You are on page 1of 13

Partido Comunista Brasileiro www.pcb.org.

br
. N 234 10.11.2011 para.

PerCeBer

Infomes da Revoluo

Momento histrico

PCB se concentra no Rio de Janeiro para a mais importante e democrtica de todas as conferncias sobre ttica revolucionria

A Conferncia Nacional do PCB ser realizada no Rio de Janeiro no fim de semana, dias 12 e 13, sbado e domingo.
Os comits regionais j debateram as teses nas etapas locais e regionais da Conferncia. As concluses tiradas nas bases, em apoio ou de correo a propostas contidas nas teses, estaro em estudo no curso da CN. A delegao do Paran ter participao destacada de representantes do interior. A Conferncia Nacional do PCB tem a finalidade de definir as tticas para a promoo da Revoluo Brasileira, com destaque para a formao do Bloco Histrico do Proletariado, a Frente Anticapitalista e Anti-imperialista e a construo do Poder Popular.

Acompanhe os documentos que esto em debate no site do Partido:


www.pcb.org.br

Em debate, cada um dos 21 itens das propostas do PCB para democratizar a cidade
(20)

Aproveitar as vocaes econmicas locais, espaos e horrios ociosos em escolas para cursos. Prestar treinamento gratuitamente a pequenos empreendedores, com apoio administrativo, financeiro e tributrio.

Convite
Ato de lanamento do Plebiscito Nacional que exigir do Governo Dilma 10% do PIB j para a educao pblica! Local: UNIOESTE Bloco Novo - Sala 64. Data: 10 de Novembro Quinta-feira Horrio: 19h30min - Essa luta tambm sua. Participe!

Porque lutar por 10% do PIB para a educao pblica j!

A educao um direito fundamental, pode ampliar a viso de mundo e comprometer as pessoas com uma sociedade justa e igualitria. A luta dos trabalhadores na constituinte buscou assegur-la como direito de todos e dever do Esta- Naquele momento o Congresso do. No entanto, o Estado no Nacional aprovou 7%, percentual vetado pelo governo FHC cumpre sua obrigao. (PSDB) e veto mantido por A situao do ensino catica. LULA (PT). Passados 14 anos, O Brasil tem o maior ndice de a proposta do Governo DILMA analfabetismo da Amrica Lati- (PT) para o Plano Nacional de na (14 milhes) alm de 30% Educao (PNE) em debate no de analfabetos funcionais (29,5 Congresso Nacional define a milhes). Esses analfabetos so meta de 7% do PIB para a Edubasicamente provenientes de cao em 2020! Incluindo famlias de trabalhadores do escolas e universidades privacampo e da cidade, notadamen- das. te negros e demais segmentos Em 2011 o Governo vai gastar superexplorados da sociedade. apenas 2,92% do oramento As escolas pblicas bsica e com a educao e 49,15% no superior esto sucateadas, ar- pagamento de juros da dvida rocho salarial para os trabalha- pblica agiotagem internaciodores, falta de funcionrios (as), nal.

sobrecarga e doenas do traba- Dilma deve priorizar lho e assistncia estudantil in- a educao pblica! suficiente. No podemos aceitar o arguTem dinheiro pra banqueiro, mento do Governo de que no h recursos. O pagamento da mas no tem pra educao! dvida pblica, as isenes fisO Plano Nacional de Educao cais para o setor empresarial, os de 1997, a partir de um diag- recursos pblicos usados para a nstico da realidade educacio- copa e as olimpadas, o dinheiro nal de vrias entidades, indicou pblico destinado ao ensino metas para garantir que todos privado, os recursos que se pertenham direito a educao p- dem na corrupo Verbas blica e de qualidade no Brasil. existem, o que no existe Nesse sentido foi proposto in- PRIORIDADE! vestimento pblico da ordem de 10% do PIB nacional.

