You are on page 1of 4

RAPHAEL BENEVENUTO __________________________________________________________________ ANTROPOLOGIA

o estudo do homem, como ser biolgico, social e cultural Cincia ao mesmo tempo social e natural; devido ao enorme alcance de sua funo o estudo do homem quase um campo sem fronteiras; um mar de conhecimentos. Conjunto de teorias e diferentes mtodos e tcnicas de pesquisa que buscam explicar, compreender ou interpretar as mais diversas prticas dos homens e mulheres em sociedade. Muitas dessas teorias baseiam-se em estudos de campo, em que o antroplogo busca conviver com as populaes locais e aprender seus hbitos, valores, modos de vida, crenas, relaes de parentesco e outras dimenses da vida social Volta-se para auto-reflexo do seu papel poltico e social (crtica cultural) e dos parmetros pelos quais tem produzido e representado os significados da cultura. A antropologia estuda natureza e cultura numa anlise descritiva e comparativa que gera um panorama do homem em suas vrias manifestaes. Pelo seu estudo, oscila entre a especificidade e a generalidade; uma necessria ao aprofundamento, outra necessria viso abrangente. Ocupa-se de lingstica, biologia, economia, religio bem como de aspectos de desenvolvimento histrico. Superficialmente, dentro do campo antropolgico, destacam-se trs ramos: o tema pragmtico, o tema romntico e o tema cientfico. A importncia da Antropologia torna-se latente no momento que entendemos a mesma como Estudo do Homem (antropo = homem + logos = estudo), j a importncia do termo Justia esta relacionado ao contexto em que a palavra usada, se posta como objetivo (espero justia), como resultado (foi feito justia), ou ainda, Justia como aquilo que justo, aquilo que tenho direito.

DO ENCONTRO DA ANTROPOLOGIA E DA JUSTIA COMO CINCIAS NASCE A ANTROPOLOGIA JURIDICA


Assim, analisando superficialmente estes dois conceitos j se percebe que ambos esto entrelaados, pois praticamente impossvel a algum que se prope estudar o homem, no levar em considerao aquilo que lhe justo, sem ter em considerao aquilo que para ele lhe de direito para viver dignamente e desenvolver plenamente todas as suas potencialidades. Tal encontro e associao de conceitos para estudo acontecem corriqueiramente entre Antropologia e demais cincias, sempre embasados no princpio de estudar o homem como um todo, social e culturalmente, como forma de compreend-lo e auxili-lo em seus diversos modos de vida e suas variadas formas de organizao social.

RAPHAEL BENEVENUTO __________________________________________________________________


O nascimento da Antropologia Jurdica nasce exatamente num destes encontros entre cincias, entre a Cincia Antropologia e o Direito enquanto Cincia. A Antropologia Jurdica dedica-se ao estudo do Direito das sociedades simples, das instituies do Direito da sociedade contempornea, do pluralismo jurdico e do Direito Comparado (estudo e comparao de diversos sistemas jurdicos, simples e complexos). o emprego de mtodos antropolgicos de pesquisa, observao participante e comparao com modernas instituies de Direito. Surge como cincia no sc. XIX, quando alguns antroplogos comeam a estudar sistemas jurdicos de outros povos. S a partir do sc. XX os antroplogos comeam a estudar o que dito no conceito atual (sociedades simples...). A Antropologia Jurdica acredita que existem direitos em sociedades sem Estado (mesmo assim se organizam). Estudam a evoluo do direito atravs das instituies, famlia, propriedade, etc. A Antropologia como Cincia se divide em Antropologia Fsica, quando estuda o Homem na sua essncia biolgica humana e as influncias do ambiente natural sobre o Homem, e Antropologia Cultural, quando se dedica ao estudo dos procedimentos idealizados pelo homem para viver em seu ambiente natural e social, como aprende, conserva e transmite seus costumes. O Direito como Cincia das Normas esta destinado a servir ao Homem para auxili-lo a alcanar sua felicidade, no sentido de que sua realizao pessoal plena como individuo s ocorre quando este puder dispor, sem entraves, de todos os seus direitos e deveres. Assim, mister se faz que estudemos o Homem com o fito de conhecer seu ambiente, de descobrir seus valores culturais, aquilo que lhe justo, aquilo que lhe de direito para que possa viver bem e ter garantido seus direitos.

ANTROPOLOGIA JURDICA, UMA DISCIPLINA INDISPENSVEL AOS OPERADORES DE DIREITO


A Antropologia Jurdica importante para a formao e atuao dos operadores do direito porque vivemos, no Ocidente, neste incio de sculo XXI, o questionamento do papel do Estado (talvez o maior mito jurdico moderno). Estamos revisando os princpios da Revoluo Francesa que, dentre inmeras mudanas, instaurou a negao do mundo sobrenatural e passou a opor indivduos a grupos; leis a pluralismo; direito positivo a direitos costumeiros. A Antropologia Jurdica mostra que costumes mais que leis positivas, animam as relaes sociais. O ser humano busca sentidos para a sua existncia e isso se d atravs das dimenses do sensvel e do invisvel, as quais so contempladas, no campo cientfico, primordialmente pela

RAPHAEL BENEVENUTO __________________________________________________________________


Antropologia, Filosofia e Psicologia. Um Direito que realmente privilegie a compreenso do ser humano precisa dialogar com essas reas. O mercado de trabalho atual para o Antroplogo do Direito no campo acadmico, temas relacionados a direitos humanos, direitos de minorias, administrao da justia e sistema de justia criminal vm estimulando cada vez mais pesquisadores.

