You are on page 1of 10

Planejamento SAEB - Politicas Publicas -adm e Planejamento 2004

81 - De acordo com a Constituio Federal, a lei oramentria anual no deve ir alm da previso da receita e da fixao da despesa, sem prejuzo das excees que ela menciona. Essa afirmativa encerra o princpio oramentrio a) da unidade. b) da uniformidade. c) do oramento bruto. d) da no afetao da receita. e) da exclusividade.

82 - A autorizao que pode constar da lei oramentria anual para abertura de crditos adicionais, diz respeito aos a) suplementares e extraordinrios. b) especiais. c) extraordinrios. d) suplementares. e) especiais e extraordinrios.

84 - O oramento, na sua evoluo, passou para uma fase em que a preocupao deixou de ser o gasto, ou melhor, as aquisies do Governo. Embora ainda no enfatizada como instrumento de planejamento, voltou-se para desvendar as realizaes governamentais e seus custos, passando a ser chamado de oramento a) tradicional. b) base zero. c) de desempenho. d) programa. e) operacional.

85 - O oramento no pode ser aprovado com receita prevista em valor inferior despesa nele fixada em razo do princpio oramentrio a) da especificao. b) da exclusividade. c) da unidade. d) do equilbrio. e) do oramento bruto.

86 - O Decreto-lei n 200/67 idealizou um modelo de planejamento formalmente criado pelo Ato Complementar 43/69, tendo sido o primeiro plano elaborado nesses moldes segundo Janes Giacomoni referindo-se dessa forma ao intitulado, a) I Plano Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - 1972-1974. b) II Plano Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - 1975-1979. c) III Plano Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - 1980-1985. d) Programa Estratgico de Desenvolvimento PED - 1968-1970.

e) Metas e Bases para a Ao do Governo - Apresentado em setembro de 1970.

87 - As emendas aos projetos de lei do oramento anual somente podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesas, excludas algumas especificadas na Constituio Federal. Dentre as excludas NO esto contempladas as despesas relativas a a) encargos da dvida. b) sentenas judiciais. c) transferncias tributrias constitucionais. d) dotao de pessoal. e) encargos de pessoal.

89 - O oramento, como segmento operacional do planejamento governamental, vinha apresentando dificuldades para possibilitar o acompanhamento das realizaes do planejado e ao mesmo tempo a observncia das prioridades estabelecidas, em razo a) de deficincias de informaes do planejamento. b) da ausncia de especificao nas prioridades. c) de carncias relacionadas com o planejamento e a priorizao das aes. d) de sua inadequao como segmento do planejamento. e) da inexistncia de um instrumento articulador do PPA, LDO e LOA.

90 - Engloba as despesas em relao s quais no se associa um bem ou servio a ser gerado, a funo a) planejamento. b) encargos especiais. c) oramento. d) administrao geral. e) administrao e concesses.

92 - A responsabilidade da gesto fiscal supe ao em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. Segundo a Lei da Responsabilidade Fiscal isso atingido mediante cumprimento de metas a) gerais. b) de receitas. c) de receitas e despesas. d) de resultado entre receitas e despesas. e) de resultado entre o planejado e o executado.

93 - Os valores dos contratos de terceirizao de mo-de-obra que se refiram substituio de servidores e empregados pblicos devem, segundo a classificao vigente, ser contabilizados no elemento de despesa a) Contratao por Tempo Determinado. b) Outras Despesas Variveis - Pessoal Civil.

c) Outras Despesas de Pessoal Decorrentes de Contratos de Terceirizao. d) Outros Servios de Terceiros - Pessoa Fsica. e) Locao e Mo-de-Obra.

94 - As operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento e consequentemente a serem pagas em exerccios subsequentes integram a dvida a) flutuante. b) mobiliria. c) de passivo financeiro. d) ativa. e) consolidada.

95 - A Lei de Responsabilidade Fiscal ao considerar expressamente os instrumentos de transparncia da gesto fiscal, incluindo suas verses simplificadas, deixou de considerar a) o resultado das auditorias internas no sigilosas b) os relatrios: resumido da execuo oramentria, e de gesto fiscal. c) o parecer prvio das contas prestadas. d) os instrumentos do processo oramentrio. e) especificamente as prestaes de contas.