Entre os dias 06 de Novembro e 06 de Dezembro faremos uma grande mobilizao nacional realizando o Plebiscito para exigir de Dilma 10% DO PIB J PARA A EDUCAO PBLICA! Junte-se Campanha Nacional Unificada! Leve o Plebiscito para seu local de trabalho, igreja, bairro, escola... __________ Mais informaes:
http://dezporcentoja.blogspot.com

Morar o Medo
(Nada mais inseguro do que um escritor numa conferncia sobre Segurana)

Mia Couto*

O medo foi um dos meus primeiros mestres. Antes de ganhar confiana em celestiais criaturas, aprendi a temer monstros, fantasmas e demnios. Os anjos, quando chegaram, j eram para me guardarem. Os anjos atuavam como uma espcie de agentes de segurana privada das almas. Nem sempre os que me protegiam sabiam da diferena entre sentimento e realidade. Isso acontecia, por exemplo, quando me ensinavam a recear os desconhecidos. Na realidade, na maior parte das vezes, a violncia contra as crianas sempre foi praticada no por estranhos, mas por parentes e conhecidos. Os fantasmas que serviam na minha infncia produziam esse ledo engano de que estamos mais seguros em ambientes que reconhecemos.

Os meus anjos da guarda tinham a ingenuidade de acreditar que eu estaria mais protegido apenas por no me aventurar para alm da fronteira da minha lngua, da minha cultura e do meu territrio. O medo foi, afinal, o mestre que mais me fez desaprender. Quando deixei minha casa natal, uma invisvel mo roubava minha coragem de viver e a audcia de ser eu mesmo. No horizonte vislumbravam-se mais muros do que estradas. Nessa altura algo me sugeria o seguinte: h nesse mundo mais medo de coisas ms do que coisas ms propriamente ditas. No Moambique Colonial onde que nasci e cresci, a narrativa do medo tinha um invejvel casting internacional. Os chineses que comiam crianas, os chamados terroristas que lutavam por independncia e um ateu barbudo com um nome alemo. Esses fantasmas tiveram o fim de todos os fantasmas. Morreram quando morreu o medo. Os chineses abriram um restaurante nossa porta, os terroristas so hoje governantes respeitveis e Karl Marx, o ateu barbudo, um simptico av que no deixou descendncia. O preo dessa construo de terror foi, no entanto, trgico para o continente africano. Em nome do combate ao comunismo cometeram-se as mais indizveis perversidades. Em nome da segurana mundial foram colocados e conservados no poder alguns dos ditadores mais sanguinrios de toda a Histria. A mais grave dessa longa herana de interveno externa a facilidade com o que as elites africanas continuam a culpar os outros pelos seus prprios fracassos. A guerra fria esfriou, mas o maniquesmo que a sustinha no desanimou, inventando rapidamente outras geografias do medo, a oriente e ociden-

te. E porque se trata de entidades demonacas no bastam os seculares meios de governao. Precisamos de interveno com legitimidade divina. Ento, o que era ideologia passou a ser crena. O que era poltica tornou-se religio. O que era religio passou a ser estratgia de poder. Para fabricar armas preciso fabricar inimigos. Para produzir inimigos imperioso sustentar fantasmas. A manuteno desse alvoroo requer um dispendioso aparato e um batalho de especialistas que, em segredo, tomam decises em nosso nome. Eis o que nos dizem: Para superarmos as ameaas domsticas precisamos de mais polcia, mais prises, mais segurana privada e menos privacidade. Para enfrentarmos as ameaas globais precisamos de mais exrcitos, de mais servios secretos e a suspenso temporria da nossa cidadania. Todos sabemos que o caminho verdadeiro tem que ser outro. Todos sabemos que esse outro caminho poderia comear, por exemplo, pelo desejo de conhecermos melhor esses, de um e de outro lado, que aprendemos a chamar de eles. Aos adversrios polticos e militares juntam-se agora o clima, a demografia e as epidemias. O sentimento que se criou o seguinte: a realidade perigosa, a natureza traioeira e a humanidade imprevisvel. Vivemos como cidados e como espcie em permanente situao de emergncia. Como em qualquer outro estado de stio, as liberdades individuais devem ser contidas, a privacidade pode ser invadida e a racionalidade deve ser suspensa. Todas essas distines servem para que no sejam feitas perguntas como, por exemplo, essas: - Porque motivo a crise financeira no atingiu a indstria do armamento? - Porque motivo se gastou, apenas no ano passado (2010), um trilho de meio de dlares em armamento militar? - Porque razo os que hoje tentam proteger os civis na Lbia so exatamente os que mais armas venderam ao regime do Coronel Kadaffi? - Porque motivo se realizam mais seminrios sobre segurana do que sobre justia? Se queremos resolver e no apenas discutir a segurana mundial, teremos que enfrentar ameaas bem reais e urgentes. H uma arma de destruio massiva que est sendo usada todos os dias, em todo o mundo, sem que seja preciso o pretexto da guerra. Essa arma chama-se Fome. Em pleno sculo XXI, um em cada seis seres humanos passa fome. O custo para se superar a fome mundial seria uma frao muito pequena do que se gasta em armamento. A fome ser, sem duvida, a maior causa de insegurana do nosso tempo.

