You are on page 1of 4

O EGIPTO

O Egipto era composto por duas regies: o Alto Egipto, vale estreito que atravessava todo o planalto desrtico e o Baixo Egipto que abrangia a zona do Delta. O Nilo estava sujeito a um regime anual de inundaes provocadas pelas chuvas abundantes, ocorridas mais a Sul, na Etipia no incio do Vero. Estas cheias que ocorriam entre os meses de Julho e Outubro, inundando as margens do rio, mas como os egipcos desconheciam a sua verdadeira origem consideravam um milagre divino, as cheias depositavam um lodo fertilizante nas margens, tornando-as frteis para a agricultura. Junto ao Nilo construam-se: Diques para que as guas das cheias apenas inundassem as terras agrcolas Reservatrios para guardar a gua para ser utilizada em perodos de seca Canais Que levavam a gua a terras do deserto, aumentando assim a rea cultivada ChadufInstrumento utilizado para retirar gua do Nilo ou de reservatrios

Principais atividades econmicas: A agricultura: - cultivavam cereais (trigo e cevada) - Vinha - Legumes - rvores de fruto - Linho - Papiro Pecuria (criao de gado): - Bois - Ovelhas} animais utilizados na alimentao e nos trabalhos agrcolas - Cabras Atividades artesanais: - Tecelagem - Metalurgia - Cermica - Ourivesaria - Vidro - Mobilirio - Construo Naval Comrcio: Produtos exportados Trigo; linho Produtos importados Metais; Madeira

O artesanato e os produtos agrcolas eram comercializados com os povos vizinhos, como os Sumrios e os Fencios. O RIO Nilo era navegvel em quase todo o seu percurso, sendo assim uma excelente via de comrcio tanto interno e externo, pois o rio desagua no Mar Mediterrneo, tendo facilitado a exportao de produtos para outras regies. Estas atividades permitiram o enriquecimento de algumas cidades no Egipto e o desenvolvimento de uma grande civilizao.

A Sociedade Egpcia O fara chefe supremo do Egipto: considerado um deus vivo na Terra O fara detinha todos os poderes: - Chefe da religio (supremo sacerdote) - Administrava a justia - Comandava o exrcito - Era o juz supremo No Antigo Egipto todos obedeciam ao fara. Este governava atravs dos seus numerosos funcionrios a partir do palcio, o centro administrativo e poltico do Egipto. No Egipto cada pessoa ocupava um lugar na sociedade e tinha os seus direitos e deveres definidos de acordo com a sua posio social. A Sociedade egpcia era hierarquizada e estratificada, estando dividida nos seguintes grupos sociais: Nobres e Altos fncionrios tinham funes administrativas e polticas ( o mais importante o vzir); Sacerdotes tinham funes religiosas, tratavam dos templos e do culto aos deuses e aos mortos; Escribas graas aos seus conhecimentos, ocupavam funes importantes como o registo das leis, textos religiosos e do pagamento dos impostos; Artesos, comerciantes e camponeses compunham a maior parte da populao e estavam sujeitos ao pagamento de pesados impostos; Escravos eram habitualmente prisioneiros de guerra ou capturados, desempenhavam todo o tipo de trabalhos, desde o domstico construo de grandes obras pblicas ou ao trabalho nas minas. Dentro desta sociedade existiam grandes desigualdades. Os nobres, os sacerdotes e os escribas tinham vrios privilgios, no pagavam impostos e viviam de uma forma confortvel: eram privilegiados. Os artesos, comerciantes e camponeses, sobretudo os camponeses que trabalhavam nas terras do fara e dos nobres e dos sacerdotes, tinham uma vida dura e pagavam pesados impostos: eram no privilegiados. A religio egpcia Os egipcios eram um povo profundamente religioso. Acreditavam na existncia de muitos deuses, eram politestas. Principais deuses criados pelos egpcios estavam ligados Natureza. Deuses mais venerados: R ou mon-R (deus do Sol) Osris (deus da morte e da ressureio)+Hrus (deus falco, protector dos faras) sis (esposa de Osris e me de Hrus)

Htor (deusa da fertilidade) Tot (deus de sabedoria) Fara Rio Nilo O culto aos deuses era feito pelos sacerdotes nos templos O culto aos mortos (crena na imortalidade da alma e na reencarnao) Mumificao: preparavam e conservavam os corpos. Construo de tmulos grandiosos e duradouros para guardarem os mortos pois acreditavam que o morto teria uma vida extraterrena. O Saber dos egpcios Aritmtica (adio, subtraco, multiplicao e diviso) Matemtica e Geometria (construo de canais, diques, templos e pirmides levantaram problemas relacionados com o clculo de reas e volumes Astronomia (observao do cu, por exigncias religiosas, possibilitou a identificao de estrelas e planetas e desenvolvimento desta cincia) Medicina (beneficiou com a prtica da mumificao, que permitiu aprofundar os conhecimentos sobre o corpo humano)

A arte egpcia influenciada pela religio. (culto dos mortos- tmulos e culto dos deuses- templos e monumentos funerrios: pirmides, mastabas e hipogeus)

Principais caractersticas da arquitectura egpcia: Monumentalidade Grandiosidade Durabilidade das construes

Principais caractersticas da pintura: Cenas religiosas Aspectos do quotidiano Hierglifos Feitas em paredes, sobre uma base de gesso e cal (pintura a fresco)

Lei da frontalidade

Principais caractersticas da escultura (era muito variada, desde esttuas colossais e pequenas estatuetas e relevos): Lei da frontalidade ( figuras representadas de frente, olhando na direco do horizonte e no mostravam movimento).

As artes decorativas : trabalhos em ourivesaria, olaria e mobilirio revelam um gosto refinado e grande capacidade tcnica.

You might also like