos; III - proteger os interesses do consumidor quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos; IV - proteger o meio ambiente e promover a conservao de energia; V - garantir o fornecimento de derivados de petrleo em todo o territrio nacional, nos termos do 2 do art. 177 da Constituio Federal; VI - incrementar, em bases econmicas, a utilizao do gs natural; VII - identificar as solues mais adequadas para o suprimento de energia eltrica nas diversas regies do Pas;

VIII - utilizar fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econmico dos insumos disponveis e das tecnologias aplicveis; IX - promover a livre concorrncia; X - atrair investimentos na produo de energia; XI - ampliar a competitividade do Pas no mercado internacional. XII - incrementar, em bases econmicas, sociais e ambientais, a participao dos biocombustveis na matriz energtica nacional. (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) XIII - garantir o fornecimento de biocombustveis em todo o territrio nacional; (Includo pela Lei n 12490, de 2011) XIV - incentivar a gerao de energia eltrica a partir da biomassa e de subprodutos da produo de biocombustveis, em razo do seu carter limpo, renovvel e complementar fonte hidrulica; (Includo pela Lei n 12490, de 2011) XV - promover a competitividade do Pas no mercado internacional de biocombustveis; (Includo pela Lei n 12490, de 2011) XVI - atrair investimentos em infraestrutura para transporte e estocagem de biocombustveis; (Includo pela Lei n 12490, de 2011) XVII - fomentar a pesquisa e o desenvolvimento relacionados energia renovvel; (Includo pela Lei n 12490, de 2011) XVIII - mitigar as emisses de gases causadores de efeito estufa e de poluentes nos setores de energia e de transportes, inclusive com o uso de biocombustveis. (Includo pela Lei n 12490, de 2011)

4.1

CNPE Conselho Nacional de Poltica Energtica

O Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE) um rgo de assessoramento do Presidente da Repblica. No Art. 2 da lei 9.478 so relacionadas as atribuies e medidas especficas a serem tomadas pelo CNPE: I - promover o aproveitamento racional dos recursos energticos do Pas, em conformidade com os princpios enumerados no captulo anterior e com o disposto na legislao aplicvel;

II - assegurar, em funo das caractersticas regionais, o suprimento de insumos energticos s reas mais remotas ou de difcil acesso do Pas, submetendo as medidas especficas ao Congresso Nacional, quando implicarem criao de subsdios; III - rever periodicamente as matrizes energticas aplicadas s diversas regies do Pas, considerando as fontes convencionais e alternativas e as tecnologias disponveis; IV - estabelecer diretrizes para programas especficos, como os de uso do gs natural, do carvo, da energia termonuclear, dos biocombustveis, da energia solar, da energia elica e da energia proveniente de outras fontes alternativas; (Redao dada pela Lei n 11.097, de 2005) V - estabelecer diretrizes para a importao e exportao, de maneira a atender s necessidades de consumo interno de petrleo e seus derivados, biocombustveis, gs natural e condensado, e assegurar o adequado funcionamento do Sistema Nacional de Estoques de Combustveis e o cumprimento do Plano Anual de Estoques Estratgicos de Combustveis, de o o que trata o art. 4 da Lei n 8.176, de 8 de fevereiro de 1991; (Redao dada pela Lei n 12490, de 2011) VI - sugerir a adoo de medidas necessrias para garantir o atendimento demanda nacional de energia eltrica, considerando o planejamento de longo, mdio e curto prazos, podendo indicar empreendimentos que devam ter prioridade de licitao e implantao, tendo em vista seu carter estratgico e de interesse pblico, de forma que tais projetos venham assegurar a otimizao do binmio modicidade tarifria e confiabilidade do Sistema Eltrico. (Includo pela lei n 10.848, de 2004) VII - estabelecer diretrizes para o uso de gs natural como matria-prima em processos produtivos industriais, mediante a regulamentao de condies e critrios especficos, que visem a sua utilizao eficiente e compatvel com os mercados interno e externos. (Includo pela Lei n 11.909, de 2009) VIII - definir os blocos a serem objeto de concesso ou partilha de produo; (Includo pela Lei n 12.351, de 2010) IX - definir a estratgia e a poltica de desenvolvimento econmico e tecnolgico da indstria de petrleo, de gs natural, de outros hidrocarbonetos fluidos e de biocombustveis, bem como da sua cadeia de suprimento; (Redao dada pela Lei n 12490, de 2011) X - induzir o incremento dos ndices mnimos de contedo local de bens e servios, a serem observados em licitaes e contratos de concesso e de partilha de produo, observado o disposto no inciso IX. (Includo pela Lei n 12.351, de 2010) o O CNPE, teve a sua composio estabelecida pelo Decreto N 3.520, de 21 de junho de 2000, em seu art. 2, com incluses realizadas pelo Decreto n 5.793 de 2006 e 6.685 de 2008. 7