Mencionarei ainda uma outra silenciada violncia. Em todo o mundo, uma em cada trs mulheres foi ou ser vtima de violncia fsica ou sexual durante o seu tempo de vida. verdade que sobre uma grande parte das mulheres do nosso planeta pesa uma condenao antecipada pelo simples fato de serem mulheres. A nossa indignao, porm, bem menor que o medo. Sem nos darmos conta, fomos convertidos em soldados de um exrcito sem nome e como militares sem farda deixamos de questionar. Deixamos de fazer perguntas e discutir razes. As questes ticas so esquecidas porque est provada a barbaridade dos outros. E porque estamos em guerra no temos que fazer prova de coerncia, nem de tica, nem de legalidade. sintomtico que a nica construo humana que pode ser vista do espao seja uma muralha. A Grande Muralha foi construda para proteger a

China de guerras e invases. A Muralha no evitou conflitos nem parou os invasores. Possivelmente morreram mais chineses construindo a muralha do que vtimas das invases que realmente aconteceram. Diz-se que alguns dos trabalhadores que morreram foram emparedados na sua prpria construo. Esses corpos convertidos em muro e pedra so uma metfora de quanto o medo pode nos aprisionar. H muros que separam naes, h muros que dividem pobres e ricos, mas no h hoje no mundo um muro que separe os que tm medo dos que no tm medo. Sob as mesmas nuvens cinzentas vivemos todos ns, do sul e do norte, do ocidente e do oriente. Citarei Eduardo Galeano acerca disso, que o medo global. Diz ele: Os que trabalham tm medo de perder o trabalho. Os que no trabalham tm medo de nunca encontrar trabalho. Quando no tm medo da fome, tm medo da comida. Os civis tm medo dos militares. Os militares tm medo da falta de armas e as armas tm medo da falta de guerras. E, acrescento eu, h quem tenha medo de que o medo acabe. _____________________ *Mia Couto Antnio Emlio Leite Couto nasceu em Beira, Moambique, em 5 de julho de 1955. bilogo e escritor, um dos intelectuais africanos mais importantes de hoje e o escritor moambicano mais traduzido em todo o mundo

Os coturnos do senhor reitor

Carlos Latuff*

Dignas dos tempos do coronel Erasmo Dias, foram as lamentveis cenas exibidas nos telejornais de ontem, quando 70 estudantes que ocupavam a reitoria da USP foram desalojados por um contingente de 400 policiais, inclundo tropa de choque e cavalaria, e mais o apoio de um helicptero. As cenas fortes nos fazem lembrar de operaes da PM no interior de presdios, quando os presos, enfileirados e sentados, esperam pela revista nas celas. Os alunos estavam acampados no prdio da reitoria em protesto pela deciso do reitor Joo Grandino Rodas em firmar um "convnio" que prev o aumento da presena de policiais militares no campus do Butant, afim de reprimir assaltos, estupros e mesmo assassinatos que vem sendo cometidos al.

Para quem no est familiarizado com as prticas do reitor Rodas, pode-se imaginar que o "convnio" com a PM seja uma medida legtima de algum realmente preocupado com a segurana dos USPianos. Na verdade, a polcia nunca deixou de estar presente no campus quando crimes foram cometidos. O tal "convnio" parece estar mais relacionado com o fetiche pela represso que o magnfico rei- ais, no entanto, no coloca o tor vem demonstrando ao longo reitor Rodas como defensor da