97 - A integrao entre o planejamento, a priorizao e as aes compreendidas no oramento aprovado opera-se a) pelas funes. b) pelas subfunes. c) pelos projetos e atividades. d) pelos programas. e) pelas atividades, projetos e operaes especiais.

98 - Em razo das mudanas implementadas recentemente no processo de planejamento e oramento, no Brasil, a classificao complementar funcional, ou seja a programtica, a) passou a ser estabelecida pelas trs esferas governamentais. b) passou a ser estabelecida pelos estados nos nveis infra-federais. c) continuou a prevalecer para os Municpios a funcional-programtica. d) continuou a prevalecer para os Estados a funcional programtica. e) deixou de prevalecer para a esfera federal a programtica

81 - E 82 - D 84 - C 85 - D 86 - A 87 - B 89 - E

90 - B 92 - D 93 - C 94 - E 95 - A 97 - D 98 - A

51 - A Constituio brasileira de 1988 elenca como princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Dirigida por esses princpios a Constituio de 1988 orienta a participao popular nas polticas sociais com a finalidade de a) formulao e fiscalizao. b) elaborao e execuo. c) formulao e custeio. d) avaliao e transferncia. e) eleio e custeio.

52 - As diretrizes de polticas sociais previstas na Constituio brasileira de 1988 visam orientar as aes do Estado voltadas para a) sistema financeiro, meio-ambiente e desporto. b) defesa do consumidor, previdncia social e assistncia social. c) proteo do adolescente e do idoso, educao e cultural. d) cincia e tecnologia, busca do pleno emprego, assistncia social. e) previdncia social, segurana pblica, pluralismo poltico

53. O programa bolsa-escola consiste em destinar temporariamente em dinheiro, um salrio mnimo mensal s famlias em situao de carncia material e precariedade social. Um dos requisitos que todos os filhos da famlia entre 07 (sete) e 14 (quatorze) anos estejam matriculados em escolas pblicas. O bolsa-escola uma ao governamental de tipo

a) b) c) d) e)

regulatria. auto-regulatria. libertria. distributiva. redistributiva.

54. Ressalvados os casos previstos na Constituio brasileira de 1988, a explorao da atividade econmica diretamente pelo Estado s ser permitida quando necessria ao

I. imperativo da segurana nacional II. fortalecimento da empresa nacional III. relevante interesse coletivo IV. desenvolvimento de novos produtos

SOMENTE correto o que se afirma em

a) b) c) d) e)

I e II. I e III. I e IV. II e III. II e IV.

55 - O instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana

a) o referendo. b) o oramento participativo. c) a eleio direta. d) o plano diretor. e) o plano de metas.

51- A 52- C 53- E 54- B 55- D


16. Em nosso pas, o processo que permeia a formao do Estado nacional e da administrao pblica se revela pelas seguintes constataes, exceto: a) a administrao colonial se caracterizou pela centralizao, formalismo e morosidade, decorrentes, em grande parte, do vazio da autoridade no imenso territrio. b) a partir da administrao pombalina, pouco a pouco o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substitudo pelo racionalismo tpico do despotismo esclarecido. c) a transferncia da corte portuguesa, em 1808, e a consequente elevao do Brasil a parte integrante do Reino unido de Portugal constituram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessrio afirmao da soberania e ao funcionamento do autogoverno. d) a partir da Revoluo de 1930, o Brasil passou a empreender um continuado processo de modernizao das estruturas e processos do aparelho do Estado. e) a Repblica Velha, ao promover grandes alteraes na estrutura do governo, lanou a economia rumo industrializao e a administrao pblica rumo burocracia weberiana.