Sendo integrantes atuais do Conselho: os Ministros de Estado de Minas e Energia; da Cincia e Tecnologia; do Planejamento, Oramento e Gesto; da Fazenda; do Meio Ambiente; do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; da Integrao Nacional; da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; o Ministro Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica; um representante dos Estados e do Distrito Federal; um representante da sociedade civil especialista em matria de energia; um representante de universidade brasileira, especialista em matria de energia; o Presidente da Empresa de Pesquisa Energtica - EPE; e o Secretrio-Executivo do Ministrio de Minas e Energia.

4.2

CIMA Conselho Interministerial do Acar e do Alcool

O CIMA Conselho Interministerial do Acar e do Alcool foi originalmente criado sob o nome de Comisso Interministerial do lcool (Cinal), no mbito do Ministrio de Minas e Energia e era composto pelos Ministrios de Minas e Energia; da Fazenda; da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrria; da Indstria, do Comrcio e do Turismo; da Integrao Regional; da Cincia e Tecnologia; Secretaria de Planejamento, Oramento e Coordenao da Presidncia da Repblica; e Departamento Nacional de Combustveis do Ministrio de Minas e Energia. Posteriomente o Cinal foi, em 1995, transferido para o mbito do MDIC. Em 1.997 foi criado o Conselho com a nomenclatura atual, sendo, em 1.999, composto pelos Ministrios da Agricultura e do Abastecimento; da Fazenda; do Planejamento, Oramento e Gesto; do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; de Minas e Energia; do Meio Ambiente; das Relaes Exteriores; e da Cincia e Tecnologia. Em 2.000 o o Conselho foi reformulado pelo Decreto N 3.546, de 17 de julho de 2000, tendo a sua composio sido bastante reduzida , para os Ministrios: da Agricultura e do Abastecimento; da Fazenda; do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; e de Minas e Energia. O objetivo do CIMA deliberar sobre as polticas relacionadas com as atividades do setor sucroalcooleiro, considerando, entre outros, os seguintes aspectos: I - adequada participao dos produtos da cana-de-acar na Matriz Energtica Nacional; II - mecanismos econmicos necessrios auto-sustentao setorial; III - desenvolvimento cientfico e tecnolgico.

4.3

CEIB Comisso Executiva Interministerial do Biodiesel 8

Compete Comisso Executiva Interministerial (CEIB) elaborar , implementar e monitorar programa de biodiesel, propor os atos normativos que se fizerem necessrios implantao do programa, assim como analisar, avaliar e propor outras recomendaes e aes, diretrizes e polticas pblicas. (Brasil, 2011a) A Comisso Executiva Interministerial subordina-se Casa Civil da Presidncia da Repblica e integrada por um representante dos seguintes rgos: Casa Civil da Presidncia da Repblica; Secretaria de Comunicao de Governo e Gesto Estratgica da Presidncia da Repblica; Ministrios da Fazenda; dos Transportes; da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; do Trabalho e Emprego; do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; de Minas e Energia; do Planejamento, Oramento e Gesto; da Cincia e Tecnologia; do Meio Ambiente; do Desenvolvimento Agrrio; da Integrao Nacional; das Cidades;e do Desenvolvimento Social.

Metodologia

Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com representantes dos principais Ministrios envolvidos com a poltica de biocombustveis: Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; Desenvolvimento Agrrio; Agricultura, Pecuria e Abastecimento; Cincia, Tecnologia e Inovao; Minas e Energia e Casa Civil. Optou-se por realizar as entrevistas sem gravao e identificao dos participantes pois se desejava obter as opinies das pessoas participantes do processo e conhecedoras do assunto. Em contatos preliminares foi constatado que com a existncia de gravao os entrevistados necessitariam fornecer as posies oficiais sobre as questes apresentadas j que eram representantes de seus respectivos rgos nos conselhos e comisso referidos. Segundo Flick(2009) a entrevista semi-estruturada apresenta as vantagens:..........

