You are on page 1of 31

Instalao e Configurao de Computadores em Redes Locais e Rede Internet

Instalao, manuteno e utilizao de redes locais

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Meio Fsicos de Transmisso de Redes Informticas

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Meios Fsicos
Existem essencialmente 2 grande categorias de meios fsicos de transmisso de redes informticas:
Redes por Cabo

Redes sem fios

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Cobre
O meio mais comum nas redes actuais; Esteve na origem das redes de telecomunicaes; Utilizam-se maioritariamente dois tipos de cabo:
Cabo coaxial; Cabo de pares tranados.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Cabo coaxial
Constitudo por diversas camadas concntricas de condutores e isolantes; Revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem; Permite transmisses at frequncias muito elevadas, mais utilizado para longas distncias; A blindagem protege contra o fenmeno da induo, causado por A: revestimento de plstico interferncias elctricas ou B: tela de cobre magnticas externas. C: isolador dielctrico interno
D: ncleo de cobre.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Cabo de pares tranados


Pares de dois fios entranados ao redor para cancelar as interferncias electromagnticas; Sistema originalmente produzido para transmisso telefnica analgica que utilizou o sistema de transmisso por pares de fios; A matria-prima fundamental utilizada para o fabrico destes cabos o cobre; ptima condutividade e baixo custo; Muito voltil a descargas elctricas.
Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Cabo UTP sem blindagem com 4 pares

Tipos de cabos de pares tranados


Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Tranado sem Blindagem:
Mais utilizado permite taxas de transmisso de at 100 Mbps com a utilizao do cabo CAT 5e; mais barato para distncias de at 100 metros; estrutura de quatro pares de fios entrelaados e revestidos por uma capa de PVC.

Shield Twisted Pair - STP ou Par Tranado Blindado (com blindagem)


diferena que possui uma blindagem feita com a malha metlica; recomendado para ambientes com interferncia electromagntica acentuada; um custo mais elevado.

Screened Twisted Pair - ScTP ou FTP (Foil Twisted Pair)


Diferena consiste numa pelcula de metal enrolada sobre cada par tranado; Melhor a resposta e mais isolamento.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Categorias cabos UTP


Divididos em 9 categorias
Categoria do cabo 1 (CAT1); Categoria do cabo 2 (CAT2); Categoria do cabo 3 (CAT3); Categoria do cabo 4 (CAT4) J no se utilizam

Categoria do cabo 5 (CAT5):


usado em redes Fast Ethernet em frequncias at 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps. (CAT5 no mais recomendado pela TIA/EIA).

Categoria do cabo 5e (CAT5e):


uma melhoria da categoria 5. Pode ser usado para frequncias at 125 MHz em redes 1000BASE-T Gigabit Ethernet.

Categoria do cabo 6 (CAT6):


Frequncia at 250 MHz - usado em redes Gigabit Ethernet a velocidades de 1.000 Mbps.

Categoria: CAT 6a:


uma melhoria dos cabos CAT6 - significa augmented (ampliado). Suportam at 500 MHz e podem ter at 55 metros no caso da rede ser de 10.000 Mbps; Caso contrrio, podem ter at 100 metros. Para que sofressem menos interferncias os pares de fios so separados uns dos outros, o que aumentou o seu tamanho e os tornou menos flexveis.

Categoria 7 (CAT7):
Foi criada para permitir a criao de rede 10 gigabit Ethernet de 100m usando fio de cobre.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Cores dos Cabos UTP

Laranja e branco Laranja Verde e branco Azul

Azul e branco Verde Castanho e branco Castanho


9

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Padres de Fiao
Padro T568B:
Branco laranja (Recepo) Laranja (Recepo) Branco verde (Transmisso) Azul Branco azul Verde (Transmisso) Branco castanho Castanho

Padro T568A:
Branco verde (transmisso) Verde (transmisso) Branco laranja (Recepo) Azul Branco azul Laranja (Recepo) Branco castanho Castanho

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

10

Fibra ptica
um pedao de vidro ou de materiais polimricos com capacidade de transmitir luz; Apresenta dimetros variveis, dependendo da aplicao; Desde dimetros nfimos, da ordem de micrmetros (mais finos que um fio de cabelo) at vrios milmetros.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

11

Processo de Fabrico da Fibra ptica

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

12

Fibra ptica
Vantagens
Dimenses Reduzidas; Capacidade para transportar grandes quantidades de informao; Atenuao muito baixa, que permite grandes espaamentos entre repetidores, Imunidade s interferncias electromagnticas; Matria-prima muito abundante.

