You are on page 1of 12

2011

DIRETRIOS LINUX

RAPHAELA CAROLINY NEVES MATRICULA: 45091053 20/02/2011

Diretrios

Chama-se de Diretrio, o local que armazena em conjuntos de arquivos para organizao e localizao. Os Diretrios so sensveis a maiscula e minscula, por exemplo, o Diretrio /teste diferente do /Teste. No

possvel existir dois arquivos ou um subdiretrio com nomes iguais em um mesmo Diretrio. Os Diretrios em Linux/Unix so especificados por uma barra para a direita "/''. O comando "mkdir" cria um diretrio no sistema. Para criar um novo diretrio, voc deve ter permisso de gravao. Podem ser criados mais de um diretrio com um nico comando: mkdir [opes] [caminho onde o diretrio ser criado./nome diretrio que ser criado] [caminho1 onde o diretrio ser criado./nome diretrio1 que ser criado] O comando "rmdir" remove um diretrio no sistema. Este comando faz

exatamente o contrrio do mkdir. O diretrio a ser removido deve estar vazio e voc deve ter permisso de gravao para remov-lo. necessrio que esteja um nvel acima do diretrio(s) que ser (ao) removido(s). Para remover diretrios que contenham arquivos, use o comando rm com a opo r. rmdir [caminho do diretrio a ser removido/nome diretrio a ser removido] [caminho1 do diretrio a ser removido/nome diretrio1 a ser removido]

1.1 Diretrio Raiz

Este o diretrio principal do sistema. Dentro dele esto todos os diretrios do sistema. O diretrio Raiz representado por uma "/", assim se voc digitar o comando cd / voc estar acessando este diretrio. Nele esto localizados outros diretrios como o /bin, /sbin, /usr, /usr/local, /mnt, /tmp, /var, /home, etc. Estes so chamados de subdiretrios, pois esto dentro do diretrio "/". A estrutura de diretrios e subdiretrios pode ser identificada da seguinte maneira:

/ /mnt /bin /tmp /sbin /var /usr /home /usr/local

A estrutura de diretrios tambm chamada de rvore de Diretrios porque parecida com uma rvore de cabea para baixo. Cada diretrio do sistema tem seus respectivos arquivos que so armazenados conforme regras definidas pela FHS (FileSystem Hierarchy Standard - Hierarquia Padro do Sistema de Arquivos) verso 2.0, definindo que tipo de arquivo deve ser armazenado em cada diretrio.

1.1.1 Diretrio atual

o diretrio em que nos encontramos no momento. Voc pode digitar pwd para verificar qual seu diretrio atual. O diretrio atual tambm identificado por um . (ponto). O comando ls. pode ser usado para listar seus arquivos ( claro que isto desnecessrio porque se no digitar nenhum diretrio, o comando ls listar o contedo do diretrio atual).

1.1.2 Diretrio home

Tambm chamado de diretrio de usurio. Em sistemas GNU/Linux cada usurio (inclusive o root) possui seu prprio diretrio onde poder armazenar seus programas e arquivos pessoais.

Este diretrio est localizado em /home/[login], neste caso se o seu login for "joao" o seu diretrio home ser /home/joao. O diretrio home tambm identificado por um ~(til), voc pode digitar tanto o comando ls /home/joao como ls ~ para listar os arquivos de seu diretrio home.

O diretrio home do usurio root (na maioria das distribuies GNU/Linux) est localizado em /root. Dependendo de sua configurao e do nmero de usurios em seu sistema, o diretrio de usurio pode ter a seguinte forma:

/home/[1letra_do_nome]/[login], neste caso se o seu login for "joao" o seu diretrio home ser /home/j/joao.

1.1.3 Diretrio Superior

O diretrio superior (Upper Directory) identificado por .. (2 pontos). Caso estiver no diretrio /usr/local e quiser listar os arquivos do diretrio /usr voc pode digitar, ls .. Este recurso tambm pode ser usado para copiar, mover arquivos/diretrios, etc

1.1.4 Diretrio Anterior

O diretrio anterior identificado por "-". til para retornar ao ltimo diretrio usado. Se estive no diretrio /usr/local e digitar cd /lib, voc pode retornar facilmente para o diretrio /usr/local usando cd -.

