You are on page 1of 8

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof.

Ftima Melo 14/11/11

MARIA EUGNIA ESCRCIO MENDES PESSOA


Matrcula: PI1120470

IEST
UNIDADE MRITO NOITE - SALA 03

GESTO EM SISTEMAS DE INFORMAO

Disciplina: COMUNICAO EMPRESARIAL Professora Ftima Melo TRABALHO

Tema: A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof. Ftima Melo 14/11/11

A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA

SUMRIO

1. INTRODUO 2. DESENVOLVIMENTO 3. A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA NA EMPRESA 4. OBJETIVOS DA COMUNICAO INTERNA 5. CONSIDERAES FINAIS 6. BIBLIOGRAFIAS

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof. Ftima Melo 14/11/11

A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA

1. INTRODUO
Seja qual for o tamanho de uma organizao, pequena, mdia ou grande, o relacionamento com os colaboradores assume hoje papel estratgico. O envolvimento e a participao dos empregados uma questo decisiva para o futuro de qualquer empresa, bem como tambm definir uma poltica de comunicao interna que essencial para cooperar e motivar a relao entre os empregados. Cada vez mais as empresas precisam de um departamento que se ocupe exclusivamente sobre a comunicao interna no sentido de que todos os empregados tenham fcil acesso s informaes adequadas para a realizao das suas tarefas dentro da empresa. No basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela no estiver bem informada, se seus integrantes no se comunicarem adequadamente, no ser possvel potencializar a fora humana da empresa. Problemas tecnolgicos existem, mas podem ser solucionados. Os problemas de comunicao, no entanto, muitas vezes, nem so considerados ou lembrados e so eles que esto na base dos grandes conflitos dentro das empresas, sabotando decises, aes e metas. S que as pessoas por no terem conscincia do grande desafio acham que as dificuldades de comunicao so problemas menores. A comunicao interna nas organizaes, empresas ou entidades nem sempre foi valorizada ou reconhecida como de vital importncia para o desenvolvimento e sobrevivncia dessas organizaes. No obstante todo o progresso tecnolgico deve-se levar em conta que o homem necessita da comunicao para produzir e sobreviver. Comunicar-se com seu semelhante est na base de qualquer relacionamento humano. Hoje, apesar de termos muitas formas de obter informaes e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando. Existe grande diferena entre comunicao e informao. Numa empresa no diferente. Muitas informaes so produzidas e causam impacto na vida dos funcionrios, mas nem sempre geram mudanas de atitudes, ou ainda, causam confuso porque no foram divulgadas da forma adequada.

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof. Ftima Melo 14/11/11
Outras informaes sequer chegam aos verdadeiros destinatrios porque um gestor no identificou a essncia comunicativa de determinado fato. Da o valor da Comunicao Interna numa organizao. Na era da informao e em um momento em que a tecnologia disponibilizada, a habilidade no processo de dados e a transformao desses dados em informaes prontas para serem usadas nas tomadas de decises, representa uma oportunidade valiosa na melhoria do processo de comunicao no mundo dos negcios. S atravs de uma comunicao interna eficiente, que acontece a troca de informaes. No existe melhor estratgia de comunicao do que transformar seus funcionrios em verdadeiros embaixadores de sua empresa. .

2. DESENVOLVIMENTO
A estrutura tradicional de uma empresa burocrtica, tcnica, racional e cheia de normas, no havendo espao para sentimentos e emoes. Essas caractersticas tendem a impedir a expresso, participao e entrosamento dos funcionrios. Como resultado a motivao pode diminuir, comprometendo o processo produtivo. H um grande destaque particular Comunicao Interna, pois ela base de sustentao de qualquer processo bem sucedido de Comunicao Integrada. Sem ela falta sustentabilidade para qualquer outro processo de comunicao. A linguagem verbal a forma mais importante de comunicao entre as pessoas. A relao verbal baseada em uma conveno, entre o nome e a coisa nomeada. Essa aceitao das normas distingue as sociedades humanas das sociedades animais. A linguagem tem funo de comunicar e de organizar as categorias conceituais admitidas por uma comunidade lingustica. A comunicao o processo de troca de informaes entre duas ou mais pessoas. Desde os tempos mais remotos, a necessidade de nos comunicar uma questo de sobrevivncia. No mundo dos negcios no diferente. A necessidade de tornar os funcionrios influentes, integrados e informados do que acontece na empresa, fazendo-os sentir parte dela, fez surgir comunicao interna, considerada hoje como algo imprescindvel s organizaes, merecendo, cada vez mais, ateno. A Comunicao Interna deriva-se da necessidade de transmitir ao pblico da casa, ou seja, todos os funcionrios, com frequncia e clareza, o pensamento e ao da empresa, destacando-se as posies que assumem seus dirigentes e a conscincia da funo social que tm. A comunicao interna refora a instruo profissional, auxilia o desempenho da rea de recursos humanos, ajuda a desenvolver talentos e fortalecer o vnculo do colaborador com a empresa. Um bom programa de comunicao evita desvios de informao capacita o colaborador como um multiplicador consciente dos princpios e objetivos da empresa. Por meio da Comunicao Interna, torna-se possvel estabelecer canais que possibilitem o relacionamento gil e transparente da direo da empresa com o seu pblico interno proporcionando interaes, processos de troca, fazendo circular as informaes de forma verticalmente, ou seja, da