6 Resultados Marini e Martins (2004) destacam que para o Governo Matricial gerar resultados adequados, necessrio alinhamento horizontal e vertical. O alinhamento horizontal contempla o alinhamento dos pontos de implementao no mbito de cada programa, com a definio de arranjos especficos de coordenao para que os resultados dos respectivos programas possam ser alcanados. O alinhamento vertical requer o alinhamento das organizaes com os resultados dos programas que as perpassam. Ser que o arranjo institucional brasileiro tem garantido o alinhamento horizontal e vertical necessrios ao sucesso dos programas de biocombustveis? 9

Todos os entrevistados afirmaram que no recebem orientaes ou determinaes do CNPE para execuo de suas atividades. Alguns comentaram que no caso do biodiesel, o CNPE foi envolvido somente para homologar os aumentos de mistura do biodiesel ao diesel, conforme exigido pela lei 11.097 de 2005. Um dos entrevistados, inclusive, informou que as decises do CNPE relativas aos aumentos de mistura de biodiesel que ocorreram: 3% em 01/07/2008, 4% em 01/07/2009 e 5% em 01/01/2010, foram todas decididas pelo presidente do CNPE e homologadas ad referendum e que somente posteriormente o assunto foi levado reunio do Conselho. Tais decises foram discutidas no mbito da CEIB, feita uma exposio de motivos para justificar a proposio de aumento da mistura e enviado ao CNPE devido as exigncias legais. Alguns dos comentrios sobre o CNPE foi que ele um Conselho eltrico e que biocombustveis um assunto muito pequeno para o Conselho, que envolve um grande nmero de Ministros. Podemos concluir que o CNPE no tem se envolvido no planejamento ou na conduo de aes relacionadas aos biocombustveis, apesar de ter esta atribuio legal. Cabe ressaltar que a recente mudana governamental na rea de biocombustveis, passando o controle do setor de etanol do MAPA para o MME/ANP alterou as atribuies do CNPE, explicitando e reforando o papel desse Conselho. Aps as mudanas ocorridas em abril deste ano, no houve reunies do CNPE, de maneira que no possvel avaliar se o assunto foi introduzido na pauta do Conselho Quanto atuao do CIMA, houve entrevistado que apesar de ter importante atuao no setor de etanol simplesmente desconhecia este Conselho. Outros entrevistados que no so de Ministrios que participam do CIMA, ou que no so os representantes de seus rgos no Conselho afirmaram no conhecer a atuao do rgo, a no ser as reunies que determinaram aumentos ou diminuies da mistura de etanol gasolina. Dentre os entrevistados que participam do CIMA, h um consenso que este Conselho foi perdendo a fora e que atualmente quase somente se rene para decidir sobre o percentual de mistura do etanol gasolina. De fato, em boa parte das vezes as reunies nem mesmo ocorrem, a deciso proposta ad referendum. Um dos entrevistados apresentou uma justificativa para tal fato. Segundo o mesmo, no governo do Lula o setor de etanol tinha uma grande fora poltica e tinha um trnsito muito fcil diretamente com a Presidncia da Repblica. Tal situao diminuiu o poder do CIMA, pois quando representantes do setor necessitavam de discutir ou resolver alguma coisa iam diretamente ao Ministrio responsvel e faziam a requisio. Como era conhecida a predileo do presidente pelo tema e os estreitos laos com o setor, a maioria dos pleitos era atendida. Com essa interao direta com cada instituio o papel do Conselho foi sendo reduzido. 10

