You are on page 1of 13

Cozinha Experimental

1) Objetivo Geral Escrever um livro de Receitas Culinrias tendo como propsito o conhecimento e aproveitamento nutricional de partes dos alimentos que geralmente so desperdiados e jogados no lixo.

2) Objetivos Especficos Levar o aluno a conhecer: o Receitas de alimentos salgados e doces fceis de serem feitos que possam ser usados nas diversas refeies e lanches. Uso de razes, sementes, talos e folhas de verduras e legumes; Uso das cascas de frutas. o Valor nutricional dos principais ingredientes Vitaminas, fibras, clcio, ferro, entre outras. o Partes de alimentos antes descartados, que servem como alimentos medicinais. Principais benefcios para enfermidades e preveno de doenas.

3) Pblico-Alvo: 4 e 5 anos do Fundamental I.

4) Nmero de Aulas: o trabalho dever ser desenvolvido em trs etapas: aperitivos, alimentos salgados e doces. A diviso em aulas ficar a critrio do professor. Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

5) reas Contempladas a. Alimentao e Nutrio i. Valor nutricional ii. Uso de cascas, talos, sementes e folhas iii. Alimentos medicinais b. tica i. Consumo e consumismo

6) Metodologia Aplicada O trabalho ser realizado em etapas tendo em vista a realizao de uma refeio completa: aperitivos, sopas e refogados, bolos e doces. Sero fornecidos os ingredientes com suas caractersticas e, conforme o caso, uso como alimento medicinal. 1 etapa: O objetivo a realizao de aperitivos a partir de talos de verduras, casca de vegetais, sementes e razes. O objetivo ressaltar que normalmente essas partes so jogadas no lixo. Algumas das receitas necessitam que se fritem os ingredientes; seria aconselhvel que essa parte fosse realizada fora do alcance dos alunos, apresentando apenas o produto final. A sugesto o uso da:

Beterraba: uma raiz tuberculizada, que serve para fins culinrios e para produo de acar.

Espinafre: uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui vrios minerais como Ferro, Clcio e Fsforo e vitaminas A e do Complexo B. O Ferro muito importante para a formao de sangue; e o Clcio e o Fsforo participam da formao dos ossos e dentes, construo muscular e coagulao do sangue.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Agrio: uma verdura considerada uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa viso e para manter a sade da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B (responsveis pelo crescimento), alm de grande quantidade de vitamina C. Tem tambm valor medicinal: o suco de agrio, fervido com leite, em partes iguais, d excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.

Brcolis: tambm tm seu uso na medicina, graas ao seu elevado teor de clcio, um vegetal bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.

Batata: um dos vegetais mais conhecidos do mundo; rica em gros de amido, tem vitamina B e C e rica em ferro e zinco.

Semente de abbora: seu uso na medicina chinesa data do sculo XVII, com relatos no combate de parasitas intestinais. Contm uma parte oleosa (servindo para fazer leo), alto teor de fibras, albuminas, sais minerais, especialmente zinco, magnsio e potssio, vitaminas do complexo B, sais do cido flico e outras substncias ainda desconhecidas.

Sugestes de Receitas de Aperitivos 1)Pat de Talos Ingredientes: - 3 colheres (sopa) de talos de beterraba - 3 colheres (sopa) de talos de espinafre - 1 copo americano de ricota ou maionese.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Modo de fazer: Bata os talos no liquidificador com uma colher (sopa) de ricota ou maionese. Misture a pasta obtida com o restante da ricota ou maionese. Conserve em geladeira. Sirva com po, torrada ou bolacha salgada.

2)Bolinhos de Talo de Agrio Ingredientes: - talos de agrio cortados em rodelinhas (o equivalente a meia xcara) - 2 ovos - 5 colheres (sopa) de farinha de trigo - meia cebola mdia - sal a gosto Modo de fazer: Misture todos os ingredientes numa tigela e frite em leo quente, em pequenas pores de cada vez. Rendimento: 10 bolinhos.

3)Bolinhos de Talos de Brcolis Ingredientes: - 2 xcaras (ch) de talos de brcolis cozido - 2 ovos - 1 cebola mdia picada - 1 colher (ch) de sal - 6 colheres (sopa) de farinha de trigo Modo de fazer: Bata no liquidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture aos ingredientes restantes. Frite as colheradas em leo quente.

