You are on page 1of 4

As imagens do outro sobre a cultura surda

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. rev. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2009.

11
RESENHA Gabriele Vieira Neves*

Nas ltimas dcadas, as pesquisas no campo dos Estudos Surdos e Estudos Culturais proporcionaram um novo olhar sobre a surdez. Longe de serem considerados como um grupo de pessoas marcado pela deficincia e pela nsia de cura e normalizao, hoje os surdos so pensados como um grupo identitrio caracterizado por elementos prprios que marcam sua diferena. Nada melhor para ilustrar essa perspectiva do que apresentar a trajetria da autora da obra As imagens do outro sobre a cultura surda. Karin Strobel surda, formada em Pedagogia e Doutora em Educao pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou em diversas escolas de surdos e participou da equipe pedaggica do Departamento de Educao Especial da Secretaria de Educao do Paran. Atualmente professora no curso de Letras/Libras da UFSC e diretora-presidente da Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos (Feneis). Tendo em vista essas informaes, poderamos dizer que, por si, a autora j seria um modelo representativo da comunidade surda como grupo cultural fortemente marcado pela identidade e pelo orgulho de ser surdo. Mas Strobel vai alm do seu prprio modelo. A obra permeada por relatos, memrias, sonhos e situaes do cotidiano de surdos desafiados a viver em um mundo nem sempre acessvel, impregnado por olhares de estranhamento, de preconceito e ignorncia sobre sua diferena. Desde o primeiro captulo Qual conceito trazemos sobre a cultura?, ao assumir uma postura notadamente epistemolgica, a autora evidencia sua preocupao em estabelecer distines e explicitar conceitos.
*

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Educao pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). E-mail: gvneves@ucs.br
Conjectura, Gabriele Vieira Neves, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

151

CAPITULO11.pmd

151

22/6/2010, 17:52

Depois de fazer uma breve contextualizao histrica do conceito de cultura e trazer algumas possveis definies, a nfase recai sobre a ideia de cultura fundamentada nos Estudos Culturais a qual sustentar seus argumentos nos captulos posteriores. A partir da origem etimolgica da palavra cultura que vem do latim colere = cultivar, Strobel tece a metfora dessa como o cultivo da linguagem e da identidade, realizada coletivamente e de maneira performativa. No caso dos surdos, o cultivo e a colheita se do dentro da comunidade surda, campo frtil para o florescimento de sua identidade e de sua cultura. No captulo seguinte, intitulado Os surdos tm cultura?, so traadas as primeiras linhas para a apresentao dos surdos como grupo cultural minoritrio ou, como prefere a prpria autora, como povo. Dessa maneira, a cultura surda definida como
o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e modific-lo a fim de torn-lo acessvel e habitvel ajustando-o com suas percepes visuais, que contribuem para a definio das identidades surdas. [...] Isso significa que abrange a lngua, as idias, as crenas, os costumes e os hbitos do povo surdo. (STROBEL, 2009, p. 27).

Essa opo de se referir aos surdos como povo o tema do terceiro captulo: Povo surdo ou comunidade surda? Nesse, esclarecida a distino entre comunidade surda, que abrange surdos e ouvintes militantes da causa surda, tais como: pais, intrpretes e professores, e o povo surdo, composto apenas por surdos, ligados por um trao em comum, que a surdez. Assim como os judeus esto unidos por um lao religioso, e os alemes, por uma nacionalidade, os surdos esto ligados pela surdez e pela forma visual de perceber o mundo. A cultura surda e a lngua de sinais so referncias para o povo surdo e para sua constituio identitria. No Captulo 4, Os artefatos culturais do povo surdo, a autora apresenta oito artefatos culturais que podem caracterizar a cultura surda, e que so entendidos como as ilustraes da cultura, como aquilo que vai alm do material, constituindo o sujeito e as formas de ver, entender e transformar o mundo. Os artefatos elencados so: a experincia visual, que constitui os surdos como indivduos que percebem o mundo atravs de seus olhos; o lingustico que se refere criao, utilizao e difuso das lnguas de sinais; o familiar que abrange a questo do nascimento de crianas surdas em lares ouvintes e de crianas ouvintes em famlias de
152
Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 151-154, jan./abr. 2010

