You are on page 1of 2

Dependncia Qumica lcool

Quando se fala em lcool na dependncia qumica, estamos nos referindo ao etanol presente em bebidas alcolicas. O produto extrado da cana-de-aucar ou beterraba. O teor de lcool de uma bebida pode ser expresso em porcentagem volumtrica ou em graus Gay-Lussac . Observe o quadro:

Bebida Cerveja Vinho Usque

Tipo Fermentada No destilada Fermentada No destilada Fermentada Destilada

% Vol. ou Gl 5,4 12 43

Obteno Fermentao do malte Fermentao do suco da uva Destilao do fermento de centeio

Quando observamos no rtulo de uma garrafa de vinho a indicao de seu teor de lcool em 12% em volume ou 12 GL, isto significa que, em cada 100 mL de vinho temos 12 mL de etanol. O estanol age como depressor do Sistema Nervoso Central. O dano ao crebro comea com o "beber socialmente" e continua at o estgio visto no "alcoolismo crnico", havendo, assim, um envelhecimento do crebro com diminuio do filtro sangneo dentro da massa cinzenta. Os efeitos danosos do lcool sobre os principais rgos e sistemas do organismo so cumulativos, piorando progressivamente. Causa, tambm, diminuio das funes sexuais. Quando consumido por um longo tempo provoca deficincias das vitaminas B1, B2, B12 e C. Eis algumas caractersticas dessas vitaminas: - Vitamina B1: estabelece o equilbrio do sistema nervoso, favorece o crescimento e o metabolismo dos tecidos. Sua carncia causa beriberi. Encontrada em cereais integrais, germe de trigo, aveia, leite, folhas verdes e levedura. - Vitamina B2: protege a mucosa e os olhos, d vitalidade s clulas nervosas e acelera a cicatrizao. Leses na pele e na mucosa so causadas pela sua ausncia. Encontrada no leite, queijos (ricota e cheddar) , soja e vagem, entre outros. - Vitamina C: auxilia na absoro do ferro, aumenta a capacidade de resistncia orgnica e o fortalecimento dos ossos, dos vasos sangneos e da genviva. A falta de vitamina C causa o escorbuto. Encontrada em vegetais, verduras, legumes e frutas ctricas.

Na ingesto da vitamina C devemos ter cuidado pois ela oxidada com facilidade e muito sensvel ao calor, por isso, os alimentos devem ser consumidos crus e rapidamente cozidos em gua. O quadro abaixo, mostra as doses de concentrao de lcool na corrente sangnea e suas alteraes no comportamento: Doses 0,05% 0,1% 0,2% 0,3% 0,4 a 0,5% Alteraes Prejuzos no pensamento e julgamentos; diminui a capacidade de controle motor, dos reflexos psicomotores, etc. As aes motoras voluntrias, como andar e falar, ficam visivelmente prejudicadas. As funes motoras ficam reduzidas, afetando tambm a rea cerebral que controla o comportamento emocional. Completo estado de confuso. Entra em coma, o que pode levar morte.

You might also like