You are on page 1of 3

Ficha de Trabalho n 3

Colgio Didlvi

HISTRIA A 12 Ano 2009/ 2010

Mdulo 7: Crises, embates ideolgicos e mutaes culturais na 1 metade do sculo XX. 7.1.As transformaes das primeiras dcadas do sculo XX. 7.1.5. Portugal no primeiro ps-guerra. 7.2.O agudizar das tenses polticas e sociais a partir dos anos 30. 7.2.5.Portugal: o Estado Novo.

GRUPO I Doc. 1

Limpeza radical (jornal O Z 1914)

filha, no te assustes! Esta limpeza [de polticos republicanos] precisa para teu sossego.

Doc. 2 O agravamento do custo de vida em Portugal

n Paulo Guinote A sociedade: da agitao ao desencanto in, Antnio Reis (dir. de), Portugal Contemporneo, Lisboa: Publicaes Alfa, 1990 (adaptado)

Doc. 3 Uma nova concepo de Estado No h Estado forte onde o Poder Executivo o no , e o enfraquecimento deste a caracterstica geral dos regimes polticos dominados pelo liberalismo individualista ou socialista, pelo esprito partidrio e pelos excessos e desordens do parlamentarismo. O princpio salutar da diviso, harmonia e independncia dos poderes est praticamente desvirtuado pelos costumes parlamentares e at por normas insertas nas constituies relativas eleio presidencial e nomeao e demisso dos ministros. Essas normas vm sujeitando, de facto, o Poder Executivo ao Legislativo, exercido por maiorias variveis e ocasionais, e merc tambm de votaes de centros partidrios estranhos aos poderes pblicos.
Salazar, Discurso de 30 de Julho de 1930, em Discursos, vol. 1, 5. ed., Coimbra, Coimbra Editora, 1961

Doc. 4 Uma nova poltica financeira Senhor Presidente do Ministrio Agradeo a V. Exa. o convite que me fez para sobraar a pasta das Finanas. [...] No tomaria [...] sobre mim esta pesada tarefa, se no tivesse a certeza de que ao menos poderia ser til a minha aco, e de que estavam asseguradas as condies dum trabalho eficiente. V. Exa. d aqui testemunho de que o Conselho de Ministros teve perfeita unanimidade de vistas a este respeito e assentou numa forma de ntima colaborao com o Ministrio das Finanas, sacrificando mesmo nalguns casos outros problemas resoluo do problema financeiro, dominante no actual momento. [...] Sei muito bem o que quero e para onde vou, mas no se me exija que chegue ao fim em poucos meses.
Salazar, Discurso de 27 de Abril de 1928, in Portal da Histria.

Doc. 5

Cartaz da Unio Nacional (1934) Primeiras eleies para a Assembleia Nacional

1. Indique as razes do descontentamento popular patente no documento 1. 2. Caracterize a situao econmica e financeira evidenciada no documento 2 e o respectivo impacto social. 3. Explicite a posio de Salazar perante os regimes parlamentaristas (Doc 3). 4. Analise o contexto em que ocorreu a institucionalizao do Estado Novo. A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes tpicos de desenvolvimento: conceito Estado Novo; condies da ascenso poltica de Salazar; conjuntura internacional favorvel afirmao de ideologias totalitrias; a novidade ideolgica do Estado Novo A sua resposta deve integrar, para alm dos seus conhecimentos, os dados disponveis nos vrios documentos.

GRUPO II Doc. 1 O Primeiro Modernismo Portugus Aqueles que, ao findar o sculo, assistiram simultaneamente ao nascimento do novo sculo puderam verificar uma modificao total no aspecto exterior dos valores imutveis da Humanidade. [...] [Em Portugal, com] uma herana literria e artstica bastante desorientadora, sobretudo para os que se iniciavam nas letras e nas artes; uma herana literria e artstica resumida aos talentos isolados de um perodo manifestamente decadente; num meio hostil, congestionado de realidades polticas que tiranizavam exclusivisticamente todo o pas; num desinteresse mximo e nacional pelas coisas chamadas do esprito; tais foram os primeiros dias que couberam por sorte aos desta gerao. [...] Havia tanto que destruir como de construir, isto , impunha-se viver. Discutia-se a aco: se no nos entendessem, ao menos que nos ouvissem gritar! No tardou muito que uns quantos se sentissem visados. A sua oposio excedeu as nossas expectativas [...]. Chegaram a apelar para a polcia e para o manicmio [...]. Enfim, dio puro. Um dio to evidente e to incontido que tendo comeado por nos surpreender acabava por fazer-nos ver que afinal tnhamos feito j alguma coisa de bom. [...] [Em] 1912, o grupo preparara e fizera sair uma revista literria chamada Orpheu. Pouco depois outra, Portugal Futurista, a qual mereceu uma recolha total pela polcia. Depois a Contempornea [...]. A completar a srie das nossas publicaes saram ainda vrios nmeros de uma quarta revista intitulada Athena. [...] Simultaneamente ao nosso movimento literrio, o grupo completava-se com os pintores vindos de Paris em 1914. Completava-se e excedia-se. Guilherme de Santa-Rita e Amadeo de Souza-Cardoso, duas fortes personalidades opostas, plenas de modernismo e absolutamente inditas na ideologia e sensibilidade portuguesas, mas portuguesas, encontraram-se menos exilados no seu prprio pas do que o haviam previsto, ao encontrarem-se com o grupo literrio.
J. de Almada Negreiros, Pioneiros, Obras Completas, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1993

Doc. 2 Exposio de Amadeo de Souza Cardoso Liga Naval de Lisboa Mais do que isto ainda Amadeo de Souza-Cardoso pertence Guarda Avanada nA MAIOR DAS LUCTAS que o Pensamento Universal. Amadeo de Souza-Cardoso a primeira Descoberta de Portugal na Europa no seculo XX. O limite da Descoberta infinito porque o sentido da Descoberta muda de substancia e cresce em interesse por isso que a Descoberta do Caminho Martimo pr India menos importante que a Exposio de Amadeo de SouzaCardoso na Liga Naval de Lisboa. Felizmente pra ti, leitor, que eu no sou critico, razo porque te no chateio com elucidaes da Arte de que ests to longinquamente desprevenido; mas manh, quando j soubres que o valor de Amadeo de Souza-Cardoso o que eu te digo aqui, ters remorsos de o no tres sabido honrem. Portanto, comea l hoje, vae Exposio na Liga Naval de Lisboa, tpa os ouvidos, deixa correr os olhos e diz l que a Vida no assim? [...]
Jos de ALMADA NEGREIROS, Poeta Futurista Lisboa, 12 de Dez. de 1916
1

1. Descreva, com recurso ao documento 1, o panorama social e cultural em Portugal, nos incios do sculo XX. 2. Caracterize o Primeiro Modernismo Portugus. 3. Avalie a modernidade da obra de Amadeo de Souza-Cardoso. A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes tpicos de desenvolvimento: - princpios estticos perfilhados por A. de Souza-Cardoso; percurso acadmico; os anos de Paris; influncias recebidas; - a estadia em Portugal, contactos artsticos; reaces suscitadas; - a obra de Amadeo como exemplo de sntese de tendncias vanguardistas. A resposta deve integrar, para alm dos seus conhecimentos, os dados disponveis no documento.

BOM TRABALHO

You might also like