Os entrevistados que no representandes de seus rgos no CIMA foram unnimes em afirmar que no recebem orientaes ou diretrizes deste Conselho. Instituies com atuao importante no setor usam de mecanismos diversos para estabelecer suas prioridades de ao, j que no h uma comunicao formal ou informal sobre quais devem ser as prioridades a cada perodo. Outro consenso dos entrevistados que falta ao CIMA a representao de alguns Ministrios que so relevantes para o tema. Quanto quais seriam os Minstrios a serem includos, no houve concordncia. Dentre os rgos oficialmente consttuidos para governana do setor de biocombustveis, a CEIB foi aquele que se destacou como sendo considerada a que tem uma atuao melhor. De maneira geral os entrevistados concordam que o espao de discusso institudo na Comisso proveitoso, permitindo aos participantes conhecer os vrios aspectos do Programa de Biodiesel, bem como seus problemas. Tambm h concordncia que neste caso as diretrizes so mais claramente definidas. Um dos entrevistados afirmou que mesmo no recebendo peridica e formalmente as diretrizes que deveria seguir, consegue nas reunies antever problemas e j buscar trat-los. Questionados sobre a diferena de atuao do CIMA e da CEIB, consenso dos entrevistados que a maturidade dos setores de etanol e do biodiesel bastante diferente e que tal fato se reflete no Conselho e na Comisso. Numa fase considerada de implantao, o biodiesel necessitaria de uma superviso mais estreita e devido a suas caractersticas de envolvimento do aspecto social necessita de mais instituies envolvidas. O atual momento de avaliao das atividades para se definirem os princpios e diretrizes futuros. Um dos entrevistados considerou extremamente adequada a atuao da CEIB, que redigiu um relatrio dos resultados e principais problemas ocorridos e que realizou um ciclo de audincias pblicas no incio do ano para discutir com todos os envolvidos o futuro do Programa de Produo de Biodiesel. No identificamos que algo similar tenha sido feito para o setor de etanol, no mbito do CIMA. Tambm houve consenso entre os participantes sobre a inadequao da composio atual da CEIB. Se no etanol a questo acrescentar algumas instituies importantes, no bidiesel a questo inversa, existem participantes em excesso. Diversos entrevistados informaram que vrios Ministrios que so formalmente participantes da CEIB no participam das reunies ou so pouco relevantes para as atividades a serem executadas. Tal fato foi considerado como derivado da preocupao inicial de incluir todos os possveis envolvidos com as questes do Biodiesel. Atualmente, os entrevistados consideram que j sabido quais so os rgos mais envolvidos com o tema e que uma reduo na composio da Comisso seria proveitosa para dar mais agilidade s discusses.

11

Um tpico que no havia sido previamente planejado para ser abordado nas entrevistas foi o relacionamento dos Ministrios com suas agncias, a se considerando as instituies da Administrao Indireta, Institutos e rgos de fomento. Alguns entrevistados afirmaram que um dos fatores responsveis por uma certa descoordenao governamental a independncia das agncias. Dois entrevistados citaram o caso do Inmetro, que iniciou o desenvolvimento de um programa de certificao de biocombustveis que foi considerado inadequado pelos diversos Ministrios envolvidos com o tema. O programa s foi interrompido aps severas desavenas entre alguns lderes das instituies envolvidas na discusso e interveno do 1 escalo do governo. Teve entrevistado que considerou que tal situao s ser resolvida com a incluso das agncias diretamente nas discusses e nos fruns decisores. Outro entrevistado considera que tal problema tem diminuido e que tem ocorrido uma melhor definio sobre o papel dos Ministrios e suas agncias vinculadas, permitindo uma melhor coordenao.

7 Concluso O Brasil no possui uma estratgia definida para os biocombustveis de forma ampla. No existem metas claras quantificadas, e consequentemente tambm no existem definies sobre quais os caminhos a seguir. Existem determinaes legais para misturas de etanol gasolina e de biodiesel ao diesel. Porm, no setor de etanol no foram identificadas medidas coordenadas para se garantir o abastecimento necessrio para mistura obrigatria. Quanto ao consumo livre de etanol hidratado, diretamente nos carros a etanol ou flex, tambm no identificamos medidas para garantia do abastecimento. Cabe ressaltar que houve uma profunda desregulamentao do setor de etanol na dcada de 90, deixando o mercado quase totalmente livre. Com a crise de oferta que vem ocorrendo, j houve um reao governamental com as alteraes propostas pela MP 532. No possvel ainda avaliar os efeitos de tais alteraes. No setor de biodiesel a fase inicial de implantao prevista para atingir os 5% de mistura j se concluiu e a CEIB vem conduzindo discusses para a prxima etapa. No identificamos nenhuma estrutura articulada no governo que esteja discutindo as outras alternativas de energia derivadas da biomassa, tais como o bioquerosene de aviao, o biogs, a energia eltrica proveniente da biomassa. Tais discusses ocorrem, porm, em mbitos de uma ou outra instituio interessada no tema, sem um mecanismo de coordenao.