CAPITULO11.pmd

152

22/6/2010, 17:52

surdos, sendo que, na maioria dos casos, as crianas surdas so uma ddiva para famlias surdas e uma lstima para famlias ouvintes. A literatura surda que abrange criaes, tais como: poesia em lngua de sinais e livros publicados por autores surdos. As artes visuais que so consideradas o artefato onde se localizam as artes plsticas e o teatro surdo. Existem, ainda, os artefatos compostos pela vida social e esportiva e o artefato poltico, destacando-se pelos lderes surdos e as lutas sociais atravs de organizaes e associaes. Por ltimo, a autora aponta as criaes e transformaes materiais, tais como telefones adaptados, campainhas luminosas, entre outras tecnologias criadas para melhorar as condies de acessibilidade. Em As representaes imaginrias sobre a cultura surda, so discutidas situaes onde os surdos so ensinados a se narrar, se perceber e se comportar como ouvintes. Essas autopercepes de deficincia so incutidas nas crianas surdas desde muito cedo, prejudicando a formao de sua identidade e o sentimento de pertencimento a uma comunidade. Do ponto de vista histrico, a autora reflete no Captulo 6: Histria cultural: novas reflexes sobre a histria dos surdos, a necessidade de escrever a histria dos surdos de uma maneira diferente, sem que essa seja apenas uma metanarrativa escrita por ouvintes, na qual os personagens principais so ouvintes. Essa outra forma de escrever a histria contemplaria, tambm, experincias e vises de professores surdos. Strobel aborda a incluso de maneira mais ampla, ao tratar tambm da incluso social do surdo, no mercado de trabalho, nos ambientes sociais e da necessidade de que seja garantida a acessibilidade em todos os locais de convvio social. Frequentemente, a discusso fica sempre em torno da questo escolar, quando, na verdade, o surdo excludo tambm dos espaos sociais se no so oferecidos intrpretes em eventos e locais de atendimento pblico, tais como: hospitais, delegacias, aeroportos e museus, ou quando no h programao televisiva e cinema nacional com legenda, ou ainda, quando no local de trabalho e na prpria famlia no utilizada como forma de comunicao a lngua de sinais. Essa temtica abordada em A in(ex)cluso dos surdos: prtica (inter)cultural? Alm disso, so levantadas, entre outras questes provocativas: Ser que a incluso de surdos em escolas regulares se constitui verdadeiramente em uma prtica intercultural? Ser que de fato os surdos querem ser includos?

Conjectura, Gabriele Vieira Neves, v. 15, n. 1, jan./abr. 2010

153

CAPITULO11.pmd

153

22/6/2010, 17:52

No ltimo captulo: Como podemos compreender as peculiaridades da comunidade surda e nos envolver com elas, so propostas algumas ideias e sugestes de como os ouvintes podem se aproximar da comunidade surda. Para a autora, o primeiro passo a aproximao da comunidade surda atravs das associaes, das escolas e dos eventos com a participao de surdos. Outro caminho complementar a leitura e pesquisas sobre o tema, procurando informaes e esclarecimentos acerca das particularidades de se viver em um mundo visual. Mas o fundamental a convivncia formal e informal com os surdos; no contato com o outro e com sua diferena que se origina a prtica intercultural e a construo da identidade. Assim, a obra representa uma excelente contribuio para os Estudos Surdos, tanto pelas suas reflexes tericas e indagaes instigadoras quanto pelo aprofundamento em temas de grande relevncia e de ampla discusso na atualidade, tais como: incluso, formao identitria, acessibilidade, educao de surdos, entre outros. Tudo isso tratado sob a tica de quem vive a experincia da surdez. Trata-se, tambm, de um convite para conhecermos um pouco mais a cultura surda e repensarmos os olhares e as imagens que construmos sobre os surdos e sua diferena.

Referncias
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. rev. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2009.

Recebido em agosto de 2009 e aprovado em setembro de 2009.


154
Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 151-154, jan./abr. 2010

CAPITULO11.pmd

154

22/6/2010, 17:52

You might also like