ALGUMAS APLICAES DA ANTROPOLOGIA DA ANTROPOLOGIA JURDICA NO BRASIL

LEGAL

O Brasil sofre, judicialmente, de uma separao radical entre teoria e prtica evidenciada pela fora do informal -para no dizer ilegal- nas predisposies constitucionais. H tambm uma seco entre legitimao e represso. Faz-se importante o conceito de legitimao em Max Weber. Legitimao o processo de criar poder, ou um padro de ordens e obedincia justo na opinio das pessoas. A autoridade legtima a autoridade sem oposio perceptvel, obedincia livre. No Brasil ocorre o contrrio, a represso. E isso porque, ao longo da histria do pas, o sistema judicirio prostrouse aos interesses das sucessivas classes dominantes ou ao poder estrangeiro. papel da antropologia jurdica, nesse sentido, estudar as contradies de tal sistema e propor aprimoramento como, alis, comumente realizado nos EUA.

A IMPORTNCIA DA ANTROPOLOGIA JURIDICA NA ATUALIDADE


Num mundo cada vez mais globalizado, onde comum ouvirmos para definir a sociedade mundial a expresso Aldeia Global, de suma importncia que as leis sejam justas e inequvocas, para frear o individualismo crescente, a falta de tolerncia e o clima beligerante entre as naes. Sendo que para alcanar tais objetivos preciso que os legisladores e operadores do direito sirvam-se da Antropologia Jurdica, ou seja: reconheam a importncia de conhecer bem o ser humano, suas necessidades e potencialidades, para a partir disto, elaborarem leis ou interpretarem as j existentes, para alcanarem a Justia e possibilitarem a todos viverem em paz alcanando o pleno desenvolvimento de suas vidas, quer seja no mbito pessoal ou social. A Antropologia quando deixada de lado na rea do Direito e da Justia, acaba por favorecer o aparecimento de leis desconectadas com a realidade da populao, sem conotao com a sociedade e, portanto sem efetividade nenhuma, principalmente se vermos que a sociedade cada vez mais vem sendo formada por grupos diversificados de pessoas, grupos com os mais variados padres

RAPHAEL BENEVENUTO __________________________________________________________________


comportamentais e diferentes regras de trato social, grupos que nem sempre tem representatividade junto aos rgos legisladores, assim, muitas leis parecem certas, mas nem sempre so justas. Mas h tambm o outro extremo, aquele que toma a Antropologia por base de toda a fundamentao e relega a vontade da maioria a relatrios antropolgicos e decide levando em conta apenas os interesses dos pequenos grupos, sem levar em conta os valores da coletividade. Antropologia e Justia devem ser fundidas de forma que as partes nos processos no sejam vistas como acessrios, para que o povo no se sinta excludo e a Justia no sofra ainda maior elitizao do que j se apresenta, mas que todos tenham acesso fcil a mesma e que esta oferea soluo a todos os conflitos e litgios que tenham surgido ou possam vir a surgir numa sociedade em franca expanso tecnolgico e crescimento populacional como a nossa. A Violncia, a Impunidade, a Corrupo, a Aplicao das Penas, o Acesso a Justia, a Efetividade das Leis e tantos outros temas corriqueiros aos operadores da Justia, podem buscar subsdios na Antropologia Jurdica e na medida em que isto for ocorrendo, haver um trato mais objetivo e tais assuntos recebero ateno personalizada, pois podero ser tomadas decises sempre norteadas e embasadas em critrios nicos, recolhidos do mago da sociedade. As tendncias da Antropologia Jurdica atual so: Estudar a seqncia dos conflitos, mais do que eles prprios, bem como as razes pelas quais as normas so ou no aplicadas, mais do que elas prprias; considerar o indivduo um ator do pluralismo jurdico, relacionado a vrios grupos sociais e a mltiplos sistemas agenciados por relaes de colaborao, coexistncia, competio ou negao; a produo da Antropologia Jurdica continua alicerada em pases ocidentais industrializados de lngua inglesa (estima-se que Estados Unidos e Canad agrupem mais da metade de t odo s os atuais antroplogos do Direito); No dito Terceiro Mundo pouco se ensina Antropologia Jurdica por razes de o rdem ideo l gica , po is a ma io ria do s Estado s ado ta con cepe s un it ria s de direito legadas por ex-colonizadores. No Brasil h poucos profissionais e inexiste uma associao que os agrupe; Um dos mais agitados debates refere-se universalidade dos direitos humanos e a seus possveis limites

You might also like