1.2 Caminho na estrutura de diretrios

So os diretrios que teremos que percorrer at chegar ao arquivo ou diretrio que procuramos. Se desejar ver o arquivo /usr/doc/copyright/GPL voc tem duas opes: Mudar o diretrio padro para /usr/doc/copyright com o comando cd

/usr/doc/copyright e usar o comando cat GPL Usar o comando "cat" especificando o caminho completo na estrutura de diretrios e o nome de arquivo: cat /usr/doc/copyright/GPL. As duas solues acima permitem que voc veja o arquivo GPL. A diferena entre as duas a seguinte: Na primeira, voc muda o diretrio padro para /usr/doc/copyright (confira digitando pwd) e depois o comando cat GPL. Voc pode ver os arquivos de /usr/doc/copyright com o comando "ls". /usr/doc/copyright o caminho de diretrio que devemos percorrer para chegar at o arquivo GPL. Na segunda, digitado o caminho completo para o "cat" localizar o arquivo GPL: cat /usr/doc/copyright/GPL. Neste caso, voc continuar no diretrio

padro (confira digitando pwd). Digitando ls, os arquivos do diretrio atual sero listados. O caminho de diretrios necessrio para dizer ao sistema operacional onde encontrar um arquivo na "rvore" de diretrios.

1.3 Estrutura bsica de diretrios do Sistema Linux

O sistema GNU/Linux possui a seguinte estrutura bsica de diretrios organizados segundo o FHS (Filesystem Hierarchy Standard):

/bin Contm arquivos programas do sistema que so usados com freqncia pelos usurios.

/boot Contm arquivos necessrios para a inicializao do sistema.

/dev Contm arquivos usados para acessar dispositivos (perifricos) existentes no computador.

/etc Arquivos de configurao de seu computador local.

/lib Bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e mdulos do kernel.

/proc Sistema de arquivos do kernel. Este diretrio no existe em seu disco rgido, ele colocado l pelo kernel e usado por diversos programas que fazem sua leitura, verificam configuraes do sistema ou modificar o funcionamento de dispositivos do sistema atravs da alterao em seus arquivos.

/root Diretrio do usurio root.

/sbin Diretrio de programas usados pelo superusurio (root) para administrao e controle do funcionamento do sistema.

/tmp Diretrio para armazenamento de arquivos temporrios criados por

programas.

/usr Contm maior parte de seus programas. Normalmente acessvel somente como leitura, um dos diretrios mais importantes do sistema, j que contm todos os binrios do usurio, sua documentao, bibliotecas, arquivos de cabealho, etc ...

/usr/bin Este diretrio contm a maioria dos binrios em seu sistema. Executveis no diretrio variam amplamente. Por exemplo, vi, gcc, gnome-session e mozilla e todos so encontrados aqui.

/usr/sbin Este diretrio contm programas para administrar um sistema, concebido para ser executado por 'root'. Como '/ sbin', ele no faz parte do PATH do usurio $. Exemplos de binrios includos aqui so chroot, useradd, in.tftpd e pppconfig.

/var Contm maior parte dos arquivos que so gravados com freqncia pelos programas do sistema, e-mails, spool de impressora, cache, etc.

/var/log Os arquivos de log do sistema e vrios programas / servios, especialmente de login (/ var / log / wtmp, que registra todos os logins e logouts no sistema) e syslog (/ var / log / messages, onde todas as mensagens do kernel e programas do sistema so geralmente armazenadas). Arquivos em / var / log muitas vezes pode crescer indefinidamente, e pode exigir a limpeza em intervalos regulares. Algo que hoje administrada normalmente a rotao de logs atravs de utilitrios como 'logrotate'. Este utilitrio tambm permite a rotao, compresso, remoo e envio de arquivos de log. O logrotate pode ser configurado para manipular um arquivo de log diariamente, semanalmente, mensalmente ou quando o arquivo de log atingir um determinado tamanho. Normalmente, o logrotate executado como uma tarefa diria do cron. Este um bom lugar para comear a solucionar os problemas gerais de tcnica.

/opt Este diretrio reservado para todos os softwares e pacotes adicionais que no fazem parte da instalao padro. Qualquer pacote a ser instalado aqui deve localizar os arquivos estticos (ou seja, fontes extras, clipart arquivos,

banco de dados) deve localizar os arquivos estticos em um separado / opt / "pacote" ou / opt / rvore 'fornecedor' do diretrio. /home Diretrios contendo os arquivos dos usurios.

/cdrom Ponto de montagem da unidade de CD-ROM.

/media Ponto de montagem de dispositivos diversos do sistema (rede, pen-drives, CD-ROM em distribuies mais novas).

/floppy Ponto de montagem de unidade de disquetes

/lost+found Local para a gravao de arquivos/diretrios recuperados pelo utilitrio fsck.ext2. Cada partio possui seu prprio diretrio lost+found.

/mnt Ponto de montagem temporrio.

You might also like