Desvantagens
Custo ainda elevado de compra e manuteno; Fragilidade das fibras pticas sem encapsulamento; Dificuldade nas ligaes das fibras pticas; Acopladores tipo T com perdas muito grandes; Impossibilidade de alimentao remota de repetidores; Falta de padronizao dos componentes pticos. 13

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

Tipos de fibras
Monomodo:
Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra; Dimenses menores que os outros tipos de fibras; Maior largura de banda por ter menor disperso; Geralmente usado um laser como fonte de criao de sinal.

Multimodo:
Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrncia tais como LEDs (mais baratas); Dimetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca preciso nos conectores; Muito usado para curtas distncias pelo preo e facilidade de implementao pois a longa distncia tem muita perda.
Rui Dias ruidias61176@gmail.com 14

Radiofrequncia
Ondas de rdio so radiaes electromagnticas com comprimento de onda maior e frequncia menor do que a radiao infravermelha. So usadas para a comunicao em rdios amadores, radiodifuso (rdio e televiso), telemveis. Nesta tambm esto includas as ondas do tipo VHF e UHF. Um dos vrios tipos de onda, as ondas hertzianas so popularmente conhecidas como ondas de radiofrequncia ou simplesmente ondas de rdio. Usadas, principalmente, em difuso de rdio, esto tambm presentes na difuso de televiso, em sistemas de comunicao terrestre ou via satlite, radionavegao, radiolocalizao e diatermia.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

15

Radiofrequncia Comprimento de Onda


Comprimento de onda a distncia entre valores repetidos num padro de onda. usualmente representado pela letra grega lambda (); Numa onda senoidal, o comprimento de onda a distncia entre picos (ou mximos). O comprimento de onda tem uma relao inversa com a frequncia f, a velocidade de repetio de qualquer fenmeno peridico.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

16

Radiofrequncia - Frequncia
A frequncia uma grandeza fsica ondulatria que indica o nmero de ocorrncias de um evento (ciclos, voltas, oscilaes, etc.) num determinado intervalo de tempo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilao. Unidades de medida usada
Hertz (Hz): Corresponde ao nmero de oscilaes por segundo.

Cinco ondas senoidais com diferentes frequncias (a azul a de maior frequncia). O comprimento da onda inversamente proporcional frequncia.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

17

IrDA - Infrared Data Association


uma definio de padres de comunicao entre equipamentos de comunicao wireless; Permite a ligao de dispositivos sem fios ao computador (ou equipamentos com tecnologia apropriada), tais como impressoras, telemveis, notebooks e PDAs; Velocidade O IRDA em telemveis chega de 5 a 10 kbps, dependendo da distncia. Padres:
0 - com taxas de transmisso de at 115.200 bps 1 - com taxas de transmisso de at 4.194.304 bps (4 Mbps)

Est cada vez mais em desuso

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

18

Bluetooth

uma especificao industrial para reas de redes pessoais sem fio (Wireless personal area networks PANs); Providencia uma maneira de ligare trocar informaes entre dispositivos como telemveis, notebooks, computadores, impressoras, cmaras digitais e consolas de videojogos digitais atravs de uma frequncia de rdio de curto alcance; Diferencia-se da tecnologia IrDA pelo tipo de radiao electromagntica utilizada; Padro de comunicao primariamente projectado para baixo consumo de energia com baixo alcance, (dependendo da potncia: 1 metro, 10 metros, 100 metros) baseado em microchips transmissores de baixo custo em cada dispositivo; Os dispositivos usam um sistema de comunicao via rdio, por isso no necessitam de estar na linha de viso um do outro, e podem estar at noutros ambientes, desde que a transmisso recebida seja suficientemente potente.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

19

Bluetooth
Classe Classe 1 Classe 2 Classe 3 Potncia mxima permitida (mW/dBm) 100 mW (20 dBm) 2.5 mW (4 dBm) 1 mW (0 dBm) Alcance (Aproximadamente) at 100 metros at 10 metros ~ 1 metro

Verso
Verso 1.2 Verso 2.0 + EDR Verso 3.0

Taxa de transmisso
1 Mbit/s 3 Mbit/s 24 Mbit/s

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

20

Bluetooth - Lista de aplicaes


As aplicaes mais prevalentes do Bluetooth incluem: Controlo sem fios e comunicao entre telemveis e auriculares sem fios ou sistemas viva voz para carros; Comunicao sem fios entre PCs num espao pequeno. Comunicao sem fio entre PCs e dispositivos de entrada e sada, como rato, teclados e impressoras. Transferncia de arquivos entre dispositivos usando o protocolo OBEX. Transferncia de contactos, anotaes e eventos de calendrio e lembranas entre dispositivos com OBEX. Substituio de dispositivos com portas de srie tradicionais com fio em equipamentos de teste, receptores GPS, equipamentos mdicos, leitores de cdigo de barras e dispositivos de controlo de trfego. Enviar pequenas propagandas para dispositivos com Bluetooth. Consolas de videojogos da nova gerao Wii e Play Station 3 utilizam o Bluetooth para os seus respectivos comandos sem fios. Acesso dial-up internet num computador pessoal ou PDA usando um telemvel compatvel com dados como modem. Receber contedos comerciais (Spam).

