You are on page 1of 3

Desafio de aprendizagem Direitos Humanos - 4 Semestre

Autor: Ana Clara Correa Henning

O professor EAD dever orient-lo sobre como realizar este desafio de aprendizagem, indicando possveis adequaes nas atividades propostas.

Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre a realidade brasileira por meio da anlise de fatos sociais relevantes e contemporneos. Compreender a importncia da proteo dos direitos fundamentais no sistema jurdico brasileiro a partir dos fatos observados. Observar a primazia da Constituio sobre os atos do Poder Pblico, especialmente no que diz respeito aos direitos aqui estudados.

Tarefa final
A proposta que segue foi adaptada de questes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), do ano de 2009. Responda s questes abaixo individualmente. Depois, em grupo de 3 a 5 alunos, discutam qual a ligao das trs questes propostas com a teoria sobre direitos humanos e fundamentais analisada durante esta disciplina. Elabore um texto, citando fontes bibliogrficas, artsticas (msicas, filmes, poesias etc.) e os dispositivos legais que entenderem pertinentes. 1) Leia o grfico Trabalho Infantil o maior em 18 meses, e Rio lidera casos; confira arte da Folha online, em que mostrada a evoluo do nmero de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regies metropolitanas brasileiras, em dado perodo. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml>. Acesso em: 25 abr. 2011.
Fonte: IBGE

Este texto tambm se encontra disponvel no ambiente virtual moodle, na rea reservada disciplina de DIREITOS HUMANOS, com o nome de Texto 1 para Desafio de Aprendizagem.

306
2) Veja o grfico:

Extrado de http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml Leia a charge:

Fonte: disponvel em: <www.charges.com.br>. Acesso em: 15 set. 2009.

(TAMBM EST DISPONVEL NO PORTAL MOODLE NA DISCIPLINA DE DIREITOS HUMANOS COM O NOME DE TEXTO DO DESAFIO PARA QUESTO 2 charge)

H relao entre o que mostrado no grfico e na charge? a) No, pois a faixa etria acima dos 18 anos aquela responsvel pela disseminao da violncia urbana nas grandes cidades brasileiras. b) No, pois o crescimento do nmero de crianas e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposio aos perigos da rua. c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconmicos e culturais vigentes no pas. d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o nmero de crianas envolvidas com o crime organizado. e) Ambos abordam temas diferentes e no possvel se estabelecer relao mesmo que indireta entre eles. 3) Para responder a essa questo leia os grficos que esto no portal moodle da disciplina de Direito Humanos com o nome de TEXTO DO DESAFIO PARA QUESTO 3 e responda, relacionando esses grficos s seguintes informaes: O Ministrio da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil no s produz mais da metade dos livros do continente americano, como tambm tem parque grfico atualizado, excelente nvel de produo editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do pas estejam nas mos de 16% da populao. Para melhorar essa situao, necessrio que o Brasil adote polticas pblicas capazes de conduzir o pas formao de uma sociedade leitora. Qual das seguintes aes no contribui para a formao de uma sociedade leitora? a) Desacelerao da distribuio de livros didticos para os estudantes das escolas pblicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros. b) Exigncia de acervo mnimo de livros, impressos e eletrnicos, com gneros diversifi cados, para as bibliotecas escolares e comunitrias. c) Programas de formao continuada de professores, capacitando-os para criar um vnculo signifi cativo entre o estudante e o texto. d) Programas, de iniciativa pblica e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mos dos leitores. e) Uso da literatura como estratgia de motivao dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa. ETAPAS PARA A REALIZAO DO RELATRIO: Primeiramente, vocs vo responder s questes individualmente e vo procurar artigos, livros, textos, filmes, msicas, enfim o material que julgarem necessrio para fundamentar a sua resposta. Depois, vocs vo se reunir em grupos e vo analisar as respostas de todos e chegar a um consenso de quais alternativas so corretas. Depois, vocs vo fundamentar a sua resposta, escrevendo um relatrio de 5 a 12 pginas, abordando os pontos que julgaram necessrios para resolver as questes. Vocs devem focar os temas com os Direitos Humanos. RECOMENDAES:

Na confeco do texto, o importante que normas bsicas sejam observadas: 1) alinhamento justificado do texto; 2) tamanho da fonte em 12, times new Roman ou Arial. 3) espaamento entre linhas 1,5; 4) O nmero de pginas deve ser de 5 a 12. essencial lembrar que na capa do trabalho devem constar os seguintes pontos: - Nome e RA dos integrantes do grupo; - Nome da disciplina; - Nome do polo a que pertencem os acadmicos. 5) O Texto do Desafio de Aprendizagem dever ser elaborado em Doc. Word 2003.

O desafio poder ser realizado em grupos de 3 (trs) a 5 (cinco) integrantes, sendo que o mesmo dever manter-se fixo ao longo das etapas.

OBSERVAO: Vale ressaltar que o texto deve ser de autoria do prprio grupo de acadmicos, e todas as obras utilizadas de outros autores, devem ser acompanhadas de sua citao, ou seja, nome do autor, obra, editora, mantendo, assim, a tica na produo acadmica. Ou seja, todos os textos utilizados para fundamentar suas ideias devero ser citados ao final de seu ensaio em uma parte chamada Referncias Bibliogrficas . Metodologia para as citaes: - No caso de um livro: Siga o exemplo abaixo: SOBRENOME, Nome. Ttulo da obra. Local: Editora, ano. Exemplo: DALLARI, D. Direitos Humanos e cidadania. So Paulo: Moderna, 2004

- No caso de um artigo cientfico obtido via internet: SOBRENOME, Nome. Ttulo do artigo. Disponvel em: site em que o texto foi encontrado. Acesso em: data de acesso ao site. Ex: MAZUOLI, V. O. Direitos Humanos, cidadania e educao: uma nova concepo introduzida pela Constituio Federal de 1988. Disponvel em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/2074/direitos-humanos-cidadania-e-educacao. Acesso em: 17 jun. 2011. IMPORTANTE: Durante toda a elaborao do desafio de aprendizagem, o grupo dever manter-se coeso e integrado, pois as ideias devem ser fruto do esforo, estudo, pesquisa de todos os integrantes do grupo. Vale ressaltar que toda e qualquer dvida dever ser enviada ao seu tutor distncia a fim de que possamos esclarecer todos os detalhes e o trabalho possa ser realizado com sucesso. OBS: Aps ter confeccionado o texto, este dever ser postado no ambiente virtual moodle, respeitando a data prevista para entrega. importante dizer que, ainda que o relatrio seja feito em grupo, a postagem no ambiente virtual moodle feita individualmente.

308

You might also like