lei. O Ministrio Pblico de So Paulo abriu esse ano investigao para apurar, entre outras coisas, improbidade administrativa e leso aos cofres pblicos cometidas durante a gesto de Rodas que, curiosamente, j foi Os recentes incidentes comea- diretor da Faculdade de Direito ram depois que PMs prenderam do Largo So Francisco. jovens fumando maconha no campus. Em protesto, estudan- Vale lembrar que a PM que tes ocuparam as dependncias Rodas deseja impr a comunida Faculdade de Filosofia, Le- dade universitria, sob o argutras e Cincias Humanas e, pos- mento da segurana no campus, teriormente, a reitoria. As pala- a mesma que dispara balas de vras "maconha" e "maconheiro" borracha e gs lacrimogneo foram as pedras de toque de contra estudantes que lutam conservadores que utilizam o pelo passe livre nos nibus. notrio argumento da represso Sem esquecer tambm da longa ao uso de drogas para justificar lista de violaes de direitos a militarizao de um espao humanos, como o massacre no universitrio. Foram termos antigo presidio do Carandiru empregados tanto por moralis- em 1992 e a matana promovitas da direita quanto da "es- da durante os ataques do PCC querda", antes, durante e depois em 2006, do envolvimento de da ocupao, ad nauseam, como policiais em grupos de extermuma espcie de cortina de fu- nio, trfico de drogas e armas, maa, desviando a ateno e cotidianamente divulgado pela mesmo impedindo qualquer imprensa. possibilidade de um debate perDado o histrico autoritrio do tinente. atual reitor da USP, no dificil perceber que o real interesse de Rodas est longe de ser a segurana no campus e sim a instalao de um aparato de represso para no s impor as polticas do governador Geraldo Alckmin, como tambm reprimir movimentos sociais, nesse caso em particular, a organizao de estudantes, professores e funcionrios da universidade. Cabe as diversas correntes do Some-se a isso o papel da im- movimento estudantil deixar de prensa, notadamente as emisso- lado as diferenas no presente ras de TV e jornais, que no momento, e unir foras para economizaram na adjetivao defender a autonomia universidos manifestantes, que frequen- tria na USP contra o modelo temente eram chamados de feudal imposto por Rodas. "baderneiros" e "invasores", isso o que realmente est em expresses tambm utilizadas jogo. Nem mais, nem menos. pela mdia com referncia ao ______________ *Carlos Latuff Um cartunista Movimento dos Sem-Terra. Esse apreo pelas foras polici- que tambm resolveu escrever do tempo, por exemplo, quando autorizou o uso da tropa de choque por pelo menos duas vezes (2007 e 2009) contra militantes de movimentos sociais e estudantes.

Autdromos no so locais ideais para competies ciclsticas

Benildo Delai* Vendo todas aquelas exigncias, que a FIFA est fazendo para a realizao da copa, fiquei imaginando como certos esportes so to econmicos, ou poderiam... De cara lembrei do ciclismo (minha paixo) que um deles... que poderia ser... a ressalva porque nem esse escapa. Assim como praticado, no com qualquer bicicleta que d para competir, aqueles pneus to finos no qualquer pavimento que possibilita a rolagem. Mas embora todos esses percalos artificiais e propositais de megalomanacos, uma corrida de bicicleta no necessita nem de estrada... Uma prova de mountainbike, por exemplo, se contenta com uma trilha, ou um segmento dela, vou explicar: para realizar um competio dessa modalidade, vale tudo, carregar a bicicleta nas costas, nadar com uma mo e com a outra conduzir a bike, at empurrar a magrela se as circunstncias forem alm de adversas... Quis detalhar porque enquanto certos esportes demandam estruturas carssimas (a natao

um exemplo clssico, piscina aquecida...), outros como o pedestrianismo mesmo, de uma simplicidade escancarada. Por isso no tem porque complicar se to simples a ideia inicial, mas parece que existe um prazer doentio em complicar as coisas. Em todo caso, e apesar dos pesares eu defendo o ciclismo como um esporte econmico, porque pelo menos a arena pode ser o quintal da casa ou a rua do bairro, sem nenhum investimento a mais. T l tudo pronto, s convocar a populao e com alguns cavaletes para interditar o local pretendido e mandar ver. E excepcionalmente a solicitao de alguns agentes de trnsito para auxiliar na ordem e no bom andamento da coisa. Mas as nias no param por a, depois que no h mais nada para implicar, a comeam a inventar as frescuras: capacete, luvas, tornozeleiras, dedeiras pedaleiras e o diabo a quatro. A essncia, a natureza inicial do belo, do imprevisvel, se perdem nos meandros dos detalhes de quem no tem mais o que inventar. Quando fundamos o ciclismo aqui em Cascavel, por muito tempo eu pessoalmente teimei em manter uma categoria que no necessitava nada alm de uma bicicleta stander, que todos conhecem por barra circular. Durante o tempo em que eu dirigi a Liga de Ciclismo de Cascavel a estrela era a categoria P de Chumbo, como era conhecida.