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof. Ftima Melo 14/11/11
direo para os nveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nvel de subordinao. Nesse sentido, a empresa passa a entender a importncia da Comunicao Interna em todos os meios hierrquicos, como um instrumento da administrao estratgica para se atingir a eficcia organizacional. Mas a Comunicao Interna s se estabelece em clima de verdade e autenticidade. Caso contrrio, s haver jogos de aparncia, desperdcio de tempo. Porm no basta s assegurar que a comunicao ocorra. preciso fazer com que o contedo seja efetivamente aprendido para que as pessoas estejam em condies de usar o que informado. Por tanto, o trabalho em equipe precisa ser incentivado com uma postura de empatia e cooperao eliminando assim, os afastamentos e as falhas na comunicao. No novo mundo corporativo, os gerentes antes vistos como autoridade inquestionvel, agora tendem a serem vistos como lderes, pessoas que fazem parte da corporao e tem o papel de ouvir seus subordinados e transmitir as informaes e decises da empresa de forma clara.

As comunicaes administrativas consideradas como fontes de comunicao social e humana encontram os seguintes elementos: comunicador, mensagem e destinatrio. O processo de comunicao envolve no mnimo duas pessoas ou grupos: remetente (fonte) e o destino (recebedor) isto , o que envia a documentao e o que recebe. O contedo da comunicao geralmente uma mensagem e o seu objetivo a compreenso por parte de quem recebe. A comunicao s ocorre quando o destino (quem a recebe) a compreende ou a interpreta. Se a mensagem no chega ao destino comunicao no acontece. O departamento de Comunicao Interna esse canal, pois atravs dele a mensagem ser divulgada ao seu pblico especfico e finalmente o receptor so todos os cidados corporativos, que recebem as mensagens, ou seja, chegando aos receptores a mensagem teve seu ciclo concludo com sucesso.

3. A IMPORTNCIA DA COMUNICAO INTERNA NA EMPRESA


A comunicao interna nas organizaes importante porque, os funcionrios so parceiros e quanto mais bem informados eles estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua misso e seu negcio, eles estaro. H alguns anos, o departamento de RH (Recursos Humanos) era o nico departamento que representava as pessoas nas empresas, todos os outros se isentavam de quaisquer responsabilidades sobre a gesto das pessoas dentro da empresa. A Comunicao Interna deixou de ser apenas uma forma alternativa de comunicar. A sua importncia no ciclo de crescimento da empresa, fundamental, pois suas atividades integradas ajudam a empresa em seu planejamento estratgico e xito na concluso de seus objetivos. Algumas organizaes recm-criadas acreditam que os primeiros anos ainda so precoces para a implantao de um trabalho de Comunicao Interna. Essa uma viso mope. Nada melhor do que crescer cuidando de sua cultura organizacional desde a fundao da empresa.

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof. Ftima Melo 14/11/11
Existem alguns objetivos que se destacam mais: construo da imagem institucional da empresa (para levar aos consumidores e sociedade a imagem que se deseja, preciso que os funcionrios conheam e participem da construo dela); adequao dos trabalhadores ao aumento da competio no mercado; atender as exigncias dos consumidores mais conscientes de seus direitos. As empresas, em sua maioria, buscam na Comunicao Interna uma forma de suprir as necessidades dos cidados corporativos e assim atingir seus objetivos, como: aumento dos lucros ou produtividade, melhor relacionamento entre os cidados corporativos, melhoria da imagem interna e externa da empresa entre outros objetivos que so fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da empresa. As empresas que acham que seus resultados so gerados apenas pelos equipamentos de alta tecnologia esto completamente enganadas e direcionadas ao fracasso. Pois so as pessoas e sua interatividade, com a Comunicao Interna, as principais responsveis pelos resultados positivos de uma organizao. Pode-se considerar que as pessoas, ou seja, os cidados corporativos so os principais responsveis no xito de quaisquer processos na empresa. claro que no podemos nos esquecer de que a tecnologia geradora de um grande aumento na produo, mas sem os cidados corporativos se sentirem realizados e com a conscincia de que realmente fazem a diferena na empresa somente a tecnologia no ir andar sozinha.

