You are on page 1of 2

www.tiexpert.

net

Pg. 1 de 2

Funes de sada de C++


As funes de sada de C++ so encontradas na biblioteca padro de entrada/sada, a IOSTREAM. No caso, para imprimir uma mensagem basta adicionar a linha com a funo COUT. Tudo que deve ser mostrado na tela deve estar especificado entre os acumuladores de sada (<<) e as aspas (""). //exemplo1 #include <iostream> // biblioteca padro I/O de C++ using namespace std; int main (void){ cout <<"Esta e uma mensagem sendo mostrada na tela"; return 0; } O exemplo acima vai mostrar apenas uma mensagem na tela.

Exibindo resultado de variveis


O que tambm podemos fazer imprimir variveis como por exemplo o resultado de uma soma. Diferentemente de C, para fazermos isso, no necessrio incluir uma mscara de dado. Basta colocarmos a varivel entre os acumuladores.. //exemplo2 #include <iostream> using namespace std; int main (void){ int a, b, resultado; a=5; b=10; resultado=a+b; cout <<a<<" + "<<b<<" = "<<resultado; return 0; } No exemplo acima, atribumos os valores de 5 na varivel a, 10 na varivel b e guardamos o resultado de a+b na varivel resultado. Na sada, colocamos diretamente as trs variveis depois dos acumuladores e reiniciamos a mensagem com mais um acumulador para cada impresso.

Controle de texto
O controle de texto dado do mesmo modo que em C. Todos os controles so determinados pelo caracter barra invertida (\) e uma letra. Cada letra faz algo determinado, veja a tabela abaixo e o exemplo: \n \t \a \b \r Pula de linha Adiciona tabulao Adiciona um bip Faz o cursor voltar um caracter Faz o cursor voltar a linha inteira

http://www.tiexpert.net/programacao/c/cout.php

www.tiexpert.net
Na maior parte da vezes, voc ir usar apenas o \n para comear uma nova linha.

Pg. 2 de 2

E em C++ um bom costume sempre utilizar no final da funo o endl (END LINE), dessa forma no precisamos nos preocupar com a mensagem que vir depois porque ela automaticamente vir em outra linha. //exemplo3 #include <iostream> using namespace std; int main (void){ int a, b, c, d, r1, r2; a=5; b=10; c=15; d=25; r1=a+b; r2=c+d; cout <<"O calculo retornou o seguinte resultado:"<<endl; cout << a <<" + "<< b <<" = "<< r1; cout << c <<" + "<< d <<" = "<< r2; return 0; } Confessamos que a funo COUT um tanto complicada de usar quando temos que mostrar muitas variveis na mensagem. A sua vantagem poder imprimir diretamente a varivel, mas se quiser ter um controle maior da mensagem com o PRINTF, existe uma biblioteca em C++ idntica a de C, ela o CSTDIO. Ento, usando esta biblioteca voc tem em C++ os mesmos controles do printf de C. Essa pode ser uma boa ajuda na hora de fazer sua interface entre o computador e o usurio!
Autor: Denys William Xavier Este artigo est sob Licena Creative Commons Para ver uma cpia desta licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

http://www.tiexpert.net/programacao/c/cout.php

You might also like