4)Tira Gosto de Casca de Batata Ingredientes: - casca de batata - leo para fritar e sal Modo de Fazer: Lave bem as cascas e frite em leo quente at ficarem douradas e sequinhas. Tempere com sal e sirva. Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

5)Aperitivo de Sementes - Sementes de abbora ou de melo ou de melancia. - Sal a gosto; Modo de preparar: Lavar bem as sementes. Deixar secar por 24 horas. Salgar as sementes. Levar ao forno para tostar.

2 etapa: A partir de receita de sopas, refogados, omeletes, propor uma refeio saborosa e nutritiva que envolva os talos das hortalias e folhas. Tambm levar em conta os ingredientes com seus valores nutricionais e medicinais. So eles:

Couve: um vegetal muito rico em clcio, fsforo e ferro, minerais importantes formao e manuteno de ossos e dentes e integridade do sangue. Contm ainda vitamina A, indispensvel boa viso e sade da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funes proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Esta hortalia laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. Alm disso, a couve muito boa para combater as enfermidades do fgado, como a ictercia e os clculos biliares, assim como os clculos renais, as hemorridas.

Couve-Flor: possui sais minerais importantes que atuam na formao dos ossos, dentes e sangue e, entre eles, esto o clcio, fsforo e o ferro. Alm disso, apresenta vitaminas do Complexo B (B2 e B5) que tem por funes evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, so essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos. Alimento protetor muito rico em vitamina A, a couve-flor recomendada nos casos de desnutrio, debilidade geral e convalescena. Suas folhas verdes so muito eficazes no combate s anemias.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Rabanete: fonte de vitamina C e Niacina, alm de conter os minerais: Clcio, Fsforo e Ferro. A vitamina C d resistncia aos tecidos e age contra infeces; a Niacina evita problemas de pele, estimula o apetite e o crescimento. Os minerais so importantes, pois contribuem para a formao dos ossos, dentes e sangue. Cru e bem lavado, o rabanete limpa os dentes e desenvolve os msculos mastigadores. Ele tambm expectorante, estimulante da digesto, purificador do sangue, dos rins e da bexiga. Esta hortalia considerada ainda um bom medicamento para os que sofrem de reumatismo, gota, artritismo, bronquite, catarros, resfriados, inflamaes internas, erupes cutneas e febres.

Sugestes de Receitas de Sopas e Refogados

1) Sopa de Talo de Couve Ingredientes: - talos de um mao de couves - 2 batatas mdias picadas - 1/2 cenoura mdia picada - 1 tablete de caldo de carne - 1 e 1/2 litro de gua Modo de fazer: Bata no liquidificador os talos de couve, com um pouco de gua. Numa panela, coloque os talos triturados, as batatas, a cenoura, a gua e leve ao fogo. Quando comear a ferver, juntar o caldo de carne e deixar at cozinhar todos os ingredientes.

2)Creme de Folha de Couve-Flor Ingredientes: - 5 xcaras (ch) de folhas de couve flor - 1 xcara (ch) de cebola - 1 xcara (ch) de leite - 1 xcara (ch) de gua - 2 colheres (sopa) de leo - 1 colher (sopa) de queijo ralado (opcional) - 1 colher (sopa) de farinha de trigo - sal a gosto

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Modo de fazer: Lave as folhas de couve flor e pique-as muito bem. Em uma panela, refogue a cebola no leo, at dourar. Junte as folhas picadas e o sal. Misture bem. parte, misture o queijo ralado, a farinha, o leite e a gua. Adicione a mistura ao refogado mexendo bem at o creme encorpar, deixe cozinhar. Sirva quente.

3)Omelete de folhas de rabanete Ingredientes: - 1 mao de folhas de rabanete - 2 ovos ligeiramente batidos - Tempero completo - Azeite de oliva Modo de fazer: Lave bem as folhas do rabanete e refogue-as no azeite. Tempere a gosto. Derrame por cima os ovos batidos. Sirva em seguida.