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

21

Wi-Fi - Wireless Fidelity


utilizada pelos produtos certificados que pertencem classe de dispositivos de redes locais sem fios (WLAN) baseados no padro IEEE 802.11; Opera em faixas de frequncias que no necessitam de licena para instalao e/ou operao; Praticamente todos os computadores portteis vm de fbrica com dispositivos para redes sem fios no padro WiFi (802.11b, a, g ou n) e cada vez mais os fixos, tambm. Tende a massificar-se em todos os dispositivos, como os telemveis.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

22

Dispositivos padro
Numa LAN moderna normal encontrar-mos um ponto de acesso sem fios que liga um grupo de dispositivos e que semelhante a um HUB de rede, retransmitindo dados entre os dipositivos sem fios ligados e os dispositivos com fios comunicarem. Os dispositivos mais comuns so os routers ou roteadores sem fios e que integram um WAP, SWITCH ethernet, e um firmware interno com aplicaes de roteamento que prov Roteamento IP, NAT e encaminhamento de DNS atravs de uma interface WAN integrada.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

23

Padres Wi-Fi 802.11


IEEE 802.11a: Padro Wi-Fi para frequncia 5 GHz com capacidade terica de 54 Mbps. IEEE 802.11b: Padro Wi-Fi para frequncia 2,4 GHz com capacidade terica de 11 Mbps. Este padro utiliza DSSS (Direct Sequency Spread Spectrum Sequncia Directa de Espalhamento de Espectro) para diminuio de interferncia. IEEE 802.11g: Padro Wi-Fi para frequncia 2,4 GHz com capacidade terica de 54 Mbps. IEEE 802.11n: Padro Wi-Fi para frequncia 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade de 65 600 Mbps.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

24

WiMax
Worldwide Interoperability for Microwave Access

Uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN); Objectivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de ligao de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso domstico, empresarial em hotspots; Em 2011 foram atingidas velocidades de 1 Gbit/s; Grande alcance ( vrios quilmetros).

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

25

Telecomunicaes mveis
H diferentes tecnologias para a difuso das ondas electromagnticas nos telefones mveis, baseadas na compresso das informaes ou na sua distribuio: Muitas vezes, os grandes avanos na largura de banda e aumento da capacidade de transmisso / recepo de dados a mistura das vrias tecnologias existentes.

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

26

1G
Os telemveis de primeira gerao ou 1G so analgicos, j que enviam a informao sobre ondas cuja forma varia de forma contnua. Estes somente podem ser usados para comunicao por voz e tm uma qualidade de ligao altamente varivel devido interferncia.
AMPS - Advanced Mobile Phone System DECT - Digital Enhanced Cordless Telecommunications at 32 kbit/s

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

27

2G
Segunda gerao (2G) no um padro ou um protocolo estabelecido, uma forma de nomear a mudana de protocolos de comunicaes mveis do sistema analgico para digital;
GSM - Global System for Mobile Communications at 13 kbit/s GPRS - General Packet Radio Service at 144 kbp/s

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

28

2.5G
2,5G a segunda e meia gerao de padres e tecnologias de telefonia mvel. considerada o degrau de transio entre as tecnologias 2G e 3G; O termo foi criado na verdade para descrever servios de transmisso mais rpida de dados (banda larga) oferecidos ainda pela tecnologia 2G.
EDGE - Enhanced Data rates for GSM Evolution (EDGE), ou Enhanced GPRS (EGPRS) - at 560 kbit/s

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

29

3G
O padro 3G a terceira gerao de padres e tecnologias de telefonia mvel, substituindo o 2G.
UMTS - Universal Mobile Telecommunications System 384 kbit/s HSPA - High Speed Packet Access - 14 Mbit/s HSDPA - High-Speed Downlink Packet Access 14,4Mbit/s HSUPA - High Speed Uplink Packet Access - 5.76Mbit/s

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

30

4G
4G so as siglas da quarta gerao de comunicaes mveis
LTE - Long Term Evolution - 100(109)Mb/s de downlink e 50Mb/s de uplink (taxas mximas).

Rui Dias ruidias61176@gmail.com

31

You might also like