You are on page 1of 5

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TEORIA DA ADMINISTRAO Universidade Anhanguera - UNIDERP, Polo centro, Uruguaiana/RS Faculdade de Bacharelado em Administrao Prof. Ma.

Mnica F. Satolani Abordagens Comportamental e Sistmica da Administrao JULIANA BENITES- RA: 346823 DEBORA CORREA -RA: HENRIQUE MACHADO -RA: EDUARDO BAYER -RA : RIC MUELLER -RA: INTRODUO A abordagem comportamental trs a mais forte nfase das cincias do comportamento na teoria administrativa e a busca de solues flexveis para os problemas organizacionais. Esta abordagem originou-se das cincias comportamentais, e, da psicologia organizacional. Abordagem sistmica uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas cincias a respeito de determinado objeto de pesquisa. Dispe de trs escolas: ciberntica e administrao; teoria matemtica da administrao; e teoria de sistemas. Abordagem Comportamental da Administrao A abordagem comportamental marca a mais forte nfase das cincias do comportamento na teoria administrativa e a busca de solues democrticas e flexveis para aos problemas organizacionais. Esta abordagem originou-se das cincias comportamentais e, mais especificamente, da psicologia organizacional. com a abordagem comportamental que a preocupao com a estrutura se desloca para a preocupao com os processos e com a dinmica organizacional, isto , com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a nfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relaes Humanas, mas dentro de um contexto organizacional. A Teoria Comportamental marca a mais profunda influncia das cincias do comportamento na Administrao. Para muitos, representa a aplicao da Psicologia Organizacional Administrao. Surgiu em 1947 nos Estados Unidos, dentro de uma fundamentao amplamente democrtica. A Teoria Comportamental assenta-se em novas proposies acerca da motivao humana, notadamente as contribuies de McGregor, Maslow e Herzberg. O administrador deve conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as organizaes por meio das pessoas.

Um dos assuntos prediletos dos behavioristas so os estilos de administrao. McGregor traa dois extremos: a Teoria X e a Teoria Y, enquanto Likert prope quatro sistemas organizacionais, variando desde um sistema autoritrio explorador at um sistema participativo grupal eminentemente democrtico. A Teoria Comportamental enfatiza o Processo Decisrio. Todo indivduo um tomador de deciso, baseando-se nas informaes que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convices e assumindo atitudes, opinies e pontos de vista em todas as circunstncias. A organizao vista como um sistema de decises, em que todos se comportam racionalmente apenas em relao a um conjunto de informaes que conseguem obter a respeito de seus ambientes. Para que os participantes tomem decises consentneas com as da organizao, essa lana mo de uma srie de artifcios para orientar as decises. A ideia de um tomador de decises, dentro de uma racionalidade limitada pela escassez de informaes que pode obter e processar, conduz ao conceito do homem administrativo, que se comporta buscando solues satisfatrias, e no solues timas. As organizaes se caracterizam por conflitos entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais. medida que as organizaes pressionam para alcanar os seus objetivos, elas privam os indivduos da satisfao de seus objetivos pessoais, e vice-versa. Modelos e proposies so apresentados pelos autores behavioristas para reduzir ou eliminar os aspectos negativos dos conflitos. O comportamento organizacional o tema preferido pelos behavioristas. A reciprocidade entre indivduos e organizaes e suas relaes de intercmbio so importantes para o estudo das organizaes. A apreciao crtica a respeito da Teoria Comportamental na Administrao deve levar em conta a nfase nas pessoas, a abordagem mais descritiva e menos prescritiva, a reformulao da teoria administrativa, as suas dimenses bipolares, a relatividade das teorias da motivao, a organizao como um sistema decisorial e a viso tendenciosa como os aspectos mais importantes dessa teoria humanista e democrtica. Abordagem sistmica da administrao Abordagem sistmica uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas cincias a respeito de determinado objeto de pesquisa. baseada na idia de que um determinado objeto de estudo possui diversas dimenses e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas cincias e que conceitos e princpios emanados de diferentes cincias podem ser empregados no estudo e compreenso de determinado fenmeno por determinada cincia. O bilogo alemo Ludwig von Bertalanffy elaborou por volta da dcada de 50 uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada cincia e proporcionar princpios gerais e modelos gerais para todas as cincias envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada cincia pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria

interdisiciplinar - denominada Teoria Geral dos Sistemas - demonstra o isomorfismo das vrias cincias, permitindo maior aproximao entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaos vazios entre elas. Segundo essa teoria, os sistemas no podem ser compreendidos plenamente apenas pela anlise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. Ela se baseia na compreenso da dependncia recproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integrao. Assim, os diversos ramos do conhecimento - at ento estranhos uns aos outros pela intensa especializao e isolamento consequente - passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas. Muitas cincias possuem suas verses de abordagem sistmica, sempre partindo de seus princpios para a harmonizao com princpios e conceitos de outras cincias. A Abordagem Sistmica da Administrao a aplicao da abordagem sistmica Administrao e trata de trs escolas principais:

Ciberntica e Administrao Teoria Matemtica da Administrao Teoria de Sistemas

Ciberntica e Administrao A Ciberntica uma cincia relativamente jovem. Foi criada por Norbert Wiener entre os anos de 1943 e 1947, na poca em que surgiu o primeiro computador, bem como a Teoria de sistemas. Ciberntica a cincia da comunicao e do controle, no animal e na mquina. A comunicao que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle que regula o seu comportamento. A Ciberntica uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicao entre o sistema e o meio e dentro do sistema, e do controle (retroao) da funo dos sistemas com respeito ao ambiente, e compreende os processos e sistemas de transformao da informao e sua concretizao em processos fsicos, fisiolgicos, psicolgicos etc. de transformao da informao. Teoria Matemtica da Administrao A Teoria Matemtica aplicada aos problemas administrativos mais conhecida como Pesquisa Operacional. A Teoria Matemtica tem nfase no processo decisrio e procura trat-lo de modo lgico e racional, atravs de uma abordagem quantitativa. deslocando a nfase na ao para a nfase na deciso que antecede a ao.

Teoria de sistemas A Teoria Geral de Sistemas (T.G.S.) surgiu atravs dos trabalhos do bilogo alemo Ludwig Von Bertalanffy. A Teoria Geral de Sistemas no busca solucionar problemas ou tentar solues prticas, mas sim produzir teorias e formulaes conceituais que possam criar condies de aplicaes na realidade emprica. Ela critica a viso que se tem do mundo dividido em diferentes reas do conhecimento, que classifica como arbitrrias, com fronteiras solidamente definidas e espaos vazios entre elas. A Teoria Geral dos Sistemas afirma que as propriedades dos sistemas no podem ser descritas significativamente em termos de seus elementos separados. A compreenso dos sistemas somente ocorre quando estudamos os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependncias de suas partes. Pensamento Sistmico e Liderana Um dos principais fatores no desempenho de uma organizao consiste na obteno de eficincia operacional em relao aos concorrentes que possibilite oferecer produtos e servios diferenciados no mercado. A competitividade e as mudanas no ambiente externo proporcionam s organizaes no somente uma necessidade estratgica, mas sim uma necessidade no sentido de aprendizado em resposta as transformaes globais. O campo do aprendizado o aperfeioamento da capacidade individual com o desejo de trabalhar em conjunto para criar o novo conhecimento. Cabe aos lderes proporcionar um ambiente para a criao de sistemas e reflexo, e estimular a capacidade de trazer luz e discutir os vrios modelos mentais, desenvolver a inteligncia coletiva da organizao e criar condies para que ela funcione. Nesse estudo, constata-se uma eficincia operacional na utilizao das ferramentas na gesto dos processos de uma empresa com foco na aprendizagem organizacional. O objetivo do estudo de Liderana Situacional demonstrar o processo de liderar pessoas, os principais estilos, principalmente o estilo da liderana situacional que propagada como sendo aquela que representa a atuao de acordo com cada situao vivida pela organizao e caractersticas, maturidade pessoal e profissional das pessoas que compe a equipe de trabalho. Outro fator importante o papel do lder como fonte de transformao e quais qualificaes deve ter para uma atuao dinmica. Consideraes finais Conclumos que a abordagem comportamental - tambm chamada behaviorista (em funo do behaviorismo na psicologia) - marca a mais forte influncia das cincias do comportamento na teoria administrativa e a busca de novas solues democrticas, humanas e flexveis para os

problemas organizacionais, enquanto a abordagem sistmica uma teoria geral que cobre amplamente todos os fenmenos organizacionais. Ela uma teoria geral das organizaes e da administrao, uma sntese integrativa dos conceitos clssicos, neoclssicos, estruturalistas e behavioristas. Pensamento sistmico. uma disciplina de aprendizagem. Por meio dela, as pessoas aprendem melhor compreendendo a interdependncia e a mudana para lidar eficazmente com as foras que produzem efeitos em suas aes. Pensamento sistmico baseado na retroao e na complexidade. Trata-se de mudar sistemas na sua totalidade e no mudar apenas os detalhes. A liderana necessria em todos os tipos de organizao humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela essencial em todas as funes da Administrao: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto , liderar. Implicaes ticas Aprender conceitos e abordagens administrativas implica um melhor entendimento da sociedade e dentro da empresa onde trabalhamos. Podendo assim encontrar os pontos onde reunir teoria e prtica. Referncias bibliogrficas PLT Administrao; Introduo Teoria Geral da Administrao Chiavenato, Idalberto; www.professorcezar.adm.br http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/viewFile/795/641 http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/viewArticle/84

You might also like