You are on page 1of 8

A figura abaixo representa um dispositivo de alimentao de peas.

O funcionamento deste dispositivo baseia-se no avano de um atuador de simples ao que desloca as peas para dentro de um sistema, retornando em seguida sua posio inicial para uma nova alimentao. O avano do atuador ocorre atravs do acionamento de um boto e o retorno pelo desacionamento do mesmo. Elaborar o circuito pneumtico para este dispositivo.

Automao Pneumtica

EXERCCIO 01

Dispositivo de Alimentao

1A

O funcionamento do dobrador de chapas baseia-se no avano de um atuador de dupla ao que dobra as peas para baixo, retornando em seguida sua posio inicial para realizar uma nova dobra. O avano do atuador ocorre atravs do acionamento de um boto e o retorno pelo acionamento de outro boto. Elaborar o circuito pneumtico para este dispositivo.

Automao Pneumtica

EXERCCIO 02

Dobrador de Chapas
1A

Num processo de fabricao de peas, o controle de qualidade realizado visualmente, por um operador. As peas aprovadas so destinadas esteira 1 e as peas reprovadas sero retrabalhadas e para isso sero destinadas esteira 2. Ao detectar uma pea para retrabalho, o operador ir acionar um boto para que o atuador de dupla ao avance e desloque a pea esteira 2. O retorno do atuador ocorre automaticamente. Elaborar o circuito pneumtico para este dispositivo.

Automao Pneumtica

EXERCCIO 03

Controle de Qualidade

1A

A figura abaixo representa um dispositivo para cortar chapas. O avano do atuador de dupla ao pode ser feito de dois pontos diferentes, e aps o deslocamento da chapa ela ser cortada. Ao acionar um terceiro boto, o atuador ir retornar rapidamente, mas somente se houver a confirmao de que ele est totalmente avanado. Elaborar o circuito pneumtico.

Automao Pneumtica

EXERCCIO 04

Dispositivo de Cortar Chapas

1A

Um atuador de dupla ao utilizado para abrir o silo. Aps acionar um boto, o atuador dever retornar. O avano dever ocorrer somente depois de um tempo pr-ajustado. O avano e retorno do atuador dever ocorrer lentamente. Elaborar o circuito pneumtico.

Automao Pneumtica

EXERCCIO 05

Silo

As coquilhadeiras normalmente utilizadas em fundies podem possuir um sistema automtico de retirada de metais fundidos de dentro dos fornos. O funcionamento deste sistema depende do movimento de avano e retorno de um atuador de dupla ao. Para o incio da operao, ou seja, para transportar o metal do forno para o molde, devemos recuar o atuador por meio do acionamento de um boto. O avano do atuador feito automaticamente, sem o auxlio de um fim-de-curso ( todo o processo deve ser feito lentamente ) . Elaborar o circuito pneumtico para este dispositivo e relacionar os componentes a serem utilizados .

Automao Pneumtica

EXERCCIO 06

Coquilhadeira

A figura abaixo representa um dispositivo de transferncia de peas da estao I para a estao II. Atravs do Diagrama Trajeto-Passo, elaborar o circuito pneumtico.

Automao Pneumtica

EXERCCIO 07

2A 1A
Transferidor de Peas

1 5=1 BOTO - S1 ATUADOR 1A ATUADOR - 2A

Em um processo de usinagem para furao de peas usa-se um dispositivo composto por duas fases : uma de fixao e outra de furao propriamente dita . As duas fases so realizadas por atuadores pneumticos de dupla ao. A pea colocada manualmente na posio de trabalho e o acionamento de um boto inicia o processo. Para evitar danos pea, a furao (avano e retorno ) deve ser feito lentamente. Baseado no diagrama Trajeto-Passo, elaborar o circuito pneumtico.

Automao Pneumtica

EXERCCIO 08

Furadeira

1 5=1 BOTO - S1 ATUADOR 1A

You might also like