17. Acerca do modelo de administrao pblica gerencial, correto afirmar que: a) admite o nepotismo como forma alternativa de captao de recursos humanos. b) sua principal diferena em relao administrao burocrtica reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados. c) nega todos os princpios da administrao pblica patrimonialista e da administrao pblica burocrtica. d) orientada, predominantemente, pelo poder racional-legal e) caracteriza-se pela profissionalizao, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

18. Ao avaliar o fato que a Constituio Federal de 1988 agregou complexidade ao desenho federativo brasileiro, reconhecendo o municpio como ente federado, incorreto afirmar que:

a) inicialmente, tal processo foi acompanhado por uma imensa descentralizao de polticas pblicas, pelo fortalecimento do poder local e por mecanismos pouco coordenados de relao vertical e horizontal entre os entes federativos. b) assuntos que at ento eram tratados apenas em nvel nacional, ou mesmo estadual, tornaram-se parte integrante da agenda de muitos municpios. c) os constituintes de 1988 optaram pelo formato das competncias concorrentes para a maior parte das polticas sociais brasileiras, combinando descentralizao fiscal com descentralizao de competncias. d) ao par da descentralizao, a ausncia de polticas de desenvolvimento regional acentuou as desigualdades locais e regionais observadas historicamente no pas. e) inicialmente, na medida em que os estados se sentiam desobrigados de investir, grande parcela dos encargos acabou sendo assumida, de forma desorganizada, pelos municpios.

19. Considerando a evoluo da administrao pblica em nosso pas, bem como as suas experincias de reforma, correto afirmar que: a) ao privilegiar o usurio do servio pblico, o Programa Nacional de Desburocratizao marcou pelo ineditismo, j que nenhum outro antes dele fora dotado de carter social e poltico. b) a reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administraes direta e indireta, garantindo a profissionalizao do servio pblico em toda a sua extenso. c) a reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a torn-lo responsvel direito pelo desenvolvimento econmico e social. d) a reforma burocrtica de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em trs dimenses: formas de propriedade, tipos de administrao pblica e nveis de atuao do Estado. e) com a Repblica Velha, deu-se primeira experincia radical de reforma administrativa, em resposta s mudanas econmicas e sociais que levavam o pas rumo industrializao.

20. No exerccio da funo, o servidor pblico civil do Poder Executivo Federal afronta o Cdigo de tica Profissional quando: a) diante de duas opes, escolhe sempre a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. b) exige de seus superiores as providncias cabveis contra ato ou fato contrrio ao interesse pblico de que lhes tenha dado cincia. c) representa contra superior hierrquico, no caso de comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal. d) apresenta-se ao trabalho com vestimentas inadequadas. e) facilita a fiscalizao, por quem de direito, de seus atos ou servios.

21. Podendo ser identificada como uma perspectiva inovadora de compreenso, anlise e abordagem dos problemas da administrao pblica, com base no empirismo e na aplicao de valores de eficcia e eficincia em seu funcionamento, a Nova Gesto Pblica prope um modelo administrativo dotado das seguintes caractersticas, exceto: a) direcionamento estratgico. b) limitao da estabilidade de servidores e regimes temporrios de emprego. c) maior foco nos procedimentos e menos foco nos produtos e resultados. d) desemprenho crescente e pagamento por desempenho/produtividade. e) transparncia e cobrana de resultados (accountability)

22. Considerando o arcabouo racional-legal da administrao pblica no Brasil, correto afirmar que: a) apenas as teorias administrativas com foco nas tarefas e nas estruturas so aplicveis gesto pblica. b) nos dias atuais, encontramos fragmentos de todas as teorias administrativas nas organizaes pblicas, quer adaptadas quer em sua forma original. c) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada gesto pblica, pelo simples fato de todas elas terem sido desenvolvidas em ambiente empresarial. d) exceo das teorias administrativas com foco nas pessoas, as demais so aplicveis gesto pblica. e) nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada gesto pblica, que j dispe de um modelo gerencial prprio e especfico.

23. Ao avaliar um programa de governo, necessrio lanar mo de critrios cuja observao confirmar, ou no, a obteno de resultados. Assim, quando se deseja verificar se um programa qualquer produziu efeitos (positivos ou negativos) no ambiente externo em que interveio, em termos econmicos, tcnicos, socioculturais, institucionais ou ambientais, deve-se usar o seguinte critrio: a) eficincia b) eficcia c) sustentabilidade d) efetividade e) satisfao do benefcio

24. Sobre o tema "motivao, clima e cultura", podemos afirmar corretamente que: a) um funcionrio satisfeito tambm est, necessariamente, motivado.

b) anlises de clima no se prestam para orientar polticas de recursos humanos. c) cultura e clima organizacional so variveis independentes entre si, que no se comunicam. d) de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo. e) o salrio, isoladamente, no se constitui em um fator motivacional.

