You are on page 1of 4

Prof.

Raquel Lima Disciplina: Psicologia do Trabalho Aula 1

Provenincia da palavra Psicologia: Palavra de origem grega, onde a psique indica alma e o logos: significa: estudo, razo.

Psicologia a cincia que estuda o comportamento em geral e os processos mentais (experincias subjetivas inferidas atravs do comportamento). O principal foco da psicologia se encontra no indivduo em geral. Dentro das literaturas temos a psicologia cientfica originaria do sculo XIX que a psicologia que busca uma libertao da filosofia (porque a mesma s estudava a alma e havia vrias outras indagaes) buscando novo padro de conhecimento atravs de trs abordagens: Funcionalismo O homem utiliza a conscincia para adaptar-se ao meio. Assim a conscincia til para adaptar-se ao meio. Dessa forma o que importa para anlise seria responder o que fazem os homens e por que o fazem. Enfim, dar respostas do comportamento humano.

Estruturalismo Estuda a conscincia de modo estrutural vindo a tentar comprend-la.

Associanismo - Foi influncia da teoria do aprendizado. Logo, a aprendizagem se d por meio de associaes de idias podendo ser mais simples ou mais complexas. Aborda a Lei do Efeito. Que trata que todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir se ns recompensarmos (efeito). Mas se o organismo for castigado no haver ocorrncia. A lei do efeito assim ir associar as situaes com outras semelhantes. Assim a psicologia atua multidisciplinarmente articulada outras reas como: medicina, servio social, pedagogia, sociologia e antropologia, dentre outros. Onde, as principais teorias da psicologia no sculo 20 tiveram seus prprios mtodos e processos de atuao. Assim foram caracterizadas como: Behaviorismo, Gestalt e a Psicanlise.

*Bervadorismo: Faz uma abordagem do comportamento, no do que est dentro do ser humano. No bervadorismo temos a questo dos estmulos que provocam respostas comportamentais. Ex. Quando voc toca a campainha e ouve depois. No caso voc ter 2 aes. E dessa forma temos uma associao de tocar e ouvir. Destarte, as respostas teremos o condicionamento respondente e o operante: *Condicionamento respondente ou reflexo: So as respostas dadas comportamentais depois de um estimulo proveniente ambiente- individuo. * Condicionamento operante: quando voc aumenta ou diminuir a probabilidade do comportamento acontecer. A pessoa faz algo ou opera algo. Temos dentro do condicionamento o reforo. *** reforo positivo fortalecer algo. Ex; Quando voc d um ossinho para o cachorro se comportar. Se ele se comportar voc vai dar outro ossinho. O cachorro aprende com estmulos positivos. *** reforo negativo; Enfraquece ao. uma forma de comportamento que visa prevenir o estimulo que vai ser ruim. Inclusive a mesma passa pelo crivo da ESQUIVA Ex: Voc vai ao dentista e sabe que vai sentir um incoventiente ou at mesmo dor. Assim voc sabe por que outras pessoas falam e voc ter outras experincias ruins tambm. 1.1 Esquiva Voc no tem como fugir. A pessoa tenta evitar.Ex:Porque o dentista cuida de sua sade bucal. 1.2 Fuga - Faz parte tambm de um estimulo negativo, mas no esquiva. E a pessoa vive querendo se livrar. algo que est acontecendo. Outros processos foram sendo formulados para analise comportamental como a extino e a punio. 1.1 Extino: quando retira- se o reforador positivo. Ex: Quando voc paquera algum e quando sabe algo ruim dele voc no quer mais. Assim a investidas tenderam a desparacer

1.2 Punio: quando voc tenta suprimir o comportamento com medo de punio. Ex:Lei do lcool

Prxima aula: *Gestalt tenta compreender o homem como totalidade. Ex: como o homem se compreende em seu ambiente de trabalho em casso de sofrimento ou em caso de sua doena *Psicanlise Seria a influenciancia do inconsciente no comportamento.

*** Pai da psicanlise: Famoso Freud

**Exerccios em dupla para prxima aula: 1Como o homem estudado pelo bervadorismo? 2O que o comportamento reflexo ou respondente? D exemplos 3O que o comportamento operante? De exemplos 4Explique punio e extino 5Explique a diferena de esquiva e de fuga 6Fale a respeito do reforo negativo e do reforo positivo 7Defina Psicologia e como a mesma deve estar articulada com o cotidiano do curso 8Quando voc acha que um trabalhador precisa da ajuda do psiclogo (pessoal) ** Redao: Psicologia na empresas. Qual seus benefcios??

Seminrio para o dia 06/09/2011 em grupo j predeterminado e escolhido pelos prprios alunos Com inicio, desenvolvimento e concluso e bibliografia. Tema: 1-lcool e drogas 2-Doenas de modo geral como AVC, hipertenso que levam esse trabalhador ao desemprego e mexem com o psicolgico do esmo e da famlia tambm

3-Doenas mentais-psicopatias, esquizofceas 4-Bulling 5- Assdio moral no trabalho 6- DST (doenas sexualmente transmissveis) 7- Sndromes de Burnout

You might also like