E geralmente de onde surgiam gente nova, e em grande nmero. Mais tarde tornou-se popular a bicicleta com marchas e a iniciativa perdeu um pouco o sentido. Depois desse pontap inicial, que foi em 1976, venho incentivando o ciclismo de maneira indireta at os dias de hoje. Por inmeras vezes pensei em tocar o ciclismo novamente, e quem sabe a entidade mxima do Estado a Federao Paranaense de Ciclismo, mas inmeras outras atividades que assumi me impediram... Contudo o que pesou mais desestimulando minha volta, foi a elitizao da modalidade, que est voltada apenas para uma minoria, uma espcie de panelinha custeada com os cofres pblicos. Gostaria de voltar, fazer um ciclismo mais de base, competies nos bairros, nos distritos, com bicicletas que as pessoas usam no dia a dia, dirigido aos moradores e alunos. At ensaiei algo nessa linha aqui no distrito de So Salvador onde resido, com a idia de alastrar o projeto, mas para minha surpresa encontrou pouco respaldo, com quem quer que seja: professores, autoridades e etc. Mas no desisti ainda, apenas estou repensando o sonho! ______________ *Benildo Delai Presidente fundador da Liga de Ciclismo de Cascavel, bendelay@gmail.com

Pedgio: Robin Hood s avessas

Anuncia-se como um grande feito a duplicao de 14,4 quilmetros na BR 277 entre Medianeira e Matelndia no oeste

do Estado. O desejo da populao de ampliar a estrada to grande que a notcia foi bem recebida pela opinio pblica. Todavia, frente s necessidades paranaenses, a obra quase nada. Os atuais concessionrios de rodovias j deveriam ter duplicado no apenas esta como o conjunto de estradas principais que circundam o interior do Paran.

Durante os oito anos do governo Roberto Requio, os empreiteiros ficaram estticos e se limitaram ao "venha a ns", ou seja, pegaram o dinheiro nas praas de pedgio e o duto sugou tudo para o bolso deles prprios. Agora, quando se esperava uma nova postura do Estado com a chegada ao cargo de Beto Richa, v-se que nada mudou. A obra de 14 quilmetros vai ser construda por conta do dinheiro dos usurios. Em outras palavras: ficou acertado com as pedageiras que elas bancaro o custo imediato, mas, depois de pronta a construo, haver um aumento no valor da tarifa para ressarcir as despesas. O governador, ao justificar o reajuste, disse que "no h almoo de graa". Ocorre que imenso o crdito que a sociedade tem com as concessionrias. A regra do Robin Hood s avessas no pode prevalecer. Mal vistos A populao tem um grau elevado de repdio contra as empresas que exploram as estradas do Paran. Em princpio,

ningum contra o pedgio e, no raro, at se tolera o valor elevado da tarifa. O problema est em pagar muito e no receber em troca quase nada. Se diz boca pequena que o servio est limitado a cortar grama, pintar faixas e tapar buracos. At a prometida gerao de empregos est comprometida em razo do avano tecnolgico. Os trabalhadores que executavam a funo de caixa esto sendo substitudos pelo cmodo "via fcil". Mais uma Alm do pedao pequenino da BR 277, o governo anunciou que lanar na semana que vem a duplicao do contorno de Mandaguari, na BR 376, com 11 quilmetros de extenso e investimento de R$ 85 milhes. Ao que tudo indica, seguir a mesma regra. E o povo que pague a conta. Parente No twitter, o deputado federal Joo Arruda (PMDB) divulgou: "Pagamos um pedgio altssimo e a concessionria ainda ganha uma duplicao nas nossas costas!". A declarao precisa, mas est totalmente fora de poca. O certo consider-la com efeito retroativo - deveria valer para o que o titio querido Roberto Requio fez nos ltimos dois mandatos. Concluso Nessa histria toda, o grande esquecido sempre o infortunado povo. ____________ *Paran Online/Coluna Et Cetera

Malditos comunistas!