A Comunicao Interna, no deve ser usada para fazer com que os empregados aceitem sem contestaes s decises tomadas pelos presidentes e diretores da instituio, pelo contrrio, a Comunicao Interna serve para ouvir as decises, ideias dos presidentes e passar isso de forma clara e objetiva para os demais funcionrios, sendo totalmente imparcial em sua mensagem. No podemos esquecer que em todas as empresas, sem nenhuma exceo, se no foram bem informadas, entram no chamado rdio peo. Este o pior informante dos funcionrios, uma simples deciso de conter gastos pode virar na imaginao dos funcionrios e pelos burburinhos dos corredores, corte do quadro de funcionrios, no pagamento de benefcios entre outras ideias mirabolantes causadas pela falta da comunicao clara e objetiva. Com essa quantidade de informaes de contedo ruim e desencontradas causam pnico nos funcionrios e a queda na produo ser imediata, e isso no interessante para empresa. O que muitos gestores de pessoas devem entender que, a verdadeira misso das empresas olhar o funcionrio como ser humano, produzir bem estar e oferecer produtos e servios que facilitem e valorizem suas atividades na empresa, tornando-os capazes de pensar, e ter ideias para melhor contriburem na empresa. Cabe ao departamento de Comunicao Interna produzir a integrao de todos os departamentos, sendo assim as ideias iro girar com maior rapidez. As pessoas se sentiro mais motivadas, por percebem que no so apenas extenses das mquinas. Para muitos, o departamento de Comunicao Interna pode estar ligado a qualquer outro departamento, quase sempre na rea de Recursos Humanos, mas a Comunicao Interna um departamento independente, com sua equipe de trabalho especializada exatamente em transmitir as mensagens com o pensamento em apenas um pblico, o interno, e ainda poucos gestores de empresas tm a conscincia de que o pblico interno to importante quanto o pblico externo. Se os cidados corporativos ficam felizes com a empresa, com a relao eles sero os maiores defensores e marketeiros da empresa.

4. OBJETIVOS DA COMUNICAO INTERNA

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof. Ftima Melo 14/11/11
Tornar influentes, informados e integrados todos os funcionrios da empresa; Possibilitar aos colaboradores de uma empresa o conhecimento das transformaes ocorridas no ambiente de trabalho; Tornar determinante a presena dos colaboradores de uma organizao no andamento dos negcios. Facilitar a comunicao empresarial, deixando-a clara e objetiva para o pblico interno. Criar um fluxo de informao dirigido ao pbico geral. Despertar nos empregados a conscincia do trabalho desenvolvido pela empresa e da parte que lhe cabe no esforo conjunto para o crescimento da organizao. Incentivar o maior entrosamento entre os empregados, proporcionando-lhes informao, cultura, educao e lazer. Contribuir para uma maior integrao entre os empregados da empresa, utilizando para isso os meios de comunicao disponveis, motivando os empregados a desenvolverem suas aptides.

5. CONSIDERAES FINAIS

No podemos deixar de ressaltar que o principal problema a falta de canais de comunicao, isso influencia diretamente no fluxo de informaes internas, que afeta todas as demais reas de uma empresa. Atravs deste estudo foi possvel perceber a importncia que a Comunicao Interna tem em uma empresa. Uma empresa que tm devidamente estruturada e bem organizada uma Comunicao Interna, consegue atingir um nvel maior, quando no total, de satisfao dos funcionrios. Com isso as muitas metas existentes na empresa so alcanadas com maior agilidade e integridade, pois a satisfao dos funcionrios muito maior. Por este estudo percebemos tambm que, a Comunicao Interna visa primeiramente o sincronismo entre o funcionrio e a empresa, adaptando as ferramentas j existentes ao perfil desejado. Isto s possvel, porque a Comunicao Interna enxerga o funcionrio como uma pessoa que faz a diferena para empresa. A comunicao interna no um fim em si, mas sim um meio para obter os objetivos corporativos. Para alcana-lo ser imprescindvel o desgnio e o desenvolvimento de um plano de comunicao interna. necessrio que as empresas tratem as informaes como um ativo (que tem que gestionar) e um recurso (que tem que aproveitar). Dada importncia da gesto necessrio contar com mecanismo de informao e comunicaes vertical e horizontal. Por fim, a comunicao interna permite no s conhecer o momento presente, mas tambm o horizonte do futuro, o que cria um clima de confiana, motivao, relacionamento e comunicao por parte dos empregados dentro da empresa.

7 IEST Aluna: Maria Eugnia Escrcio Mendes Pessoa TRABALHO A IMPORTANCIA DA COMUNICAO INTERNA Prof. Ftima Melo 14/11/11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://www.bocc.ubi.pt. Almeida, Vtor - Comunicao Interna na Empresa.

You might also like