4)Folhas de brcolis ao forno Ingredientes: - 600 g de folhas de brcolis (1 p) - 2 ovos batidos - 2 colheres (sopa) de margarina - xcara (ch) de farinha de rosca - 2 colheres (sopa) de queijo ralado - sal gosto Modo de fazer: Cozinhe um pouco as folhas de brcolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 a 40 minutos

3 etapa: Seguindo o mesmo critrio, selecionar e fazer receitas de bolos, doces e geleias que usem cascas de frutas. So essas as frutas:

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Banana: fornece uma instantnea e substancial elevao de energia, uma vez que contm trs acares naturais: sacarose, frutose e glicose. Ela fonte de vitaminas A, B e C, contm fsforo, ferro, clcio e alto teor de potssio, importante para a funo muscular adequada, inclusive do corao, e ajuda a diminuir o nvel de colesterol no sangue.

Abacaxi: Rica em vitamina C e sais minerais como clcio, ferro e fsforo. A vitamina C um remdio de choque contra o frio, cansao, gripe e depresso. necessria ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistncia dos tecidos e dos vasos sanguneos. Os sais minerais contribuem tambm para ossos e dentes, mantm o equilbrio interno do organismo e vigor do sistema nervoso. Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. tambm indicado para enfermidades da garganta e da boca.

Laranja: A laranja muito conhecida por ser rica em vitamina C, auxilia na resistncia a infeces, na cicatrizao de feridas e queimaduras, alm de beneficiar a gengiva. O consumo da laranja reduz o risco de enfarto, de dores reumticas e da gota.

Ma: Contm vitaminas B1, B2, niacina e sais minerais como fsforo e ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O fsforo previne a fadiga mental, alm de contribuir para a formao de ossos e dentes. O ferro importante na formao do sangue. A ma recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca empregada como ch para purificar o sangue e como diurtico.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Goiaba: Tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate s infeces, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrizao de cortes e queimaduras. Possui tambm vitamina A, boa vista, conserva a sade da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularizao do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o msculo cardaco. Contm tambm sais minerais como clcio, fsforo e ferro que contribuem para a formao dos ossos, dentes e sangue.

Manga: excelente fonte de vitamina A e C e tem quantidades razoveis de vitaminas do Complexo B e sais minerais como clcio e fsforo. Nas enfermidades das vias respiratrias, como catarros, tosse e bronquite, atua como um timo expectorante.

Pera: Contm vitaminas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o msculo cardaco. Elas so essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele. Contendo ainda vitaminas A e C, a pera uma das frutas mais ricas em sais minerais Eles contribuem na formao dos ossos, dentes e sangue, mantm o equilbrio interno. Como contm muitas fibras, a pera boa tambm contra a priso de ventre, inflamao do intestino e bexiga.

Mamo: Rico em sais minerais como clcio, fsforo, ferro, sdio e potssio, que participam na formao de ossos, dentes e sangue, evita a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilbrio interno do organismo; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas. Contm ainda Papana, em maior quantidade no fruto verde, uma substncia importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo. O mamo eficaz contra a asma, diabete, tem propriedades laxativas, calmantes, alm de ser purificador do sangue, sendo indicado a pessoas que possuem aparelho digestivo delicado ou irritado. Sua resina leitosa tambm usada em calos e verrugas.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Melancia: uma fruta rica em sais minerais como ferro, clcio e fsforo e vitaminas como o complexo B, A e C. Em funo de sua grande quantidade de gua, atua como um excelente diurtico no corpo humano. Possui tambm propriedades digestivas.

Sugestes de Receitas de Bolos e Doces

1)Bolo de cascas de frutas Ingredientes: - 3 xcaras de (ch) de cascas de frutas cruas (pera, goiaba, ma e manga); - 2 colheres de (sopa) cheia de manteiga ou margarina; - 1 colher (sopa) rasa de fermento em p; - 3 ovos; - 2 xcaras de (ch) de farinha de trigo; - 1 xcara de (ch) de leite; - 2 xcaras de acar. Modo de fazer: No liquidificador coloque as cascas e o leite, bata e reserve. Bata as claras em neve, coloque as gemas, a manteiga e o acar. Acrescente as cascas com o leite, a farinha e o fermento misturem bem. Leve para assar em forma untada no forno pr-aquecido.

2)Bolo de Banana com Casca Ingredientes: - 3 Bananas-prata grandes com casca - 3 ovos - 1 xcara de (ch) de acar - 1 xcara de (caf) de leo - 1 colher de (sobremesa) de canela em p - 1 colher se (sopa) de fermento em p - 1 pitada de noz moscada - 2 xcaras de (ch) de farinha de trigo ou farinha de rosca

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Modo de fazer: Limpar a casca. Separar as gemas das claras. Bater as claras em neve e reservar. Bater todos os ingredientes no liquidificador, com exceo das claras e do fermento. Por fim, misturar bem o lquido batido com a farinha de trigo ou farinha de rosca. Misture as claras em neve e por ltimo o fermento em p. Levar ao forno em forma untada e polvilhada a 1800C por 40 minutos ou quando enfiar um palito ele saia limpo.