25. Tal como no esforo de planejamento estratgico, uma organizao que busque estabelecer um modelo de desenvolvimento institucional deve percorrer as seguintes etapas: I- Definio da misso, viso e negcio; II- Anlise do ambiente interno - pontos fortes e fracos; III- Anlise do ambiente externo - oportunidades e ameaas; IV- Definio dos objetivos, metas e planos de ao; Esto corretas: a) todas esto corretas b) apenas I e III c) apenas II, III, e IV d) apenas I, II e III e) apenas I e II

26. Um processo de mudana organizacional cujo objetivo prioritrio seja perseguir, de um lado, a motivao, atitudes, comportamentos individuais, satisfao pessoal e profissional e, de outro lado, a coeso e a identidade interna, introduzindo novos valores e hbitos a serem compartilhados coletivamente, deve ser analisado sob a tica das seguintes perspectivas: a) humana e poltica b) cultural e poltica c) humana e estrutural d) cultural e estrutural e) humana e cultural

27. Como instrumento gerencial, um programa de avaliao de desempenho tender a ser proveitoso caso se preste a alcanar, entre outros, os seguintes objetivos, exceto:

a) proporcionar feedback ao indivduo avaliado, a fim de aperfeioar seu desempenho. b) subsidiar mecanismos de promoo e recompensa. c) justificar a abertura de aes disciplinares. d) possibilitar o levantamento de necessidades de treinamento. e) proporcionar feedback rea de pessoal.

28. Comportando a interao de estruturas descentralizadas e modalidades inovadoras de parcerias enter estatais e organizaes sociais ou empresariais, a abordagem de redes de polticas pblicas se constitui em uma recente tendncia da administrao pblica em nosso pas. Sua proliferao, porm, acarreta vantagens e desvantagens sua gesto. Como desvantagem, podemos citar o fato de que as redes: a) propiciam o desenvolvimento de uma gesto adaptativa. b) garantem a presena pblica sem a necessidade de criao ou aumento de uma estrutura burocrtica. c) possibilitam a definio de prioridades de uma maneira mais democrtica. d) dificultam a prestao de contas dos recursos pblicos envolvidos, por envolver numerosos atores governamentais e privados. e) garantem a diversidade de opinies sobre o problema em questo, por envolverem mais atores.

29. No atual contexto, uma coordenao adequada de aes intergovernamentais implica reconhecer os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto: a) a efetividade das polticas pblicas depende do entrosamento entre os nveis de governo, uma vez que , para o sucesso de suas aes, os entres locais precisam de colaborao horizontal e vertical. b) a existncia de recursos financeiros e de normas para a sua descentralizao, aliada a uma boa gesto financeira e a um controle formal, suficiente para a coordenao e a promoo do equilbrio nas relaes entre nveis de governo. c) no mais das vezes, a cooperao federativa frgil e h poucos incentivos institucionais a seu favor. Por conta disso, nas reas em que as relaes intergovernamentais so mais azeitadas, as polticas geralmente so mais bem-sucedidas, e vice-versa. d) a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competncias compartilhadas, possibilita que, frente a uma omisso do poder pblico, a populao permanea sem uma ao governamental e no saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal. e) instrumento de cooperao mais usados pelos entes federativos, os convnios, por terem seus termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um contrato de adeso e menos a um acordo negociado entre as partes.

30. Acerca dos mecanismos e procedimentos adotados pelo sistema de planejamento e oramento do Governo Federal, incorreto afirmar que: a) a Lei de Diretrizes Oramentrias, a quem compete nortear o Plano Plurianual, tem por princpio promover a integrao entre as aes de planejamento e oramento. b) dotado de um evidente carter coordenador das aes governamentais, o Plano Plurianual subordina todas as iniciativas oramentrias aos seus propsitos. c) uma estrutura oramentria baseada em programas se caracteriza, entre outras, por facilitar a mensurao total dos custos necessrios ao alcance de um dado objetivo. d) os programas podem ser classificados como finalsticos ou como de apoio s polticas pblicas e reas especiais. e) em matria oramentria, o programa o elemento de integrao ente o Plano Plurianual, os oramentos anuais, a execuo e o controle. Questes Gabarito 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 E B C A D C B D E A E C D B A

You might also like