Jos Roberto Torero* Acabaram os jogos PanAmericanos e mais uma vez ficamos atrs de Cuba. Mais uma vez! Isso no est certo. Este paiseco tem apenas 11 milhes de habitantes e o nosso tem 192 milhes. S a Grande So Paulo j

tem mais gente que aquela ilhota. Quanto renda per capita, tambm ganhamos fcil. A deles foi de reles 4,1 mil dlares em 2006. A nossa: 10,2 mil dlares. P, se possumos 17 vezes mais gente do que eles e nossa renda per capita quase 2,5 vezes maior, temos que ganhar 40 vezes mais medalhas que aqueles comunas. Mas neste Pan eles ganharam 58 ouros e ns, apenas 48. Alguma coisa est errada. Como eles podem ganhar do Brasil, o gigante da Amrica do

Sul, a stima maior economia do mundo? J sei! tudo para fazer propaganda comunista. A prova que, em 1959, ano da revoluo, Cuba ficou apenas em oitavo lugar no Pan de Chicago. Doze anos depois, no Pan de Cli, j estava em segundo lugar. Da em diante, nunca caiu para terceiro. Nos jogos de Havana, em 1991, conseguiu at ficar em primeiro lugar, ganhando dos EUA por 140 a 130 medalhas de ouro. Sim, para fazer propaganda do comunismo que os cubanos se esforam tanto no esporte.

E tambm na sade (eles tm um mdico para cada 169 habitantes, enquanto o Brasil tem um para cada 600) e na educao (a taxa de alfabetizao deles de 99,8%). Alm disso, o ndice de Desenvolvimento Humano de Cuba 0,863, enquanto o nosso 0,813. Tudo para fazer propaganda comunista! Alis, eles tm nada menos do que trinta mil propagandistas vermelhos na cultura esportiva. Ou professores de educao fsica, se voc preferir. Isso significa um professor para cada 348 habitantes. E logo haver mais ainda, porque eles tm oito escolas de Educao Fsica de nvel mdio, uma faculdade de cultura fsica em cada provncia, um instituto de cultura fsica a nvel nacional e uma Escola Internacional de Educao Fsica e Desportiva.

H tantos e to bons tcnicos em Cuba que o pas chega a exportar alguns. Nas Olimpadas de Sydney, por um exemplo, havia 36 treinadores cubanos em equipes estrangeiras. E existem tantos professores porque a Educao Fsica matria obrigatria dentro do sistema nacional de educao. At a, tudo bem. No Brasil a Educao Fsica tambm obrigatria. A questo que, se um cubano mostrar certo gosto pelo esporte, pode, gratuitamente, ir para uma das 87 Academias Desportivas Estaduais, para uma das 17 Escolas de Iniciao Desportiva Escolar (EIDE), para uma das 14 Escolas Superiores de Aperfeioamento Atltico (ESPA), e, finalmente, para um dos trs Centros de Alto Rendimento. Ou seja, se voc tiver aptido para o esporte, vai poder se desenvolver com total apoio do estado. P, assim no vale! Do jeito que eles fazem, com escolas para todos, professores especializados e centros de excelncia gratuitos, moleza.

Quero ver eles ganharem tantas medalhas sendo como ns, um pas onde a Educao Fsica nas escolas , muitas vezes, apenas o horrio do futebol para os meninos e da queimada para as meninas. Quero ver eles ganharem medalhas com apoio estatal pfio, sem massificar o esporte, sem um aperfeioamento crescente e planejado. Quero ver fazer que nem a gente, no improviso. A, duvido que eles ganhem de ns. Duvido! Malditos comunistas... ______________________ *Jos Roberto Torero Formado em Letras e Jornalismo pela USP, publicou 24 livros, entre eles O Chalaa (Prmio Jabuti e Livro do ano em 1995), Pequenos Amores (Prmio Jabuti 2004) e, mais recentemente, O Evangelho de Barrabs. colunista de futebol na Folha de S.Paulo desde 1998. Escreveu tambm para o Jornal da Tarde e para a revista Placar. Dirigiu alguns curtas-metragens e o longa Como fazer um filme de amor. roteirista de cinema e tev, onde por oito anos escreveu o Retrato Falado.

Cidade, emprego, ambiente, juventude: por um programa revolucionrio

Nenhum direito a menos, s direitos a mais


Ajude um desempregado: reduza a jornada de trabalho para 40 horas

Lembre-se: em Cascavel, ns somos a Revoluo!