12

Para atingir a competitividade sistmica (Altenburg, Hillebrand e Meyer-Stamer, 1998; e Esser et al.,1996) a capacidade de integrao social e de formular e implementar estratgias fundamental, sendo denominada de nvel meta. Na pesquisa e nas entrevistas realizadas, observamos que os mecanismos de governana da APF para o setor no contemplam a totalidade dos assuntos (s envolvem biodiesel e bioetanol) e no so efetivos em coordenar todas as atividades. Este nvel necessita ser melhor organizado e implementado. O estado em rede (Castells, 1998; e Marini e Martins, 2004) como um elemento concertador, ativador e direcionador do mercado e sociedade civil ainda no est funcionando adequadamente para os biocombustveis. Necessitamos evoluir nossa capacidade matricial de trabalho para reforar o nvel meso de coordenao para formular e implementar estratgias.

13

Bibliografia

ALTENBURG, T.; HILLEBRAND, W.; MEYER-STAMER, J. Policies for Building Systemic Competitiveness. Conceptual Framework and Case Studies of Mexico, Brazil, Paraguay, Korea and Thailand. Berlin: German Development Institute, 1998.

Brasil, 2011. Disponvel http://www.mme.gov.br/mme/menu/conselhos_comite/cnpe.html Acessado em 13/11/2011

em:

Brasil, 2011a. Disponvel http://www.mme.gov.br/programas/biodiesel/menu/programa/estrutura_gerencial.html Acessado em: 14/11/2011

em:

BURLAMAQUI, L., PROENA, A. Inovao, recursos e comprometimentos: em direo a uma teoria estratgica da firma. Revista Brasileira de Inovao, v. 2, n. 1, jan./jun. 2003.

CASSIOLATO, J., LASTRES, H. Sistemas de inovao: polticas e perspectivas. Parcerias Estratgicas, n. 8, maio 2000.

CASTELLS, Manuel. Hacia el estado red? In: SOCIEDADE E REFORMA DO ESTADO, So Paulo : [s. n.], 1998. 16 p.

Castells M 1999. A sociedade em rede. A era da informao: economia, sociedade e cultura. V 1. Paz e Terra, So Paulo.

COSTA, H.A.; HOFFMANN, V.E. Competitividade de destinaes tursticas: elementos e indicadores aplicados no estudo da administrao turstica de Balnerio Cambori SC Brasil. Turismo em Anlise, v.17, n. 2, p. 113-134, 2008.

14

COLLIS, D. J.; MONTGOMERY, C. A. Competing on resources: strategy in the 1990s. Harvard Business Review, v. 73, n. 4, p. 118-128, 1995.

DIERICKX I.; COOL K. Asset stock accumulation and sustainability of competitive advantage. Management Science, v. 35, p. 1504-1551, 1989.

GATTERMANN PERIN, Marcelo; HOFFMANN SAMPAIO, Claudio; HOOLEY, Graham. Impacto dos recursos da empresa na performance de inovao. Rev. adm. empres., So Paulo, v. 47, n. 4, Dec. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003475902007000400005&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Nov. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902007000400005.

HAN, J. K.; KIM, N.; SRIVASTAVA, R. K. Market orientation and organizational performance: is innovation a missing link? Journal of Marketing, v. 62, n. 4, p. 30-45, 1998.

LABRA, Maria Eliana. Anlise de polticas, modos de policy-making e intermediao de interesses: uma reviso. Physis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, Dec. 1999 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010373311999000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 02 Nov. 2011.

MARINI, Caio; MARTINS, Humberto. Um governo matricial: estruturas em rede para gerao de resultados de desenvolvimento. Madrid, Espanha: CLAD, 2004. (IX Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la administracin Pblica)

Mayntz, R.: Modernization and the Logic of Interorganizational Networks, Cologne 1991 (Max-Planck-Institut fr Gesellschaftsforschung)

Morgan, G. (1997). Images of organization. Sage

15

Nelson, R.R.: National Innovation Systems: A Retrospective on a Study, in: Industrial and Corporate Change, Vol. 1, 1992, No. 2, pp. 347 - 74

PORTER, Michael E. Competio: Estratgias Competitivas Essenciais. Traduo por: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro. Campus. 1999. Pginas 167 208.

Tigre, P. B. (2002) O Papel da Poltica Tecnolgica na Promoo das Exportaes, in Castelar et. al. (2002) O desafio das exportaes, Rio de Janeiro, BNDES, 2002.

WEAVER, R. K.; ROCKMAN, B. Do institutions matter? Government capabilities in the US and abroad. Washington, D.C.: The Brookings Institution, 1993.

World Bank: Governance and Development, Washington, 1992

16

You might also like