3)Bolo de Casca de Abacaxi Ingredientes: - 2 ovos - 1 colher (sopa) de fermento - 2 xcaras (ch) de farinha de trigo - 1 xcara (ch) de suco de casca de abacaxi - 2 xcaras (ch) de acar Modo de fazer: Peneire a farinha e o acar separadamente. Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com um pouco de gua at obter o suco. Coe e reserve uma xcara para a calda. Separe as gemas e as claras. Bata as claras em ponto de neve e misture as gemas e o acar, batendo sempre. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e o suco, deixando por ltimo o fermento. Misture muito bem. Asse em forma untada e polvilhada em forno brando, por aproximadamente vinte minutos. Depois de assado e ainda quente, desenforme, fure o bolo com um garfo e despeje a calda. Calda: - 1 xcara de (ch) de suco da casca de abacaxi - 1 xcara de (ch) de acar Modo de fazer: Misture os dois ingredientes e despeja sobre o bolo ainda quente.

4)Bolo de Laranja com Casca Ingredientes: - 2 laranjas mdias - 3/4 xcara (ch) de leo - 3 ovos - 2 xcaras (ch) de acar - 2 xcaras (ch) de farinha de trigo - 1 colher (sopa) de fermento em p - gotas de baunilha Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

Modo de fazer: Corte as laranjas em quatro e retire somente as sementes. Bata no liquidificador as laranjas, o leo, os ovos, o acar e a baunilha. Despeje esta mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo bem. Asse em assadeira untada e polvilhada. Se preferir, depois de assado e ainda quente despeje sobre ele o suco de duas laranjas adoado com 2 colheres (sopa) de acar. Rendimento: 22 pores

5)Doce de Casca de Laranja Ingredientes: - 12 laranjas descascadas (para obter 300 g de casca) - 300 g de acar - 1 xcara (ch) de suco de laranja Modo de fazer: Numa vasilha com bastante gua, deixe as cascas de molho at o dia seguinte. Troque a gua vrias vezes. Numa panela, leve ao fogo as cascas e cozinhe por uma hora ou at comearem a amaciar. Escorra. Deixe as cascas na panela e acrescente o acar e o suco de laranja. Leve ao fogo novamente e cozinhe, mexendo s vezes, at chegar ao ponto de prola (o fio fica um pouco resistente com uma gota na ponta). Retire do fogo, deixe esfriar e coloque numa compoteira.

6)Geleia de Casca de Frutas Ingredientes: - Casca de 2 mas - Casca de 2 goiabas - Casca de 2 peras - 1 xcara (ch) de casca de mamo - 3 xcaras de (ch) de gua - 8 colheres (sopa) de acar Modo de fazer: Coloque em uma panela 2 xcaras (ch) de gua e as cascas de ma, goiaba e pra. Deixe ferver at amolecer e reserve. Em outra panela, coloque as cascas de mamo com 1 xcara (ch) de gua e deixe ferver at amolecer. Aps o cozimento despreze a gua e reserve a casca de mamo. Despeje as cascas de frutas com a gua e a casca de mamo no liquidificador, batendo at formar um pur. Em uma panela, misture o pur de frutas com o acar e deixe cozinhar at atingir o ponto de geleia.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

7)Doce de Casca de Melancia Ingredientes: - 2 kg de casca de melancia - 1 e 1/2 kg de acar - 1 copo de gua - cravo Modo de fazer: Retire a casca verde da melancia, utilizando somente a polpa branca. Rale em ralador grosso e reserve. Faa uma calda com acar, gua e cravo. Acrescente a casca de melancia ralada e deixe cozinhar at apurar.

8) Avaliao Pedir aos alunos que pesquisem outras receitas que usem sementes, talos, cascas e criem um Livro de Receitas contendo aperitivos, alimentos salgados e doces. Esse livro dever conter ilustraes. A avaliao depender do envolvimento dos alunos nas atividades.

Autora: Melanie Grunkraut Pense no Meio Ambiente. S imprima este documento se for realmente necessrio

You might also like