Este espao est sempre aberto para artigos Comunidade: e manifestaes da comunidade
Na Internet, acompanhe o blog do PCB de Cascavel:
http://pcbcascavel.wordpress.com http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm= 54058996

Veja tambm o blog da Juventude Comunista de Cascavel:


http://ujccascavel.blogspot.com

Vdeos revolucionrios: Veja a emocionante homenagem a Che Guevara, pela cantora Nathalie Cardone:
http://www.youtube.com/watch?v=NdRip7nmTTo

ORKUT: PCB de Cascavel


http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=157479 47519423185415

Os Eremitas e a origem do trabalho:


http://www.youtube.com/watch?v=QEfQhhHNEO E

Twitter: PCB do Paran:


http://twitter.com/pcbparana

Juventude Comunista de Cascavel:


http://twitter.com/#!/j_comunista

A seguir, um dos captulos da cartilha de Marxismo e uma pgina colecionvel de O Capital em quadrinhos

Curso Bsico de Marxismo Pensam mais em dinheiro que na famlia 13 Sob o Capitalismo,

as fbricas e empresas agropecurias produzem geralmente para a venda. As relaes monetrio-mercantis (dinheiro compra produto) so a obsesso maior de toda a vida na sociedade capitalista. Praticamente tudo se faz por dinheiro, no por amor, solidariedade, preciso, amizade, familiaridade ou justia.

Arranjar dinheiro e gastar, a obsesso

A mercadoria o produto do trabalho que se destina troca. Deve satisfazer, claro est, determinadas necessidades humanas, pois de outro modo ningum a compraria. As caractersticas que as coisas tm de satisfazer determinadas necessidades dos homens se chama valor de uso. O valor de uso do po, do acar, da manteiga, do leite, da carne etc, est em que esses artigos satisfazem as necessidades alimentares das pessoas. As fontes do valor de uso so a natureza e o trabalho. Em cada valor de uso h substncia natural e um gasto de trabalho humano. Se o valor em si o trabalho materializado na mercadoria, a sua amplitude depender da quantidade de trabalho gasto na sua produo. A quantidade de trabalho se mede pela sua durao, pelo tempo que se passou trabalhando. Desse modo, a medida do trabalho e a medida do valor esto no tempo de trabalho. O tempo de trabalho se mede por horas, dias, semanas, meses. Quanto maior o trabalho gasto na produo da mercadoria, maior o valor dela. Agora j podemos definir o que valor: o trabalho socialmente necessrio gasto na produo de uma mercadoria. O tempo socialmente necessrio gasto da produo da mercadoria altervel. Reduz-se medida em que se desenvolvem as foras produtivas, em que progridem a tcnica e a cincia.

J a produtividade do trabalho se mede pela quantidade de produo obtida por unidade de tempo (hora, dia etc). A produtividade depende dos instrumentos de trabalho, de seu aperfeioamento tcnico: quanto mais perfeitas forem as mquinas, mais render o trabalho dos operrios. A produtividade do trabalho se determina, tambm, pela qualificao tcnica dos trabalhadores, pela sua destreza em manejar os recursos tcnicos. Quando organizam a produo, os capitalistas atuam geralmente por sua conta e risco, isolados, egoisticamente, uns dos outros. Isso no tem lgica!
S livre a iniciativa de quem controla os fios da produo

Chamam isso de livre iniciativa. Por isso, ningum sabe, antecipadamente e com exatido quantas empresas se dedicaro a produzir o mesmo tipo de mercadoria, qual ser o volume da massa de produtos que se fabricar dentro de um certo perodo, quantas unidades sero lanadas no mercado nem quanta gente poder comprar. Comea a se revelar a, nessa desorganizao, a tragdia do capitalismo. A sociedade que se baseia nisso uma baguna, no funciona: os mais violentos e poderosos oprimem e calam os que reagem, mas no calaro para sempre. Como esse sistema catico engendra a anarquia da produo e a desorganizao da economia, carente de um plano de conjunto, que s o Socialismo poder proporcionar. Sendo o dono absoluto da sua empresa, o capitalista continua a ser escravo do mercado, onde atuam desordenadamente as leis da economia.
O capitalismo produz muito dinheiro falso, ilusrio as bolhas

A anarquia na produo causada pela concorrncia: a luta encarniada entre os capitalistas para conseguir condies mais vantajosas de produo e venda, de modo a obter maiores lucros. Em suma, no Capitalismo os proprietrios no se interessam em usar os meios de produo da melhor forma para a sociedade. A seguir: O nico objetivo enriquecer

LiesdeComunismo nmero28

AcadanovaediodoPerCeBervocrecebermaisumapginadeOCapitalemquadrinhos

You might also like